Experiencias com Retorno individual para Músicos

Eliedson

New Member
Bom dia Pessoal, Paz seja com todos. Sou guitarrista da minha igreja e tbem um dos responsáveis da técnica. Recentemente adquirimos uma console digital SoundCraft, e usamos monitoração via fones para os Backings Vocals e baterista (batera dentro do aquário), mas gostaria de introduzir isso para os demais músicos. Meu objetivo é diminuir a quantidade de som no palco, (os musicos acham que monitor de palco é PA (kk), como resultado uma melhor limpeza de som. Tenho alguns músicos bem relutantes quanto a uso de fones, mas com a mesa nova a qualidade de monitoração é surpreendente. Gostaria de Ver com os amados como foram vossas experiencias nessa implantação, teve muita resistencia? como conseguiram reverter isso?  Abraços a todos. 
 
Olá Eliedson,

Implementei o retorno com fones de ouvido na nossa Igreja recentemente. Depois de ouvir vários músicos bons que atuavam em ministérios grandes e tocavam em estúdios e fazer bastante pesquisa aqui no SAV, constatei que os ingredientes principais para o sucesso deste tipo de empreitada é paciência e persistência.

Nosso sistema era um PA apenas para os microfones e os músicos usavam cubos individuais para a amplificação para a Igreja. Era uma sonzera terrível que passava facilmente dos 100dB. Então eu decidi acabar com os cubos e passar todos os instrumentos para a mesa de som e usar o retorno nos ouvidos dos músicos. Fiz uma reunião com o Ministério de Louvor e informei a eles que iriamos implementar o sistema de fones. Eu uso o HA 8000 e fones Koss PortaPro. O HA estava na caixa há uns 8 anos e os fones estavam com as espumas todas puídas e tivemos de comprar novas para colocar em uso. Os músicos no principio adoraram a ideia de ter o retorno individual nos fones, porém foi só colocar o sistema e o cabeamento para começarem os comentários do tipo "Já tentamos isso no passado", "não vai dar certo", "o cabo me atrapalha" e coisas do gênero.

Conversando com um e com outro, individualmente, fui colocando os instrumentos aos poucos na mesa de som, principalmente nos cultos do meio da semana e fui mostrando a eles as diferenças de sonorização no PA e nas caixas. Então em um culto de quarta-feira eu montei o sistema completo com guitarras, baixo, bateria, teclado e voz todos na mesa e com os retornos e os músicos adoraram.

Desde então o sistema foi adotado e eu feliz da vida pude então ir guardando as caixas  uma por uma na nossa salinha de som.

Foi um trabalho lento e progressivo, semana a semana, conversando e convencendo que o sistema por fones era melhor que as caixas individuais. às vezes montando e vendo ninguém usando, e por aí vai. O maior resistente do grupo foi o baixista que sempre reclamava que não sentia o "peso" da batida nas pernas dele por causa da caixa de som. Tirando ele, os outros adoraram, daí sempre tem aquela, tira um pouco disso, estou ouvindo o fulano tocando e não estou me ouvindo mas você contorna em pouco tempo.

Os ensaios é o melhor momento para introduzir os fones aos poucos, apenas uma dica, monte tudo ANTES deles ensaiarem, não dá pra ficar fazendo experiências durante o ensaio ou eles vão apontar problemas em tudo e vão colocar a culpa nos fones e desfazem o seu trabalho. Experiência própria. rsrsrs

Hoje, a maior falta que eu sinto são retornos sem fio para os cantores porque esses não tem como por fones com fio neles e falta tempo, leia-se grana ($$$) para comprar. ;-)

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos à disposição.
 
Irmão Vanderson, muito grato pela tua postagem. Etnão la na igreja eu comprei fones Plugs da Audio Technica para os backings, ja que os cabelos das meninas eram a maior fonte de reclamação por parte delas kkk... Hoje uso um cubo de baixo Eden para o baixista se ouvir, e um cubo de guitarra microfonado..mas esses cubos nao são virados para a nave da igreja...mas mesmo assim tenho retorno de chao pro pastor, e teclado e violóes....mesmo assim nao consigo diminuir a pressão sonora la...e acaba estragando a qualidade dos PAs, e mesmo gravando as cenas na console, todo culto querem mais retorno..affff..... Meu pastor é cantor profissional e elogiou muito a qualidade da monitoração pelos fones...Agora vou ter que tratar individualmente cada musico sobre ouso dos fones.....que Deus me dê graça e paciencia kkkk
 
Olá Eliedson,

"Esse é o caminho, andai nele sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita..." rsrsrs

Eu vou lhe dar uma outra dica: Veja se consegue colocar o baixo em uma Di-Box e mandar para a mesa sem a caixa, o mesmo vale para a guitarra. Se o guitarrista usar pedaleira, fica até mais fácil, você ou pode usar uma Di-Box ou mandar ele direto para a entrada de Line da mesa. Se a sua mesa tiver uma medusa e o cabo do guitarrista no final for Canon (XLR), compre um adaptador para P10 e coloque ele em Line direto.

O mesmo vale para os outros instrumentos. Seria bom cada um ter a sua Di-Box.

Você comentou que há retorno de chão para o Pastor, teclado e violões, seria bom que apenas o pastor ficasse neste retorno, os outros seria bom ir para os fones.

Se o seu pastor gostou do retorno pelo fone, use-o (no bom sentido é claro) ao seu favor para ajudar a convencer (ou converter) os músicos aos fones. Se ele é cantor profissional, deve ter experiência com estúdio, converse com ele, peça dicas, comente o que quer fazer e como poderiam trabalhar juntos. Muito importante, leia leia leia, estude bastante a respeito sobre som, acústica, qualidade de mixagem. Aqui no Fórum há vários artigos e apostilas para lhe dar "base" para conversar sobre o assunto e não ter apenas "achismos". Lembre-se o "eu acho..." não vale como argumento técnico. Um assunto legal seria você acordar com ele que a melhoria no som da Igreja deve caminhar o mais próximo possível para uma "experiência em estúdio" com qualidade e profissionalismo para o Senhor.

Outra coisa muito importante, TODOS tem que estar nos fones, eu pequei neste sentido deixando o baterista por ultimo e a experiência me mostrou que ele sempre tocava bem mais alto que o grupo por simples falta de referência. Depois que ele foi colocado no fone, o volume geral baixou como um todo. Foi interessante isso.

Depois de tudo isso acertado, você pode começar a verificar o retorno de chão apenas para o dirigente que estiver falando. Como resolver isso: a formula é simples: Baixe todo o PA, coloque ele a zero e deixe apenas o retorno de chão e regule para o dirigente ou o seu pastor. Feito isso, não mecha mais no fader do retorno, aumente o PA para a nave da Igreja até ficar confortável e "baixe um pouquinho" para você ter uma margem, se reclamarem que o retorno sumiu, é porque a referencia "andou", o cantor ou dirigente agora está se ouvindo pelo PA e não pelo retorno, o que não deve acontecer.

Outra coisa que pode te ajudar a convencer aos fones: Grave o seu culto. Na maioria das mesas há uma saída REC OUT. Plugue ela em um notebook e grave com Audacity é bem simples e depois mostre o resultado da gravação para eles. Mas cuidado mostre no sentido de ajudar a melhorar a musicalidade como um todo, nunca para apontar erros ou "devia ser assim e está assado...", lembre-se nós somos parceiros dos músicos e estamos todos juntos neste ministério da musica para Louvar ao Senhor e não para entrar em atritos dentro da Igreja.

É isso, veja se consegue resultados e depois retorne aqui para nos contar como foi a sua experiência.

Um grande abraço e fique em Paz.
 
Hummmmm! gostei das dicas,,, do baixo vou fazer isso (colocar DBox) ja as guitarras vou continuar microfonando, a "gordura" dos pedais analogicos se perde um pouco usando D.Box. Digo isso por experiencia propria ja que sou o guitarrista da igreja. Graças a Deus que nosso pastor é um apaixonado por somzera, ele nao mede esforços pra comprar sempre o melhor dentro das nossas condições. E realmente meu desejo é manter no maximo dois retornos de chão para o pastor, ou outro pregador/cantor, ja que o pastor tbem vai usar ponto wirelless pra ele. Agora estou na luta, tentando achar o meio termo pra que nao fique alto d+ o som dentro do templo. Obrigado pelas dicas, vou mecher nesses retornos, inclusive fazer uns cortes abaixo de 100Hz pra amenizar um pouco o peso nos retornos....
 
Vou verificar se nossa console tem a RecOut, caso contrario vou ter que comprar uma placa pra gravar ela multi pista....ouuuuu direcionar uma saída LR pr amandar pro audacity.....vou tentar fazer isso esse fim de semana....
 
Vanderson disse:
Olá Eliedson,

"Esse é o caminho, andai nele sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita..." rsrsrs

Eu vou lhe dar uma outra dica: Veja se consegue colocar o baixo em uma Di-Box e mandar para a mesa sem a caixa, o mesmo vale para a guitarra. Se o guitarrista usar pedaleira, fica até mais fácil, você ou pode usar uma Di-Box ou mandar ele direto para a entrada de Line da mesa. Se a sua mesa tiver uma medusa e o cabo do guitarrista no final for Canon (XLR), compre um adaptador para P10 e coloque ele em Line direto.

O mesmo vale para os outros instrumentos. Seria bom cada um ter a sua Di-Box.

Você comentou que há retorno de chão para o Pastor, teclado e violões, seria bom que apenas o pastor ficasse neste retorno, os outros seria bom ir para os fones.

Se o seu pastor gostou do retorno pelo fone, use-o (no bom sentido é claro) ao seu favor para ajudar a convencer (ou converter) os músicos aos fones. Se ele é cantor profissional, deve ter experiência com estúdio, converse com ele, peça dicas, comente o que quer fazer e como poderiam trabalhar juntos. Muito importante, leia leia leia, estude bastante a respeito sobre som, acústica, qualidade de mixagem. Aqui no Fórum há vários artigos e apostilas para lhe dar "base" para conversar sobre o assunto e não ter apenas "achismos". Lembre-se o "eu acho..." não vale como argumento técnico. Um assunto legal seria você acordar com ele que a melhoria no som da Igreja deve caminhar o mais próximo possível para uma "experiência em estúdio" com qualidade e profissionalismo para o Senhor.

Outra coisa muito importante, TODOS tem que estar nos fones, eu pequei neste sentido deixando o baterista por ultimo e a experiência me mostrou que ele sempre tocava bem mais alto que o grupo por simples falta de referência. Depois que ele foi colocado no fone, o volume geral baixou como um todo. Foi interessante isso.

Depois de tudo isso acertado, você pode começar a verificar o retorno de chão apenas para o dirigente que estiver falando. Como resolver isso: a formula é simples: Baixe todo o PA, coloque ele a zero e deixe apenas o retorno de chão e regule para o dirigente ou o seu pastor. Feito isso, não mecha mais no fader do retorno, aumente o PA para a nave da Igreja até ficar confortável e "baixe um pouquinho" para você ter uma margem, se reclamarem que o retorno sumiu, é porque a referencia "andou", o cantor ou dirigente agora está se ouvindo pelo PA e não pelo retorno, o que não deve acontecer.

Outra coisa que pode te ajudar a convencer aos fones: Grave o seu culto. Na maioria das mesas há uma saída REC OUT. Plugue ela em um notebook e grave com Audacity é bem simples e depois mostre o resultado da gravação para eles. Mas cuidado mostre no sentido de ajudar a melhorar a musicalidade como um todo, nunca para apontar erros ou "devia ser assim e está assado...", lembre-se nós somos parceiros dos músicos e estamos todos juntos neste ministério da musica para Louvar ao Senhor e não para entrar em atritos dentro da Igreja.

É isso, veja se consegue resultados e depois retorne aqui para nos contar como foi a sua experiência.

Um grande abraço e fique em Paz.


Querido Vanderson, no caso do baixo tenho uma dúvida.

Você ligou os mesmos via DI-box para os PA´s? Ou enviou para mesa via DI-BOX, depois retornou via aux-send para o cubo do baixo? Porque eu acho que o Baixo nas PA´s sobrecarrega, o que você acha?

Abraços!
 
Se a idéia é usar fones e ter todos no PA normalmente não se usa o cubo, exceto igrejas com palcos grandes em que músicos usam fones combinados com os cubos.

Quanto a volta para o cubo, o DI geralmente tem uma saída LINK que nada mais é que um trhu da entrada, então basta tirar dali para o cubo.
Retornar pelo AUX pelo cubo funciona, mas é uma ligação bem burra... Você perde um AUX atoa e ainda insere na via ruidos da distancia e do pre da mesa, e o sinal que via para o cubo é POS-EQ.
 
felipe.taus disse:
Vanderson disse:
Olá Eliedson,

"Esse é o caminho, andai nele sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita..." rsrsrs

Eu vou lhe dar uma outra dica: Veja se consegue colocar o baixo em uma Di-Box e mandar para a mesa sem a caixa, o mesmo vale para a guitarra. Se o guitarrista usar pedaleira, fica até mais fácil, você ou pode usar uma Di-Box ou mandar ele direto para a entrada de Line da mesa. Se a sua mesa tiver uma medusa e o cabo do guitarrista no final for Canon (XLR), compre um adaptador para P10 e coloque ele em Line direto.

O mesmo vale para os outros instrumentos. Seria bom cada um ter a sua Di-Box.

Você comentou que há retorno de chão para o Pastor, teclado e violões, seria bom que apenas o pastor ficasse neste retorno, os outros seria bom ir para os fones.

Se o seu pastor gostou do retorno pelo fone, use-o (no bom sentido é claro) ao seu favor para ajudar a convencer (ou converter) os músicos aos fones. Se ele é cantor profissional, deve ter experiência com estúdio, converse com ele, peça dicas, comente o que quer fazer e como poderiam trabalhar juntos. Muito importante, leia leia leia, estude bastante a respeito sobre som, acústica, qualidade de mixagem. Aqui no Fórum há vários artigos e apostilas para lhe dar "base" para conversar sobre o assunto e não ter apenas "achismos". Lembre-se o "eu acho..." não vale como argumento técnico. Um assunto legal seria você acordar com ele que a melhoria no som da Igreja deve caminhar o mais próximo possível para uma "experiência em estúdio" com qualidade e profissionalismo para o Senhor.

Outra coisa muito importante, TODOS tem que estar nos fones, eu pequei neste sentido deixando o baterista por ultimo e a experiência me mostrou que ele sempre tocava bem mais alto que o grupo por simples falta de referência. Depois que ele foi colocado no fone, o volume geral baixou como um todo. Foi interessante isso.

Depois de tudo isso acertado, você pode começar a verificar o retorno de chão apenas para o dirigente que estiver falando. Como resolver isso: a formula é simples: Baixe todo o PA, coloque ele a zero e deixe apenas o retorno de chão e regule para o dirigente ou o seu pastor. Feito isso, não mecha mais no fader do retorno, aumente o PA para a nave da Igreja até ficar confortável e "baixe um pouquinho" para você ter uma margem, se reclamarem que o retorno sumiu, é porque a referencia "andou", o cantor ou dirigente agora está se ouvindo pelo PA e não pelo retorno, o que não deve acontecer.

Outra coisa que pode te ajudar a convencer aos fones: Grave o seu culto. Na maioria das mesas há uma saída REC OUT. Plugue ela em um notebook e grave com Audacity é bem simples e depois mostre o resultado da gravação para eles. Mas cuidado mostre no sentido de ajudar a melhorar a musicalidade como um todo, nunca para apontar erros ou "devia ser assim e está assado...", lembre-se nós somos parceiros dos músicos e estamos todos juntos neste ministério da musica para Louvar ao Senhor e não para entrar em atritos dentro da Igreja.

É isso, veja se consegue resultados e depois retorne aqui para nos contar como foi a sua experiência.

Um grande abraço e fique em Paz.


Querido Vanderson, no caso do baixo tenho uma dúvida.

Você ligou os mesmos via DI-box para os PA´s? Ou enviou para mesa via DI-BOX, depois retornou via aux-send para o cubo do baixo? Porque eu acho que o Baixo nas PA´s sobrecarrega, o que você acha?

Abraços!

É simplismente isso:

Baixo -> DI-Box ->mesa -> retorno no fone. Simples assim.
Se houver alguma pedaleira ou "pedal equalizador de baixo a ordem seria:
Baixo -> pedal -> di-box -> mesa -> retorno no fone do baixista.

O retorno do fone para o baxista é um dos AUX da mesa via HA8000 para ele.

Estamos removendo as caixas ou cubos do palco da Igreja.

Quanto às sobrecargas, elas não acontecem porque o sinal é devidamente dosado pelo controle de ganho. Outra coisa que tem de ser observada é que a equalização do baixo é diferente dos demais instrumentos.

Outra observação, geralmente nas mesas de som há um filtro "corta baixas" logo acima alí pelo ganho ou perto da equalização. Esse filtro deve estar desligado. O mesmo vale para canal do bumbo da bateria. Se a sua mesa não tiver este filtro, desencane.

Algumas pessoas não vão gostar deste método, afirmando que baixos e guitarras tem de ser microfonados para que a "sonoridade" possa ser melhor reproduzida porém o método que eu venho utilizando é mais indicado para diminuir a pressão sonora na nave da Igreja. Eu estou educando os meus músicos para tocarem sem as suas caixas ou cubos e o resultado sim, tem sido satisfatório para eles e para a Igreja.

Baixistas e guitarristas vão "flanar" dizendo que não e que fica muito ruim e que tal, mas eu convido à experimentação e como experimentação não é simplesmente ligar a guitarra ou baixo na mesa, experimentar tocar e dizer "tá ruim". Não é isso. É uma adaptação, um mundo novo e tem de ser explorado. Toque por um tempo neste novo formato, faça algumas gravações, faça experimentos diversos, compare. É claro que a "referência auditiva" será trocada e não é a mesma coisa que "ter a caixa colada alí no seu ouvido", mas é algo a ser pensado.

Depois que passar o tempo de abstinência da SCP*, pode ser que o seu conceito seja mudado. Isso é difícil de ser alterado em um primeiro momento porque o instrumentista depois vai para casa e estuda no seu quarto novamente com a caixa ali colada nele e depois ele volta para a Igreja e sofre de novo com a SCP*, mas tem de ter paciência para contornar isso. Foi o mesmo tipo de "conversão" o retorno com os fones de ouvido, no inicio ninguém queria, mas aos poucos foram vendo que era um recurso melhor.

* SCP - Síndrome da Caixa Próxima - Gente foi apenas uma brincadeira :D , não me julguem mal, rsrsrsrs
 
Vanderson disse:
felipe.taus disse:
Vanderson disse:
Olá Eliedson,

"Esse é o caminho, andai nele sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita..." rsrsrs

Eu vou lhe dar uma outra dica: Veja se consegue colocar o baixo em uma Di-Box e mandar para a mesa sem a caixa, o mesmo vale para a guitarra. Se o guitarrista usar pedaleira, fica até mais fácil, você ou pode usar uma Di-Box ou mandar ele direto para a entrada de Line da mesa. Se a sua mesa tiver uma medusa e o cabo do guitarrista no final for Canon (XLR), compre um adaptador para P10 e coloque ele em Line direto.

O mesmo vale para os outros instrumentos. Seria bom cada um ter a sua Di-Box.

Você comentou que há retorno de chão para o Pastor, teclado e violões, seria bom que apenas o pastor ficasse neste retorno, os outros seria bom ir para os fones.

Se o seu pastor gostou do retorno pelo fone, use-o (no bom sentido é claro) ao seu favor para ajudar a convencer (ou converter) os músicos aos fones. Se ele é cantor profissional, deve ter experiência com estúdio, converse com ele, peça dicas, comente o que quer fazer e como poderiam trabalhar juntos. Muito importante, leia leia leia, estude bastante a respeito sobre som, acústica, qualidade de mixagem. Aqui no Fórum há vários artigos e apostilas para lhe dar "base" para conversar sobre o assunto e não ter apenas "achismos". Lembre-se o "eu acho..." não vale como argumento técnico. Um assunto legal seria você acordar com ele que a melhoria no som da Igreja deve caminhar o mais próximo possível para uma "experiência em estúdio" com qualidade e profissionalismo para o Senhor.

Outra coisa muito importante, TODOS tem que estar nos fones, eu pequei neste sentido deixando o baterista por ultimo e a experiência me mostrou que ele sempre tocava bem mais alto que o grupo por simples falta de referência. Depois que ele foi colocado no fone, o volume geral baixou como um todo. Foi interessante isso.

Depois de tudo isso acertado, você pode começar a verificar o retorno de chão apenas para o dirigente que estiver falando. Como resolver isso: a formula é simples: Baixe todo o PA, coloque ele a zero e deixe apenas o retorno de chão e regule para o dirigente ou o seu pastor. Feito isso, não mecha mais no fader do retorno, aumente o PA para a nave da Igreja até ficar confortável e "baixe um pouquinho" para você ter uma margem, se reclamarem que o retorno sumiu, é porque a referencia "andou", o cantor ou dirigente agora está se ouvindo pelo PA e não pelo retorno, o que não deve acontecer.

Outra coisa que pode te ajudar a convencer aos fones: Grave o seu culto. Na maioria das mesas há uma saída REC OUT. Plugue ela em um notebook e grave com Audacity é bem simples e depois mostre o resultado da gravação para eles. Mas cuidado mostre no sentido de ajudar a melhorar a musicalidade como um todo, nunca para apontar erros ou "devia ser assim e está assado...", lembre-se nós somos parceiros dos músicos e estamos todos juntos neste ministério da musica para Louvar ao Senhor e não para entrar em atritos dentro da Igreja.

É isso, veja se consegue resultados e depois retorne aqui para nos contar como foi a sua experiência.

Um grande abraço e fique em Paz.


Querido Vanderson, no caso do baixo tenho uma dúvida.

Você ligou os mesmos via DI-box para os PA´s? Ou enviou para mesa via DI-BOX, depois retornou via aux-send para o cubo do baixo? Porque eu acho que o Baixo nas PA´s sobrecarrega, o que você acha?

Abraços!

É simplismente isso:

Baixo -> DI-Box ->mesa -> retorno no fone. Simples assim.
Se houver alguma pedaleira ou "pedal equalizador de baixo a ordem seria:
Baixo -> pedal -> di-box -> mesa -> retorno no fone do baixista.

O retorno do fone para o baxista é um dos AUX da mesa via HA8000 para ele.

Estamos removendo as caixas ou cubos do palco da Igreja.

Quanto às sobrecargas, elas não acontecem porque o sinal é devidamente dosado pelo controle de ganho. Outra coisa que tem de ser observada é que a equalização do baixo é diferente dos demais instrumentos.

Outra observação, geralmente nas mesas de som há um filtro "corta baixas" logo acima alí pelo ganho ou perto da equalização. Esse filtro deve estar desligado. O mesmo vale para canal do bumbo da bateria. Se a sua mesa não tiver este filtro, desencane.

Algumas pessoas não vão gostar deste método, afirmando que baixos e guitarras tem de ser microfonados para que a "sonoridade" possa ser melhor reproduzida porém o método que eu venho utilizando é mais indicado para diminuir a pressão sonora na nave da Igreja. Eu estou educando os meus músicos para tocarem sem as suas caixas ou cubos e o resultado sim, tem sido satisfatório para eles e para a Igreja.

Baixistas e guitarristas vão "flanar" dizendo que não e que fica muito ruim e que tal, mas eu convido à experimentação e como experimentação não é simplesmente ligar a guitarra ou baixo na mesa, experimentar tocar e dizer "tá ruim". Não é isso. É uma adaptação, um mundo novo e tem de ser explorado. Toque por um tempo neste novo formato, faça algumas gravações, faça experimentos diversos, compare. É claro que a "referência auditiva" será trocada e não é a mesma coisa que "ter a caixa colada alí no seu ouvido", mas é algo a ser pensado.

Depois que passar o tempo de abstinência da SCP*, pode ser que o seu conceito seja mudado. Isso é difícil de ser alterado em um primeiro momento porque o instrumentista depois vai para casa e estuda no seu quarto novamente com a caixa ali colada nele e depois ele volta para a Igreja e sofre de novo com a SCP*, mas tem de ter paciência para contornar isso. Foi o mesmo tipo de "conversão" o retorno com os fones de ouvido, no inicio ninguém queria, mas aos poucos foram vendo que era um recurso melhor.

* SCP - Síndrome da Caixa Próxima - Gente foi apenas uma brincadeira :D , não me julguem mal, rsrsrsrs

Vanderson, eu entendi a questão do aux, a dúvida é:

Você manda o baixo para o P.A?
Ou você retorna o Baixo para o Cubo? Temos essa opção pela x32!

Meu medo é o P.A começar a sobrecarregar os graves e o auto-falante começar a "rachar". Existe uns esquemas para enviar o som do baixo de volta pro cubo, conhece?

Abçs
 
Otima discussão pessoal! Muitas ideias novas. Sou fã do baixo no PA via D.Box, mas guitarra nao dá, tem que ser microfonado (minha opinião como músico). Eu por exemplo uso meu amplificador no volume mínimo (caixa direcionada para o palco e nao para a nave). Quando estou na mesa eu zero o fader da guitarra pra ver o quanto dela vaza somente pelo amplificador, e é quaze zero ou seja; o que a igreja ouve é o som do PA e nao do Amplificador da Guitarra. Ja o Baixo é mais complicado de fazer esse "mix", pois o amplificador do baixo acaba estragando o som do PA. O nosso pessoal reclama da falta de "vida" no palco sem os devidos retornos. Meu pastor por exemplo se ele nao ouvir o peso do baixo e das guitarras a coisa não "flui" como ele diz....
A minha sugestão é colocar o máximo de fones possiveis pros músicos, e deixar o aceitável no palco pra quem nao for usar o fone, (no caso do pastor) caso eles gostem de "sonzera". Meu pastor é um caso a parte, por ser músico profissional ele gosta muito de qualidade. Muitas vezes em algumas ministrações ele mesmo vai no meu ampli e aumenta o som nas distorções...o Home é doido kkkk.

Outra situação que gostaria de salientar. Ja ministro a mais de 18 anos então falo com propriedade, não existe coisa pior para um musico do que um retorno ruim, timbre ruim, voce simplesmente nao consegue entrar no clima do culto, nao consegue improvisar, nao consegue viver oque vc toca. É complicado vc "impor" um fone pra um músico que nao consegue se adaptar, se isso acontecer acabar matando o feeling do cara e teremos um músico desmotivado. Eu mesmo era um dos contra os fones de ouvido, pq fui ministrar em uma igreja que o fone acabou comigo, nao consegui tocar, mas depois que compramos essa mesa nova minha ideia mudou, o som é outro nível.
 
Pela sua foto da para ver que você é guitarrista, então da para entender sua prerrogativa de PRECISAR microfonar seu cubo.
Até concordo com você que o resultando final é melhor ENTRETANTO é melhor quando a microfonação é justificável...
Me perdoe mas para microfonar um cubo "meteoro" com microfones paralelos, eu fico no GI100.

Se o guitarra tiver usar uma pedaleira mediana então, nem penso duas vezes.

Resumo, eu só aceito a microfonação, quando há um conjunto de fatores justificáveis. Bom guitarrista > Boa guitarra > Bom equip > Bom ampli > Bom MIC e Bom senso do guitarrista, que em sua maioria das vezes não tem sensibilidade o bastante para mixar o volume do cubo apenas o necessário para se ouvir.
 
Creio que a maioria aqui do forum "trabalha" em igreja.

Minha grande dúvida em relação a essa briga de volumes entre músicos e téc.de som  é simples.  Porque os músicos do mundo usam em programas de televisão fones de ouvido como retorno e os músicos da igreja relutam em aceitar? Será se os músicos da igreja são MELHORES que os do "mundo"?

O importante no louvor é, louvar. Não é uma simples apresentação musical.
Quando será que os nossos músicos se tornarão LEVITAS?
 
Creio que um ponto é que em muitos ambientes seculares, os músicos são contratados. Se eles se recusarem a usar fones quando o contratante exige, rua. Relaxando um pouco o campo da televisão, se o barulho do backstage atrapalhar o som para o público, invariavelmente será ruim para a carreira do próprio músico.

Não que eu esteja sugerindo que a solução é que se acabe com o trabalho voluntário nas igrejas, muito pelo contrário. Mas muita gente acha que está fazendo um favor ao contribuir com o seu trabalho, e perde de vista o próprio propósito do trabalho - servir a comunidade. (Não creio que os músicos estão louvando a Deus com sua música. Eles na verdade estão servindo à Igreja, e esse serviço agrada a Deus).

Quando se perde de vista a atividade-fim, fica fácil se preocupar com o conforto pessoal, mesmo quando isso entra em conflito com o objetivo principal.

Agora quanto aos músicos virarem levitas, aí é um assunto que dá pano pra manga... :)
 
Já disse e concordo com pTjz, se você usa um boa guitarra, um ampli tipo Basman, JCM, JVM, coisa do tipo, microfone nele!! Se não, pré-amp + DI e pronto. Toco guitarra, violão e sou responsável pelo som da minha igreja, o primeiro a sair foi o meu cubo, tanto violão como guitarra.
 
O Rafael não se referiu a você, mas ao cenário de modo geral.
Concordo em grau, gênero e número.

No meio secular toca-se por profissão, não por hobby ou “chamado”.
Numa profissão fazemos o que o empregador manda, gostando ou não, simples assim.
Sem falar que, trata-se de um “job’ temporário, em 98% dos casos o músico pode escolher o que usar, bem diferente da igreja, onde o modo imposto é fixo, fone é fone e ampli é ampli!

Casos que não podem ser comparados.
Meio secular não é parâmetro para igrejas.
 
Concordo com os irmãos...Sou músico e técnico. Faço parte do ministério da igreja e do particular do Pastor na qual viajamos pra tocar fora. Já tive os dois lados da moeda, ministramos em lugares sem a mínima condição de equipamentos e o contrario, em lugares tops de linha e o trabalho foi feito da mesma forma. Esta equivocado pensar que não adoramos ao Senhor com nossa música bíblicamente esta errado. Sou a favor da conversa, do meio termo! Mas se o pastor que é o Líder da igreja falar que vai ser A ou B então tem que baixar a cabeça e aceitar. Eu sou um ativista do fone de ouvido (agora sou) acho mais comodo...vai ser difícil convencer o pessoal? VAI! Mas ou tentar convencê-los que é o melhor a se fazer....
 
Gosto muito do fone, entretanto tenho de assumir, nada como um bom palco cheio... O clima é outro! Fone traz frieza para o músico, que perde a sensibilidade e o calor do culto!
Entretanto já vi ótimos palcos servindo de circo para "palhaços".

Meu palco é terrível, pequeno, muita sobra, mas já fiz som com bandas que permiti usarem cubos, e foi maravilhoso.
RESUMO... O MÚSICO faz a música e constrói o ambiente... Isto não se ensina, ou nasce sabendo ou ora MUITO para Deus te angariar com este dom!
 
pTjz, sei bem como é isso! As vezes minsitro o louvor na minah igreja. Só quem ja fez pra saber como é ruim vc ministrar sem tem o palco "cheio" como tu diz....cara! Na minha igreja os louvores são muito mas muito avivados mesmo....a galera vem pra cima do altar mesmo é uma loucura...até jogo de luz tem. Então as vezes penso que vou "matar" alguma excencia disso retirando os amplificadores do palco.

Pra vc ter ideia quando estou na mesa o pastor sai la do banco da frente e vem em mim falando que falta "bumbo" no PA, ele gosta de sentir o bumbo no peito literalmente....dae eu fico entre a cruz e punhal...nao gosto de exageros. Assim que possivel coloco o link da nossa Fan Page pra vcs verem como é a disposição do palco...
 
Back
Topo