Ligação do falante, Tweeter, Corneta

O melhor é mandar a especificação dos falantes para a Nenis (ou a EAM - <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br">www.eam.com.br</a><!-- w --> - as duas únicas que conheço que prestam, no Brasil) e esperar a resposta deles.

Isinho,

deixe eu explicar algumas coisas:

Quanto aos drivers,

- existem driver fenólicos e drivers titânio. Fenólico ou Titânio tem a ver com o material do diafragma.

Fenólicos respondem bem aos médios, logo exigem quase sempre a instalação de um tweeter. Mas são baratos.

Titânios respondem bem médios e agudos, logo desnecessário um tweeter. Mas são caros. Custam mais até que um driver fenólico+tweeter.

Existem os drivers mid-high (ou drivers tweeters), que seriam drivers fenólicos que tem um alcance maior nos agudos, respondendo bem até 14, 15KHz. O som é bem mais médio que agudo, mas é barato e alguns tem boa sonoridade. Usei e gosto de um Hinor, não era grandes coisas quando comparado com um titânio, mas bem legalzinho.

Quanto à impedância,

os drivers e tweeters são sempre ligados através de capacitores, componentes eletrônicos que mascaram a impedância deles. Então, a impedância de uma caixa é dada sempre pela impedância do woofer, que é a única que amplificador enxerga.

Quanto a escolha do divisor

Cada falante tem uma resposta de frequências, mas pouca gente sabe que existe uma faixa ideal nessa resposta, e é essa faixa que buscamos.

Por exemplo, vamos imaginar o seguinte:

woofer 12" X - resposta de 40 a 4KHz
driver fenólico Y - resposta de 400Hz a 8KHz
supertweeter Z - resposta de 3,5KHz a 20KHz

Olhando isso, podemos dizer que nem precisaríamos do driver fenólico, pois seria necessário apenas dividir a resposta de frequência em algum ponto entre 3,5KHz e 4KHz, situação em que os dois falantes respondem ao mesmo tempo.

Entretanto, um woofer de 12" raramente tem uma resposta acima de 3KHz aproveitável, assim como raramente um supertweeter fala abaixo de 4KHz de maneira aceitável. Uma caixa assim teria bons graves e bons agudos, mas poucos médios.

Assim, para melhorar os médios, colocaríamos um driver fenólico (ou um mid-range). Só que agora qual o divisor escolher:

via de graves - até 400Hz
via de médios - 400Hz até 8KHz
via de agudos - 8KHz em diante

ou então

via de graves - até 800Hz
via de médios - 800Hz até 6KHz
via de agudos - 6KHz em diante

ou então

via de graves - até 2KHz
via de médios - 2KHz até 4KHz
via de agudos - 4KHz em diante

Na verdade, as combinações são infinitas. Só quem poderá dizer realmente qual a divisão que se quer é o gráfico da curva de resposta de frequência do falante específico:

d250-x.jpg


Essa aqui é a curva de resposta de frequência de um driver fenólico bem famoso no mercado. O fabricante diz que ele tem uma resposta de 400Hz a 9KHz, mas vejam, pela curva, que abaixo de 200Hz e acima de 2KHz ele é uma ladeira só... Acaba que a faixa "ideal" dele é de 400Hz a 2KHz. Claro que podemos usar até 9KHz, mas o som que obteremos será semelhante a esta curva aí em cima, que não é nada bonita.

d200.jpg


Agora, outro driver fenólico, com uma curva muito mais suave. Resposta de 500Hz a 7KHz.

Neste aqui, a faixa "ideal" dele é bem maior, na faixa de 800Hz a até uns 6KHz. Note que, nesta faixa, a variação de som é 102dB (mínimo) a 110dB (máximo), ou seja, 8dB, um valor muito bom.

Tudo isso é levado em conta na hora de fazer o divisor de frequência para a caixa. Claro que existem modelos específicos, que aproveitam melhor as características dos falantes (por isso que caixas de "grife" são melhores, pois cada divisor é específico para cada caixa), mas também existem modelos genéricos, que aproveitam os valores mais comuns de mercado.

Por exemplo, a Nenis tem um divisor com cortes em 800Hz e 5,6KHz. A maioria dos drivers respondem bem a esta faixa, assim como a maioria dos tweeters responde bem acima de 5,6KHz.

Mas eles mexem tanto com isso que, se você puder mandar as especificações para eles ANTES, eles poderão lhe propor uma escolha um pouco diferente, mas provavelmente melhor.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Fernando, complementou o que eu já sabia e ainda tirou a dúvida anterior...

Nota 10!
 
Bom, pela lei de ohm, teriamos aí cerca de 2,6ohm, pois se vc divide a carga que 8 por 3 que são os altofalantes teremos os 2,6ohm.
 
Mas a impedância considerada é somente a do falante.
Dá uma lida na postagem do Fernando...
 
A PAZ

Irmãos realmente estaria proximo a 2,6, pois os capacitores na realidade servem para o amplificador veja(mascarar) apenas a carga do wooffer (cuidado não a frequencia) e nas caixas do irmão não tinha os capacitores, quanto ao valor da carga é bastante variável, tem uns gráficos de um certo fabricante (que o site dele não deixa mais vermos) que mostra a curva de frequencia e a curva de impedancia, inclusive estes gráficos para quem faz divisores são mais do que úteis. são primordiais, e quando se analiza veremos as impedancias dos mesmos de acordo com a frequencia.
 
Isso.

O Francis John respondeu certo: sem os capacitores, o amplificador enxerga os 3 falantes em paralelo, logo:

1/Rfinal = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/Rn

1/Rfinal = 1/8 + 1/8 + 1/8

1/Rfinal = 3/8

Rfinal = 8/3 = 2,66

Com capacitores ou mesmo um divisor de frequência, aí então só contabilizamos a impedância do woofer.

Heriberto,

as figuras que postei acima mostram a curva de resposta de frequência x a impedância, que é realmente variável com a frequência. E você falou tudo: são importantes para quem projeta caixas acústicas.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo