Gambiarra: multicabo de 12 vias transformado em um de 20

digosoul

New Member
Olá amigos, quero compartilhar com vocês o que eu descobri a pouco tempo: durante uma troca rotineira de um conector XLR "macho" do multicabo de 35 metros, eu percebi algo estranho... o cabo era "mono" só tinha dois condutores e havia uma ponte entre o 1 e o 3, achei estranho mas logo pensei que podia ser apenas alguma via p10 que alguem colocou conector XLR. Por curiosidade eu abri outros conectores do meu multicabo de "20" vias e a surpresa: Todos soldados com cabo mono, quando eu abri a banheira pude entender o que foi feito, quem fez a medusa utilizou um multicabo de 12 vias em 20 canais, PURA GAMBIARRA. Fiquei indignado pensando que os problemas que nós estamos enfrentando em questão de ganho reduzido nos microfones são fruto desse multicabo que foi feito em uma grande loja de instrumentos musicais da minha cidade e o pior: vendido pelo preço de um multicabo de 20 vias! Tive uma grande preocupação, pois utilizamos 4 microfones sanson c02 (condensadores). no outro lado do multicabo, onde fica os conectores que são ligados à mesa, quem fez imendou cada via em 2 cabos tiaflex para guitarra, "ganhando" assim 2 canais em cada via na outra ponta do cabo tiaflex são soldados os conectores XLR ou P10 (as vias p10 estao soldadas corretamente na banheira, são 4 mas possuem também a imenda com o cabo de guitarra, creio eu que essa imenda dos cabos p10 foi para não fugir do padrão e camuflar a gambiarra feita)

As vias 1 á 8 do multicabo estão comportando 2 canais cada uma, por exemplo a via 1 carrega os canais 1 e 2, a via 2 os canais 3 e 4, assim vai até o canal 16
Os canais 17, 18 ,19 e 20 estão soldados corretamente, são utilizados nesses canais conectores p10

Não posso reclamar com quem fez, pois o multicabo foi feito a aproximadamente 5 anos quando eu ainda nem era dessa igreja e todos tem duvida entre 2 lojas, não lembram em qual das duas foi feito.

A loja não colou o selo dela no muticabo... Porque séra?!


Além da possivel queima de canais e microfones condensadores e ganho reduzido quais outros problemas essa gambiarra pode trazer ao meu sistema?

Vale lembrar que essa medusa da MUITOOOO choque eu mesmo ja levei vários
hehehehe



Fiz um esquema de como o multicabo foi montado:

MULTICABO.jpg




Obrigado!
 
ahh agora saquei o esquema...

quando vc me falou isso eu tava quase acreditando que existiam multicabos desbalanceados...
pow q vacílo dos kra meoo


mas:

Além da possivel queima de canais e microfones condensadores e ganho reduzido quais outros problemas essa gambiarra pode trazer ao meu sistema?

Tem o choque também... uesahua

além disso acho que "mais nada"...

mas perder 1 único canal em uma mesa, ou então um microfone, da uma dó neh??

Solução?? trocar multicabo!!
Acho que só isso resolveria o problema de fato...
pq usar apenas 12 canais faria MUIITAAA falta na igreja...

E prepare o tesoureiro, pq vai sair caro..


Abração
Rodrigo
 
carcaça

na banheira, todas carcaças estão unidas ao 1 e 3
as vezes da um ruido (hummmm) muito forte e só conseguimos resolver dando uma "pancada" na banheira
 
sobjak disse:
quando vc me falou isso eu tava quase acreditando que existiam multicabos desbalanceados...

Só para completar, existe sim multicabos desbalanceados.
Não tem vantagem nenhuma, apenas é mais barato.
Atualmente é praticamente impossível de achar em alguma loja, mas já vi em igrejas com instalações muito antigas (e esses multi cabos não podem ser muito grandes, para não dar tantas interferências).



Voltando ao problema central do tópico, realmente, gambiarra do caramba isso... Converse com a galera da igreja, e mostre a necessidade de comprar um novo multicabo. Detalhe, para baratear, apenas conserte esse multicabo atual, ficando com 12 vias balanceadas, e compre um novo com mais 12 vias.
 
Existem alguns cabos que parecem um multicabo normal, vêm em várias vias (blindados), que são orientados para alguns usos de telefonia, acho, e muita gente usa como multicabo... os cabos em si não são ruins, só são desbalanceados, mas quebram um galho...
 
Uma dica:
O que vc pode fazer tbm é comprar apenas o cabo com 12 Vias e ver a possibilidade de entrar com mais um cabo na medusa (banheira) como nos cabos "splittados" porem individualizando os conectores, vc economizará na compra da medusa e dos conectores, já que ambos vc tem a quantidade correta para comportar 20 vias.

Abraço e Boa sorte na tarefa!!!
 
CARAMBA, que grande !@#**-/""* :twisted: a loja fez com vocês.

O jeito é consertar os 12 canais e aproveitar e comprar logo uma meduza nova. Compre logo uma meduza de 20 canais, lembre sempre doque Fernando fala: é melhor sobrar que faltar.

Grande abraço.
 
Medusa é o nome que se dá ao multicabo completo, formado por:

rabichos dos conectores (que vão entrar na mesa)
multicabo propriamente dito
banheira (a peça metálica onde ficam os conectores de painel, onde vamos ligar os microfones, instrumentos)

Uma abraço,

Fernando
 
Caramba!

Acho que colocaram "REVERB" nas respostas!!?!?!? :shock:

É impressão minha ou três membros do fórum responderam a mesma coisa três vezes seguidas :!: :?: :!: :?: :!: :!: :?:
 
bersan disse:
Medusa é o nome que se dá ao multicabo completo, formado por:

rabichos dos conectores (que vão entrar na mesa)
multicabo propriamente dito
banheira (a peça metálica onde ficam os conectores de painel, onde vamos ligar os microfones, instrumentos)

Fernando, deixe-me fazer uma correção:

Todo o conjunto é chamado multicabo, tb conhecido como snake. A caixa onde se conectam os microfones e demais instrumentos, que fica no palco, como vc disse é a banheira. Medusa é a outra ponta do cabo... o que vc chamou de rabichos. Chama-se medusa pq lembra o personagem mitológico chamado Medusa, que tinha cobras como cabelo e transformava em pedra quem olhasse diretamente para ela.

[]'s
 
É irmão voce tem duas opições, conserta esse e deixa ela com 12vias e passa mais um multicabo de 12 vias ficanso com 2 banheiras, ou arranca tudo e coloca novoe dessa vez certo.

bom eu disse duas mas são treis opçoes, ou entã compra material pra fazer uma outra medusa de 12 vias mas compra o multicabo com 20 vias, ai vc vai ter dois multicabos, um fixo e o outro pra fazer o que voce quiser.

Se vc quiser fazer voce mesmo a sua meduza que ti esplica como.

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=107

um abraço
 
Back
Topo