Filtro de Linha, Estabilizadores...

gabrielgabriel

New Member
Na minha igreja eu uso um estabilizador para ligar todo o som.
Além de converter para 110v, ele era um Nobreak, mas como está sem a bateria, usamos só como estabilizador.

Já li os artigos aqui do site sobre Eletricidade, mas restaram dúvidas:

Usar o estabilizador é aconselhável? E filtros de linha? (na prática, qual a diferença entre os dois?)


Pensei em comprar um Pentacústica PC4000, mas vai mudar alguma coisa?
E se eu trocar o Estabilizador pelo Pentacústica, o que uso para a transformação em 110v?


Nosso imóvel é muito antigo, e não possuímos aterramento. De forma geral, nunca tive problemas com a Eletricidade. Quero mexer, pois em breve compraremos uma mesa digital, e tenho medo que dê chiados.
Por uma questão de estrutura física do imóvel, é muito difícil fazer um aterramento agora.
 
Gabriel,

lá nos artigos sobre Eletricidade e Sonorização você viu que há vários tipos de problemas elétricos possíveis (9 ou 12, não lembro).

- O estabilizador resolve alguns tipos de problema (sub e sobre tensão, por exemplo)

- O filtro de linha resolve outros tipos de problema (picos, surtos, etc)

- Um gerador resolve outro tipo de problema (falta de energia, queda de fase, etc).

Uma solução interessante são os no-breaks profissionais (e obviamente caros), que resolvem muitos tipos de problemas de uma só vez.

Bem, esta é uma parte do problema. A outra parte é aterramento. Não importa se o imóvel é novo ou velho, se é fácil ou difícil de fazer reformas, saiba que aterramento é muito necessário, inclusive para segurança física das pessoas (e, de quebra, dos equipamentos também).

Assim, vou lhe dar duas alternativas:

- quer gastar pouco?
Compre um filtro de linha profissional (Furman, Pentacústica, Samson Powerbrite, Phonic - nem pensar em tomadeiros). E faça o aterramento.
Seu equipamento estará bem protegido, mas ainda sujeito a problemas de subtensão (que causam mal-funcionamento) e falta de energia.

- quer gastar muito?
Um bom no-break on-line, com saída senoidal. Engentron, SMS, etc. E aterramento. E seu equipamento estará quase que 100% protegido.

E prontinho, pode ir para o mundo digital tranquilo.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo