felipe.taus disse:
Vanderson disse:
Olá Eliedson,
"Esse é o caminho, andai nele sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita..." rsrsrs
Eu vou lhe dar uma outra dica: Veja se consegue colocar o baixo em uma Di-Box e mandar para a mesa sem a caixa, o mesmo vale para a guitarra. Se o guitarrista usar pedaleira, fica até mais fácil, você ou pode usar uma Di-Box ou mandar ele direto para a entrada de Line da mesa. Se a sua mesa tiver uma medusa e o cabo do guitarrista no final for Canon (XLR), compre um adaptador para P10 e coloque ele em Line direto.
O mesmo vale para os outros instrumentos. Seria bom cada um ter a sua Di-Box.
Você comentou que há retorno de chão para o Pastor, teclado e violões, seria bom que apenas o pastor ficasse neste retorno, os outros seria bom ir para os fones.
Se o seu pastor gostou do retorno pelo fone, use-o (no bom sentido é claro) ao seu favor para ajudar a convencer (ou converter) os músicos aos fones. Se ele é cantor profissional, deve ter experiência com estúdio, converse com ele, peça dicas, comente o que quer fazer e como poderiam trabalhar juntos. Muito importante, leia leia leia, estude bastante a respeito sobre som, acústica, qualidade de mixagem. Aqui no Fórum há vários artigos e apostilas para lhe dar "base" para conversar sobre o assunto e não ter apenas "achismos". Lembre-se o "eu acho..." não vale como argumento técnico. Um assunto legal seria você acordar com ele que a melhoria no som da Igreja deve caminhar o mais próximo possível para uma "experiência em estúdio" com qualidade e profissionalismo para o Senhor.
Outra coisa muito importante, TODOS tem que estar nos fones, eu pequei neste sentido deixando o baterista por ultimo e a experiência me mostrou que ele sempre tocava bem mais alto que o grupo por simples falta de referência. Depois que ele foi colocado no fone, o volume geral baixou como um todo. Foi interessante isso.
Depois de tudo isso acertado, você pode começar a verificar o retorno de chão apenas para o dirigente que estiver falando. Como resolver isso: a formula é simples: Baixe todo o PA, coloque ele a zero e deixe apenas o retorno de chão e regule para o dirigente ou o seu pastor. Feito isso, não mecha mais no fader do retorno, aumente o PA para a nave da Igreja até ficar confortável e "baixe um pouquinho" para você ter uma margem, se reclamarem que o retorno sumiu, é porque a referencia "andou", o cantor ou dirigente agora está se ouvindo pelo PA e não pelo retorno, o que não deve acontecer.
Outra coisa que pode te ajudar a convencer aos fones: Grave o seu culto. Na maioria das mesas há uma saída REC OUT. Plugue ela em um notebook e grave com Audacity é bem simples e depois mostre o resultado da gravação para eles. Mas cuidado mostre no sentido de ajudar a melhorar a musicalidade como um todo, nunca para apontar erros ou "devia ser assim e está assado...", lembre-se nós somos parceiros dos músicos e estamos todos juntos neste ministério da musica para Louvar ao Senhor e não para entrar em atritos dentro da Igreja.
É isso, veja se consegue resultados e depois retorne aqui para nos contar como foi a sua experiência.
Um grande abraço e fique em Paz.
Querido Vanderson, no caso do baixo tenho uma dúvida.
Você ligou os mesmos via DI-box para os PA´s? Ou enviou para mesa via DI-BOX, depois retornou via aux-send para o cubo do baixo? Porque eu acho que o Baixo nas PA´s sobrecarrega, o que você acha?
Abraços!
É simplismente isso:
Baixo -> DI-Box ->mesa -> retorno no fone. Simples assim.
Se houver alguma pedaleira ou "pedal equalizador de baixo a ordem seria:
Baixo -> pedal -> di-box -> mesa -> retorno no fone do baixista.
O retorno do fone para o baxista é um dos AUX da mesa via HA8000 para ele.
Estamos removendo as caixas ou cubos do palco da Igreja.
Quanto às sobrecargas, elas não acontecem porque o sinal é devidamente dosado pelo controle de ganho. Outra coisa que tem de ser observada é que a equalização do baixo é diferente dos demais instrumentos.
Outra observação, geralmente nas mesas de som há um filtro "corta baixas" logo acima alí pelo ganho ou perto da equalização. Esse filtro deve estar desligado. O mesmo vale para canal do bumbo da bateria. Se a sua mesa não tiver este filtro, desencane.
Algumas pessoas não vão gostar deste método, afirmando que baixos e guitarras tem de ser microfonados para que a "sonoridade" possa ser melhor reproduzida porém o método que eu venho utilizando é mais indicado para diminuir a pressão sonora na nave da Igreja. Eu estou educando os meus músicos para tocarem sem as suas caixas ou cubos e o resultado sim, tem sido satisfatório para eles e para a Igreja.
Baixistas e guitarristas vão "flanar" dizendo que não e que fica muito ruim e que tal, mas eu convido à experimentação e como experimentação não é simplesmente ligar a guitarra ou baixo na mesa, experimentar tocar e dizer "tá ruim". Não é isso. É uma adaptação, um mundo novo e tem de ser explorado. Toque por um tempo neste novo formato, faça algumas gravações, faça experimentos diversos, compare. É claro que a "referência auditiva" será trocada e não é a mesma coisa que "ter a caixa colada alí no seu ouvido", mas é algo a ser pensado.
Depois que passar o tempo de abstinência da SCP*, pode ser que o seu conceito seja mudado. Isso é difícil de ser alterado em um primeiro momento porque o instrumentista depois vai para casa e estuda no seu quarto novamente com a caixa ali colada nele e depois ele volta para a Igreja e sofre de novo com a SCP*, mas tem de ter paciência para contornar isso. Foi o mesmo tipo de "conversão" o retorno com os fones de ouvido, no inicio ninguém queria, mas aos poucos foram vendo que era um recurso melhor.
* SCP - Síndrome da Caixa Próxima - Gente foi apenas uma brincadeira
, não me julguem mal, rsrsrsrs