Eu gostaria de tecer um comentário mais específico sobre o fato de vocês terem em geral duas caixas em cada posição.
Notem: são dois subs, duas caixas top, dois retornos, todos colados um no outro.
Nestas posições, formamos um cluster. As duas caixas funcionam como se fossem só. As vantagens são:
- aumento do volume de som obtido (dB SPL). Esse aumento é de +3dB pela dobra da área dos falantes e de +3dB pela dobra de potência (considerando que você está somando potências de algum modo - 8 Ohms para 4 Ohms, e não simplesmente pegando uma determinada potência e dividindo-a por 2 caixas).
- aumento da área de dispersão sonora. Com uma caixa, você terá um determinado ângulo. Com duas caixas juntas, o ângulo resultante é maior.
Tais vantagens são bem interessantes em PA, mas completamente inúteis em caixas de retorno (monitores).
Primeiro, porque não há motivo para se ampliar a área de dispersão se o objetivo é atingir um deterimado músico. Basta apenas direcionar a caixa exatamente para o músico. Na verdade isto é ruim, pois a dispersão mais aberta traz maior chance de microfonias.
Segundo, porque por mais que se ganhe +6dB, o que é ótimo em PA, em monitor isso geralmente é desnecessário, bastando abrir mais o volume.
Esta segunda foto explica bem melhor isto:
O que vemos no meio é um suporte para microfones. Logo, devem ser o retorno do coral. Esse monte de caixa = problemas com microfonia. Duas davam conta.
No meu entender, esse excesso de caixas é inútil, você está "poluindo o visual" do palco à toa, aumentando o número de cabos, gastando mais amplificador, etc.
Ah sim, quer dar uma melhorada nos seus graves?
Está vendo o pano vermelho no meio? Coloque os seus subs lá, embaixo do pano. O pano não vai afetar em nada os graves, e você juntando os subs no meio da igreja irá fazê-los render mais, com menos reverberação. Os graves serão jogados menos em cima das paredes (que é o que eles fazem atualmente).
Também tenha outro cuidado:
Repare, na foto, como as caixas de retorno estão logo atrás das caixas dos subwoofers e mesmo atrás das caixas de PA. Nestas condições, os graves de umas se anulam com os graves das outras, pois estão fora de fase. Neste caso, a solução é simples: inverter a polaridade das caixas de retorno (simplesmente trocar os fios positivo / negativo, inverter um com outro). Os graves vão aparecer muito mais.
Assim, inverta a polaridade de todas as caixas de retorno no palco, tanto do pastor quanto dos cantores/músicos. Os graves no palco e no PA vão melhorar muito. Mas cuidado: talvez não seja esse o efeito desejado, pois vai complicar a reverberação.
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Eu gostaria de deixar uma coisa aqui para todos. Em som, o RESULTADO é muito mais importante que qualquer outra coisa. SE FUNCIONOU e FUNCIONOU BEM, não me importa que você tenha montado a maior gambiarra do mundo. Claro que funciona melhor ainda sem gambiarras.
Disto, partimos para um outro princípio. PODEMOS TESTAR sem problemas, ATÉ ECONTRAR A SOLUÇÃO QUE MAIS AGRADE.
Eu faria diversos testes nessa igreja.
- 4 Subs no meio, em baixo do pano
- 2 subs no meio, em baixo do pano
- sem sub algum
- onde tem dois retornos, 1 único retorno.
Eu só não faria teste com as caixas de PA. Realmente um cluster ajuda muito, quando for um cluster central pendurado no teto, muito melhor ainda, sem dúvida.
Um abraço,
Fernando