guia de ondas 2"

olá irmãos !
aqui vai algumas fotos do meu guia de ondas .
ATgAAABh2oTncuN-KgIWljr0v6sFRRo8GcF.jpg

ATgAAAD9jIvQkFoNzBvuNLpziuuPrpVufrX.jpg

ATgAAACo0GrtsUfVcCpuacaXTWO4Sx8T-1.jpg

espero q tenham gostados . abs!
 


"foi baseado no guia de onda da Outline juntamente com o livro Vetores e Geometria Analítica, Paulo Winterle."

By audiolist.
 
Se alguém tiver coragem olhe este tópico da audiolist
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=163&postdays=0&postorder=asc&start=0">http://audiolist.org/forum/viewtopic.ph ... sc&start=0</a><!-- m -->

Notem que algumas fotos que aparecem estão no lugar das originais, mas o resto parece coisa (boa) de doido, só olhando o endereço dos links que o Edu passou já assuta!
 
Pelo que eu sei isso é usado nos drivers para que as ondas geradas nas laterais não apresentem cancelamento com as produzidas pelo centro devido a distancia física de q são geradas.
 
Gente, V-DOSC! Esse guia de ondas é basicamente pra diminuir ou acabar com a dispersão de ondas pra lugares onde não se tem aproveitamento.

Deixa eu explicar, o som que vai pra cima é perdido, certo, com esse guia de ondas, num Line Array as ondas só vão para onde você quer, dispersão apenas lateral, somado a alta direcionalidade das caixas a programas que orientam o posicionamento delas você tem a sonorização em ambiente aberto facilitada e muito.

Line arrays não são só caixas empilhadas, tem muuuita coisa envolvida ali no meio, tudo bem que só o empilhamento já melhora e bem a questão de perda sonora para o alto. Para quem quer conhecer emlhor sobre o V-DOSC e Line Arrays e ainda sobre lei dos inversos dos quadrados:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=114&navID=1218">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... navID=1218</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Agora um detalhe, ele é todo trabalhado por dentro, isso eu nunca tinha visto. pergunta de onde vc tirou o projeto dele? E o da caixa onde ele trabalha?
 
pois é , fiz de acordo com um q vi certa vez ,mais o q não deu certo o que eu vi foi por ele ser com garganta de 1" e consequentemente frente menor, ai eu resolvi fazer o meu.
ele é para driver de 2" (garganta) para 2 projetos meus , tanto para falantes de 10"(caixa 1) e falantes de 12"(caixa2).
em breve postarei fotos das caixas sendo feitas e acabadas.
há outra coisa pelas medidas e testes feitos por min eu irei fazer um projeto mais sem usar uma corneta e a caixa irá ser bem menor.

abs!
 
A PAZ

Aviso para quem vai se aventurar tem que reler e muito de fisica, só para iniciar as curvas são uma belezura para se estudar..rs.rs.rs.sr. Giorgio é sempre me enrolo, são as curvas de Frasnel?????

Heriberto
 
Guia de ondas são utilizados em drivers afim de que as ondas sonoras esféricas que são destrutivas e que geram cancelamentos, sejam transformadas em ondas cilíndricas, bem menos destrutivas, sendo que uma caixa comum a cada vez que se dobra a distância em relação a ela perde-se 6 Db, já num line array, que logo utiliza um guia de ondas, a perda com o dobro da distância cai para 3 Db, ou seja, num line array o som é projetado de maneira mais eficiente. Os caminhos dentro de um guia de ondas são todas do mesmo tamanho, de modo que não haja delay e consecutivamente cancelamentos. ;D
 
Para ajudar o pessoal:

wl4_477.jpg


Cada guia tem um desenho e formato próprios, dependendo do driver e da frequência mais baixa que o mesmo vai reproduzir.

A "boca" é sempre assim: pouca largura e muita altura. Desta forma, o som é espalhado cilindricamente (-3dB a cada dobra de distância) e não esfericamente (-6dB a cada dobra de distância).

A "boca" da guia de ondas cai em uma corneta...

50605das.jpg


E é essa corneta que dará a dispersão horizontal (lateral).

A distância de Fresnel é a máxima distância onde a dispersão é cilindrica. Além dela, a dispersão volta a ser esférica. E depende da altura do line-array (quantidade de caixas empilhadas).

WaveLine01.JPG


Quem tem uma única caixa não tem um line-array. Aliás, lines costumam ter dezenas de caixas empilhadas, de forma a atingir a altura necessária para a distância de Fresnel cobrir toda a área a ser sonorizada.

qsc_wideline.jpg


Lá no MercadoLivre tem alguns vendedores oferecendo projetos de Line-Array por menos de R$ 100,00. Se alguém quiser arriscar....

Um abraço,

Fernando
 
Emerson Duarte escreveu*:

"Assunto um pouco complicado esse, segue uma explicação bastante simples, apenas para ajudar aqueles que não entenderam, ainda o porquê de um guia de ondas. Vamos lá:

Primeiro passo é ler aqui no site na seção de artigos, “A lei dos inversos dos quadrados”

A idéia é o seguinte, para conseguir acoplar uma caixa em cima da outra para formar uma linha, é preciso seguir algumas regras, imaginem você ir empilhando caixas com cornetas onde a dispersão seja tanto horizontal quanto vertical veja figura abaixo:

24_6_2005_11_0_44_Spherical.jpg

24_6_2005_11_0_44_Spherical.jpg


Ë simples de ver que teríamos uma dispersão esférica, e uma frente de onda convexa não é mesmo, daí então a necessidade de um guia de ondas, como o próprio nome diz guiar as ondas, a função básica de um guia é atrasar o centro em relação as bordas, como podemos ver nas fotos postadas aqui pelo colega, de seu guia de ondas, por tanto quando acoplarmos as caixas vamos mudar a situação acima descrita veja figura abaixo:

24_6_2005_11_17_0_Cylindrical.jpg

24_6_2005_11_17_0_Cylindrical.jpg


Agora com o uso de um guia de ondas, através da figura acima, temos uma dispersão cilíndrica e uma frente de onda mais plana. Veja bem, esta explicação é bem simples mesmo, teoricamente ainda tem muita coisa a ser visto, passei ao Fernando uma apresentação que explica bem melhor isto que estou descrevendo.

*publicado por mim pois ele não conseguiu postar as imagens.
 
Eu acabei de conferir esses "Line-Arrais" do mercado livre. Olha as propagandas:

Quer fabricar as sua próprias Caixas?

Quer impressionar Seus Clientes?

Eu acho que esses caras pegam os modelos prontos do site dos fabricantes e tentam passar a perna nos desprovidos de conhecimento...
 
eu vou colocar mais lenha na fogueira :twisted: :twisted: :twisted: ...
olha quem quiser arriscar até pode mais vai precisar de um guia especifico para a caixa :cry: :cry:
agora lembre se que nem tudo é maravilhas pois na pratica nem sempre cai só 3DBs por dobra ,mais cai um pouco mais dependendo do vento clima etc...
outra coisa é
que tem muito line q diz q faz mais não faz.
veja um ex. claro disso.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.meyersound.com/products/mseries/m3d/">http://www.meyersound.com/products/mseries/m3d/</a><!-- m -->
olha essa caixa da meyer, são 4 AF de 15" 3 trabalham em uma freq. e o outro para as medias, até ai tudo bem , mais tem uma coisa interessante, cade o plug phase? não tem!então dai já cai por terra o fator de acoplamento das vias , pois o centro acustico dos falantes e das vias estão muito longe sendo assim o proprio cone cancela algumas freq. .
o minimo q eles deveriam fazer seria colocar um plug phase para dividir o centro acustico do falante de 15" sendo q com isso elevasse um pouco a freq. reproduzida por ele.
mais vamos parar por ai pois ai teriamos q analizar todos os projetos para ver qual é e qual não é um verdadeiro line array , pois até a kf 730 se vc reparar não tem guia de ondas e só ver as fotos.
mais é isso um abs!
 
Back
Topo