Equips ALTO

JediRoquer

New Member
bom, não chega a ser novidade nem lançamento, mas pra gente que vive consumindo Beringela, existe outras opções, mais baratas,

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.directproaudio.com/brand.cfm?vendorcode=Alto#7114">http://www.directproaudio.com/brand.cfm ... =Alto#7114</a><!-- m -->

infelizmente nem tudo agente acha pra conprar aqui, mas ja serve de referencia.
 
A Samson tambem tem muito mais do que microfones tabajaras....

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.samsontech.com/products/brandpage.cfm?brandID=2">http://www.samsontech.com/products/bran ... ?brandID=2</a><!-- m -->
 
Olá Jedi (Hugo),

São todos projetos parecidos, tanto em construção, qualidade, preço e sonoridade. São os chamados equipamentos de 2a. linha.

Tenho uma mesa Alto e Behringer, também já desmontei compressores Behringer e Samson. O que posso falar é o seguinte:

- nas mesas, as peças e forma de trabalho são muito parecidos. Tanto a mesa Behringer quanto a Alto usam CI´s 4580, uma da JRC (Japan Radio Company) e outra da Texas Instruments (evidente que isso pode variar de lote para lote). São ambas excelentes fabricantes de CI´s. Os CI´s específicos de compressão, tanto da Behringer quanto da Samson, nos projetos em que peguei, eram da Analog Devices, um fabricante de peças para informática.

- em todos os equipamentos, não vi problemas de capacitores estufados (o que foi uma verdadeira praga em produtos de Informática em 2003 a 2006) (mais uma vez, depende do lote).

- são bem construídos. Tudo é firme, as soldas são boas (se eu contasse o que já vi de solda em equipamentos brasileiros ninguém iria acreditar). Na verdade, se você já viu uma placa de computador, é basicamente a mesma construção.

O problema é de projeto mesmo. Exemplos:

- os transformadores das fontes não aguentam as sujeiras comuns nas nossas linhas, são mais frágeis.

- os projetos da fonte priveligiam a praticidade em detrimento da qualidade. Assim como nas fontes baratas de computador, vemos o espaço reservado para inúmeros componentes, mas que não estão ali. Quais são esses componentes? São os que filtram e impedem que problemas com a fonte atinjam o restante do aparelho. Fica mais barato, mas por outro lado exige energia da melhor qualidade.

- a construção é firme, como eu falei, mas tem seus detalhes. Se uma peça fica presa com 2 parafusos e bem presa com 4 parafusos, eles deixam com dois parafusos apenas, para adiantar na montagem.

Uma coisa terrível nos compressores e periféricos: as placas são interligadas via cabo flats e conexões, parecido com os de computador. Por um lado, isso é ótimo para quem monta e também para quem tem que fazer manutenção, mas isso não sobrevive aos nossos buracos das estradas. Os flats vão se soltando, dando origem aos mal-contatos, etc.

Tudo bem: eles até que usam cola para ajudar a prender (fabricantes de computador também), mas existem sistemas de fixação melhores, com travas, com parafusos, etc, ou mesmo soldas no lugar dessas conexões. Isso tudo melhora a durabilidade do equipamento.

Por último, controle de qualidade. Fabricantes de primeira linha testam peças individualmente, com testes de burn-in rígidos. Fabricantes de segunda linha fazem testes de algumas peças por lote, ou testes individuais simples.

Tem um fabricante nacional que testa cada um dos seus amps 3 vezes, cada teste com duração de 3 horas, carga máxima, seguido de intervalo para esfriar. Outros, colocam um mic e reparam se tem som na saída, só isso. Só um exemplo.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo