JBL X RCF

daniel henrique

New Member
bem graças a Deus estou conseguindo dar um up em meus equipamentos
e estou comesando pelas caixas

adorei o som das jbls pra min o som delas é imcomparavel (pelo menos pro tipo de musica q irei toca e potencia ) minha igreja é um poko pequena entao nao preciso de muita potencia uns300w ta otimo(d+)

eu jah vi muitas pessoas falarem bem da RCF e o preço delas ta bem mais em conta que a JBL
mas nao achei nem uma loja aki em sao paulo q tivesse elas a amostra e manaus é um poko longe neh......


então ficaria muito grato c as pessoas que jah ouviram ou tiveram as duas marcas comentacem sobre elas
 
Minha igreja comprou há 3 semanas 2 JBL EON 515 XT, com amplificação digital Crown, 14,8 Kg, AF de 15" e driver de titânio de 1,5", ambos de titânio e 625 W RMS e SPL Máx de 132 Db. Eu achei maravilhosas...

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=7681&hilit=515XT">viewtopic.php?f=5&t=7681&hilit=515XT</a><!-- l -->
 
Olá Daniel, tudo bem?

Sou músico onde moro, toco em banda e faço meus trabalhos de voz e teclado.

Eu usava uma RCF ART 310-A junto com uma mesa Yamaha MG 82CX e gostava demais da caixa, sempre me atendeu muito bem.

Hoje graças a Deus tenho uma RCF ART 710-A com uma mesa Mackie Pro FX8 e continua me atendendo muitíssimo bem.

Gosto demais da sonoridade da RCF que pra mim é uma das melhores do mercado, sem contar com a potência que é bem superior as outras.
Ah, e levíssima pra transportar.

Comprei a minha na CBorges em Manaus e mandaram pra minha cidade (Petrópolis - RJ) na boa. Sem problema algum.
Neles você pode confiar de olhos fechados.

Espero ter ajudado.

Neto
 
Ambas são excelentes marcas. Ambas tem produtos melhores e produtos mais simples.
Sabendo escolher direito, ambas vão suprir muitíssimo bem.
 
ha pessoal eu não conhecia as RCF pessoalmente mas esta semana tive o prazer de conhecer uma art 310 amei o som e a qualidade
ate comentei com minha esposa que assim que puder vou a Manaus comprar duas para carregar quando ela for cantar em algum lugar o som é de otima qualidade
 
Pronto, não preciso dizer mais nada... Nosso amigo "guigui" disse tudo.

RCF o som é espetacular...

Digo isto por conhecimento da 310-A que eu tinha e pela 710-A que é a atual que eu tenho.

Abraços...
 
mbenedito disse:
Marcelo,

Fale mais sobre as diferenças das duas !!

Abraço !

Olá mbenedito, tudo na paz?

Bom cara... O que tenho a dizer em relação da 310-A para a 710-A é quase nenhuma.

Pra começar o som dela é excepcional (nas duas), o som tem uma presença muito boa. Bons agudos, mas os graves poderiam ser bem mais presentes, mas nada que desmereça o som da caixa, de forma alguma.
Deve ser porque a minha é com alto-falante de 10".

Creio que as de 15" o grave deve ser mais pedreira.

Mas eu te digo uma experiência que eu passei uma vez com a minha atual 710-A.
Este dia foi prova de fogo mesmo e vi que a RCF é tudo de bom.

Eu sou tecladista e canto também.
Fui fazer um trabalho uma vez em um colégio aqui na minha cidade.
Sempre quando toco neste colégio, é sempre em um auditório que tem nele.
Uso a minha RCF 710-A com uns 40% de volume dela e uns 70% na mesa.
Aí um belo dia fui surpreendido pelos professores que falaram que o lugar onde eu ia tocar seria no ginásio do colégio...
Putz, eu gelei e pensei: "Caramba, minha 710-A não vai dar conta do recado neste ginásio imenso". Sério mesmo, fiquei preocupado.
Bom, foi eu cheio de receio pro lugar, montei meu pedestal, coloquei a 710-A em cima, liguei o som e por final rezei... rsrsrsrsrsrs....

Fiquei posicionado assim bem no fundo do ginásio, onde ao lado tinha montado um palco.
Fiquei ao lado deste palco com todo ao meu aparato.
Cara, quando eu liguei o som da caixa usei uns 90% dela e uns 90% da mesa. Pois eu não quis abrir tudo até o talo não.
Quando comecei a tocar, o cara que estava sonorizando o palco ficou de boca aberta com o som que estava saindo da caixa.
Ele nem nunca tinha ouvido falar em "RCF".

No final do evento ele foi lá falar comigo e disse: "Meu amigo, que som que essa "caixinha" tem hein". Ainda usou o termo "caixinha" e eu nem aí.
Depois da sonzera que ela fez, poderia chamar ela de caixa de fósforo... rsrsrsrsrsrsrsrs....
Por ter sido em um espaço bem aberto, ela surpreendeu com o amplo som que ela tem.
Ficou tudo bem nítido. Teclado e voz...
O teclado que eu tenho é um Tyros 2 da Yamaha, o microfone é um Sennheiser EW 352 G3 e a mesa é uma Mackie Pro FX8.
Até que é um equipamentozinho legal.

Estava um amigo meu também no evento e por coincidência estava quase no final das cadeiras.
Fui lá e disse pra ele: "De um sinal de OK pra mim se o som aqui atras estiver bom."
Comecei a tocar e ele só fez aquele sinal de "tinindo" pra mim. Aí fiquei um pouco tranquilo.
Mas o que mais me tranquilizou foi quando o cara do som veio elogiar a caixa.


Então esta é só uma experiência que eu passei com ela e vi que ela fez milagre.
Agora toco em qualquer lugar bem aberto para um público de umas 400 pessoas tranquilo.

Neste mesmo dia, toquei em um jantar dançante a noite para umas 200 pessoas.
Fiz sorrindo a toa sabendo que ela ia render melhor do que para o evento que toquei anterior a este jantar.

Não fica aquele som de PA, mas o pessoal escuta tudo muito claro e com um volume legal.

Bom, é isto aí...

Ah, sem contar que a 710-A tem um botão atras dela para reforço de graves, aí ainda dá um "up" no som.
Mas sem acionar este botão, dá pra dar um bom ganho na caixa com a minha Mackie.
Esta mesa tem um equalizador de 7 bandas que dá pra dar uma abrilhantada e encorpada no som.

Espero ter te ajudado irmão e boa sorte aí na aquisição da sua RCF.
Comprei a minha na "CBorges" em Manaus. Sou de Petrópolis - RJ e chegou na minha casa tranquilo.
Demorou 3 dias...

ELA VALE CADA CENTAVO... Se não me engano, na época paguei na minha uns 2.700,00.
Só não sei como está o preço hoje.

Abraço musical e no que precisar, estou por aqui, valeu???

NETO
 
Caro colega Daniel

possuo uma empresa que realiza serviços audiovisuais e possuo as duas caixas então posso te dizer
que sua comparação não está de acordo, pois está comparando modelos de categorias diferentes.

você deve comparar as caixas de marcas diferentes mas de modelos compatíveis

JBL EON 515XT x RCF 315 ou 325

JBL EON 210P x RCF ART 310 ou ART 710

pois desta forma você está comparando caixas com o mesmo falante.

Mas mesmo assim vou te dizer as diferenças entre a 515XT e as ART 310.

515XT = Grave incorpado, típico de uma caixa com falante de 15''

ART 310 = Excelente caixa para voz, palestras ou eventos menores, não tem como você
fazer pista com DJ tocando, pois o falante de 10'' não foi feito para isso, assim como o de 15"
não é tão bom para voz.

Resumo as duas são excelentes caixas para suas devidas aplicações, você tem que ver o que precisa ok.

Um grande abraço e espero ter ajudado
 
Mas pra mim nem que a caixa teja falante de 18, pra ter um rendimento na via de graves e sub grave um sub é essencial.

Abraço !
 
Wagner

concordo com você em partes,

no caso da eon realmente é mais fraca em todos os sentidos que a ART 310

mas quem briga bem com a ART 725 é a JBL PRX 615 ai sim é uma briga fiel.

A EON 515 por mais que seja XT é uma linha mais economica da JBL, comparar com ART 725

toma cacete feio mesmo.
 
Valerius disse:
mas quem briga bem com a ART 725 é a JBL PRX 615 ai sim é uma briga fiel.

Nem PRX..
Para comparar PRX tem que pegar alguma coisa da linha "amadeirada" :) da RCF - NX por exemplo (ou 4PRO).E neste caso PRX perde feio pra todo e qualquer lado...
E ainda tem linha D :wink: .

Abrcs,
andry110
 
Andry

Mas o que acontece é que você quer comparar o modelo 515 da JBL com a ART 725 é muita diferença de watts e valor, e outra o drive da 725 é de 2''.

Mas RCF é uma boa marca, não tenho negar isso. acontece que JBL e Mackie também são. Aqui em SP o único lugar que vende RCF é uma loja chamada Torau

que jamais eu ouso colocar os pés naquele lixo, primeiro que quando você quer ir lá gastar 300.000 em um sistema eles te tratam bem, mas se quiser comprar apenas conectores XLR

um fica empurrando para o outro e nem te olham na cara. Então eu importo legalmente Mackie e JBL direto de Miami com metade do preço do Brasil e sou feliz com excelentes marcas da mesma forma.

Agora Muita gente fala muitoooo da RCF, mas isso para médio seguimento, pois evento de grande porte esquece esta marca. Pois existem marcas TOPS como Meyer Sound, D and B, Nexo e aí por diante.

Um abraçoo
 
Valerius disse:
Andry
Mas o que acontece é que você quer comparar o modelo 515 da JBL com a ART 725 é muita diferença de watts e valor, e outra o drive da 725 é de 2''.

A diferenca entre 515XT e ART725A 'e pouca tanto em Watts como em R$. Ainda lembarndo que em pressao sonora sao praticamente proximas (diferenca 1-2 dB).

Valerius disse:
Agora Muita gente fala muitoooo da RCF, mas isso para médio seguimento, pois evento de grande porte esquece esta marca. Pois existem marcas TOPS como Meyer Sound, D and B, Nexo e aí por diante.
1. Provavelmente Voce nunca ouviu sistemas da RCF TT+. D&B e Nexo sao bons ,regulares eu diria.Nao mais que isso.E perdem severamente para RCF,Turbosound, QSC,EAW , etc..Tem certa moda no Brasil em relacao da NEXO (como ja era vez da EAW na epoca das KFs). Com variedade de marcas entrando no mercado Brasileiro agora um dia essa moda vai acabar ..
2. Meyer possui sistemas inferirores para eventos de porte pequeno e medio tb.Nao somente sistemas de grande porte.E neste segmento nao tem penetracao devido baixa relacao custo/beneficio.
3. E mais um detalhe : praticamente metade dessas marcas ou usa no momento , ou usava altofalantes das italianas B&C e RCF.

Abrcs,
andry110
 
É Andry, se ficarmos aqui falando isso aqui vai longe rssss, como disse estou falando de som profissional mesmo.

Ai vai muito de gosto para gosto, mas se Meyer Sound, D B não for considerado bom, eu realmente não sei o que estas duas marcas estão fazendo

nos riders de bandas tops do mundo. mas como disse cada um tem o seu gosto, é o caso de ferrari e lamborguini, tem amantes dos dois lados. e cada um defende sua opinião.

Encerro aqui meu post, mesmo porque está fugindo do tema do tópico. Mas é legal essa troca sadia de informações a repeito de modelos e marcas, isso mostra que hoje

temos muitas e muitas opções de qualidade no mercado.

Um grande abraço!
 
Valerius disse:
Wagner

concordo com você em partes,

no caso da eon realmente é mais fraca em todos os sentidos que a ART 310

mas quem briga bem com a ART 725 é a JBL PRX 615 ai sim é uma briga fiel.

A EON 515 por mais que seja XT é uma linha mais economica da JBL, comparar com ART 725

toma cacete feio mesmo.

Opa... Agora tá ficando bom isto aqui... kkkkkkkkkkk

Estou querendo vender minha RCF ART 710-A e pegar uma JBL PRX 612.

Será que farei boa troca? Pois gosto demais da RCF.
Só quero um pouco mais de grave e pressão, sem ter que ficar carregando Sub pra lá e pra cá.

Abraços... :D
 
Valerius disse:
É Andry, se ficarmos aqui falando isso aqui vai longe rssss, como disse estou falando de som profissional mesmo.
Ai vai muito de gosto para gosto, mas se Meyer Sound, D B não for considerado bom, eu realmente não sei o que estas duas marcas estão fazendo
nos riders de bandas tops do mundo. mas como disse cada um tem o seu gosto, é o caso de ferrari e lamborguini, tem amantes dos dois lados. e cada um defende sua opinião.

Estou falando da mesma coisa e em boa parte concordo com Voce.Com uma resalva : RCF tambem é encontrada nos riders das bandas TOP.RCF tambem é coisa profissional MESMO.E possui uma vantagem em relacao das muitas marcas - desenha e fabrica TODOS os componentes dentro da propria fabrica .

Abrcs,
andry110
 
Opa... Agora tá ficando bom isto aqui... kkkkkkkkkkk

Estou querendo vender minha RCF ART 710-A e pegar uma JBL PRX 612.

Será que farei boa troca? Pois gosto demais da RCF.
Só quero um pouco mais de grave e pressão, sem ter que ficar carregando Sub pra lá e pra cá.

Abraços... :D
 
Back
Topo