EQUILIBRIO TONAL

Olá Tailan,

eu já havia respondido por aqui que não há sub-harmônicos, pois harmônicos são múltiplos (2x, 3x, 4x) de uma frequência fundamental.

Mas pesquisando, parece que há sim sub-harmônicos, que nada mais são que divisões de uma frequência fundamental (1/2, 1/3, 1/4, etc).

Porque digo isto?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Subharmonic">http://translate.google.com.br/translat ... ubharmonic</a><!-- m -->

Eu andei olhando uns sites em inglês, são realmente funções matemáticas possíveis de serem criadas por ondas. Ou seja, na teoria, existem, mas na prática devem ser muito mais raras que os harmônicos.

Um abraço,

Fernando
 
Olá,

Os subharmônicos existem sim. Em análise de vibrações mecânicas, um de meus trabalhos, é muito comum encontrar subharmônicos, logo, no audio também, pois tudo que vibra emite som.

Vou garimpar alguns arquivos e assim que possível posto um gráfico.

Abç,
 
Hum...

Sendo assim, é válido pensar que um sistema que aparentemente não precisa de via de subgraves na verdade precisa.
Fato?



A verdade é que pessoalmente eu já tive experiências suficientes p/ supor isso, mas nunca tive a confirmação, digamos, teórica.



De qq modo, cai no fator equilíbrio tonal, creio. Um sistema sem sub pode precisar de um corte nas altas frequências p/ soar mais agradável (ou então se acrescenta o sub).


MarceloCavic disse:
assim que possível posto um gráfico
Por favor. :mrgreen:
 
TSA disse:
Hum...
Sendo assim, é válido pensar que um sistema que aparentemente não precisa de via de subgraves na verdade precisa.

'E extremamente perigoso pensar que conhecemos o inimigo..
O fator das harmonicas era feito "pra ficar louco" e nao para resolver.Quem esta trabalhando com lutheria e/ou projecao acustica sabe de que se trata.Sub harmonicos sao praga e bencao ao mesmo tempo .Teoricamente (matematicamente) 'e soma e subtracao dos produtos de vibracao.
Na real - sao frequencias parentes das "bambas",so que mais escondidas.Infelizmente nao tem como fazer corte ou eliminar via "software" diante a natureza de processo.Tem que viver com elas, amar elas e ... procurar por elas.
Sao vida! Sao parte de som! Os sistemas de sub-gravessao a prova disso :voce nao entende mas gosta FISICAMENTE ...

Abrcs,
andry110
 
Ainda sobre esse assunto de subtons...


Não quero me meter a reinventar a roda, mas não seria caso p/ repensar aqueles esquemas de ligar a via de subgraves do sistema por um auxiliar do mixer?
Quero dizer, não poderia haver alguma perda de informação* nos canais que não fossem endereçados ao sub??



*Ainda que as frequências fundamentais não sejam prejudicadas.
 
Essa matéria do audio list é muito boa mesmo. Li a alguns tempos atrás na minha busca por conhecimento e aprendizado.

Existem cds que podem ser baixados (no audio list) os quais medem (de ouvido ou com equipamentos específicos) as faixas de frequencia de áudio que vão de 20hz a 20khz e dá pra ver se está havendo cancelamentos e tambem fazer o equilibrio tonal.


<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=25">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=25</a><!-- m -->



Obs: desculpem-me se não sei me expressar bem. Só quero ser útil aos colegas.
 
Back
Topo