Equalizador de Q constante e interpolado

David Fernandes

Active Member
Raphael Leal disse:
David, sei q eh complicado explicar com poucas palavras, mas fale um pouco sobre EQ com Q constante e interpolado...

O Q é um parâmetro técnico que estabelece a largura de banda (faixa de atuação) de um filtro eletrônico. Quanto menor o Q, mais seletivo e específico é o filtro. No mundo ideal esta largura de banda deveria ser a mesma em todas as situações... no mundo real, as coisas são um pouco diferentes.

Levando em consideração que os sliders (faders) de um equalizador são filtros, cada um deles tem uma largura de banda, ou seja, uma faixa de atuação. Num EQ normal, o Q não é constante... ele varia de acordo com o ganho (ou atenuação) do filtro. À medida que o ganho aumenta (ou a atenuação) o Q diminui. Veja a figura abaixo, que exemplifica um filtro com freqüência central em 1kHz:

CurvaQVariavel.jpg


Observe que para o valor do ganho em 6 dB, o Q é maior e vai diminuindo à medida o ganho aumenta. Isto quer dizer, que qd temos ganho pequeno, o Q é maior e o filtro atua num número maior de freqüências, o que em diversas situações, não é desejável. Qd o ganho é alto, o Q é pequeno e o filtro mais seletivo.

No caso de EQ's com Q constante, esta variação não existe, ou é mínima, mantendo a faixa de atuação do filtro equilibrada. Veja a figura a seguir:

CurvaQConstante.jpg


Observe que, independentemente do ganho, a largura de banda continua a mesma. Isto torna o EQ bastante preciso.

Outra dúvida do Raphael relaciona-se à interpolação. Lembrando da Matemática, a interpolação diz respeito a se encontrar um valor médio entre dois outros. No caso dos EQ's, qd acionamos apenas um slider, o filtro correspondente atua tb nas freqüências vizinhas. Em muitas situações, devido a esta atuação (principalmente qd o ganho é alto), este filtro provoca um buraco na resposta do sinal. Com filtros interpolados, o equipamento encontra um ponto médio entre a freqüência que vc alterou e suas vizinhas diminuindo o buraco. Veja a ilustração abaixo:

EQInterpolado.jpg


A figura mostra um painel frontal de um EQ e a sua resposta de freqüência sobreposta. A linha mais clara representa a resposta de um EQ não interpolado, enquanto a linha mais forte representa o EQ interpolado. Observe como a resposta do interpolado é mais consistente e livres de buracos.

Concluindo: um EQ com Q constante e interpolado é mais preciso nos ajustes e tem resposta de freqüência mais consistente e equilibrada. Pelo que sei, os únicos EQ's nacionais que têm estas características são o Techvox TGE 2313 e o Pentacústica EQ-3002.

[]'s
 
Só para acrescentar um pouco à aula do Prof. David,

os profissionais "odeiam" alguns equalizadores (inclusive de marcas famosas - eles também erram) por sua falta de precisão - exatamente por não serem interpolados e Q inconstante. Existem alguns que até filtros errados! Quando você trabalha com 630Hz, por exemplo, a frequência central é na verdade 580Hz, por exemplo (eles descobrem isso com analisadores RTA).

Um abraço,

Fernando
 
Prezados,

Quando então no manual o fabricante diz que o equalizador é de 1/3 de oitava, ele se refere ao Q do aparelho, estou certo?

Como diferenciar um equalizador com Q variável e um com Q constante? Reli o manual do meu aparelho, um Behringer FBQ3102, e não encontrei esta informação.

Abraços,

Eduardo.
 
Eduardo,

1/3 de oitava; 2/3 de oitava e 1 oitava se referem ao número de faixas de controle em um canal.

Esses valores ("1/3", "2/3", "1" e existe previsão também para "1/2") tem a ver com o seguinte cálculo.

Próxima faixa = 2^x (leia assim: 2 elevado a X) x faixa anterior.

Por exemplo, para um eq de 2/3 de oitava, com faixa em 160Hz, temos a próxima faixa:

160Hz x 2^²/³ (2 elevado a 2/3) = 160 x 1,2599 = 201,6Hz - arredondando, o valor apresentado é de 200Hz.

31,5Hz x 2¹ (2 elevado a 1) = 32 x 1 = 63Hz - eq. de 1 oitava. Neste, cada faixa posterior tem valor sempre do dobro da faixa anterior.

E assim por diante.

Existe uma norma ISO que diz que os equalizadores tem que ter as seguintes faixas:

equalizador de 1 oitava - 9 ou 10 faixas:

32Hz (ou 31,5) - 63 - 125 - 250 - 500 - 1K - 2K - 4K - 8K - 16KHz

alguns fabricantes não implementam os 31,5Hz, daí existirem eqs. de 1 oitava de 9 faixas.

Eq. de 2/3 de oitava - 15 faixas:

(16Hz) - 25 - 40 - 63 - 100 - 160 - 250 - 400 - 630 - 1K - 1K6 (1.600Hz) - 2K5 (2.500Hz) - 4K - 6K3 - 10K - 16K

Note que 16Hz aparece entre parênteses. Isso quer dizer que existe previsão, mas quase ninguém implementa.

Equalizador de 1/3 de oitava - 30 a 32 faixas:

(16) - 20 - 25 - 31,5 - 40 - 50 - 63 - 80 - 100 - 125 - 160 - 200 - 250 - 315 - 400 - 500 - 630 - 800 - 1k - 1k25 - 1k6 - 2k - 2k5 - 3k15 - 4k - 5k - 6k3 - 8k - 10k - 12k5 - 16k - (20k)

Apesar da norma prever, eu nunca vi um eq de 1/2 oitava (20 bandas).

Como diferenciar um equalizador com Q variável e um com Q constante?

Isso é um aspecto da eletrônica de construção do aparelho. A maioria dos fabricantes não vai citar isso. O jeito é - antes de usar - fazer testes, muitos testes antes de comprar.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Só para acrescentar um pouco à aula do Prof. David...

Olha só quem fala... :D

Eduardo disse:
Como diferenciar um equalizador com Q variável e um com Q constante?

Qd o equipamento é de Q constante, o fabricante faz questão de divulgar. É um diferencial. Se não estiver no manual, o EQ não possui Q constante. O mesmo vale para equipamentos interpolados.

[]'s
 
Olá amigos, gostaria de saber qual a opinião de vcs em relação ao equalizador "dbx 231". Encontrei ele na internet por 999,00. Seu uso seria para PA ( bem pequeno) no momento seriam voz e violão, além de som mecânico. No meu caso vale apena investir nele?

Obrigado a todos.
Diego Fabian
 
Olá Fabian,

dbx (é assim mesmo que escreve, em minúsculas) é uma marca de renome, equipamento de qualidade. Esse 231 ainda é um eq de Q constante, o que é ótimo. Então, pelo preço que está (mais barato que um TGE Ciclotron / Pentacústica / BSS / Yamaha), acho que vale mais que a pena.

Equipamento de 1a. linha por um preço muito bom.

Um abraço,

Fernando
 
Fale mais um pouco sobre seu sistema para podermos falar mais sobre o assunto.
Eu tenho um 231 e atende perfeitamente as minhas necessidades.
 
Olá pessoal, obrigado pelo retorno.

Nosso equipamento é bem simples:

1 mesa de som Behringer Xennyx 1832FX

1 Eq Behringer de 15 bandas (um lado para insert no canal do violão e o outro no master para tentar dar uma "masterizada" no som ao vivo). para som mecânico até agora tenho utilizado o sistema em flat conseguindo bons resultados (pelo menos o pessoal q escuta o som gosta do resultado) não tem aquele grave profundo mas ao meu ver o grave é bem limpo e agrádavel (pelo menos não da dor de cabeça rsrs). No ao vivo (voz e violão) acho q ainda esta faltado algo para deixar o som como eu gostaria, principalmente o violão.

1 Violão Cort CEC1 com pré e captador Fishman Classic 4 (não é nem de longe uma BMW)

2 Microfones Shure Beta 58A

1 Amplificador Oneal OP7500

2 caixas VBT115A2EAM (projeto da Selenium com divisor da EAM).

http://www.eam.com.br/pdf/VBT115A2EAM.pdf

Pro futuro próximo estou pensando em adquirir um compressor para usar nos canais do violão e vozes (as vozes são femininas).

Como eu disse lá em cima, pro som mecânico estou muito satisfeito, porém pro ao vivo ainda ta me deixando frustrado, falta algo pro som ficar aveludado e com presença.


Abraço a todos.
Diego Fabian
 
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