Jbl Eon, qualidade ou fantasia ? Ajuda para escolha de caixa acústica!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Sua decisão depende de 3 coisas:

qualidade - vc já disse que ouviu um par de SoundBox (possivelmente Oversound dentro... sei lá) e achou muito boa a qualidade. Então já temos um referencial sobre o que pensa de qualidade.

spl - ouviu ativas dbr15 e Eon615 e quer algo mais forte. então já temos um referencial sobre o que pensa sobre spl.

portabilidade - aqui suas postagens estão confusas. ao mesmo tempo que vc descartou caixas passivas por causa do transporte (carregar caixa + amplificador externo)
Agora já esta colocando caixas ativas gigantes com 2x15 + Ti (Leacs Vip 1000) na lista. Se analisar a questão de transporte ao meu ver dá no mesmo.

Eu acho que o que mais combina com o seu tipo de evento e seu gosto por som muito forte e sua grana disponivel, seria passivas + amp. Eu compraria na 4 vias uma 15+ti e um bom amp. Depois juntava mais uma grana e comprava outra passiva igual, para fechar o par no pedestal.
Ou se preferir 2cxs e depois o amp. aí vai do seu orçamento.Usaria sem sub. Carregava mais peso, mas faria a sua baladinha sossegado no quesito spl. (cxs de qualidade compativel com as soundbox que vc aprovou).
Um par dessas por exemplo:
http://4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=375
 
Última edição:
@felipe Fazan;

Fique tranquilo eu e @Sandro_Alves discordamos em algumas coisas mas o respeito e ainda vamos fazer um teste de caixas juntos, ocasião na qual faremos um churrasco com as Sky dele ;).

@Sandro_Alves não me diga que vc começa a alimentar um certo pré conceito com a galera do som das igrejas? Fica bolado não, todo mundo é gente fina só temos padrões de julgamento um pouco diferentes o que é normal. Tramitamos em ambientes diferentes.
Se vc procurar no SAV vai achar relato do Bersan contando que fez som pra 5.000 pessoas com um par de caixas do tamanho de 2 frigobares cada uma, acho que eram da StudioR ou da Yorkville, e outros relatos semelhantes ( como o em que vc cita 2 caixas para 1.000 - tb achei complicado mas não impossível ). Fora deste contexto o que tenho visto é exagero vou dar um exemplo, veja este vídeo:
Foi a festa de casamento do meu cunhado. Dá pra ter noção da quantidade de gente e do tamanho da pista. Lá tinha duas colunas com 2 subs e 4 unidades de line empilhados de cada lado. Se aquilo tudo estava sendo usado eram ops subs e lines mais fracos que eu já ouvi. Mas o que eu acho é que estavam lá mas foram subutilizados, aquele negócio, melhor ter e não usar do que precisar e não ter. Mas daí a dizer que pra um espaço daquele precisa unidade de line tb não acredito. Caixas convencionais + sub dariam conta, só não teriam o mesmo impacto visual. Quem fez a sonorização é membro do SAV e estava usando sua XR18 acho que pela primeira vez. O Som estava bom apenas acho que não precisava de tudo aquilo.
 
Rolaram muitas postagens enquanto eu escrevia.
@felipe Fazan , acho que vc está querendo conciliar o irreconciliável. Escolha entre as ativas recomendadas ou as passivas recomendadas, não há pegadinha do malandro ou qualquer mágica que equivalha. Como vc já disse que as ativas são fracas para o resultado que vc quer a única opção será então, considerando o orçamento que vc definiu, partir para passivas + amp. Mas agora complicou porque vc viu na 4Vias, está dentro do seu orçamento e vc está achando que não vale. Daqui a pouco vc vai querer montar suas próprias caixas...
 
Altair, de forma alguma levantei preconceito com o pessoal das igrejas. mas é a única justificativa que consigo enxergar para tanta diferença de opinioes sobre SPL. vc viu aqui as config das cxs que não servem para o Felipe e o Gabriel descreve uma DBR10 como pressão absurda. O que vc usa em uma quadra para ele não atende um quintal. estou tentando arrumar uma justificativa para isso...pois acho muito estranho. A diferença de opinioes era para existir mas não era para ser tão grande assim. Ate porque igrejas também tem eventos gigantescos e super PAs, então o pessoal tem contato com som de grande porte e não esta somente restrito ao som do templo.

Sobre as fotos de eventos que pedir para analisar. Concordo que tem uns muito exagerados, mas tem também os milagrosos.
Por isso disse para tentar identificar o padrão usado pela maioria.

Acredito (suposição) que o Felipe esteja analisando as caixas da 4vias pelos watts. tipo procurando uma cx que a soma dos componentes tenha 1000w e comparando com a DBR, EON e tal... na esperança de achar um produto equivalente as ativas que ouviu. Aí tá achando os valores da 4Vias caro.
 
É, tá começando a ficar meio confuso mesmo.
Já que vc não tem preconceito, vou te convidar de novo pra fazer uma visita ao Perequê pra ir na minha igreja. Vc trás as suas Sky e a gente testa tudo lá. De quebra vc conhece a dinâmica do culto, que é todo som ao vivo e talvez a gente comece a descobrir o porque das diferenças.
Acho que a questão toda está na qualidade do som das ativas , seria como carros mais luxuosos que apesar de estar a trocentos Km/h a sensação de velocidade é a mesma de estar em um carro mais básico a 80 km/h. Assim pode ser que o critério de volume alto seja quando começa a incomodar, logo uma caixa com mais qualidade vai começar a incomodar em um volume mais alto se comparada a uma caixa de qualidade inferior.
 
Gostei das respostas haha, gostei da qualidade da sound box mas não achei uma coisa muito boa em comparação com a jbl e Dbr....estava procurando algo entre as duas, vamos fazer uma opinião final até esse preço pra depois definirmos se vai ser ativo ou passivo e os benefícios de ambos... Caso fosse ativo qual seria a configuração e caso fosse passivo qual seria a configuração ? Um pa passiva de 500 w com cada caixa de 250 tocaria mais que uma jbl ou Dbr ? Em vez de esses kit lá da 4 vias não seria melhor caixas passivas da marca selenium, attack e etc ?


Aquilo Q disse sobre o preço das quatro vias e que se você observar na linha premium line eles listam os componentes da caixa( Woofer - driver - gabinete - divisor de frequência) o que eu tinha dito era que pesquise todos os preços dos componentes de um
Caixa e tinha dado uma diferença de cerca de 1000 reais, o que considero um lucro alto...

Meu quintal e maior que esse salão do vídeo e aberto

Aguardo suas opiniões
 
Sandro Alves amo qualidade e digo que a sound box não seria bem um referencial para o que eu considero "super qualidade" mas para meu tipo de aplicação terei de deixar isso um pouco de lado haha
 
Sandro Alves amo qualidade e digo que a sound box não seria bem um referencial para o que eu considero "super qualidade" mas para meu tipo de aplicação terei de deixar isso um pouco de lado haha

Sandro vamos lá a caixa que você me recomendou uma só dela tocaria mais que uma jbl ou Dbr ?

Ela está cerca de 1500 na 4 vias

Quanto ao preço eu pesquisei, o driver nela custa cerca de 200 reais, o Woofer nela custa 350 no máximo, o divisor 200 , gabinete padrão de 15 uns 200... Então deu no total 950... Se eu fosse montar esse projeto com exatamente os mesmos componentes iria pagar um pouco mais que a metade do preço, devo dizer que tive um preconceito com essas caixas "feitas" porque já ouvi falar mal delas...
 
Sandro vamos lá a caixa que você me recomendou uma só dela tocaria mais que uma jbl ou Dbr ?

Ela está cerca de 1500 na 4 vias

Quanto ao preço eu pesquisei, o driver nela custa cerca de 200 reais, o Woofer nela custa 350 no máximo, o divisor 200 , gabinete padrão de 15 uns 200... Então deu no total 950... Se eu fosse montar esse projeto com exatamente os mesmos componentes iria pagar um pouco mais que a metade do preço, devo dizer que tive um preconceito com essas caixas "feitas" porque já ouvi falar mal delas...

Fui em uma club em pinheiros que tem 6 line de cada lado e 4 caixas sub duplos... O volume no final do club que é grande e quase o mesmo que do lado das caixas... Praticamente não há quase perda
 
Sandro Alves, não viaja cara!
Uma coisa é SPL absurdo levando em conta o valor. Outra coisa é SPL ao comparar com uma TT ou um line montado, depende da ref.

Você é, ao que tudo indica, mais um que já está saturado com a distorção harmônica total. SPL não é tudo e, levando em conta que você não é um engenheiro de sistemas ( pelo que entendi), você nem ao certo sabe a diferença de ouvir a THD e ouvir SPL. Um sistema passivo mal alinhado pode "falar" mais que um sistema bem alinhado, mas se o importante é volume e pouco se importa com o THD, não tem como competir.

Quando o papo é igreja, se as dimensões são pequenas, uma RCF art3 ou uma dbr atendem bem!

O Eliabe tem 2 pares de 415 na igreja dele, que comporta mais de 300 pessoas, e uso com MUITA folga.
Já fiz eventos pra 300 pessoas em local fechado com um dxs12 com Muita folga.
Em local aberto isso muda, certamente, principalmente na questão dos subs.

Agora, se o colega quer sonorizar o quintal de cada e ter portabilidade, estude a DBR, RCF ou promaxx no talo. Garanto que vai ficar surdo antes dela clipar, pq eu mesmo quase desisti.

A, só lra constar. Fiz evento pra 500 pessoas numa quadra aberta....um par de RCF 310. Usei 70% da potência e o pessoal pediu pra baixar.

Então me perdoe, mas acho que há um equívoco muito grande de sua parte.
 
Em tempo, nosso padrão de som (igreja) é qualidade, não SPL, talvez esteja aí a grande diferença. Hoje em dia as pessoas querem sentir e não ouvir, como diria o nobre Kadu Melo.

Em áudio, mais é menos. Estar mais alto não quer dizer que está melhor.

Afinal, é melhor andar de fusca a 140 por hora ou Mercedes a 100? Se a necessidade é andar rápido apenas, a qualidade não está em questão. Mas se a qualidade importa....ai o papo muda.
 
... Agora, se o colega quer sonorizar o quintal de cada e ter portabilidade, estude a DBR, RCF ou promaxx no talo. Garanto que vai ficar surdo antes dela clipar, pq eu mesmo quase desisti.

Por favor leia o topico todo antes de comentar.
O camarada já ouviu DRB, EON e reprovou. Não ficou surdo como vc disse, pelo contrario achou fraca. Tirando a Promaxx, o que vc citou esta no mesmo patamar. Agora se ele é amante de distorção harmonica como vc disse que eu sou, aí eu não sei rsrsrss.
Otimo se vc esta satisfeito com sua dbr e subzinho de 12. Otimo se ela te atende com sobra.
Só não use o seu padrão de SPL aceitavel como verdade absoluta e achar que todos devem se enquadrar nele.
O tipo de evento dele é totalmente diferente do seu uso.

Eu não comento mas nada desse topico. eu não estou criticando igreja, não estou criticando o fato de vcs acharem qualquer cx forte.
Ora bolas o cara já ouviu e não gostou. Achou fraca. É dificil de entender isso?
A postagem mais sensata aqui foi a do Mateus. Se ouviu e achou fraca pula para o proximo degrau PRX7xx, Promaxx, RCF7xx e escuta para ver se te agrada. Agora vcs querem enfiar goela abaixo do camarada uma caixa que vcs acham que vai atender ele por que atende vcs (com folga). Respeite a opinião dele.
 
Não, só estamos dizendo pró camarada que ele pode estar com ouvido mal acostumado.
Agora se ele tem certeza de que não, pule pra PRX, RCF série 7 ou superior.

É a mesma coisa que escuto sempre: Essas caixas ativas atuais não tem o mesmo som das KFs e nem de longe aquela pressão!

THD, coloca a caixa no talo, deixa todo mundo surdo, mas atendeu! Com qualidade? ...

Se você me diz que uma RCF 310 não aguenta fazer um frontfill num evento grande, até aceitaria, pois nesses eventos grandes, tem que ter uma caixa com alto SPL pra um tiro curto de 3-5m, cobrindo a zona queno LCR não cobre. Agora, área pequena?

Se tem como investir, pega a PRX logo, pressão bem alta e bom timbre, mas análise bem pra não jogar dinheiro no lixo.
 
Felipe
Falaram que a cx ativa X, Y era forte, que atendia bem etc... Se baseando pelos relatos de terceiros vc foi ate a loja e teve opinião diferente.
Falaram que as caixas da 4Vias é quebra galho, qualidade ruim etc. Relatos de terceiros.
Porque não faz a mesma coisa e tenta ouvi-las? Agenda uma visita lá, liga, explica sua situação, fala que tem interesse no modelo X e que se é possivel ouvir antes de fechar a compra. Vai que vc tem opinião diferente do pessoal e a qualidade atende seu padrão!
Vc mora muito longe de lá? Compensa ate gastar uma grana com viajem para tirar essa dúvida.

Quanto ao preço, acho que compensa. os gabinetes deles são bem melhores que esses que vc ve no mercado livre. alças de ferro, conectores speakon de boa marca, tela bem acabada e pontos de fly (que pode ate ser negociado para retirar e ganhar um desconto, caso não pretenda suspender a cx). Vale muito mais que os 200 que vc colocou nas contas.
 
Última edição:
Não disse que a yamaha e a eon não são altas mas que uma só dela não atenderiam pois o lugar é grande e aberto.... Realmente é uma tarefa muito difícil escolher entre ativo e passivo, tenho um amigo dj que tinha um pa passivo e trocou por um de mesma potência ativo ( não tenho informações, marca nada) mas ele disse que o ativo não chega nem aos pés do passivo e quando ele tem Q fazer eventos grandes acaba carregando aqueles trambolhos.... Mas mesmo assim vou acabar comprando ativo testei na loja as caixas mas mesmo assim não tenho tanta noção... Muito barulho externo, outras caixas ligada se etc(santa Efigênia). Qual a distância que chega o som da Dbr e jbl eon? Tipo que tá alta ainda é da pra dançar com o volume em 70 por cento...

Vamos descartar os pa passivos assim diminui a nossa gama para escolher.

Obs; não gosto de usar as caixas no talo mesmo se for muito boa e estiver com o volume no 90 e não clipar tenho medo que estragar o alto falante...

As pxr são um sonho de consumo mas bem distantes shauahau, muito caras, não vale a pena para o tipo slide evento.

O que acham de em vez de uma jbl ou uma yamaha, pegar duas ativas de outra marca.
 
Queria agradecer muito mas muito mesmo por tudo em que vocês estão ajudando, realmente são excepcionais... Temos que fazer um churrasco levar e ligar todas as caixas juntas e fazer uma balada kkk
 
Pra vocês terem noção do que é volume alto pra mim é estar cerca de 10 metros da caixa e não conseguir ouvir o que o outro do seu lado está falando...
 
Felipe, considerando só ativas e esquecendo passivas.
o nivel de spl que vc deseja, vc não vai encontrar com somente 1 cx de 3000. Vc já comprovou isso. Foi dito que somente gastando nas linhas mais tops e mais caras. Mas aí sai fora do seu orçamento.
vc sugeriu trocar por 1 cx importada por 2 cxs mais baratas gastando os mesmo 3000? dá 1500 para cada caixa. Com esse valor vc não vai achar ativa boa. mesmo sendo 2cx vc vai ficar na mesma condição de baixo spl segundo seu conceito.(estar cerca de 10 metros da caixa e não conseguir ouvir o que o outro do seu lado está falando...)
Resumindo, impossivel resolver o seu problema com 3000 reais. (ainda mais descartando passivo + amp)
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo