Grupo de fora sempre tem preferência

bersan

Administrator
Moderador
O Amarildo quis deixar o seguinte comentário:

"Oi, sou o Amarildo, cuido do som no trabalho de C.3. Neste sábado 17/06, foi um grupo cantar lá. Lá temos um lapela e um violão somente (não tem teclado) tudo isso em uma MXS 6, pois o trabalho ainda é pequeno. Acontece que, quando fui para a reunião de Culto Profético, chegou um grupo de outra igreja, fizeram um monte de mudanças sem me avisar, e quando voltei do CP, encontrei duas mesas, violão, guitarra, teclado, sax, flauta, baixo, etc, tudo conectado. Começado o culto, os instrumentistas queriam que eu ficasse aumentando o volume, principalmente o tecladista. Depois de pedir umas 4 vezes para fazer isso, e eu sem dar mais atenção a ele, porque o som já estava alto demais para o tamanho do trabalho, o cara pediu alguma coisa para um dos homens do grupo de louvor, que estava do meu lado, e o cara começou a meter a mão na mesa. Queria ficar regulando os volumes e até a equalização do microfone do pastor. No final, eu praticamente larguei a mesa na mão do cara e fiquei no meu canto. Confesso que saí oprimido."
 
Amarildo, vamos ver seus erros (comuns, todo mundo faz isso):

-dia da sua escala no som, não tem Culto Profético, não tem reunião, não tem limpeza, cuidar da porta, nada. É cuidar do som e pronto. Se você souber que um grupo de fora estiver indo para a sua igreja, então deixe tudo pronto mais cedo e espere-os na porta. Chegando, avise que você é o operador de som da igreja, e que está ali aqui para ajudar no que for preciso. Pergunte também: se há alguém do pessoal que veio para operar a mesa de som. Se houver, deixe-os sempre em liberdade para alterar, mudar, trocar, fazer do jeito deles. Se não tiverem, faça o máximo possível do que eles pedirem, conforme as possibilidades.

Visitantes tem prioridade em cima do pessoal "da casa". São convidados, e precisam ser tratados assim. Mas lembre-se de ficar ao lado de que está operando a mesa, porque sempre há algo a se aprender. Inclusive, se ver algo diferente, pergunte os porque, para que, o que é, etc.

-se coloque no lugar dos caras de fora: eles chegam e encontram um "trabalhinho" que não tem nem teclado, com um violão e microfone somente. É absolutamente normal imaginar que o cara do som também é fraquinho, sem muito conhecimento. Se o grupo chega cedo e tem tempo sobrando, então há tempo para as perguntas, apresentações, etc. Se o grupo chega atrasado, é normal acontecer "atropelamentos". Não se incomode com isso (ser atropelado), se coloque no lugar de quem tem um monte de coisas a fazer em um tempo mínimo.

-se você for o "atropelador", não deixe o rapaz da igreja que você está visitando de lado. Chame-o, peça para sentar ao seu lado, explique o que você fez, os porques, e principalmente ensine-o algo interessante, que ele utilizará no futuro. O "atropelado" vai se sentir valorizado, e não vai ficar com raiva.

- quanto a pedir para aumentar, paciência. Instrumentista é tudo surdo, e quanto maior a igreja, mais surdo ficam. A pessoa que ouve som sempre alto se acostuma com isso. Daí que, mesmo em igreja pequena, eles querem usar o mesmo volume. Não adianta você do som tentar ir contra. Converse com um diácono, e peça para ele dizer que está muito alto.
 
Niveis dos volumes dos instrumenros.

Apdsj : Isso acontence diariamente, tecladista e guitarrista são sempre surdos. Acham que só o instrumento deles é que deve estar mais alto.Em minha igreja temos dois tecladistas, um servo e uma serva e todos os dois são surdos. Já pendei em colocar um fone de ouvido só para eles. Quanto ao grupo que visita outra igreja e acha qué é dono do pedaço, temos que observar que existe pessoas responsaveis e cada um faz seu trabalho com respeito.Temos que pedir sempre autorização para o responsavel pelo som para usar.Acima de tudo tem que haver o respeito, pois não somos dono de nada , mais sim o Senhor. Apdsj.
 
Interessante você falar em fones de ouvido. Comprei um Amplificador de fones (PowerClick) ontem, vou testar e vai virar um Teste de Equipamentos.

A idéia é a seguinte:

inicialmente, vou colocar para o teclado. O teclado será ligado no Powerclick e a saída do Powerclick vai para a mesa. De outro lado, vou mandar uma saída geral da mesa para a tecladista. Ela vai poder misturar os dois sinais a gosto.

Vou fazer e testar, depois eu conto.
 
Eu acho que isso deve ser alguma doença que so ataca teclatista
na minha igreja todos sao surdos...Apesar de eu colocar o retorno em cima deles, serio fica so um espaço pequeno pra ela pode ajoelha mais nada.
 
bersan disse:
Interessante você falar em fones de ouvido. Comprei um Amplificador de fones (PowerClick) ontem, vou testar e vai virar um Teste de Equipamentos.

Vou fazer e testar, depois eu conto.
To curioso.Tbm to querendo usar amp para fones.Pra varia os inst. são completamente surdos.
 
É, assim como mãe, tecladista e guitarrista só muda de endereço!

Na minha igreja são os dois tmb q são surdos.. e atrapalha todo mundo, o guitarrista atrapalha mais a mim, q aponta o cubo bem pra mesa...

Mas em nome de Jesus eu os amo...
 
Wesley Ceraso Prudencio disse:
É, assim como mãe, tecladista e guitarrista só muda de endereço!

rsrsrs...
Um tempo atrás eu ouvi uma analogia muito interessante a respeito disso.
Onde compararam os instrumentistas com pintores de parede. Que pintor não gosta de ver sua "obra de arte" linda?!
Assim são os músicos que gostam de ouvir cada nuace, cada nota, arranjo, o melhor possível. Só que as vezes parecem se esquecer que os nossos ouvidos só suportam até em torno de 120 dB...
Acontece neh...

Wesley Ceraso Prudencio disse:
Mas em nome de Jesus eu os amo...

E é assim, fazendo menção a um texto que eu gosto muito:
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
Atos 2:44

Abçs!
 
seis são demaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssssssssssssss!!!

Sou guitarrista mas,não sou surdo não ,fala isso não Bersan...
 
Só por Jesus...

"tudo conspira a favor daquele que crê"...
Por mais que sejam ''surdos'',sempre no final Deus abençoa.Deus é tremendo!
 
Back
Topo