Fone de ouvido para operador de PA e monitor

LucasAlvarenga

Active Member
:arrow: Bom dia pessoal, estou atualmente utilizando o fone PortaPro da Koss para monitorar o a mesa PA e a mesa do Monitor, gostaria de saber se existe algo mais indicado, se tem algum fone especial para PA e outro diferente para o Monitor ate mesmo pela diferença dos ambiente, mesmo utilizando os retornos de fone ainda tem os instrumentos acusticos que causam bastante impacto sonoro que atrapalham um pouco na monitoração de quem esta no monitor, então deixo esta pergunta para vcs, qual o melhor fone para monitorar o PA e qual o melhor para o Monitor?

:idea: 8) Grato desde já pela ajuda. 8) :idea:
 
Olá Lucas,

Primeiramente, para equalizar o PA e o monitor, o ideal é não usar fones, mas buscar escutar com as caixas estão soando no ambiente, para ter a percepção exata daquilo que o público e os músicos estão ouvindo.

Quanto a dica dos fones, vai muito de gosto pessoal. Eu particularmente não aconselho o porta pro para esta aplicação pois ele possui um acréscimo nos graves proposital de fábrica que irá diferenciar da resposta que você estará tendo no PA e também porque ele é um fone semi-aberto e para monitoração ao vivo do operador eu prefiro um fone fechado.

Sds,

Eduardo
 
edlopessilva disse:
Primeiramente, para equalizar o PA e o monitor, o ideal é não usar fones, mas buscar escutar com as caixas estão soando no ambiente, para ter a percepção exata daquilo que o público e os músicos estão ouvindo.

Concordo pois não adianta ficar perfeito no fone se as caixas não responde de acordo, no entanto nos trabalhamos com uma pessoa no PA para referencia e uma junto aos musicos para o mesmo, então o fone seria mesmo só para questoes de monitoramento.
edlopessilva disse:
Eu particularmente não aconselho o porta pro para esta aplicação pois ele possui um acréscimo nos graves proposital de fábrica que irá diferenciar da resposta que você estará tendo no PA e também porque ele é um fone semi-aberto e para monitoração ao vivo do operador eu prefiro um fone fechado.
Entretando nos utilizamos o sistema de 2 mesas uma junto ao monitor e uma no fundo do PA , por isso a questão de 2 fones.
Com tudo, ja que vc não aconselha o portaPro, qual vc costuma utilizar ou melhor qual vc indicaria para tal utilização?

Grato pela atenção.
 
Uso o K414P da AKG.

11080624870546_805.jpg
 
Interesante estes fones da AKG ate compramos um para testar foi o k27i
akg1.jpg

achamos interesante + ainda preferimos o PortaPró estavamos olhando uns da Sennheiser como o px100

px100pic.jpg


mais ainda não compramos estou perguntando pois gostamos de definição, conforto e tb de sermos discretos
pois ja estamos exposto a frente do publico não presisamos de um fone chamando mais atenção rss ( no caso do monitor).

Mais de qualquer foma obrigado pela dica vou procurar ouvir neste que vc falou.

Grato pela dica
 
Que legal Lucas, sou mineiro também, nasci em Ipatinga mas agora moro nos EUA. BH tem Maanaim ou só Anfiteatro?
 
Atualmente estamos com 2 Anfiteatro e um Maanaim em Divinópoles que é bem próximo,
sempre vejo vcs ai em video conferencia, fico feliz em saber que cada vez mais estamos conseguindo integrar nosso irmãos.
Tem vários participantes do forum que são da ICM aki de Belo Horizonte e acompanhamos fielmente os topicos
rss, apesar de não postar sempre, estamos sempre aprendendo novas coisas e conceitos.
 
Re: Fone de auvido para opedador de PA e monitor

LucasAlvarenga disse:
:arrow: Bom dia pessoal, estou atualmente utilizando o fone PortaPro da Koss para equalizar meu PA e o Monitor, gostaria de saber se existe algo mais indicado, se tem algum fone especial para PA e outro diferente para o Monitor ate mesmo pela massa do ambiente, mesmo com os retorno de fone ainda tem os instrumentos acusticos que causam bastante db's que atrapalham o pouco na equalização de quem esta no monitor, então deixo essa pergunta para vcs, qual o melhor fone para equlizar o PA e qual o melhor para o Monitor?

:idea: 8) Grato desde já pela ajuda. 8) :idea:

Caro Lucas

para equalizacao dos pa e monitor o mais recomendado e nao utilizar fones, para obter melhor resultado,esse fone e mais recomendado para usar como retorno.

abs
 
LucasAlvarenga disse:
Atualmente estamos com 2 Maanains e tambem tem o de Divinópoles que é bem próximo,
sempre vejo vcs ai em video conferencia, fico feliz em saber que cada vez mais estamos conseguindo integrar nosso irmãos.
Tem vários participantes do forum que são da ICM aki de Belo Horizonte e acompanhamos fielmente os topicos
rss, apesar de não postar sempre, estamos sempre aprendendo novas coisas e conceitos.

Muito legal Lucas, que bom ver o crescimento aí na nossa área.
Já te add no MSN, quando tiver on a gente conversa melhor.
 
Só pra deixar claro xará!!

A acústica do ambiente influencia bastante tbm na equalização de P.A.
Algum lugares sobra grave, médio, etc etc..

E o fone vai te dar apenas a ideia do som no seu estado "elétrico" já que ainda esta sendo processado na mesa, e não sofreu as interferências físicas do ambiente.

Forte abraço
 
gente, possuo um prota pro e ele não é tão aberto como parece não. tem um som excelente, além de acabar sendo referencia pra quem mixa retorno por fones...
e tem o sennheiser hd202, bom fone tb...
ingo
 
Eu tenho também um Porta Pro, mas se for comprar um utilize com cautela, porque é muito som mesmo!

Os graves tremem até a campainha da garganta. Hehe :lol:

Falando sério, é mesmo muito sensível, eu tento usar fones o menor tempo possível...

Abç,

Marcelo
 
já usei um desses hd202, ém mais fecchado que o porta pro...aliás, só comprei o porta pró pq tava mais barato e pq é meio padrão pra quem mixa pra fones...mas adoro o som do sennheiser...
 
ingo disse:
já usei um desses hd202, ém mais fecchado que o porta pro...aliás, só comprei o porta pró pq tava mais barato e pq é meio padrão pra quem mixa pra fones...mas adoro o som do sennheiser...
Bom nunca tive o prazer de escutar em um, mais fones fechados são outra classificação, mais ainda chego la.
 
mas veja...se vc for usar em live, é melhor ter um meio termo, como o porta pro ou o hd 202. um fone muito fechado vai te limitar ao 'seu mundnho', sem vc ouvir nada externo, inclusive seus colegas de banda/roadies etc...
um fone como o porta pro te permite ouvir com qualidade e ainda te dá uma 'sobrinha ambiente' do local e reações...veja, um técnico que mixa por fones apenas, e fones muito fechados, nunca ouve a reação do público ou dos músicos no palco...e acaba mixando apenas para si, mão para a música...
ingo
 
ingo
Concordo plenamente, mais creio que ate mesmo pra usar fora do âmbito profissional tb é ruim pois ocorre de mais das pessoas te chamarem e vc ta nem ai, teve uma vez aqui no serviço que o cara tava usando um fone xinque ling mesmo, no entanto isolava bem, ai o celular dele começou a tocar e o cara é fã de metal ai foi so aumentando e aumentado a ponto do coordenador sair da sala dele e vir falar com o cara que o seu cel tava tocando, o cara ficou mo sem graça, então acho que n sou muito a favor tb por isso, vc se isola do mundo exterior.
 
Back
Topo