Led de Sinal na Mesa SL 2442fx - pro

G

Guest

Guest
Olá, parabens pelo forum.
Bom, preciso de ajuda no sentido de uma explição sobre a luz de sinal da mesa Sl 2442fx - pro da Behringer.
Lí o teste q o som ao vivo fez, mais não entendi direito, alguem pode me ajudar e me explicar sem termos tecnicos como funciona, tipo:

Ela tem ou não a luz de sinal?
A luz do ganho é a mesma do sinal?
Outro assunto é sobre os botons Solo, alguem poderia me dizer como usa-los, para q servem, o q muda no som ?

Desde Já gradeço
 
Vamos lá...

1) algumas mesas tem luzes indicativas de presença de sinal de entrada (na verdade, vários equipamentos possuem essas luzes). Na medida em que entra sinal no canal, o led se acende mais forte. Led apagado indica nenhuma presença de sinal.

Vantagens:
é possível saber se está chegando sinal de áudio sem precisar abrir o volume. Fiz assim muito tempo, na Mackie 1604-VLZ-Pro da igreja (saudade...). Alguns minutos antes do início do culto, alguém ia lá no microfone e fala-va os clássicos "Alô, Alô, Som". Eu nem sequer usava fone para conferir o som: simplesmente acompanhava a movimentação da luz de sinal, que deveria acompanhar exatamente a entonação da frase.

Desvantagens:
quando há muitos canais abertos ao mesmo tempo (várias vozes, por exemplo), até é possível saber quem está sobressaindo (cantando mais alto) ou quem não está aparecendo (cantando baixo). Entretanto, não é uma tarefa fácil, já que é difícil mensurar a "quantidade em que está acontecendo".

2) outras mesas possuem luz indicativas de 0dB. É um tipo de luz de sinal, mas ela só acende quando o sinal entra tão forte que atinge 0dB (0,775V).

Vantagens:
- é melhor para montar uma correta estrutura de ganhos (máximo de sinal com mínimo de ruído). O ajuste correto é feito com a luz de 0dB acendendo esporadicamente, nas passagens mais altas da música.
-com ela, é possível saber, no meio de dezenas de canais, quem está microfonando (em geral, a luz acende nesse canal).
- facilita acertar os ganhos entre os vários canais. Por exemplo, se 6 pessoas usam e noto que 2 leds não acendem nunca e 1 acende muito mais que os outros, isso indica que 2 pessoas estão cantando mais baixo e que precisam ter o seu ganho aumentado, e o outro que acende muito precisa ter seu ganho abaixado (para não sobressair em relação aos outros.

Desvantagens:
quando o sinal é baixo (menos que 0 dB), você não sabe se está chegando mesmo ou não.

Note que nem a luz de sinal nem a luz de 0dB tem a ver com a luz de pico(Peak, Overload ou OL). Esta, acende quando o ganho do canal é excessivo e há clipamento (distorção). Quando estamos com o sinal em 0dB, ainda há normalmente uma boa margem de volume até acender a luz de pico. Em geral, toda mesa com luz de sinal e/ou de 0dB também tem a luz de pico.

A melhor solução que já vi foi nas mesas CSM da Ciclotron. Muitas trazem o melhor dos 2 mundos: tanto luz de sinal (verde), quanto a luz de 0dB (amarela), além da onipresente luz de pico (vermelha).

Consoles (mesas grandes, de muitos canais, costumam trazer vários níveis de luz de sinal, 0 dB e pico. Veja o teste da Ciclotron VEGA e você vai entender.

Quanto a função Solo, ela é derivada do PFL (Pre Fader Listem). No PFL, muito comum de encontrar, podemos ouvir um único canal da mesa, no fone de ouvido. Muito útil para regular o som daquela fonte.

A diferença, é que o PFL tira o som antes do fader. o Solo em geral pode ser PFL ou AFL, ou seja, é possível escutar o som antes do fader do canal ou depois do fader do canal. No segundo caso, podemos verificar como está o volume daquela fonte em relação ao conjunto todo.

Ufa. Resolvido?

Um abraço,

Fernando
 
Mesa SL 2442fx - pro

Pô Mano Muito Obrigado pelas resposta

Acho q fui enganado, pois o vendedor me garantiu q a mesa tinha luz de sinal de entrada, pois na minha igreja o som fica em uma sala ao lado da porta de entrada principal, uso um multicabo q vai até as entradas no pulpito, da onde estou não consigo identificar qual canal está sendo usado.
Porisso a necessidade.
Mais infelizmente já comprei a mesa

Valeu cara,

Fica na paz

Adriano Moura
 
infelizmente isso é muito comum. como o pessoal de igrejas normalmente está aprendendo ainda, alguns vendedores espertos empurram o que eles querem e o pessoal compra. nem sempre atende as necessidades da igreja, mas a comissão do vendedor.....ah..isso atende..
quer um conselho de amigo...sempre, mas sempre mesmo, antes de comprar algo, venha aki no forum, ou em outros que vc conheça, e questione, converse e veja como é....sempre é melhor....ok?
um abraçao!!
 
Re: Mesa SL 2442fx - pro

asm-junior disse:
Acho q fui enganado, pois o vendedor me garantiu q a mesa tinha luz de sinal de entrada...
Olá asm, eu acho que esta mesa tem led de sinal de entrada sim, o texto do manual em português que acompanha o equipamento diz isso na pág. 5, ítem 2, subitem 2.1.1, parágrafo 4.

Talvez para que esta luz(LED do level set) acenda, seja necessáro introduzir um nível maior de sinal no canal, experimente aumentar o som nos próprios instrumentos, tenho certeza que o resultado será satisfatório.

Abraços!
 
Re: Mesa SL 2442fx - pro

Valeu cara pela dica, vou verificar.

Me diga uma, vc já usou essa mesa?

Quais são os pós e os contras dela?

Obrigado


Adriano Moura
 
use o botão SOLO ajustado na função PFL servirá tambem para vc ajustar da melhor forma posivel os ganhos.
 
Re: Mesa SL 2442fx - pro

asm-junior disse:
Me diga uma, vc já usou essa mesa?

Quais são os pós e os contras dela?Adriano Moura
Olá Adriano,

Eu nunca operei esta mesa, porém já toquei 3 ou 4 vezes em cultos que ela estava sendo usada e gostei, no caso da minha denominação, onde o que predomina são as CICLOTRON, quem têm Behringer certamente não reclama.Acho que alguém, aqui do fórum, que já operou uma destas vai te falar melhor.

Abraços!
 
Como eu tinha lhe falado Adriano, a mesa é boa , tem bons recursos, o que não gostei dela é que a da igreja daqui já quebrou 2 vezes, 3 com a de agora, os efeitos funcionam quando querem e as vezes aparece um chiado mesmo com os canais "zerados", no mais a mesa é boa, principalmente por já vir efeito e um equalizador, mesmo que não sendo tops de linha mas pra quem não tem nada é de grande ajuda.
 
Paulo,

você também com problemas de efeitos nas Behringer? Parece que as mesas fabricadas por um período tiveram péssimos módulos de efeitos, e os sintomas são exatamente esses que você descreveu.

A minha SL2442FX e mais duas que conheço, todas compradas em 2005, estão todas funcionando 100% até hoje. A da minha igreja fez 3 anos de funcionamento agora, em Abril, funcionando 10h por semana.

Um abraço,

Fernando
 
A daqui da igreja também foi comprada nesse período(2005) e o efeito parece ter vida própria , quando você menos espera ele funciona, hoje mesmo(17.05.08 ) só foi funcionar ao final do culto.
 
Ola Amigos ...
Vi os assuntos sobre as mesas behringer, eu trabalho com uma SL3242FX,
a uns 2 anos, nunca tive problemas com ela, funciona muito bem, tem ajustes de tonalidades bem sensiveis, que precisa de bom ouvido do operador, os efeitos sempre funcionam e isso é uma vantagem para mim, pois me poupa de um novo equipamento rsrs.., sobre as mesas de um certo periodo, conversei, com alguns vendedor de lojas e representantes, e eles apenas me disseram que poderia haver vasamento em alguns modelas antigos, mas que os de 2007 para cá já haviam corrigido esse problema... no mais tudo é bom...
 
ha mais uma... procurem um representante da marca e converse com eles, peça solução sobre o problema, eles vão atender..
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.equipo.com.br/">http://www.equipo.com.br/</a><!-- m -->
 
Pergunta
tenho e mic Leson 201 VHS e quando ajusto o ganho do mic ele fica no minimo, o led na mesa de sinal acende conforme a pessoa vai falando, não consegui fazer o ajuste conforme o manual da behringer, isso é um problema..??
 
Olá, Leo. É o problema de ajuste de níveis de sinal entre vários equipamentos, muito comum.

Tem tempo que eu não mexo com esse LeSon (eca!). Nem lembro se ele tem saída balanceada (XLR) ou desbalanceada (P10). Como é?

De qualquer forma, atente: se sai XLR do mic, então deve entrar na mesa também no XLR. Se sai P10, deveria entrar na mesa P10 também.

No último artigo (MIC IN e LINE IN, uma tremenda confusão) eu abordo o assunto, inclusive.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan...
Esse Leson tem uma base com 2 mics individual e ambas com XLR e P10 em cada canal... o som até que não é tão ruim assim dá pro gasto, o ajuste na mesa fica sempre em flat, um ou outro que usa, que eu tenho que colocar ou tirar brilho, e fazer a frequencia do medio.. mais ai é outro assunto... a minha duvida seria mesmo sobre o sinal de nivel... já que o problema é o proprio mic.. não tenho muito o que fazer...
mas obrigado na ajuda da resposta..
 
Essses LeSon são o contrário dos Karsect.

Sonoridade do LeSon é a mesma das cápsulas SM58 dos seus microfones. É bem razoável.

Sonoridade dos Karsect ainda tem muito a melhorar.

Transmissão do LeSon é um lixo. 10 metros e começa a chiar, 30 metros (alcance máximo estimado) é só chiado, quase nada de som.

Karsect tem transmissão limpa, mesmo a grandes distâncias.

E isso não é por causa das faixas VHF e UHF. Conheço mics VHF de baixo custo e excelente qualidade de transmissão.

Sonoridade eu melhoro na equalização da mesa. E transmissão? Vou fazer o que?

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado pela ajuda..
Estou conversando com o Pr. para poder adquirir Shure para os pregadosres.. espero que ele compre..
 
A Paz a todos.

Já falei aqui a respeito de um Staner (Karset) que temos lá na igreja e está com problemas na cápsula.

Será que eu consigo adaptar uma capsula do Leson no Karset? O nível de sinal da saída das capsulas de microfones são sempre os mesmos?

Pense, vou ter uma sonoridade um pouco melhor e uma boa transmissão, se der certo eu vou chamar ele de "Karson" hehe...

Marcelo
 
Marcelão,

Não foi aquele microfone que "voou" por uns 10 metros??

Pode trocar a cápsula sim, a princípio funciona perfeitamente

O nível de sinal da saída das capsulas de microfones são sempre os mesmos?

Boa pergunta. Pode existir pequenas diferenças, mas elas podem ser tiradas no controle de ganho existente próximo do conector da bateria.

Mas ANTES de comprar a cápsula da LeSon, leve o microfone na loja e tente fazer a adaptação. Veja se o tamanho (comprimento e diâmetro) correspondem. Você também terá que pensar em como fazer uma base em borracha para a cápsula ficar presa no microfone.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo