Ligando Igreja ao Estúdio de TV

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa tarde galera!

Vai aí uma dúvida meio... sonhadora da minha parte.
Como já comentei várias vezes aqui, estou me planejando para comprar uma Roland M400.
Já conversamos muito sobre essa mesa aqui no fórum, e cheguei a conclusão que é a opção ideal para minhas necessidades. Um custo/benefício excelente.

Agora vai a dúvida:

Se eu quiser mandar o áudio do culto para um estúdio de TV, incluindo a parte musical, como devo proceder?

Partindo do princípio que estarei usando a M400 no "ao vivo" da igreja, e o estúdio de TV possui uma O1V96 VCM, sem nenhum expansor. Pensei nas seguintes possibilidades:

1- Separar um auxiliar da minha mesa, e mixá-lo em uma salinha separada por um notebook e monitores de referência, via cabo USB . Aí mando esse auxiliar para um canal da O1V.

Vantagem: Não preciso comprar outra mesa.
Desvantagem: Não terei EQ e Dinâmica por canal. Sem contar que, além do USB, preciso levar um cabo analógico da M400 até o notebook, para ligar os monitores de referência. Se for desbalanceado, vai perder qualidade. Também não sei qual a distância máxima que o USB pode ter.



2 - Comprar outra M400, ligar em Split com a do "ao vivo", e mixar com um monitor de referência. Mando só o LR da segunda M400 para a O1V, e só gasto 2 canais do estúdio.

Vantagem: Tenho EQ, Dinâmica, efeitos, mixagem... tudo à vontade, sem interferir no "ao vivo". Tudo em sistema digital, sem precisar comprar splitter analógico e multicabos. E ainda gasto poucos canais do estúdio.
Desvantagem: Custo muito alto, e uma parafernalha de equipamentos. Sem contar que a Roland não recomenda a M400 para uso em estúdio (não sei porquê). Acho que precisarei de mais de 100 metros entre as mesas, então terei que partir para cabo ótico.



3 - Expandir a O1V do estúdio para 32 canais, e mixar tudo por lá mesmo.

Vantagem: Não preciso comprar outra mesa. Fica tudo muito mais prático de operar.
Desvantagem: A O1V vai ficar lotada. Sem contar que precisarei de splitter para compartilhar os canais da M400 do "ao vivo" com a O1V do estúdio.

Obs: Creio que não dá para usar o protocolo REAC da M400 na O1V. E mesmo que desse, acho que eu precisaria mais de 100 metros de cabo entre a M400 e a O1V. Por isso, creio que preciso partir para cabo ótico.



Alguém tem outras possibilidades?
 
... manda o audio pelo saida "REAC split" (cabo de rede normal), para placa de rede de um micro/note rodando SONAR+placa de audio de qualidade e usa a 01V como USBHOST para a mixagem ... foi o que pensei, acho que funciona.

[ ]'s
 
amarildo santana disse:
usa a 01V como USBHOST para a mixagem

A O1V seria um "controlador" do Sonar apenas, nesse caso?
Os prés da mesa ficam inúteis, correto?
E não dá para usar os efeitos e demais recursos da mesa, apenas os do Sonar, correto?
 
Creio que se o problema não é $$ então a melhor opção seja o split mesmo, ate pq o operador do "ao vivo" ja tem preocupação d ++ para gerenciar o PA e o Monitor (parece que é um so operador pelo texto) então seria + uma preocupação para o operador regular tb o sinal de mandada, já utilizando o split vc poderia realizar 2 mixagem tendo 2 operador ou vc pode simplismente fazer = fizemos, pegamos uma meduza passamos da mesa do PA para a mesa de mandada(no caso a 01V) tirando do "direct out" os canais principais como o do palestrante os de solo e dos sub-grupos por exemplo metais,cordas,base (-) teclado(pq no nosso caso ele sola o tempo todo vai via direct out), madeiras, soprano, contralto, tenos e baixo como sua mesa tem 16 aux de mandada então fica facil fazer assim, pq as voses ja vão com a equalização(pode ser bom ou não) como no nosso caso mandamos somente o L-R para os recptores( igrejas nossas em outros lugares) então atende muito bem e não presisa ser uma mesa tão "parruda"

Agora essa tecnologia do roland tb é muito boa (REAC), "trabalha em 24 bits/96kHz com transferência de 40x40 canais e envia digitalmente"

como pode ser visto no site " <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=1408">http://www.megadisconildo.com.br/Produt ... utoID=1408</a><!-- m -->"

Espero ter ajudado. 8) 8)
 
A O1V seria um "controlador" do Sonar apenas, nesse caso?
... sim.
Os prés da mesa ficam inúteis, correto?
... se nao tiver nada plugado neles, sim ... a 01V vai esta na funcao "remote", o que possibilita ela ser apenas controladora da DAW.
E não dá para usar os efeitos e demais recursos da mesa, apenas os do Sonar, correto?
... sim.

... o sinal (me corrigam os professores se estiver errado) ja vai sair da M400 com os "efeitos" e nao teria necessidade de coloca-los novamente, apenas fazer a mix para TV ... mas, caso seja preciso, os controles e perifericos do Sonar sao suficientes.

... acho que seria a melhor configuracao, vamos esperar os comentarios do pessoal.

[ ]'s
 
Leiam isso aqui:

Além dos benefícios diretos proporcionados pela transferência digital do áudio do palco para a console, um outro diferencial da M-400 é a possibilidade de fazer split digital dos sinais de entrada através de um cabo Ethernet. Com a parceria da Roland com a Cakewalk, foi desenvolvido um driver especial para Windows que permite ao SONAR reconhecer a conexão Ethernet como uma entrada multicanal de áudio, por onde são recebidos os sinais vindos pelo cabo conectado à porta REAC SPLIT da M-400. Desta forma, é possível gravar em pistas separadas no SONAR todos os canais de entrada da console, sem necessidade de qualquer interface no computador - bastando que possua uma entrada de rede adequada. É importante ressaltar que este recurso é indicado para gravação ao vivo, e não é apropriado para estúdios de gravação porque a latência ainda é significativa.

Eu entendi como "... é indicado para gravação DO ao vivo,...", ou seja se mandar pro PC provavelmente essa latência será percebida com um atraso do som em relação ao vídeo(fácil perceber nos lábios).
Portanto, meu voto ainda é pro splitter.
 
meninodosom disse:
Eu entendi como "... é indicado para gravação DO ao vivo,...", ou seja se mandar pro PC provavelmente essa latência será percebida com um atraso do som em relação ao vídeo
... faltaram informar o quanto de tempo tem essa latencia ... mesmo assim, podera ser corrigido com um delay.

[ ]'s
 
O preço deve ser bem alto, mas talvez o modo mais simples (em complicação, não em custo) seria transmitir o sinal pelo REAC e ter um S-4000H junto ocm a O1V96.
 
rafaellerm disse:
O preço deve ser bem alto, mas talvez o modo mais simples (em complicação, não em custo) seria transmitir o sinal pelo REAC e ter um S-4000H junto ocm a O1V96.

Boa idéia. Aí eu tenho que expandir a O1V, e consigo usar os 32 canais nas entradas analógicas. E uso o multicabo digital da mesa.

Até agora me parece a melhor solução.
 
amarildo santana disse:
meninodosom disse:
Eu entendi como "... é indicado para gravação DO ao vivo,...", ou seja se mandar pro PC provavelmente essa latência será percebida com um atraso do som em relação ao vídeo
... faltaram informar o quanto de tempo tem essa latencia ... mesmo assim, podera ser corrigido com um delay.

[ ]'s

Você se refere a "atrasar" o vídeo a fim de soncronizar com o audio, entendi certo?
 
meninodosom disse:
amarildo santana disse:
meninodosom disse:
Eu entendi como "... é indicado para gravação DO ao vivo,...", ou seja se mandar pro PC provavelmente essa latência será percebida com um atraso do som em relação ao vídeo
... faltaram informar o quanto de tempo tem essa latencia ... mesmo assim, podera ser corrigido com um delay.

[ ]'s

Você se refere a "atrasar" o vídeo a fim de soncronizar com o audio, entendi certo?
... nao ... colocar o audio no tempo do video.

[ ]'s
 
Mas aí só se for para gravação e edição posterior, não para transmissão ao vivo...
 
isinho disse:
não para transmissão ao vivo...
... pelo principio do delay acho que funciona sim, na saida master para transmissao ... o ingo poderia ajudar nesta duvida.

... agora, estive lendo mais um pouco a respeito do sistema ... vejam a imagem abaixo:

broadcast.jpg


... entao, seria apenas necessario investir no Splitter S-4000-SP e em mais duas snakes digitais S0816 (notem que a snake do palco eh a S1608 - 16 entradas e 8 saidas, e esta eh a S0816 - 16 saidas e 8 entradas) ... com isso, o sinal chega digital nas snakes e sai analogico para a 01V ... sera necessario, logicamente, a expansao da 01V ... eh a solucao que a propria Roland sugere.

... vejam na imagem tambem que a segunda M400 eh usada para uma opcional transmissao de radio.

... apos pesquisas achei a solucao + indicada, onde vc podera tratar totalmente o audio na 01V, com todos recursos da mesa.

[ ]'s
 
Acho que me falta algum conceito de vídeo pra entender correto. Se o audio apresenta o problema de latência ele estara (hipoteticamente) 1 segundo atrasado. A menos que o vídeo funcione com uma latência nativa acho que a única forma seria sincronizar o vídeo com base no audio, e não o oposto. Os equipamentos de vídeo já operam "atrasados"?
 
Back
Topo