Experiência com aterramento...

Helio

Member
Galera,no final de semana passado tive uma experiência com aterramento.

Ligamos uma fonte para carregar o notebook em uma tomada comum bipolar sem aterramento,resultado a fonte esquentou tanto que fiquei com medo de pegar fogo,então desliguei...quando esfriou totalmente fiz um teste ligando-a em um estabilizador que por sua vez estava ligado a outra tomada tripolar(com aterramento) resultado,passou a noite inteira ligado ao note carregando e não esquentou nada.

Essa é a importância de um aterramento em qualquer sistema !

Esse também foi o motivo da mesa de som de nossa igreja ter queimado,pois,ela esquentava muito e queimou !Falta de aterramento!!!
 
Só ñ use estabilizador. Ô troço ruim...

Use filtros de linha/condicionadores de energia de primeira, e seja feliz.


Abraço!
 
hehehehehehe pode deixar ... sei que estabilizador nenhum é confiável,principalmente os mais baratos...
 
Amigo, Esta história tá muito estranha..
O que teria causado o aquecimento...falta de terra?? Pouco provável.

O Terra é um dispositivo de segurança do circuito, contra choques e é um ponto de "0V" do circuito.
Teoricamente o aquecimento maior significa, maior circulação de corrente no circuito e como isto aconteceria por causa de um terra? Tente ligar outra fonte similar ao seu notebook e veja se aquece muito ou o normal de fonte.

Não entendi direito o seu caso..

A tomada era 220V, ou 127V?

Eu tenho um note Hp, dv7 ligo em tudo quanto é tomada e o aquecimento é normal de fonte pequena e potente...Ou seja esquenta um pouco mesmo.

Explique melhor por favor.

Um abraço.
 
O que acredito que aconteceu foi o seguinte, a bateria estava descarregada, aí puxa mais energia mesmo.

Depois de carregada (ou bem mais carregada) você ligou no estabilizador....

Por mim é isso...
 
A fonte do meu notebook só esquenta quando está carregando. Depois de carregado, ela trabalha em temperatura normal.

É como o David falou, aquecimento = maior energia dissipada = maior corrente no circuito. Causado pela falta de aterramento? Provavelmente não. Mas não sou perito em elétrica...
 
Oque na verdade aconteceu foi que no final de semana pegamos um notebook com um amigo para que minha esposa fizesse algumas intalações,porem,esquecemos de pegar tambem a fonte de energia...usando só com a bateria que logo esgotou usamos a fonte do nosso 1volt mais fraca,depois de um certo tempo carregando percebí que a fonte estava superaquecida quase queimando,foi então que desligamos...no outro dia,quando fomos entregar o note falamos com o nosso amigo sobre o aquecimento da fonte e ele disse que a fonte original que ele usa também tem esse aquecimento execivo...foi quando devolta ao meu lar fizemo o teste...

Ha a carga aqui é 127v
 
Só não vamos esquecer que existem fontes de notebook,como o meu por exemplo que o cabo é bipolar, a fonte do note do meu amigo é tripolar,três pinos...
Em 127V ...
 
Posso usar minha fonte com 2 ou três pinos, apenas trocando o plugue:

normal_macbook6.jpg
 
também acredito que aquecimento não tenha muita coisa a ver com aterramento. o meu celular as vezes quando carrego aquece bastante, as vezes não. as vezes vou pegá-lo e ele está quente, as vezes não.
 
Helio disse:
É, de que adianta ter três pinos onde se conecta na tomada se do outro lado há apenas dois ?

Veja por outro ângulo:
mba_magsafe1.jpg


O "terceiro pino" está embutido.

Para quem não conseguir identificar, é essa peça de metal redonda. Ao mesmo tempo que faz contato, prende o plugue no carregador.
 
Olá gente,

o aterramento tem função de proteção elétrica sim, mas também tem função de REFERENCIAL. Vejam só este artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-04-terra1.shtml">http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-04-terra1.shtml</a><!-- m -->

" É necessário se fazer um aterramento?

Em todos os sistemas eletro-eletrônicos é necessário se ter uma tensão de referência (ou um referencial, como também é chamado). Dentro dos aparelhos existem várias tensões, como por exemplo as tensões das fontes de alimentação, as tensões dos geradores de corrente e/ou dos geradores de tensão e as tensões de sinal. Todas estas tensões devem estar correlacionadas entre si de uma forma preestabelecida. Para isto, é necessário se fazer um aterramento interno no aparelho, o qual fornecerá um referencial seguro para o funcionamento correto deste aparelho. Caso este aterramento não seja feito, podem ocorrer, de forma muito aleatória, oscilações internas, audíveis ou não, que prejudicam o som.

Vou lhes dar um exemplo: um amigo meu, que mora próximo à minha residência, possui um conversor digital/analógico da Pink Triangle Ordinal, que é o mesmo que eu tenho. É um ótimo aparelho pois possui 95 pontos de qualidade auditiva pela revista alemã AUDIO. Nos artigos anteriores falei sobre pontuação auditiva. Voltando ao exemplo: o conversor do meu amigo, por ser o mesmo que o meu tem um som tão bom quanto o meu. No entanto trabalha em uma temperatura muito mais alta do que o meu aparelho por uma razão aparentemente inexplicável. Abrimos os dois aparelhos e verificamos que são realmente idênticos. O que notamos é que, devido a alta temperatura do aparelho dele, os transformadores internos estão ficando com uma coloração marrom escura, mostrando que o sobre-aquecimento os está prejudicando, fato este que os está levando a correrem o risco de algum dia poderem vir a queimar.

Em seguida, analisamos os nossos sistemas de som e notamos uma diferença importante: o meu sistema tinha aterramento e o dele não. Colocamos então o aparelho dele no meu sistema e vejam só: a temperatura se normalizou! Ficou igual à temperatura do meu aparelho que estava lá.

Concluímos então que a falta de aterramento do sistema do meu amigo está causando uma falta de referencial interno no aparelho dele, elevando assim alguma tensão lá dentro, de forma a sobre-aquecê-lo."

Um abraço,

Fernando
 
Amigo o que deve ter acontecido, é que determinados aparelhos, recarregaveis, quando ligados e estejam presizando de muita carga, normalmente se aquecem um pouco no inicio, e se vc desligar e ligar noovamente entra em carregamento lento e normal. isso acontece com cel, not, carregadores de bateria etc.
 
Back
Topo