Ligando Igreja ao Estúdio de TV

Olá Amarildo e Gabriel.


Será que pode ser usada a saída Split/Backup da M-400 para enviar alguns subgrupos para uma S-0816, e depois para a O1V96 ? Acredito que seria mais fácil. Quem saiba o David possa dar alguma dica.


Abraços.
 
W. Christian disse:
Olá Amarildo e Gabriel.


Será que pode ser usada a saída Split/Backup da M-400 para enviar alguns subgrupos para uma S-0816, e depois para a O1V96 ? Acredito que seria mais fácil. Quem saiba o David possa dar alguma dica.


Abraços.
... entao Christian, eh possivel tambem, mas, melhor seria ter todo o programa mixado, os 40 ch ... ai vai depender do que o Gabriel pretende ... tudo eh facil neste sistema da Roland, eh soh ter dindin para investir nos 'upgrades' ... sua opcao eh mais barata.

[ ]'s
 
W. Christian disse:
Será que pode ser usada a saída Split/Backup da M-400 para enviar alguns subgrupos para uma S-0816, e depois para a O1V96 ?

Aí que tá, não quero sub-grupos, quero canal por canal. Essa sua idéia é a mais simples e mais barata, mas não me dá os 32 canais.

Já imaginou mixar para TV sem ter uma equalizaçãozinha nas peças da bateria, sem poder colocar efeito na caixa... Deus me livre.
 
Acabei de conhecer o S-4000-0832.
Parece que faz o Split dos 32 canais de entrada, me pareceu a solução ideal!
Cadê o David para concordar comigo?

Só resta outra dúvida: preciso usar mais do que 100 metros de cabo, que é o limite daquele famoso azulzinho de rede. Tenho que passar para cabo ótico?
 
Já imaginou mixar para TV sem ter uma equalizaçãozinha nas peças da bateria, sem poder colocar efeito na caixa... Deus me livre.


Acho que há um pouco de exagero aqui. A S-0816 te dá 16 canais para você trabalhar. Dá para separar alguns canais individuais e outros em subgrupos para você utilizar na O1V. Agora, claro, use o que você quiser, lógico.


Sobre os 100m de cabo, a Roland garante essa distância sem perdas. Mas, se vc precisar de pouco mais do que 100m, vc pode fazer um teste com um cado de rede ver como chega o sinal.


Abraços.
 
gabriel_renascer disse:
Só resta outra dúvida: preciso usar mais do que 100 metros de cabo, que é o limite daquele famoso azulzinho de rede. Tenho que passar para cabo ótico?

Bom acho que nisso posso te ajudar, vc pode simplesmente colocar uma placa como repeater de sinal a cada 100 metros ou pode colocar uma placa wireless em cada ponta que ai vai ate 1Km se desejar rsss. bom acho q isso soluciona o problema da distância.

8) 8)
 
gabriel_renascer disse:
Vou precisar de uns 300 metros em média.

Esquece cabo estamos com a tecnologia em pleno vapor ( trabalhos com tecnologia) vai no comentario anterior. Usa wireless pq ai n tem q ficar passando cabo e quebrando parede.

8) 8)
 
gente....
vamos lá...
perguntaram sobre video ai....vou falar um pouco sobre o que sei...
1 s de atraso em vídeo são 24 frames....é coisa pra deddéu!!!
nem parece, mas são 24 quadros....tempo que não acaba mais em tv...
pra se ter ideia, nos cenáriso virtuais, onde o vídeo é ultra-proccessado, o delay aplicado ao áudio para sincronizar com o procesamento do vídeo é de 33 mili segundos, ou 3 frames. atrasar o vídeo para sincar com o áudio pode ser legal, mas ai eu pergunto, vc confiaria sua transmissão toda em um computador??
se der pau no sonar, no windows, como vc faz?
fora que mixagem para tv é como mix ao vivo, cheia de improvisos e dinamismo....como fazer isso no sonar?
pendurar na 01v? não sei não..mta coisa dependendo uma da outra....
um cabo de rede pra pegar os canais, um micro aberto com sonar, uma conexão usb pra 01v além de uma placa de áudio pra tirar o áudio do micro...
mto pra depender o som do ar...
eu prefiro uma solução mais simples, robusta e até certo ponto, mais cara, mas custo que se dilui....
vamos a minha sugestão..
já tem uma m-400. compra outra mesa, liga por cabo de rede, sem mais nada, e mixa independente pra tv. coloca um computador com o sonar gravando pra posterior edição e re-mixagem. simples e eficiente e como mostrou o diagrama que o amarildo colocou, se vc precisar de mais um box de entradas pro estúdio, vc já matou....afinal, pensamos em como ligar a igreja pra transmitir, mas e o estúdio?
com mais uma m-400 vc mata os dois problemas....
ingo
 
Olá pessoal.

Deixe-me ver se consigo ajudar nesta empreitada.

rafaellerm disse:
... mas talvez o modo mais simples (em complicação, não em custo) seria transmitir o sinal pelo REAC e ter um S-4000H junto ocm a O1V96.

Esta realmente é a melhor solução. No entanto, o splitter da Roland não é necessário. Ele pode ser substituído por um switch ethernet gigabit. Veja a figura abaixo:

SistemaGravaoIgreja-TV.jpg


O Digital Snake S-4000S-3208 deve ser colocado no modo SPLIT e conectado à porta LINK do switch. Depois qualquer uma das portas do switch pode ser conectado à M-400 e qualquer outra porta ao Digital Snake S-4000S-0832.

Ao S-4000S-0832 deve ser conectado o controle remoto S-4000R. Isso deve ser feito para que vc possa controlar ganho, acionamento de phantom power etc no Digital Snake.

Todas estas conexões são feitas via cabo CAT5. Não tenho certeza quanto ao remote, mas se não for CAT5, deve ser um cabo com conector RS232. As saídas de áudio do S-4000S-0832 devem ser ligadas à 01V por meio de cabos de áudio balanceados comuns.

Resumindo, vc precisaria comprar:

- 1 Digital Snake S-4000S-3208;
- 1 Digital Snake S-4000S-0832;
- 1 Remote Control S-4000R;
- 1 Switch Ethernet Gigabit;
- Cabos CAT5 (se as distâncias forem muito grandes, interligue os dispositivos com cabos óticos ou coloque outros switches a cada 100 m). Qualquer cabo CAT5 pode ser usado. O sistema vem com 200 m de cabo.

[]'s
 
... simples assim! para mim fechou.

... uma boa surpresa (acho que economia tambem) eh poder usar esses switches neste sistema da Roland.

... David, a opcao do switch serviria tambem para ligar os mixers pessoais M-48 ???

[ ]'s
 
Essa parte aqui ainda não foi solucionada...

amarildo santana disse:
meninodosom disse:
amarildo santana disse:
meninodosom disse:
Eu entendi como "... é indicado para gravação DO ao vivo,...", ou seja se mandar pro PC provavelmente essa latência será percebida com um atraso do som em relação ao vídeo
... faltaram informar o quanto de tempo tem essa latencia ... mesmo assim, podera ser corrigido com um delay.

[ ]'s

Você se refere a "atrasar" o vídeo a fim de soncronizar com o audio, entendi certo?
... nao ... colocar o audio no tempo do video.

[ ]'s

Pra colocar o audio no tempo do vídeo seria necessário "adiantar o tempo", adiantar o som "0,5s" antes da pessoa falar... :shock: obviamente impossível. Se não é isso, qual a outra forma de resolver?
 
David Fernandes disse:
Resumindo, vc precisaria comprar:

- 1 Digital Snake S-4000S-3208;
- 1 Digital Snake S-4000S-0832;
- 1 Remote Control S-4000R;
- 1 Switch Ethernet Gigabit;
- Cabos CAT5 (se as distâncias forem muito grandes, interligue os dispositivos com cabos óticos ou coloque outros switches a cada 100 m). Qualquer cabo CAT5 pode ser usado. O sistema vem com 200 m de cabo.

Não entendi para que o Digital Snake S-4000S-3208.
O 0832 é o que está no desenho, e faz todo sentido.
Mas e o 3208? 32 entradas para que?


Outra dúvida: O sinal que sai da porta Backup da M400 é automático, ou precisa configurar a mandada de cada canal? E isso em nada vai gastar os auxiliares da M400, estou certo?


Outra dúvida: Esse "Switch Ethernet Gigabit" pode ser qualquer um, né? Esses D-Link da vida, por exemplo. O da Roland é caro pra dedéu.

David Fernandes disse:
Ao S-4000S-0832 deve ser conectado o controle remoto S-4000R. Isso deve ser feito para que vc possa controlar ganho, acionamento de phantom power etc no Digital Snake.

Taí outra coisa que me confundiu. Para controle de ganho faz sentido, mas acionamento de Phantom?
Imagino que o Digital Snake do palco (2 S-1608, no caso), seja suficiente para alimentar os condensadores com o Phantom. Qual a utilidade de mandar os 48V mais uma vez pelo estúdio?

E vai também mais uma especulação: Feita essa ligação que o David recomendou, o que aconteceria se algum desavisado acionasse o Phantom na O1V? Há possibilidade de queimar um canal do S-4000S-0832? Ou será que ele também tem proteção para isso?
 
gabriel_renascer disse:
Não entendi para que o Digital Snake S-4000S-3208.
O 0832 é o que está no desenho, e faz todo sentido.
Mas e o 3208? 32 entradas para que?

Esse é o stage box, o que fica no palco e onde vc conecta os mics e instrumentos. O 0832 é o que fica na FOH e de onde vc retira o sinal do multicabo digital (já convertido para analógico) para vc conectar à outra mesa que não a M-400.

gabriel_renascer disse:
Outra dúvida: O sinal que sai da porta Backup da M400 é automático, ou precisa configurar a mandada de cada canal? E isso em nada vai gastar os auxiliares da M400, estou certo?

É automático. Vc pode usar como backup do REAC A ou fazer o split para a gravação multipista. No caso da gravação, tudo o que vc fizer no Sonar é independente do que estiver sendo feito na mesa.

gabriel_renascer disse:
Outra dúvida: Esse "Switch Ethernet Gigabit" pode ser qualquer um, né? Esses D-Link da vida, por exemplo. O da Roland é caro pra dedéu.

Pode.

gabriel_renascer disse:
David Fernandes disse:
Ao S-4000S-0832 deve ser conectado o controle remoto S-4000R. Isso deve ser feito para que vc possa controlar ganho, acionamento de phantom power etc no Digital Snake.

Taí outra coisa que me confundiu. Para controle de ganho faz sentido, mas acionamento de Phantom?
Imagino que o Digital Snake do palco (2 S-1608, no caso), seja suficiente para alimentar os condensadores com o Phantom. Qual a utilidade de mandar os 48V mais uma vez pelo estúdio?

Eu estive pensando sobre isso e acho que o controle não será necessário pq o ganho será controlado pela mesa. Como o ganho é analógico, o que fizer na mesa, servirá para o split tb. Se chegar muito alto na 01V, é só diminuir o ganho de entrada dela.

gabriel_renascer disse:
E vai também mais uma especulação: Feita essa ligação que o David recomendou, o que aconteceria se algum desavisado acionasse o Phantom na O1V? Há possibilidade de queimar um canal do S-4000S-0832? Ou será que ele também tem proteção para isso?

Esta é uma boa pergunta. Não sei.

Lucas Ferreira disse:
... quais as funções do Remote Control S-4000R.

O S-4000R é feito para quando estivermos usando apenas o multicabo digital, sem a M-400. E prá isso ele controla o ganho do canal, aciona phantom power etc.

[]'s
 
gabriel_renascer disse:
Não entendi para que o Digital Snake S-4000S-3208.
O 0832 é o que está no desenho, e faz todo sentido.
Mas e o 3208? 32 entradas para que?

David Fernandes disse:
Esse é o stage box, o que fica no palco e onde vc conecta os mics e instrumentos. O 0832 é o que fica na FOH e de onde vc retira o sinal do multicabo digital (já convertido para analógico) para vc conectar à outra mesa que não a M-400.

Entendi, mas eu preferiria usar 2 S-1608, pois aí posso usar 16 saídas (vias independentes para fone de ouvido).

gabriel_renascer disse:
Outra dúvida: O sinal que sai da porta Backup da M400 é automático, ou precisa configurar a mandada de cada canal?

David Fernandes disse:
É automático. Vc pode usar como backup do REAC A ou fazer o split para a gravação multipista. No caso da gravação, tudo o que vc fizer no Sonar é independente do que estiver sendo feito na mesa.

Opa, vamos com calma. To entrando 2 S-1608 na M400. Preciso mandar os 32 canais para o S-4000S-0832, SEM LATÊNCIA. Só conectando o S-4000S-0832 no Backup, devo ter esse resultado, correto?

Mas aí fico impedido de usar o Sonar para gravações multipista (independente da TV, para gravar ensaios da banda, por exemplo)?
Ou posso ligar um PC com o Sonar a partir da S-4000S-0832?

David Fernandes disse:
Eu estive pensando sobre isso e acho que o controle não será necessário pq o ganho será controlado pela mesa. Como o ganho é analógico, o que fizer na mesa, servirá para o split tb. Se chegar muito alto na 01V, é só diminuir o ganho de entrada dela.

O ganho é analógico? Você diz isso porque a pré-amplificação é feita lá no Digital Snake do palco, né... A partir daí, todos os sinais já saem com ganho regulado... Taí uma boa pergunta para fazer ao Aldo.

gabriel_renascer disse:
E vai também mais uma especulação: Feita essa ligação que o David recomendou, o que aconteceria se algum desavisado acionasse o Phantom na O1V? Há possibilidade de queimar um canal do S-4000S-0832? Ou será que ele também tem proteção para isso?

David Fernandes disse:
Esta é uma boa pergunta. Não sei.

Outra boa pergunta para fazer ao Aldo.
 
E se partíssimos para o S-4000H?
Me parece ser muito mais prático (e mais organizado).

Levo os 2 S-1608 para a M400.
Da M400 eu levo o Backup para o S-4000H.

4kh1.jpg


Do S-4000H sai quatro chicotes SC-A41, da própria Roland, ligando analogicamente a O1V.

op2.jpg


Do S-4000H, sai outro Cat5 para um computador, que vai gravar multipista com o Sonar. Essa é uma gravação independente, que não tem nada a ver com a TV.
 
Back
Topo