Ligando mesas de monitor e PA

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Para fazer ligação de 2 mesas de som num sistema (monitor e pa), ou até 3 mesas (monitor, pa e gravação), ouvi dizer que é usado um multicabo com "split".

alguém sabe explicar o que seria split?

obs: os direct outs da mesas já estão sendo usados
obs: a mesa de monitor é analógica, e a dos PAs é digital.
 
Gabriel, multicabo split nada mais é que uma medusa em que saem 2 ou mais cabos (multicabo), sendo que estes são ligados paralelamente nos conectores da mesma,onde uma ponta é destinada a mesa de P.A e a outra ponta a mesa de monitor (se for 3 vias, PA, monitor e gravação por exemplo).Algumas medusas possuem 2 orifícios que servem justamente para isso.Espero ter ajudado :D

Rodrigo
 
Olá Gabriel.

Como o Guiga já colocou, o multicabo splitado recebe o sinal do microfone/instrumento e divide entre a mesa de PA e palco. Veja a imagem abaixo:

multicabo_splitado.gif


Normalmente, este tipo de multicabo, splitado em 2 vias, pode ser feito sem a utilização de transformadores. No caso da divisião em 3 vias, o transformador já passa a ser um acessório importante pq evita a degradação do sinal.

Outro cuidado que se deve tomar é deixar aberto o pino 1 de todas as vias de um dos multicabos (de preferência o do palco) para evitar os loops de terra e que as duas mesas enviem phantom power para o mesmo instrumento.

[]'s
 
alguém aí tem uma foto de como esse multicabo splitado é internamente?

como é feita a solda dos fios nos conectores...

não intendi como o fio 1 deve estar desconectado... vai perder o balanceamento...
 
Gabriel disse:
... não intendi como o fio 1 deve estar desconectado... vai perder o balanceamento...

Na verdade não... o balanceamento é feito nos pinos 2 e 3. A malha é para proteção contra espúrios eletromagnéticos. Por isso se dá preferência a desacoplar o pino 1 do multicabo que vai para a mesa de monitor... a distância é menor, diminuindo estes efeitos.

[]'s
 
Gabriel,

internamente não tem nada de mais. Solda-se duas vias (uma de cada multicabo) em cada conector, só isso.

A questão de uma das malhas não ser soldada é para evitar problemas com Direct Box.

Se você acionar o Phantom Power nas duas mesas, o Direct Box vai receber 2 x 48V. E vai estourar (pelo menos os D.I´s Zerotron do Anfiteatro estouraram).

Como o Phantom vai pela Malha de terra, seria só desconectar uma das malhas para evitar o problema.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
A questão de uma das malhas não ser soldada é para evitar problemas com Direct Box.

E não só com os DI's, mas também com os mics que precisem de phantom. E ainda com os problemas de laços de terra, uma vez que, se usarmos os dois multicabos com os pinos 1 soldados, haverá dois pontos de terra para o mesmo potencial... isso é ruído na certa.

[]'s
 
Back
Topo