Gravações que nós fizemos! Coloque aqui!

Ok galera, vamos por partes...

pTjz disse:
Eu sou mais radical no HPF hahahahahaha!
E trabalho invertido ao que você trabalha.
Deixo a parte mais baixa para o bumbo e o baixo menos pesado, acho a definição melhor desta forma na minha realidade.

O HPF do meu baixo vai em quase 95Hz enquanto o bumbo vem em 60Hz.
Mas como meu PA tem um HPF de 120Hz (somente grave para vóz) e como meu SUB não trabalha linkado com o PA (mando para ele somente teclado, baixo e bumbo/surdo através de um AUX-POST) consigo trabalhar bem este peso sem perder a definição.
Mesmo assim em certas horas dependendo da nota do baixo eles se confundem um pouco.

Mas tarde vou tentar postar alguma demonstração.

Eliabe, como meu bumbo é de 20" percebo que ele não fala tão grave quanto ao baixo, quando usamos a outra bateria (bumbo de 22") que temos na igreja, eu faço o inverso, bumbo mais grave que o baixo... não curto muito trabalhar com SUB no aux, até porque o processador que uso é da mesma marca dos amp's e do line, todos os cortes são bem ajustados, só entra no sub tudo aquilo é colocado abaixo do corte estabelecido, meu low cut para as vozes também ficam em 120Hz.

medrmf disse:
Entendi. Estava pensando em fazer isso mas com cortes ou talvez a mistura dos dois, reforçando em uma frequência e cortando na outra correspondente ao reforço do outro instrumento, mas talvez isso fique radical demais. Ou será que com reforços menores aliados ao corte eu tenha bons resultados também?

Quanto ao teclado, quando terminou o culto, foi o que falei para o pessoal. Agora que tenho canais e DIs de sobra, por que não fazer? Vou fazer o link de dois canais e vou fazer isso. Minha preocupação é quando outros forem operar, ficarem meio perdidos.

Quanto aos vocais, concordo. Mas ouvindo direitinho, você percebe claramente, principalmente os finais de frases as inconstâncias: um prolonga mais que o outro, as vezes um para de cantar e deixa um buraco na voz, as vezes os finais de frase, onde claramente deveriam cantar junto alguém faz um fraseado diferente, e assim vai. Quanto a deixar os Backs mais atrás, é um "problema" pra mim, toda semana eu ouço um dizer que não estava ouvindo a voz do vocal, que o dirigente estava muito alto e por aí vai. Todo mundo quer APARECER. Mas de qualquer forma é um ponto que também precisa ser trabalhado. Mas nesse caso o PAN exagerado até ajuda, porque embora o back esteja quase no mesmo nível do LEAD, ele está fora do centro.

Na verdade nunca tinha me preocupado com essas coisas até agora, pois não tinha os recursos nem a possibilidade de gravar com alguma qualidade razoável e portanto não percebia alguns pormenores que só se evidenciam em uma audição mais criteriosa.

Outra coisa que depois que vou ter que estudar é a timbragem da guitarra que não está me agradando muito. Vou ter que estudar uma melhor microfonação do cubo.

Abraços

Rômulo
geralmente uso o ganho nessas frequências, o low cut fica logo abaixo de ganho, exemplo: se baixo está com ganho em 63Hz o low cut fica em 60 ou 61Hz, se o bumbo está com ganho em 80Hz, o low cut fica em 75 ou 78Hz.

Se conseguir colocar o teclado em estéreo vai te ajudar muito, você vai perceber muito essa diferença nas gravações, no meu caso eu "linko" os canais, se aumentar um aumenta o outro.

Em relação às vozes foi aquilo que te disse, você pode até abrir o PAN, mas o legal é sempre deixar o mais perto possível do centro, se as vozes ficarem muito abertas dependendo da largura da tua igreja as vozes que estão mais para o L podem não sair ou saírem baixas demais no lado R do PA, quanto ao volume do back's isso é padrão, até porque se você deixar o volume igual ao lead vai acabar virando um coro, aqui na igreja quem "manda" na mix sou eu, afinal quem é que opera a mesa?? Essa guerra de volumes é bem comum, acho que você devia conversar com o pessoal e explicar a função de cada um. Quanto a guitarra são vários os fatores, começa com o captador da guitarra, depois para os pedais/pedaleiras e a equalização do amp, se som que estiver saindo do alto-falante não for bom a equalização não vai fazer milagres, quanto a microfonação quanto mais no centro do falante mais grave fica, experimenta a técnica de off-axis, que é deixar o microfone fora de eixo, se tiver dúvida é só buscar no Google.

medrmf disse:
O fader que você opera é o retorno do delay ou saída do aux para o delay? Parece que é o retorno. Dessa forma você mantém o fluxo de sinal constante na entrada do delay?
Abraços

No meu caso estou utilizando a volta (return) do efeito, esse é método mais comum, trabalhei com vários técnicos de bandas e a maioria trabalha assim, eu acho mais prático porque posso ver o efeito como parte da mixagem, se você treinar acaba conseguindo pegar os tempos de entrada e saída dos efx. Dá uma olhada nesse vídeo do meu amigo Renato Carneiro,
<!-- m --><a class="postlink" href="https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=dR3M1nsp0Xc">https://www.youtube.com/watch?feature=p ... R3M1nsp0Xc</a><!-- m -->

dá pra ter uma noção legal do uso do delay na camada da mix, dá pra ter uma noção legal também da mixagem dos back's...

atilacteixeira disse:
Emerson Silva disse:
Atilacteixeira, muito boa! Só senti falta de pan nos tons.
Parabéns!!
E nem teria como... A bateria tem 4 outputs.
1: Bumbo
2: Caixa
3: HH
4: Tons e Pratos
Então pra botar panorama aí é meio inviável..

Atila, não tem como você endereçar os PAN's no módulo da bateria?
 
agora vou em outra coisa e se eu gostaria se jaber se eu pegasse o addctive druns comprasse uma placa com 8 saidas eu conseguiria separar as peças da minha bateria?? tipo bumbo para o canal 1 caixa 2 etc...??? pensei nisto já que a minha bateria só tem saidas RL e uso o r para o bumbo e restante no l.
 
medrmf disse:
pTjz disse:
Eu sou mais radical no HPF hahahahahaha!
E trabalho invertido ao que você trabalha.
Deixo a parte mais baixa para o bumbo e o baixo menos pesado, acho a definição melhor desta forma na minha realidade.

O HPF do meu baixo vai em quase 95Hz enquanto o bumbo vem em 60Hz.
Mas como meu PA tem um HPF de 120Hz (somente grave para vóz) e como meu SUB não trabalha linkado com o PA (mando para ele somente teclado, baixo e bumbo/surdo através de um AUX-POST) consigo trabalhar bem este peso sem perder a definição.
Mesmo assim em certas horas dependendo da nota do baixo eles se confundem um pouco.

Mas tarde vou tentar postar alguma demonstração.

Essa questão de mandar para o sub pela aux não te causa falta de referência na gravação? (Se for gravar o R/L lógico) Porque pode estar muito bom de grave na hora e faltando na gravação, ou vice-versa.
Eu só consigo entender o sub como uma extensão do PA. Excesso de graves do canal eu trato no canal (HPF). Uma coisa a menos para me preocupar na mix, o gerenciador faz os cortes necessários.
Eu estou muito acostumado em trabalhar assim!
Já tentei trabalhar com ele linkado com o PA dentro do templo falando abaixo do corte do PA mas não me acostumei, tem música que o bumbo por exemplo está bom, tem outro que o grave sobra, ai se eu diminuo o fader de volume ele perde o kick, ficar mexendo na EQ é chato e os caras reclamam por conta do fone...

Pode ser problemas decorrentes do meu problema acústico que espero que muito em breve seja tratado, até lá continuo no AUX-POST kkkkkkk!

Quanto a problemas na gravação, não chego a ter, porque meu HPF para o eles são comuns (dentro de um padrão), mesmo que o PA não fale aquela frequência eu não corto porque o AUX ta post fader e por conta dos fones, então nas gravações costuma ficar normal!

[soundcloud]https://soundcloud.com/eliabe/sdl-rogerio-velasco-como-eu-te?in=eliabe/sets/sdl-rogerio-velasco[/soundcloud]
 
Marq Essi disse:
Quanto a guitarra são vários os fatores, começa com o captador da guitarra, depois para os pedais/pedaleiras e a equalização do amp, se som que estiver saindo do alto-falante não for bom a equalização não vai fazer milagres, quanto a microfonação quanto mais no centro do falante mais grave fica, experimenta a técnica de off-axis, que é deixar o microfone fora de eixo, se tiver dúvida é só buscar no Google.

Grande Marq, acho que se confundiu.

Mic mais distante do centro: Som mais grave
Mic mais próximo do centro: Som mais médio/agudo

Um PDF bem legal sobre este assunto
http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/148/Ricardo_Mendes.pdf
 
Emerson Silva disse:
Grande Marq, acho que se confundiu.

Mic mais distante do centro: Som mais grave
Mic mais próximo do centro: Som mais médio/agudo

Um PDF bem legal sobre este assunto
http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/148/Ricardo_Mendes.pdf

Confundi não, o que ele está dizendo na matéria é em relação à distância, minha descrição é sobre a posição do microfone em relação centro/borda do falante, quando falo de mais grave não é tirando os agudos, até porque não tem separar um do outro, estou falando que fica mais grave em comparado a borda, já usei várias configurações, tanto ao vivo como em estúdio, dá uma olhada nesse vídeo bem bacana... grande abraço!!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LeCAcVcVGl8[/youtube]
 
<!-- m --><a class="postlink" href="https://soundcloud.com/robson-luiz-12/gerad-acustico-2013-salmo-139">https://soundcloud.com/robson-luiz-12/g ... -salmo-139</a><!-- m -->
 
giorgio henrique de assis disse:
agora vou em outra coisa e se eu gostaria se jaber se eu pegasse o addctive druns comprasse uma placa com 8 saidas eu conseguiria separar as peças da minha bateria?? tipo bumbo para o canal 1 caixa 2 etc...??? pensei nisto já que a minha bateria só tem saidas RL e uso o r para o bumbo e restante no l.
Qual é a bateria? Tem conexões midi? Se sim, é possível mas é preciso de um pc bom para não ter latência alta.
 
carlosecg disse:
giorgio henrique de assis disse:
agora vou em outra coisa e se eu gostaria se jaber se eu pegasse o addctive druns comprasse uma placa com 8 saidas eu conseguiria separar as peças da minha bateria?? tipo bumbo para o canal 1 caixa 2 etc...??? pensei nisto já que a minha bateria só tem saidas RL e uso o r para o bumbo e restante no l.
Qual é a bateria? Tem conexões midi? Se sim, é possível mas é preciso de um pc bom para não ter latência alta.
Meu irmão usa na congregação dele assim, é uma staffdrum.
Mas use ela toda eletrônica... Tocando assim a latência (impossível não ter) é pouco perceptível, mas ao tentar usar os pratos naturais, a latência incomoda...
Ele usa um note core i3 sem nada rodando além do VST.
 
medrmf disse:
(...) Tinha um efeito da Alesis que tinha uma entrada para um pedal, aí você acionava ele com o pé durante o trecho que queria o efeito (mas nunca cheguei a usar esse recurso). Seria legal ter alguma coisa semelhante na mesa, facilitaria muito.
carlosecg disse:
Não é possível fazer isso por intermédio de um controlador midi? Ou um foot switch?
Pra usar o footswitch ou controlador midi acho muito mais prático apertar o botão de MUTE do AUX/SUB que alimenta a máquina de efeito, tem a mesma função e já está disponível para uso!
 
medrmf disse:
... Quanto aos vocais, concordo. Mas ouvindo direitinho, você percebe claramente, principalmente os finais de frases as inconstâncias: um prolonga mais que o outro, as vezes um para de cantar e deixa um buraco na voz, as vezes os finais de frase, onde claramente deveriam cantar junto alguém faz um fraseado diferente, e assim vai. ...
Eu simplesmente desencanei com isso, eu não tenho que me matar pra tentar corrigir problemas de execução de ninguém, da mesma forma que estudamos para fazer o nosso trabalho cada vez melhor, é responsabilidade de quem toca/canta estudar e ensaiar para fazer bem a sua parte.

medrmf disse:
,,, Outra coisa que depois que vou ter que estudar é a timbragem da guitarra que não está me agradando muito. Vou ter que estudar uma melhor microfonação do cubo.
Eu assiti o vídeo que o Marq postou e já tinha assitido outros videos sobre microfonação de cubos, eu acho legal pra ver como o timbre muda de acordo com as várias técnicas, mas em relação a chegar a um bom timbre, isso pra mim é muito pessoal, o que pode ser um ótimo timbre para uns, pode ser horrível para outros. Eu mesmo não gosto de guitarras estridentes, prefiro uma guitarra com menos agudos e mais peso.
Na minha opinião na microfonação do cubo, você tem que trabalhar pra chegar no resultado mais fiel ao que o músico regulou e não ficar criando timbres. Quando estou no PA, não interfiro no timbre que o músico me entrega, mas quando eu toco em casa eu regulo meu ampli pra ficar com um som mais velado e pesado e afino a corda Mi em Ré pra deixar mais pesado ainda.
 
Bom, se tiver um controlador midi sobrando acho válido.

giorgio henrique de assis disse:
a bateria lá na igreja é uma roland td4kxv2
É possível sim:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nBPltCzpHdY[/youtube]
 
gravação evento comvocação 2011 barueri

<!-- m --><a class="postlink" href="https://soundcloud.com/rodrigo-berlanga/cantores-de-deus-ao-vivo">https://soundcloud.com/rodrigo-berlanga ... us-ao-vivo</a><!-- m -->
gravação ao vivo, mandando matrix L/R da mesa soundcraft SI2
banda católica Cantores de Deus espero que gostem...
 
Back
Topo