Igreja Presbiteriana Renovada de Juína-MT

deneripr

Well-Known Member
bom já tava prometendo essas fotos faz um tempinho pro pessoal daqui então enfim consegui uma camera e fui hoje a tarde mesmo pra tirar as fotos, as faxineiras iriam limpar a igreja ainda, eu montei os equipamentos correndo para voces terem uma noção de como fica nos cultos por isso não reparem na falta de organização.
01
CpiadeDSC03381-1.jpg

02
CpiadeDSC03382.jpg

03
CpiadeDSC03379.jpg

04
DSC03407.jpg

05
CpiadeDSC03383.jpg

06
DSC03409.jpg

07
DSC03411.jpg

08
DSC03412.jpg

09
DSC03413.jpg

10
DSC03415.jpg

11
DSC03376.jpg

12
DSC03384.jpg

13
DSC03385.jpg

14
DSC03386.jpg

15
DSC03389.jpg

16
DSC03392.jpg

17
DSC03394.jpg

18
DSC03397.jpg
 
Para postar fotos veja o link abaixo:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128&highlight=tutorial" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?t=128&highlight=tutorial</a><!-- l -->
 
Olá, comentários.

Foto 1
Igreja grande, bonita, muitas janelas. Se elas ficarem abertas, isso é bom, muito bom, evita reverberação.

Foto 2
Dá para ver que tem bom pé direito, ideal para cluster central. Em compensação, as caixas baixas... pelo amor de Deus, tira isso daí. Volume altíssimo na frente, gente reclamando de baixo atrás. E quando se põe todos de pé, ninguém entende nada lá atrás, os agudos foram todos absorvidos no meio do caminho.

igreja1.jpg


Foto 5
que que essa mesa de som está fazendo aí na frente? Você tem que ir para trás, bem para trás. Pelo menos no meio do templo... Na foto 9, dá para ver que você está a poucos metros das caixas de PA, então você ouve muito som direto e sente muito pouco da influência da acústica na igreja. É importante ir para trás para poder ouvir o mesmo som que a igreja ouve (ou seja, com a influência da acústica).

igreja2.jpg


Foto 7
Um mic sem fio...DVD, módulo de efeito Alesis, Compressor (provavelmente aplicado sobre os Masters), dois equalizadores (15 faixas Oneal, 31 faixas Voxman), duas réguas de tomadas, um amp Mark Audio, um DBS 2000, um PWP 12.000. Achei estranha a equalização do Voxman, por que foi feito assim? Na verdade, a do Oneal também está estranha...

Em outro post, você citou que há um PWP 6000 aí também. Onde está?

igreja4.jpg


Foto 8
Qual a função da TV aí do lado? Por acaso é para controlar o DVD?

Foto 13 - um "patch panel de cabos"
Cara, pelo amor de Deus, me explica o que é isso!!!! Gambiarra das grossas! Além disso, pela foto dá para ver que vocês usam um monte de conectores P10 diferentes, e pelo que vi só uns 2 são bons. Do lado cinza... que conector é aquele?

gambiarra.jpg


Foto 14
Mic da Lyco. A Lyco tem alguns produtos bons, outros nem tanto. Esse aí eu não conheço. Gostam dele? Como é o som?

Foto... já me perdi. Muito bonito o púlpito e o altar.

igreja5.jpg


Esses dois retornos... usando o mic correto na posição correta, dá para controlar microfonia legal. Mas se usar errado...

Uma coisa que eu não gostei foi o seguinte. Você praticamente dobra todas as suas caixas. Onde era para ter uma, tem duas. Isso vale um comentário mais amplo.

caixas_diversas.jpg


igreja6.jpg
 
Eu gostaria de tecer um comentário mais específico sobre o fato de vocês terem em geral duas caixas em cada posição.

caixas_diversas.jpg


Notem: são dois subs, duas caixas top, dois retornos, todos colados um no outro.

Nestas posições, formamos um cluster. As duas caixas funcionam como se fossem só. As vantagens são:

- aumento do volume de som obtido (dB SPL). Esse aumento é de +3dB pela dobra da área dos falantes e de +3dB pela dobra de potência (considerando que você está somando potências de algum modo - 8 Ohms para 4 Ohms, e não simplesmente pegando uma determinada potência e dividindo-a por 2 caixas).

- aumento da área de dispersão sonora. Com uma caixa, você terá um determinado ângulo. Com duas caixas juntas, o ângulo resultante é maior.

Tais vantagens são bem interessantes em PA, mas completamente inúteis em caixas de retorno (monitores).

Primeiro, porque não há motivo para se ampliar a área de dispersão se o objetivo é atingir um deterimado músico. Basta apenas direcionar a caixa exatamente para o músico. Na verdade isto é ruim, pois a dispersão mais aberta traz maior chance de microfonias.

Segundo, porque por mais que se ganhe +6dB, o que é ótimo em PA, em monitor isso geralmente é desnecessário, bastando abrir mais o volume.

Esta segunda foto explica bem melhor isto:

igreja6.jpg


O que vemos no meio é um suporte para microfones. Logo, devem ser o retorno do coral. Esse monte de caixa = problemas com microfonia. Duas davam conta.

No meu entender, esse excesso de caixas é inútil, você está "poluindo o visual" do palco à toa, aumentando o número de cabos, gastando mais amplificador, etc.

Ah sim, quer dar uma melhorada nos seus graves?

igreja3.jpg


Está vendo o pano vermelho no meio? Coloque os seus subs lá, embaixo do pano. O pano não vai afetar em nada os graves, e você juntando os subs no meio da igreja irá fazê-los render mais, com menos reverberação. Os graves serão jogados menos em cima das paredes (que é o que eles fazem atualmente).

Também tenha outro cuidado:

caixas_diversas.jpg


Repare, na foto, como as caixas de retorno estão logo atrás das caixas dos subwoofers e mesmo atrás das caixas de PA. Nestas condições, os graves de umas se anulam com os graves das outras, pois estão fora de fase. Neste caso, a solução é simples: inverter a polaridade das caixas de retorno (simplesmente trocar os fios positivo / negativo, inverter um com outro). Os graves vão aparecer muito mais.

Assim, inverta a polaridade de todas as caixas de retorno no palco, tanto do pastor quanto dos cantores/músicos. Os graves no palco e no PA vão melhorar muito. Mas cuidado: talvez não seja esse o efeito desejado, pois vai complicar a reverberação.

-----------------------------------------------------

Eu gostaria de deixar uma coisa aqui para todos. Em som, o RESULTADO é muito mais importante que qualquer outra coisa. SE FUNCIONOU e FUNCIONOU BEM, não me importa que você tenha montado a maior gambiarra do mundo. Claro que funciona melhor ainda sem gambiarras.

Disto, partimos para um outro princípio. PODEMOS TESTAR sem problemas, ATÉ ECONTRAR A SOLUÇÃO QUE MAIS AGRADE.

Eu faria diversos testes nessa igreja.

- 4 Subs no meio, em baixo do pano
- 2 subs no meio, em baixo do pano
- sem sub algum
- onde tem dois retornos, 1 único retorno.

Eu só não faria teste com as caixas de PA. Realmente um cluster ajuda muito, quando for um cluster central pendurado no teto, muito melhor ainda, sem dúvida.

Um abraço,

Fernando
 
O Dener postou em outro tópico, só transferi para aqui:

Fernando,
Primeiro muito obrigado pela resposta,
agora vamos lá,
Sabendo que os recursos podem ser minimos ou poucos depende dos Presb....
bom também tinhanhamos pensado assim o mais economico possível... tipo aproveitar o maximo o que nos temos seria assim...
teriamos que suspender as caixas, essas mesmas que nos temos(ah.. os falantes são Kromus Apha1000W)
comprar um crossover, para adequar os cortes, uma mesa nova com mais aux. para poder usar monitor de retorno com fones, ampl. fone, fones e DI,


descrição R$total
mesa Yamaha MG 3214FX, R$3500,
crossover Behringer CX 3400, R$501, Aplif.fone Behringer HA 8000(ou dois HA4700 dizem que é melhor), R$727
fone de ouvido Porta PRO KOSS, 5 un. R$193 cada R$965 total,
Direct Box behringer DI 4000, R$412,
Medusa Sparflex 20 vias, R$66, Jack XLR femea para multicabo, 20un. R$12 cada R$240 total

valor total da lista R$6411

Fiz essa cotação meio por cima, pela net, Mensageiro musical, ninja somprofissional, Mega disconildo, chell som, entre outras.... valor a vista!!!
Há a medusa... queremos comprar agora porque hoje usamos uma gambiarra, plug p10 femea numa plataforma de aluminio, acontece que não tem trava para o multicabo e vive quebrando a solda, dai dos 19 vias do multicabo na maioria das vezes temos disponiveis 17 18.
 
Dener,

a MG3214 tem 4 Aux Pré (para retorno) e dois Aux Pós (para os efeitos).

4 Aux Pré.. para implementar retorno por fones... vejamos...

1 para o pastor - com caixas "normais"
2 - teclado
3 - guitarra
sobrou um.... esse um pode ser compartilhado entre contrabaixo e bateria, porque geralmente eles ouvem sons parecidos.

Faltou um para o coral... complicado... Realmente, mesa com muito auxiliar é caro. Ou a gente cai nas Ciclotron ou então nas importadas caríssimas...

Quanto ao DI 4000, procure o DI 8000. Custa 20% a mais, tem o dobro de canais (e você precisará, são 2 teclados), mas principalmente no DI 4000 os plugues são colocados no pior local, erro de projeto. O DI 8000 é bem melhor para uso.

No caso do HA 4700, acho que um só dá conta, pelo menos inicialmente.

Um abraço,

Fernando
 
Ando extremamente sem tempo, mas cabe um comentário:

Eu deixaria um sub apenas no meio da plataforma, venderia essa montoeira de caixas (as 4 de alta e dois retornos pelo menos) e compraria boas caixas de PA.
Outra coisa, pegaria a Soundcraft LX7 32 no lugar dessa Yamaha. Eu a considero bem melhor...
 
Galera, verdadeira aula os comentários dos nossos mestres.
Na minha opinião, o nosso amigo Dener cometeu um erro relacionado a segurança : postar as fotos dos equipamentos no orkut, é deixar
o passarinho na boca do gato. O orkut é frequentado por todos : gente boa, gente ruim, gente mais ou menos, lobos, cobras ... e essa turma toda com essas fotos de bandeja...
Enquanto voçê não tiver grana para agitar um cluster central, já poderia improvisar esquema para o seu PA ficar em FLY. Usava o meu PA parecido com o seu seu e quando coloquei em FLY, melhorou muito a qualidade e o equilíbrio do PA. O gasto foi com cabo de áudio e cabo de aço.
 
bersan disse:
Nestas posições, formamos um cluster. As duas caixas funcionam como se fossem só. As vantagens são:

- aumento do volume de som obtido (dB SPL). Esse aumento é de +3dB pela dobra da área dos falantes e de +3dB pela dobra de potência (considerando que você está somando potências de algum modo - 8 Ohms para 4 Ohms, e não simplesmente pegando uma determinada potência e dividindo-a por 2 caixas).
bersan disse:
Segundo, porque por mais que se ganhe +6dB, o que é ótimo em PA, em monitor isso geralmente é desnecessário, bastando abrir mais o volume.

Então quer dizer que quando se juntam duas caixa de som ganha-se +6dB ? eu pensava que se ganhava apenas +3dB.
 
bersan disse:
Ah sim, quer dar uma melhorada nos seus graves?
Está vendo o pano vermelho no meio? Coloque os seus subs lá, embaixo do pano. O pano não vai afetar em nada os graves, e você juntando os subs no meio da igreja irá fazê-los render mais, com menos reverberação. Os graves serão jogados menos em cima das paredes (que é o que eles fazem atualmente).

esse pano vermelho ta cobrindo o gazofilacio então ali eu não posso colocar os sub's. infelizmente eu até quiz coloca-los mais no centro da igreja mais não deu. iria "atrapalhar" os irmãos na hora da oração, outra o altar é feito em cortes abaloados voces peceberam dai se eu colocasse mais pro meio iriam ficar ou no meio da igreja ou virados para a parede.
Repare, na foto, como as caixas de retorno estão logo atrás das caixas dos subwoofers e mesmo atrás das caixas de PA. Nestas condições, os graves de umas se anulam com os graves das outras, pois estão fora de fase. Neste caso, a solução é simples: inverter a polaridade das caixas de retorno (simplesmente trocar os fios positivo / negativo, inverter um com outro). Os graves vão aparecer muito mais.

vou testar isso os musicos sempre reclamam que tá sem peso, principalmente o meu chefe Ezequiel, que sempre vai la dar uma mexida no eq.

Eu só não faria teste com as caixas de PA. Realmente um cluster ajuda muito, quando for um cluster central pendurado no teto, muito melhor ainda, sem dúvida.
 
bersan disse:
.
que que essa mesa de som está fazendo aí na frente? Você tem que ir para trás, bem para trás. Pelo menos no meio do templo... Na foto 9, dá para ver que você está a poucos metros das caixas de PA, então você ouve muito som direto e sente muito pouco da influência da acústica na igreja. É importante ir para trás para poder ouvir o mesmo som que a igreja ouve (ou seja, com a influência da acústica).

sim concordo com voce Fernando, eu e o Ezequiel de tanto insistir e falar falar antes de fazerem o revestimento do piso fizeram um duto para se passar os multicabos e uma instalação eletrica, no meio da igreja, na foto 8 que postei aqui, tá a saida do cano de pvc que eles colocaram para a passagem do multicado e por onde sai a instalação eletrica, na foto 9 é a visão que terei de lá.



Bersan disse:
Um mic sem fio...DVD, módulo de efeito Alesis, Compressor (provavelmente aplicado sobre os Masters), dois equalizadores (15 faixas Oneal, 31 faixas Voxman), duas réguas de tomadas, um amp Mark Audio, um DBS 2000, um PWP 12.000. Achei estranha a equalização do Voxman, por que foi feito assim? Na verdade, a do Oneal também está estranha...

Qual a função da TV aí do lado? Por acaso é para controlar o DVD?
Em outro post, você citou que há um PWP 6000 aí também. Onde está?

Bom quanto a equalização... não sou eu quem faço, não porque eu não consiga, mas porque o Ezequiel sempre desfaz... Um lado do voxman está para o grave e o outro para os agudos, domingo eu até refiz fazendo somente os cortes para graves e os medios agudos tipo os graves eu havia colocado até 250 hz e as medios agudos acima e feito as atenuações...
O Oneal está para o retorno, só um lado funciona.
A TV é isso ai mesmo, é que compraram um DVD que não mostra as faixas no proprio visor então pra Arrumar trouxeram isso ai.
A PWP 6000 está guardada.



Bersan disse:
Cara, pelo amor de Deus, me explica o que é isso!!!! Gambiarra das grossas! Além disso, pela foto dá para ver que vocês usam um monte de conectores P10 diferentes, e pelo que vi só uns 2 são bons. Do lado cinza... que conector é aquele?

kkkk, é feio não é? foi feito isso numa epoca em que não se tinha mais dinheiro, a ta eu não estava na igreja ainda hehe, os cinza? não me recordo a marca o Ezequiel deve lembrar...

Bersan disse:
Mic da Lyco. A Lyco tem alguns produtos bons, outros nem tanto. Esse aí eu não conheço. Gostam dele? Como é o som?
Bom vamos la, assim não é tão assim ruim como um Kasect que tinhamos, mais eu prefiro o som dos behringer XM 1800 que temos.. tem em som até bom comparado aos Leson SM 58 que tinhamos, ainda tem alguns de reserva....

Bersan disse:
Esses dois retornos... usando o mic correto na posição correta, dá para controlar microfonia legal. Mas se usar errado...
Eu sei bem... Mais do pessoal que prega aqui e os do louvor já foi bastante explicado quanto a isso, quase não temos esse problema, da ultima vez foi uma novata no Louvor que cantava baixo entaum tive que dar bastante ganho, dai como ela fazia back em determinado momento ela abaixou o mic que ficou apontado para a caixa, graças a Deus que foi só um principio a maioria da igreja nem percebeu...
 
Então quer dizer que quando se juntam duas caixa de som ganha-se +6dB, eu pensava que se ganhava apenas +3dB.

Eu também pensei assim por muito tempo, até que lendo o livro do Vance Dickason, Caixas Acústicas e Alto-Falantes, ele explicou muito bem isto.

Quando você dobra a quantidade de falantes (mantendo a potência igual), você tem o dobro do ar em movimento, logo +3dB. Já viu aquelas caixas de PA grandes, com dois falantes de 15? As sensibilidades dos woofers são somadas. Mesmo princípio. Detalhe: para isto, as caixas tem que estar juntas, em cluster. Separadas, você não tem o ganho de +3dB.

Quando você dobra a potência aplicada a um falante (ou caixa), você tem +3dB.

Você fazendo os dois simultaneamente, tem os dois ganhos, logo +6dB.

------------------
Na prática:

já notaram que as Selenium SPM tem indicação de 127dB SPL Máx? Se sim, então deve ser uma baita caixa, muito som, né? É verdade, mas tem um "artifício" nisso aí.

No manual, eles dizem que isto é obtido com o funcionamento em conjunto das duas caixas, mas não citam em momento algum o SPL máximo de uma única caixa. Na verdade, o SPL máximo de 1 caixa eu acredito que é de 121dB, por caixa, quando recebe 200W. Quando colocamos a outra caixa, recebendo outros 200W e em cluster, temos então 127dB SPL máx. Lembrando que o amplificador interno fornece 200W @ 1 caixa e 400W @ 2 caixas (ativa+passiva).

Com isto, a sensibilidade do woofer utilizado é de 98dB/1W/1m, o que está dentro da média para os produtos em linha deles (com sensibilidades semelhantes).

Não desmerece o equipamento, mas é só para mostrar que com jeitinho se infla as coisas. Pelo preço que custam, está bom demais.

Um abraço,

Fernando
 
Helio disse:
Dener, conte-nos sobre a reverberação na sua igreja, e os vizinhos ? :wink:


Bom Helio, a reverberação da igreja calculada através o ouvidometro, é de 2,5 segundos, acontece que isso é com as janelas abertas já com elas fechadas nós sabemos que o som fica bem pior...
o problema é que o som já não está estas coisas e o proximo passo da igreja será a aquisição de ar-condicionado. Ai é que mora o perigo...

Outra no fundo da igreja o som é de inteligibilidade bem baixa pra não dizer ruim,

O Bersan nos disse para que colocassemos essas caixas em fly, eu concordo que o som melhoraria mesmo, acontece que aqui o negocio é mais ou menos assim...
Quando estava se fazendo o Forro da igreja eu dei a ideia para o Ezequiel de se fazer aquelas aberturas no forro quadradas, como posso explicar ... com as tampas de forro mesmo no lugar onde se colocariam os fly,
Ele gostou da ideia até porque seria muito mais facil deixar pronto agora do que se fazer depois, então ele passou essa ideia a comissão de construção... alem de não deixarem as "janelas" ainda falaram um monte....
Por isso ficamos com as caixas do jeito que estava. ( aliás qndo entrei na igreja as caixas eram assim duas na frente e duas quase no meio da igreja ( medios) uma de cada lado... O pessoal reclamava muito do volume !!!
 
isinho disse:
Ando extremamente sem tempo, mas cabe um comentário:

Eu deixaria um sub apenas no meio da plataforma, venderia essa montoeira de caixas (as 4 de alta e dois retornos pelo menos) e compraria boas caixas de PA.
Outra coisa, pegaria a Soundcraft LX7 32 no lugar dessa Yamaha. Eu a considero bem melhor...

Por que será que imaginava essa resposta?kkkkk
Ilsinho, essa Soundcraft LX7 sairam de linha não é?
que loja online ainda oferece ela? preço compensa em vez da LX7ii?
 
isinho disse:
Saíram sim, e só tem na Torau

Por 3.5000,00 com certeza compensa!

Então faz tempo que eu vejo você falar na torau com os outros do SAV, mas no site http://www.torau.com.br/

não tem nenhuma mesa souncraft aliás nenhuma mesa de som....
é essa dai? se é não tem site? pq tem q ter pelo menos site...
:wink:
 
Back
Topo