Equipamentos da minha igreja

R. Leal

New Member
APDSj irmaos, eh a primeira vez e posto aki e gostaria de parabenizar a todos pelas mensagens deixadas aki nesse forum q sao de grande valia para nos ´´caras q mexem no som´´.
Estou morando recentemente em Framingham-MA USA, era da cidade de Ipatinga-MG e me mudei pra ca.
Qndo cheguei aki e vi os equipamentos q tinham na igreja...pensei na hora, estou num paraiso, pois bem, vou listar aki o q tenho em maos aki na igreja e gostaria que os outros irmaos tb postassem a lista de equipamentos q trabalham nos cultos d cada dia.

Mackie SR32.4 VLZ PRO
2 Mackie SM450 (PA)
1 monitor Yamaha
1 Amp QSC RMX450
2 Shure SM58 (s/ fio)
1 Shure Headset (s/ fio) EC6T
1 EQ dbx 231
1 MDX4600 Behringer
1 DSP2024 Behringer

Depois falarei mais sobre os pros e os contras desse sistema q devera ser trocado (algumas coisas) em breve para instalacao fixa do novo templo.

Ah, falarei tb sobre o seminario da ICM q aconteceu aki com os pastores do PES.

Deus abencoe vcs...
 
Realmente é o paraíso!!!!!!!

Eu sofro com a WO.........

O que sobrar da troca de equipamentos mande para a Cariacica, será muito bem vindo.

rssrsrs
 
Eu sofro com a WO.........


Realmente tiago, trabalhei com as WO.... no Brasil e como eh dificil tirar um som decente dakelas caixas...

Bom, disse q ia falar sobre esse sistema, qndo cheguei aki, parte dele ja estava comprado, a mesa eh muito boa, mas pelo tamanho da igreja nao precisaria ter 32 canais, sendo q nos cultos normais eu uso 8 ou 9 canais, resumindo, foi uma compra exagerada, msm usando ela pra fazer eventos nao chega a se usar todos os canais dela.

O q compramos apos minha chegada foi o EQ da dbx e o compressor da Behringer, de resto foi so ajustes e regulagens na equalizacao, lembro q antes de ser levantado para operar o som, ficava vendo o obreiro responsavel ´´operando´´ a mesa e ele so passava dificuldade pois nao sabia regular, entao deixava todos os controles de regulagem ajustados em ´´meio dia´´ ou 0dB no caso dos botoes de EQ, eu via akilo e me dava vontade de falar, mas ficava com medo deles acharem q sou oferecido, sei la....um dia cheguei mais cedo na igreja e fiz uma regulagem virtual, ou seja, so mexi nos botoes sem ouvir nada, tirei um pouco d medio e um pouco de grave, sem ninguem saber, qndo o obreiro chegou pra operar a mesa e viu a mudanca de posicao dos botoes, na msm hora ele voltou pra posicao q ele estava acostumado a usar, qndo comecou o culto, adivinhem, microfonia........depois d um tempo de oracao fui levantado pra equipe pois haveria o seminario com a vinda dos pastores do PES e precisaria d gnt pra ajudar, um dia eu estava acompanhando um ensaio do GL e conversando com o baixista ele me falou q tinha um proc. de efeito mas eles nao sabiam ligar, pedi pra ele pegar, liguei ele na mesa e coloquei pra funcionar, testando efeitos de delay, echo, reverb, o cara ficou doido, ae falei pra ele q mexia com som no Brasil e tudo mais, foi ae q ele falou pro tal obreiro responsavel q eu trabalhava com som, ae resumindo, fizemos algumas reunioes para definirmos como seria o som do seminario, fui ver o lugar onde seria realizado, projetei o q iria precisar, montamos tudo sexta e o seminario se realizou no sabado, gracas a operacao do Senhor, tudo ocorreu conforme o projetado, sem microfonia e sem excesso de volume de um ou d outro.

Voltando ao som da igreja, depois vou tirar umas fotos pra vcs verem nossos equipos, e para a nova igreja deve ser adquirida uma TASCAM DM4800 digital 24CH, e caixas EAW pro PA. Isso eh so o comeco hehe, queria q no Brasil tivesse recurso suficiente pra poder adquirir equipos de qualidade. Qlqr coisa pode perguntar...abracao...
 
Olá Raphael, seja bem vindo.

Mackie (...) Yamaha (...) QSC (...) Shure (...) dbx (...) Behringer

Algumas coisas são bem diferentes do lado de cima do planeta...

ficava vendo o obreiro responsavel ´´operando´´ a mesa e ele so passava dificuldade pois nao sabia regular

E outras parecem que são as mesmas no mundo inteiro...

Um grande abraço, sempre que possível coloque informações, notícias, lançamentos, o que mais for interessante, aqui no site. Será bom ter um "correspondente estrangeiro".

Por último, sob como colocar imagens aqui no site:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128

Fernando
 
Wellrod,

uma certa denominação montou uma empresa que cuida da sonorização dos seus templos, chamada de Work ("carinhosamente" chamada de WO). Apesar de eu não conhecer bem a empresa e sua organização, acredito que existiram motivos fiscais para isso, é bem interessante. Estou falando como advogado de formação que sou.

Acredito que funciona assim: uma igreja, quando compra equipamentos, o faz nas lojas, como qualquer pessoa. Igrejas tem CNPJ mas não tem Inscrição Estadual. Bom seria se todos nós pudéssemos comprar diretamente dos fabricantes, mas a legislação brasileira proíbe isso. Para se comprar diretamente dos fabricantes (é bem mais barato), é necessário ser empresa comercial, com inscrição estadual.

A Work é uma empresa comercial. Ela compra as coisas diretamente dos fabricantes e os repassa com um lucro mínimo para a igreja. O lucro precisa existir, para não ser considerada uma empresa "de fachada". O dono dela vive mesmo do seu trabalho de representação comercial de uma empresa farmacêutica. O lucro da empresa praticamente é para ela pagar as despesas mensais normais (impostos + despesas, incluindo funcionários). E olha que são 300 templos por ano, em média.

Posso até estar errado em um ou outro detalhe, mas acredito que seja assim que funcione (no Direito Tributário, é assim que funciona, e isso é prática comum). Cheguei a conhecer o dono da empresa, mas não o vejo há um bom tempo, mas sei que não anda de carro importado nem vive viajando para o exterior. E que continua trabalhando com remédios.

A prática é perfeitamente legal. Sai vantajoso para a denominação porque a margem de lucro do vendedor é muito menor (vamos "chutar" 5%, em vez de 30% que é a média).

A empresa fabrica caixas de som (gabinetes da TAW, de São Paulo + falantes que ela mesmo escolhe, estão sempre variando a marca e o modelo), e compra muito equipamentos da Ciclotron (mesas, amplificadores, etc).

Quanto às caixas, você não achará essa marca nas lojas, mas o que posso dizer é que as caixas de som vão de sofríveis a muito boas, tudo depende do quanto a denominação quer pagar (em geral, bem pouco!!!). Daí a chiadeira do pessoal. Mas conheço caixas da marca boas, algumas fabricadas por lá mesmo, outras vezes de outras marcas (por exemplo, Leac´s), "revendidas" com a marca deles.

Um abraço,

Fernando
 
Isto que Fernando disse é verdade.

As igrejas principais aqui no estado tem um equipamento um pouco melhor.

Conheço, até caixas da Work com som muito bom. Na igreja de Campo Grande II - Cariacica tem retornos de 15" com médio e agudos muito bons, o que mata é a mesa de som MXS 12.
 
Pô... não sabia que essa denominação "WO" era de um significado tão grande... lá onde participo apareceu um carinha conhecido da galera que faz isso... só que o custo foi lá em cima... 17mil pra sonorizar uma igreja da região... e colocou só caixas, equipamentos meio feito em fundo de quintal... o som péssimo... nossa... não gosto nem de lembrar... e o pessoal caiu feito pato...
enquanto que na igreja que participo, que é de tamanho mais reduzido, somente 2 PS100 da Staner já resolviam o caso.. e sairam por 2.400 as duas... pena que fomos assaltados... :(

muito obrigado pelas informações... realmente... eu nunca iria nem supor o que seriam as "WO"...
 
Bersan disse:
Cheguei a conhecer o dono da empresa, mas não o vejo há um bom tempo, mas sei que não anda de carro importado nem vive viajando para o exterior. E que continua trabalhando com remédios.

Eu conheço pessoalmente o dono da Work e já prestei serviço prá eles diversas vezes, incluindo o treinamento básico da equipe. Ele realmente é um cara muito sério e honesto. A empresa não melhora a qualidade dos produtos por imposições que vêm de fora (esta é a minha opinião). Mas já conversei com eles sobre a má qualidade do equipamento e da chiadeira geral do pessoal que trabalha com som nesta denominação.

[]'s
 
Burocracia não, "burrocracia"! hehehe.

Mas falando sério, a questão principal é financeira. Querem gastar o mínimo possível. Isso não é problema, todas as empresas (sempre vejo uma igreja como uma empresa) querem isso. O problema é sacrificar a qualidade do produto da empresa por causa de custo.

Se o produto for de baixa qualidade, ainda que de baixo preço, com certeza alguém vai querer comprar coisa melhor, mesmo que gaste um pouco a mais. É a mesma coisa em uma igreja. Que visitante volta depois de assistir um culto aonde ele não ouviu/entendeu nada?

Mas nessa denominação, o problema mais sério não são as caixas de som. As "jacas" são simples, mas pelo menos prestam para voz (nem tente colocar contrabaixo nelas). O ENORME PROBLEMA são as mesas MXS. Deve ser uma das piores do mundo todo, porque qualquer chinesa de baixíssimo custo tem som melhor que elas! Ela até que é durável, mas que adianta, se o som é horroroso? Deus tenha misericórdia dos operadores de som que trabalham com MXS.

Ah, tem o problema do lapela também, que é outra porcaria. Pelo menos é fácil e barato de resolver isso, basta trocar por um gooseneck da TSI (preços a partir de R$ 150,00).

Um abraço,

Fernando
 
Sem falar que a duração média de um lapela é +/- 1 ano, o gooseneck duraria (se fosse mal cuidado) pelo menos uns 5 anos.

A MXS realmente acaba com qualquer som.

Lá na minha igreja tinhamos 2 problemas: 2 MXS. Depois de um tempo compramos uma CSM 12. Um belo dia, numa hora que só tinha eu dentro da igreja resolvi fazer um teste e usar o mic na CSM (som bom, firme e claro), resolvi tbm ligar na MXS (não acreditei naquilo, som muito horrível, sem clareza, muito embolado). Resumindo péssimo, péssimo, péssimo.
 
Pessoal, queria q vcs postassem nesse topico quais equipos vcs tem em suas igrejas, so pra gnt saber o q os irmaos tem em maos para os cultos de cada dia.
 
Raphael,

melhor abrir um tópico exclusivo para o assunto. Além disso, pergunte especificadamente:

marca e modelo da mesa:
marca e modelo das caixas de som:
marca e modelo de amplificadores:

e assim por diante.

Além disso, não esqueça de perguntar qual a quantidade de pessoas na igreja. É um dado importante.

Mas aqui no Brasil, onde preço é muito importante, pode ter certeza que vai encontrar quase sempre Ciclotron e Behringer.

Um abraço,

Fernando
 
Raphael.

A Primeira Igreja Batista da Praia da Costa, em Vila Velha/ES, igreja com a qual trabalhei recentemente, possui o seguinte set:

- mesa Yamaha digital LS9-32, de 32 canais expansíveis até 64;
- gerenciador digital HotSound DMS8, com quatro entradas e oito saídas;
- sistemas de caixas em arranjo LCR, projetadas por Carlos Correia, com falantes e drivers Beyma;
- 2 amplificadores Studio R Z2400;
- 1 amplificador Studio R Z600;
- 1 caixa de subgrave amplificada Staner SB2000;
- 4 caixas monitoras Clair (clones) com falantes e drivers Snake;
- 1 amplificador Yamaha P3200;
- 1 amplificador de fones Alto HPA6;
- 6 fones de ouvido Koss PortaPro;
- 5 direct boxes ativos Behringer DI100;
- 1 direct box ativo para guitarra Behringer Ultra-G;
- 1 direct box passivo Times One;
- 6 microfones dinâmicos Shure SM58;
- 4 microfones dinâmicos Audio-Technica MB1-k;
- 4 microfones condensadores LeSon MP68-PH;
- 2 microfones condensadores Samson C-02;
- 2 microfones condensadores Shure Easyflex EZO;
- 1 sistema sem fio Audio-Technica ATW-3100 com microfone headset AT892 (pastor);
- 1 sistema sem fio AKG WMS450 com dois microfones handset;
- 1 condicionador de energia Furman M-8D.

É um sistema muito moderno, com tecnologia de ponta, e bastante simples na sua configuração. Como a LS9 dispõe de todo o processamento on board, todo o rack de periféricos foi dispensado.

Abaixo, uma foto do PA. Dá para ver o LCR, as caixas de retorno, a caixa de subgrave, o amp de fones (bem à direita, atrás do teclado) e os microfones.

PAPIBPraiadaCosta.jpg


Em tempo, pessoal: o projeto não foi de minha autoria, mas de um amigo e irmão em Cristo de São Paulo, o Ney Almeida.

[]'s
 
valeu pelas fotos David, se tiver mais, posta ae pra gnt ver, gostei desse LCR, ele eh ligado no LR da mesa e no canal mono tb?
e o sistema de amplificacao, eh um amp pra 3 caixas? de detalhes se possivel.
 
Raphael Leal disse:
... gostei desse LCR, ele eh ligado no LR da mesa e no canal mono tb?

É exatamente assim... só que a mesa precisa ter a configuração de LCR, senão vc não consegue fazer a separação das vias... por exemplo: colocar as vozes na caixa central e os instrumentos nas laterais. No caso da LS9 isso é possível.

Raphael disse:
e o sistema de amplificacao, eh um amp pra 3 caixas?

Não. Um dos Z2400 toca os falantes das caixas laterais: falante da caixa esquerda no canal esquerdo, falante da caixa direita no canal direito; o Z600 toca os drivers das caixas laterais seguindo o mesmo princípio; o outro Z2400 toca num canal o falante da caixa central e no outro o driver. O amp Yamaha toca os monitores Clair, dois por canal.

[]'s
 
Olá pessoal.

Atendendo a um pedido do Raphael Leal, coloquei abaixo algumas fotos do sistema de som a PIB Praia da Costa.

Foto 1 - Sistema antigo. Caixas JBL EON15 e Yorkville. A igreja tem o formato de um anfiteatro e as caixas ficavam nas extremidades do palco.

IBPC01.jpg


Foto 2 - Sistema antigo. Mesa Mackie 32-8 Bus. Esta mesa é excelente, mas a nossa estava cheia de problemas e não compensava financeiramente mandar consertá-la.

IBPC02.jpg


Foto 3 - Sistema antigo. Rack de periféricos: dois equalizadores Alesis MEQ-231 (argh!), um processador de efeitos Alesis Microverb III, um compressor de dois canais Art CS-2. Na parte de cima, um CD player, um compressor dbx 160XT (que é meu) e o receptor do microfone sem fio AKG WS40.

IBPC03.jpg


Foto 4 - Sistema antigo. Detalhe do rack de periféricos.

IBPC04.jpg


Foto 5 - Sistema novo. Mesa digital Yamaha LS9-32, com 32 canais físicos.

IBPC05.jpg


Foto 6 - Sistema novo. Rack de periféricos: condicionador de energia Furman M-8D e gerenciador de sistemas HotSound DMS8.

IBPC06.jpg


Continua...
 
Back
Topo