Lendo o Manual

VictorDalmaso

Active Member
Ei gente,

Para alguns parece "bobo" o que vou falar, mas..rsrs

Estava lendo o manual da ciclotron. Manual show de bola! Feito pra qq um que nunca viu som na visa mexer rsrsrs
Ai, via seção 14 que fala sobre o FUSE : Fusível de proteção.
Como a maioria sabe, os equipamentos saem de fábrica regulados para 220 ou 230 V, certo? Então, os fuzíveis tambem são de 220 ou 230 V.

ai no manual (quem tiver o do DBK 1500, na pág 11) tem 3 quadros.
dois cinzas e 1 preto. O preto assusta. rsrsrsrs

Eis o que esta escrito la:

OBSERVAÇÃO 1: se você mantiver o fusível correspondente a 120 V e ligar o amplificador de potência na rede de 230 V, o fusível estará superdimensionado e não proporcionará nenhuma proteção ao
aparelho, o que é muito perigoso.

OBSERVAÇÃO 2: se você mantiver o fusível correspondente a 230 V e ligar o amplificador de potência
na rede de 120 V, o fusível estará subdimensionado e queimará quando o aparelho se aproximar de
sua potência total.



agora o quadrinh preto. rsrs

ATENÇÃO: o amplificador de potência sai da fábrica com a chave seletora de voltagem (13) na posição
230 V e com o fusível também para 230 V. Se o aparelho for trabalhar em 120 V, proceda da seguinte
maneira, com o amplificador de potência desligado: troque o fusível que veio de fábrica no
porta-fusível (14) do amplificador de potência para funcionar em 230 V (3A) pelo fusível próprio para
que o aparelho funcione em 120 V (6A) que é fornecido dentro de uma embalagem plástica presa na
contra-capa deste manual de instruções.
MUITA ATENÇÃO: sempre que você for ligar o amplificador de potência, antes confira se a rede local é
de 120 V ou 230 V, coloque a chave seletora de voltagem na posição equivalente e o fusível
correspondente a essa voltagem; somente após este procedimento, ligue o amplificador de potência.

Eu n sabia que teria que trocar os fusiveis. rsrsr

Aprendi mais uma e! xD
:lol:
Abraço
 
confesso que nunca vi isto nem de falar,acho super errado pois o fusivel tem q suportar e proteger as duas tensão.
 
segundo o manual da ciclotron, eu tenho q trocar de fusivel sempre que trocar de tensão?
Ex. AMP ligado em 110v tem q ser SELECIONADO para 110v e ter FUSIVEL PARA 110 V?
 
Marcos, isso é impossível de ser feito com fusíveis comuns!
Fusíveis suportam até uma determinada corrente dado em Ampere (por isso o A ao lado do 3 e 6 no texto acima...)

Você pode calcular assim:

Voltagem x Corrente = Potência

Exemplo em 110 volts:

110 x corrente = 660 watts

660/110 = corrente
Corrente = 6 amperes.

Exemplo em 220 volts:

220 x corrente = 660 watts

660/110 = corrente
Corrente = 3 amperes.

Por isso não pode ser o mesmo fusível!
 
Olá gente,

Vitor, pensando em você, escrevemos um artigo sobre isto:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=179">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=179</a><!-- m -->

Está tudo lá.

E sim, os manuais da Ciclotron são os melhores do Brasil. Muito bons mesmo. Aliás, parabéns ao fabricante por enviar os fusíveis para 110V juntos. Um pequeno detalhe, mas que você quase não vê em outros equipamentos.

Por outro lado, infelizmente, poucos são os que os lêem. Você mesmo está cuidando de som já a alguns anos, e só agora foi ler o manual...
 
bersan disse:
E sim, os manuais da Ciclotron são os melhores do Brasil. Muito bons mesmo. Aliás, parabéns ao fabricante por enviar os fusíveis para 110V juntos. Um pequeno detalhe, mas que você quase não vê em outros equipamentos.

Nos "tomadeiros" da Oneal também vem falando sobre a mudança e 4 fusiveis para 110 e 220.
 
isinho disse:
Marcos, isso é impossível de ser feito com fusíveis comuns!
Fusíveis suportam até uma determinada corrente dado em Ampere (por isso o A ao lado do 3 e 6 no texto acima...)

Você pode calcular assim:

Voltagem x Corrente = Potência

Exemplo em 110 volts:

110 x corrente = 660 watts

660/110 = corrente
Corrente = 6 amperes.

Exemplo em 220 volts:

220 x corrente = 660 watts

660/110 = corrente
Corrente = 3 amperes.

Por isso não pode ser o mesmo fusível!
legal isinho não sabia
 
Marcos, isso é eletricidade básica, nada mais que isso.

Na minha opinião todo operador deveria saber um pouco de eletricidade, ajuda e muito no dia-dia.
 
Marcos, isso é eletricidade básica, nada mais que isso.
Na minha opinião todo operador deveria saber um pouco de eletricidade, ajuda e muito no dia-dia.

Com certeza!
Sem contar um pouco de conhecimento sobre física básica (ondulatória, eletricidade, transformação de energia, etc...).
 
Back
Topo