Implementar fones de ouvido?

pTjz

Moderator
Moderador
Como prometido ai vai a minha matéria.
Vou começar com um breve histórico sobre nossa igreja.


Bem quando chegamos na minha igreja (meu pai é pastor então viemos para ela em um novo ministério) há 15 anos atrás +/- ela era assim.
1.png


O som era assim como a igreja pequeno, então meu irmão que já gostava de som montou umas caixas com fundos próprios e equipou a igreja com esse sistema de som.
2.png

E estas mesmas “GELADAeiras” com pequenas modificações usávamos até 3 anos atrás.

Bem, vida para frente e 5 anos depois a igreja estava assim.
3.png

Continuou assim durante mais um tempo porque a obra parou para comprarmos um terreno ao lado.


Depois de mais 4 anos ela estava (quase) assim.
4.png

Hoje ela é como está na foto.

Como falei nesse tempo usávamos aquelas GELADAeiras como PA, uns retornos da attack, e cubos no palco para os instrumentos.
5.png


A nossa mesa, não lembro o modelo mais era essa da foto. (trabalho para achar)
mesa.png


Em termos nossa igreja nunca teve um retorno só para todos instrumentistas, sempre usamos cubos individuais para os instrumentos e os retornos de chão para os vocalistas e demais personagens do culto.
Então tínhamos muitos problemas com tudo, o som nunca teve integibilidade, a bateria tampava o som do baixo, que por sua vez aumentava seu cubo, em seguida a guitarra já não se ouvia mais, então aumentava, ai o violão não se ouvia aumentava, o vocal parava de se ouvir e aumentava também os retornos, por ai vai....
No final temos um conjunto de caixas altas e todos ainda continuam não se ouvindo!

Experimentamos várias coisas, como virar as caixas para a parede e mesmo assim os problemas continuavam, quem tava na galeria quase não ouvia, quem tava nas primeiras fileiras não agüentavam a pressão sonora, algumas pessoas tinham náuseas, as velhinhas estavam parando de vir a igreja tava um CAOS.

Com isso veio a primeira necessidade, limpar o som de palco.
Tiramos os cubos e botamos tudo nos retornos de chão, mais problemas, ai mesmo que ninguém se entendia nem se ouvia, o instrumental tampava o vocal, ai começava-se a aumentar tudo, e dava no mesmo problema, então veio a minha proposta de reformar todo o som.

Tiramos a mesa stanner, tiramos nossas “geladeiras” que “falam bem” mais agridem demais... e compramos a Cíclotron 32.8 junto com 10 caixas da antera TS500 Ativas, e dividimos em pares na igreja.

igreja1.png

igreja2.png

igreja3.png

igreja4.png



Usamos um tempo o som deste jeito ainda com os cubos até que nossos técnicos se acostumassem com a idéia de usar fone, só quem usava inicialmente os fones era o baterista.

A igreja sentiu uma diferença ENORME mais ainda tínhamos dificuldades no palco, então partimos definitivamente para os fones conforme usamos até hoje, os técnicos já se acostumaram com os auxiliares e atendem as nossas solicitações de alteração de volumes, às vezes com deficiência mais atendem hahahaha.

Estes foram nossos primeiros passos, vamos partir agora para pequenos trabalhos de acústica, depois para preparação dos novos voluntários a operadores e depois para a nova troca de equipamentos, como a mesa por exemplo que tem muitos recursos, é descente sonoramente, mais sabemos que tem grandes deficiências em sonoridade.

Nossos equipamentos para retorno.

PowerClick como amplificador de fone.
powerclick.png


Fone do baterista, sennheiser HD202
fonebatera.png


Fone dos demais porta pro.
portapro.png
 
Segue então as perguntas e respostas.

Pergunta 1: O que você achava do som na igreja quando ainda usava o cubo?

Baterista:
Deficiência total, ouvia o que estava perto de mim, porem não conseguia ouvir tudo, o som de palco ficava muito alto, o pastor sempre reclamava, ai tinha que tocar sem pegada, ficava horrível, e pra tocar um pouco mais forte e a igreja toda te ouvir era complicado, porque quem estava no palco e nas primeiras fileiras da igreja sofriam demais.

Baixista:
Achava um pouco ruim, muito som atrás de mim, conseguia me ouvir, porem não ouvia a todos, até porque ficava perto da bateria.

Guitarrista:
Potente! Rsrsrsrsrs...
O som fica muito alto no palco, baixo no restante da igreja e perdia definição quanto mais longe fosse... Sem falar no pastor que ficava na nossa orelha reclamando...
O bom era que eu me ouvia muito bem, mais não a todos tão bem.

Guitarrista 2:
Gostava do cubo, porque eu tinha mias controle sobre meus timbres e volume sem depender dos sonoplastas.
Eu me ouvia bem e até que conseguia ouvir os outros também, mais nem sempre.


Pergunta 2: O que acha do sistema de fones hoje implantado?

Baterista:
Em termos gerais gosto muito, ouço todos sem problemas, e como uso um fone com isolamento exterior, consigo administrar bem o som que ouço da minha própria batera e do retorno da mesa.
O ruim é que perco o contato com os outros músicos porque fico isolado em uma sala, mais comparando o que éramos com o que somos hoje, sistema de fones 100% aprovado!

Baixista:
Acho bom, ainda prefiro ouvir meu baixo pelo cubo rsrsrsrs, mais dentro da igreja é uma realidade um pouco complicada, porem o sistema de fones me atende muito bem.
Eles me dão um bom retorno e um grave legal, mantendo o som do meu baixo bom além de poder escolher o que quero e preciso ouvir.

Guitarrista:
Acho muito bom pois regular volumes de todos os instrumentos independentes no fone, poder cortar o vocal (bom demais), a definição dos sons é muito melhor, som homogêneo para a igreja, pastor longe da sua orelha (muito bom também), o som fica profissional!
Tirando os “sonoplastas” que dão muito mole às vezes, o monitoramento por fones é muito bom!

Guitarrista 2:
Eu não gosto muito do sistema de fones, por não ter muito controle e por não ainda me acostumado com tanto fio pendurado.
E também porque os sonoplastas não atendem minhas solicitações sempre como quero, e às vezes acabo não ouvindo o que quero e o timbre da minha guitarra não fica sempre como quero também.

Pergunta 3: O que acha do powerclick e do fone porta pro?

Baterista:
Não que eu não goste do porta pro, ele é muito bom, mais por não ter muito isolamento cabo ouvindo muito o som da minha batera e tendo que aumentar demais meu fone pra ouvir bem o retorno, então optei por usar o sennheiser HD202 que tem uma tremenda qualidade também e um bom isolamento externo, então pude dar um alivio maior para meus ouvidos hahahaha! Quanto ao powerclick, muito bom, nada a reclamar, tem até uma regulagem de TONE, que da pra uma breve “mixada” tirando ou ponto um pouco mais de brilho no retorno.

Baixista:
Sem o que falar, são muito bons.

Guitarrista:
Não tenho o que reclamar, são bons... O som dos fones são muito definidos, e mantém as características do som obtido pela minha guitarra e pedaleira na moral!
O powerclick também muito bom.

Guitarrista 2:

Eles são muito bons, tanto powerclick quanto o porta pro.








Bem as perguntas não foram aos demais integrantes e nosso tecladista pois todos começaram a atuar após nosso sistema já estar implantado, então nunca tiveram queixas nem reclamações, pois tiveram pouco contato com os cubos.

Bem galera é isso, qualquer dúvida, novas perguntas, fotos de equipamentos só pedir que posto para vocês, espero realmente que isto lhes ajudem.



Mais detalhes sobre a bateria? está tudo aqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1501">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1501</a><!-- m -->




graça e paz!
 
Muito bom, bem melhor agora...

Mas tenho a mesma impressão que o Raphael; muitas caixas, podem multiplicar os problemas. Você usa algum processador para inserir algum delay entre as caixas?
Acho que um cluster central te atenderia melhor, ou mesmo colocar as caixas em fly, já que o pé direito permite... Colocar em fly é até mais fácil, porque sua igreja não é tão larga.

Abraços

Israel
 
isinho disse:
Muito bom, bem melhor agora...

Mas tenho a mesma impressão que o Raphael; muitas caixas, podem multiplicar os problemas. Você usa algum processador para inserir algum delay entre as caixas?
Acho que um cluster central te atenderia melhor, ou mesmo colocar as caixas em fly, já que o pé direito permite... Colocar em fly é até mais fácil, porque sua igreja não é tão larga.

Abraços

Israel

Com certeza Isinho, com esse pé direito dá pra fazer uma instalação bem legal e com 10 caixas dessas da pra fazer som pra MUITA GENTE!!!
 
Bem de inicio também achei muita caixa... Pra falar a verdade ainda acho, mais como algumas foram doadas, acabaram sendo colocadas!

Não usamos nenhum tipod e efeito, como são ativas regulamos os volumes individualmente, as 2 da frente, te um "poera" de som praticamente abrange as 4 primeiras fileiras, assim sucessivamente, nenhuma delas fala tão alto assim, pela pequena distancia entre elas, elas trabalham com pouco volume mesmo.

"Não temos muitos problemas de acústica", temos nas regiões mais graves, tanto que nosso SUB só ligamos quando a igreja esta bem cheia e se faz necessário para dar mais peso no baixo e no bumbo!
Acho que resolvendo este problema e um poucod e reverberação (com igreja com menos pessoas) estamos 100%!
 
Mas lá atrás, não dá pra sentir o efeito do atraso do som?

Que tal suspender essas caixas? Ficariam mais fáceis de controlar e equalizar também.
 
Eu faria mais ou menos como na igreja do 1Pedro, 4 caixas no fly, duas direcionadas pra igreja e duas pra galeria, se na parte de baixo da galeria ficasse fraco colocaria mais duas mas com ajustes de delay necessário.
 
Assim, andando na igreja durante o louvor da equipe de quarta-feira nunca percebi nenhum atraso no som não!
Nem na galeria, nem no mezanino, nem em lugar nenhum que eu andei.

Confesso que eu também preferia trabalhar com ela um pouco mais alta, e com menos caixa, só que SOU BATERISTA... Mais como atuo em várias áreas e me interesso muito pelo som, estou sempre buscando informações para tentar ajudar a minha igreja e os demais, mais só comecei a mexer mesmo no som depois que microfonamos a bateria e eu não aceitava o som terrível que nossos "operadores" tiravam dela.

Então ingressei no SomAoVivo e aprendi demais, e o mais importante pra mim cheguei no som desejado da minha batera =)

Mais sugestões e opiniões de quem entende mais do que nós é muito bem vinda, assim que possível tudo de melhor será implantado!



Já temos o projeto do novo templo, nossa igreja está crescendo bastante graças a Deus, nesses quase 20 anos que estamos lá saímos de 80 membros para 560 alguma coisa... Deus tem feito coisas maravilhosas!
Nesse novo templo já foi detectado a necessidade de se consultar antes de aprovar o projeto um engenheiro de som, para auxiliar na construção, talvez até realizar mudanças no projeto para um melhor aproveitamento acústico, uma pré preparação para caixas, cluster quem sabe, nãos sei ele que dirá.
Mais em quanto essa nova era não chega, vamos tenta melhorar o que temos!




graça e paz!
 
Eliabe,

muito obrigado. Linda a matéria, linda história, lindo resultado.

Fiquei emocionado com isto que você escreveu:

Experimentamos várias coisas, como virar as caixas para a parede e mesmo assim os problemas continuavam, quem tava na galeria quase não ouvia, quem tava nas primeiras fileiras não agüentavam a pressão sonora, algumas pessoas tinham náuseas, as velhinhas estavam parando de vir a igreja, tava um CAOS.

Esse mal não lhe aflige somente, aflige uma enormidade de igrejas!!! É mais regra que exceção, infelizmente. Por desconhecimento teórico, o pessoal faz tudo errado, e o resultado é exatamente esse aí.

Você sentiu na pele o que sentimos também. Ficamos tristes quando ouvimos que a pessoa não quer voltar para a igreja porque não entende nada do que está sendo falado, porque é "um barulhão lá dentro". Perde-se vidas para Jesus, e a tarefa básica do som é esta: auxiliar a ganhar vidas para Jesus. É para evitar tais situações que criamos o SomAoVivo.

Comentários:

A sua mesa de som é uma Staner muito antiga, da década de 1980. Já trabalhei com ela, na época era o que havia de melhor (mas era época de reserva de mercado, não havia importados). E não é a UX-16 (apesar de lembrar muito esta). A UX-16 é prata, esta aí azul é da série antiga, depois vieram as cinzas escuro, depois as pretas, até que chegamos nas pratas (cinza claro) atuais. Se não me engano, o nome era formado por letras, indicando o número de canais /subs / masters. Tipo: 16-4-3S.

Na segunda foto, a que tem as caixas de som, o retorno em cima do PA deu um "efeito" bem interessante para quem vê. Um monte de caixa para um lado e outra de costas. Outra coisa: parecem ser 3 caixas empilhadas uma em cima da outra. O detalhe é que a caixa que tem o supertweeter ST300 da Selenium está por baixo, posição ruim, pois o som dos agudos é facilmente absorvido pelas roupas e não chega mais atrás, atrapalhando a inteligibilidade. Deve-se sempre deixar a caixa com os agudos em posição mais alta.

Notaram que há uma caixa de retorno no chão, ao lado da TV? Notem o plugue utilizado: é uma tomada normal, dessas de energia, da Pial !!!! Já vi muito isto, foi muito utilizado décadas atrás. Plugues assim tem ótimo contato, eram baratos (qualquer sobra de construção resolvia) mas era extremamente comum alguém inverter a fase ao ligar do lado errado, (invertendo a polaridade), com resultados terríveis para o som.

Quando o baterista falou na entrevista que ele não tem mais contato com ninguém... ele fica naquela salinha fechada, atrás do púlpito, só vendo os outros pelo vidro???? Maldade... (hehehehe), como é que as meninas vão ver o baterista (kkkkkkkkk)?

Quando o guitarrista 2 reclamou que não consegue que o pessoal faça as coisas do jeito que ele quer, na hora que ele quer, é o problema de ter mesa de som lá atrás e músicos na frente. Fica um pouco difícil acertar detalhes na hora, então o jeito é chegar bem cedo e ensaiar/testar antes.

Fora isto, parabéns. Ah, os "pitacos" do pessoal sobre as caixas são válidos. Se está tudo funcionando e você não tem problemas de inteligibilidade, tudo certo. Mas se um dia quiser melhorar as coisas...

Um abraço,

Fernando
 
A sua mesa de som é uma Staner muito antiga, da década de 1980. Já trabalhei com ela, na época era o que havia de melhor (mas era época de reserva de mercado, não havia importados).

Então, compramos ela quando o templo era lá em baixo, acredite tinha gente que babava no nosso som kkkkkkkkk, aquele gabinete em baixo com o Supertwitter na verdade que eu me lembre sempre ficou em cima, era um gabinete fino com 2 SuperTiwitters com 1 drive de corneta da selenium tbm, com uma boca maior tipo as de trio.
Apesar da caixa ser bem rustica, meu irmão entendia de eletrônica, elas tinham e tem até hoje, divisores de frequência que ele mesmo fez, e elas trabalhavam com um EQ da alessis muito antigo, M-EQ230 segundo meu irmão, era 1 pros PA's e 1 pro retorno.

O retorno de chão também existe até hoje e ainda funciona, recentemente os reformaram, e botaram em uma de nossas congregações, junto com o EQ da alessis, e acredite elas falam decentemente kkkkkkkkkkkkkkk.
As GELADAeiras usamos no nosso estúdio de ensaio, com a mesma mesa da stanner, depois posto fotos do estudio.


Demoramos um tempo ainda pra trocar a mesa, porque a igreja investiu muito em construção, bancos, etc... então orçamento sempre trabalha apertado, depois implantamos este som e gastamos mais, mais já pagamos tudo.
A idéia agora é, passar a ciclotron para mesa de palco, e bota uma melhor como PA.
Não se é melhor compra uma mesa melhor e menor só que com qualidade tipo a MG da yamahaa para o palco e usar outra melhor ainda no PA e deixar a ciclitron para nossos cultos arlivre, retiro, sair, etc...
Vamos ver em termos de qualidade e condição $$ o que nos atende melhor!


Quando o baterista falou na entrevista que ele não tem mais contato com ninguém... ele fica naquela salinha fechada, atrás do púlpito, só vendo os outros pelo vidro???? Maldade... (hehehehe), como é que as meninas vão ver o baterista (kkkkkkkkk)?

Eu sou o batera =X
É, covardia mesmo eu lá, mais ainda é melhor que a eletrônica e não sinto calor, boto 16º e fico la só curtindo o ar, kkkkkkkkkkk!
Quanto as mulheres, que minha namorada futura esposa não leia isto, kkkkkkkkkkkkkkk!


Quando o guitarrista 2 reclamou que não consegue que o pessoal faça as coisas do jeito que ele quer, na hora que ele quer, é o problema de ter mesa de som lá atrás e músicos na frente. Fica um pouco difícil acertar detalhes na hora, então o jeito é chegar bem cedo e ensaiar/testar antes.


Ele é o reclamador do nosso grupo, niguém da muita bola não, kkkkkkkk mais isto está sendo resolvido já!!
Os operadores já aprenderam o gosto dele, e ele parou de reclamar!
 
Ola pTjz

Ficou otima sua materia gostei muito, la na igreja ja usamos o sistema de fones de ouvido +- como o seu e hoje voltamos a usar os monitores de tanto os musicos insistirem e som o baterista que usa fones, mas ja estamos cogitando a volta dos fones.

Caso se interesse mudar o posicionamento das caixas da uma olhada no post que coloque aqui com fotos la da minha igreja.

E sobre o atraso as vezes voce não ve mas depois que é acionado o atraso ai que voce consegue ver o difirença(pra isso la na igreja eu uso o ultracurve, divisor de 3 entras e 6 saidas).

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1818

Um abraço
 
pTjz disse:
Ele é o reclamador do nosso grupo, niguém da muita bola não, kkkkkkkk mais isto está sendo resolvido já!! Os operadores já aprenderam o gosto dele, e ele parou de reclamar!

Diga a ele que o som é feito para a igreja, não somente prá ele.

[]'s
 
Bem quanto ao atraso eu realmente nunca percebi, mais não sei também como resolve caso ele exista... :roll:

Posso chamar uns amigos que botam som na cidade e pedir que eles avaliem o som lá, eu sou Aluno do Dédé baterista do fernandinho, conheço todos os operadores e músicos que trabalham com ele, vou ver isso e depois dou um feedback pra vocês!
 
Gostei da materia.

Chamei minha esposa para ler o post, ela confundiu e achou que estava lendo sobre a nossa igreja, realmente a nossa historia se parece um pouco, só que gastamos um pouco mais de tempo para isso.

Vocês fizeram um trabalho muito bom, toda honra e glória seja dada a Deus !

Nessa situação de som, o baterista seria a pessoa mais complicada para adaptação, por falta da chamada "ambiência" (rs, rs). Como vc é o baterista e já se ajustou, o restante da equipe fica mais facil.

Gostei mesmo.

Aproveita e ponha ai as fotos do rack e dos demais equipamentos.
 
la na igreja estamos mudando o sistema de som, e uma das mudanças é a implantação dos fones, ja ando falando com todos os musicos e back, o unico que ficou um pouco assim... de usar foi justamento o baterista. nossa igreja é pequena e axo que ele ficou preocupado com a "ambiencia".

+ domingo restrasado tive 1 idea... ligei um fone (o meu que uso no som) e ligeui na saida sub da mesa, e falei pra ele que nao poderia mexer em cada instrumento soh no geral que xegava pra ele....

e depois do culto perguntei pra ele....

R: gostei sim, a voz da back (que tbm faz solo) ficou muito legal, soh o baixo que ficou um pouco baixo + se aumentasse iria incobrir os outros.

+ ai falei que era uma experiencia, usando um retorno soh pra ele resolveria e tbm um fone melhor (tipo port pro) os graves seria melhores...

enfiem fiquei muito feliz, pq é uma coisa que vai ajudar muitoooo no SPL, na igreja.

Vlws a todos pelas varias dicas
 
Vou comentar algo mas, não sou do tipo de pessoa que diz: ta errado e tem que tirar.

Há muito tempo todos nós vemos acompanhado a evolução do áudio dentro das igrejas, hoje o áudio gira muito e muito dinheiro dentro de nossas igrejas pelo Brasil, digo nossa pois somos em Cristo um só.

é um entra e sai de técnicos, é um monta e desmonta de cabos, é um tira e põe de caixas, é um fura e pendura de suportes, é um cola e corta de paredes e por aí vai, é um oi, som, 1,2,3, teste, estamos em fase experimental...

Realmente o áudio em nossas igrejas " ESTÁ SE CONVERTENDO" pois ele andou por muito tempo desviado e longe de Deus aki na terra.

Fico feliz por haver pessoas tipo o Fernando, o David fernandes, o Aldo Soares, o David Distler, todos do SOM AO VIVO, audiolist, a backstage, musica e tecnologia, home studio, comunhão que tem aberto um pequeno espaço para a divulgação de áudio aki no ES e por aí vai....A TODOS QUE COOPERAM DIRETA OU INDIRETAMENTE PARA A CONVERÇÃO DO ÁUDIO NAS IGREJAS.

Comentei isso pois eu fico admirado, com o que esta acontecendo no mundo todo em relação ao audio dentro das igrejas.

E gostaria neste momento de chamar a todos para continuarmos firmes nessa batalha, pois vamos sempre estar vendo os frutos, de um bom alinhamento, uma boa equalização, um bom delay, uma boa monitoração, um bom tratamento acustico, um som encorpado einteligível,...

Eu disse tudo isso pois vi as fotos da igreja do pTjz, e vi o quanto ela evoluiu, mecheram na estrutura, pediram autorização para construção, creio eu que precisou do alvará da prefeitura, crea, bombeiros e etc.

realmente a disposição do som da sua igreja poderia ser melhor, mas eu penso que vc faz o que gosta e eu respeito como a qualquer profissional.

Mas uma coisa ainda falta, e precisa entrar na mente da igreja no mundo.

se na igreja não houvesse a palavra, o louvor, o som, o audio, nem gestos para surdo ou braile para cegos, não haveria ninguem lá dentro.

o áudio é muito importante, independente se a pessoa tem um ótimo sistema de som ou se ela projetou uma acústica excelente para que se possa falar sem ajuda de sonofletores.

Para se ter um grande templo precisa-se de projetos para ter uma boa estrutura capaz de suporta as pessoas e tudo que tiver ligado na estrutura do templo.

O áudio é da mesma forma, para se colocar um sistema dentro de um ambiente, analizamos tipo de piso, tipo de banco, disposição das janelas e portas, tipo de parede, pé direito do local, tipo de música a ser execultada, dimensões do local, quantidade de pessoas e por aí vai....

lógicamente percebemos algo!!!

"ÁUDIO NÃO É COMPLEMENTO DO TEMPLO, ÁUDIO É ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO"

isso precisa entrar na cabeça da igreja!!!

se é estrutura, precisa de projeto, de acompanhamento técnico, de calculos, resumindo....não se faz de qualquer jeito.

e hoje a grande vantagem, é que grande parte das empresas de áudio no brasil, não cobram por acompanhamento técnico, dão todo suporte, simplesmente para ter sua igreja como a vitrine dela.

vamos divulgar isso, áudio é estrutura.

a todos um grande abraço.
 
Justamente Simon, nossa igreja quando foi construída não tinhamos essa mente que hoje tempos.
Foi construida pensando unica e exclusivamente em espaço e estética.
Então nosso som foi evoluindo tentando contornar os erros, temos muitooooooo ainda o que melhorar, mais estou feliz por conseguir chegar onde hoje chegamos.

Como falei antes, temos ciencia desta necessidade de acustica, e é justamente por isso que no nosso novo projeto par ao novo tempo, o engenheiro acústico estará presente 100%
Até lá espero pode operar nisso, já que faço engenharia mecânica e terei um vasto conhecimento em acustica por conta das turbomaquinas, e pretendo fazer em termos de gosto mesmo alguma especialização no ramo.

1º porque gosto.
2º quero ajudar minha igreja.
3º pretendo criar um modelo de congregação combinando espaço, economia, sonorização e acústica

Porque isto? Minha igreja trabalha com expanção, temos hoje em torno de 8 congregações ativas.
Sem citar as 2 que já se tornaram igrejas idependentes, esse mês mais uma se torna.
Em todas elas, compramos terrenos, construimos templos, mais nunca pensamos na acústica, e isso já começa a ser avaliado.
Talvez seja um início das igrejas modernas, baratas, boas, bonitas e com qualidade musical e acustica, afinal "a fé vem pelo ouvir" :)
 
Back
Topo