Line Array da STANER modelo Alive208

É necessário que se teste com várias angulações, já está informado que não tem como inclinar mais no bump, então com o andaime coloquem as duas células e façam testes inclinando até sentir que melhorou ou não.
Nos testes terá que improvisar apenas isso..rs.rs.rs.rs.
 
Heriberto, não se pode inclinar um bumper mais do que foi projetado, mesmo inclinando o conjunto todo.
É arriscado e pode ser bem perigoso.
Melhor seria então testar com o line mais baixo mas com a mesma inclinação.
 
Para quem fez a postagens do segundo item, o das duas celulas.

A pessoa que fez a instalação mostra uma total despreparo para fazer esse tipo de instalação.
O problema que esta mais que obvio é que ou faltaram alguns elementos ou a angulação sugerida esta completamente errada ou ambos !
E aparentemente a primeira caixa, abaixo do punch box, esta atirando direto nas paredes !

Desconfio que independentemente de ser line arrays ou caixas comuns, quem instalou deveria estudar mais ou pouquinho e ler o forum aqui mais vezes !
 
Quem fez a instalação foi essa empresa: https://www.facebook.com/fama.som.5?fref=ts, a primeira célula está mais atenuada, mas não sei como está porque quando cheguei ja tinham tirado os andaimes, no pacote veio o PA, 2 retornos, uma Ciclotrom CSM-16 A6, uma medusa de 20 entradas e 2 microfones sem fio da Staner.
Na instalação do som a preocupação do pastor era o arranjo não entrar na frente do nome Jesus no gesso.
 
Pela foto eu vi que estava reta,mais como quem está no lugar é o Lucas, fui pela informação dele.
Desde do inicio venho falando que está jogando nas paredes que na verdade é uma grande área envidraçada, servindo de espelho do áudio..rs.rs.rs.rs. inclusive em uma gravação que ele faz deixa bem nítido a reflexão nelas.
Isinho, os bumper's não são presos a correntes? caso seja, qual diferença se tiver elos a mais? pois com elos a frente ou atrás se terá inclinações desejadas, certo? não sei, na verdade as poucas vezes que fui apresentado não tive a curiosidade de pesquisar mais detalhadamente.
 
Ao trabalhar com ângulo maior que o recomendado você distribui a carga de forma diferente do previsto e homologado pelo fabricante, podendo sobrecarregar o bumper.
Aliás, já viu que bumper's tem quantidade máxima de elementos?
É o mesmo esquema, não se pode sair do especificado.

Sob risco de causar um desastre (guardando as devidas proporções)
 
Desculpe-me mas não creio que aumentar a angulação usando os pontos certos e com apenas 2+1 caixas no bumper vá causar problemas de sobrecarga mecanica no mesmo.
Iria tentar simular isso, mas onão há dados para essas caixas para uso no EASE, e as informações dadas pelo fabricante são muito poucas.
De qualquer foprma, nessa configuração, não acredito em sobrecargas e sim em muito desconhecimento de quem instalou.

Enfim ...
 
Bom Lucas ai está as orientações, já foram compradas, mas que provado que voce estava certo. Agora? comprar mais uma célula pode ser um erro ou não, então o melhor será testar.
De todas os testes o mais barato será alugar os andaimes e fazer as angulações só com as duas....no meu tempo tinha um personagem que fazia coisas para lá de mágicas, então vou falar a mesma coisa, faz uma de MacGyver, e testa, creio que irá economizar e quem sabe o teu pastor começa a te respeitar mais um pouco, quem sabe?
 
Lucas:

Caixas Line utilizam guias de onda que projetam o som. Falando a grosso modo, enquanto uma caixa "normal" direciona o som para todo lado, uma line foca o som, conseguindo um alcance maior. Para você ter uma idéia, uma caixa normal começa a perder a eficiência proximo de uns 25 metros, enquanto um Line tem eficiência até uns 60 metros.

Mas para se ter a característica de um Line é necessário o acoplamento de pelo menos 3 ou 4 caixas (isso depende do projeto).
Caso contrário as caixas (mesmo sendo line) funcionam como caixas "normais".

Tentei dar uma breve explanação sobre os lines para você se atentar a um pequeno detalhe.
Você tem duas caixas e desta forma o conjunto não está se comportando como um line array de verdade, não havendo uma cobertura de som extensa (profundidade), o que é bom pois sua igreja é pequena (18 metros). Se você acoplar mais um cluster para cobrir as primeiras filheiras, seu line passa a trabalhar como um line verdadeiro e você vai ter uma extensão (profundidade) mais ampla, vindo a caixa de cima a criar muito mais reflexão no fundo da igreja que é todo de vidro.
Devido a isto, te aconselho a reposicionar as caixas, mexendo na inclinação para que, somente com as duas atuais, você cubra da primeira fileira ate a ultima, tirando o foco da caixa de cima da parede do fundo. Se necessário reveja o projeto do Bumper para que ele possa ser inclinado.
 
Obrigado Fabio, é isso que venho falando desde o inicio, mas como não tenho a sua versação, falei, aliás escrevi, escrevi e não consegui expor tão bem quanto postasse, parabéns.
Inclusive se fosse feito com caixas convencionais teria que também procurar bem detalhado, pois embora possa parecer que joga para todo lado não é bem assim, as caixas que ficariam na superior teria uma abertura mais aberta, tipo vertical 40/45º e na horizontal 60º e nas inferiores 60º na vertical e 90º ha horizontal.....
E insisto, não compre agora a 3ª célula sem antes fazer o que Fábio tão bem explicou, pois eu afirmo com a nova aquisição só irá piorar o que já está ruim....mas vocês é que estão no local e pode ver se dá certo ou não.
 
Complementando:

Lines são feitos de maneira a simular uma fonte sonora linear (e não pontual como uma caixa comum). O som gerado por uma fonte linear perfeita sofre menor atenuação. Por isso, os lines foram primeiramente criados para sonorizar grandes distâncias: pense em estádios de futebol e etc. Em um local menor como a igreja deste tópico, não exsite sequer essa necessidade.

Mas claro que na vida real as coisas são diferentes e nada perfeitas. Fontes lineares perfeitas não existem (e teriam que ter comprimento infinito). Portanto, os lines só se comportam como fontes lineares até uma certa distância - que é diretamente determinada pelo comprimento da "tripa". Por isso, é impossível ter um line com dois elementos. Talvez a 1m ele se comporte como line, mas aí não interessa.

Ao usar lines como caixas convencionais, a situação fica pior. Os elementos de um line são projetados para trabalhar com várias caixas em conjunto. Especialmente, o guia de onda é feito para ter uma abertura vertical pequena e uma abertura horizontal grande, afinal devem ser várias caixas.

No caso deste tópico, provavelmente a maior parte da igreja não está recebendo som de nenhum driver, nem mesmo do de baixo. Logo, ao invés de ajudar na dispersão, o line está atrapalhando.
 
Algumas correçõezinhas ...

Tanto caixas para Line Arrays (celulas ou elementos), qto caixas convencionais podem ter um controle rigoroso de seus angulos de cobertura. A unica diferença entre ambos é que por questões de projeto, o angulo de coberetura vertical de um elemento costuma ser bem mais estreito que o de uma caixa "_normal_" digamos.

Tais elementos, em geral tem cobertura VERTICAL entre 5º e 15º conforme a corneta / guia usada. Para frequencias de baixas para médias vai depender do projeto da caixas e da frequencia obviamente.

A titulo de curiosidade existem cornetas LONG THROW com dispersão de 40º x 20º (HxV) ....

Um empilhamento de caixas para funcionar como um LINE ARRAY não depende da quantidade de caixas diretamente, mas sim da altura total do empilhamento e da frequencia de trabalho. Se as caixas tem 40 cm de altura e estão em 4, quem vai determinar o funcionamento sera o parametro H = 0.4 x 4 = 1.6 metros, e a seguir a faixa de frequencia de trabalho. Então digamos que nesstas condiçõe (não vou fazer as contas) tenhamos a região de campo proximo de cerca de uns 4 metros à frente da caixa para 1 kHz ...
Nesta condições , esse campo proximo é que faz o lance do decaimento de 3 dB a cada dobro de distancia ..

Resumindo, o funcionamento de um empilhamento de caixas como um Line Array SEMPRE VAI DEPENDER DA ALTURA DO EMPILHAMENTO E DA FREQUENCIA DE TRABALHO ...

Então caso queiram um sistema de caixas funcionando como um lLine e cobrindo uma distancia qualquer, o empilhamento e a faixa de frequencias deve ser calculados em função disso, e não achando que usando 2, 3 ou 3 caixas tudo vai estar resolvido ! Isso é FISICA, não é achismo e não é chutometria e ao que me consta ninguem ainda conseguiu revogar as Leis da Fisica, nem mesmo nossos honrados politicos !

Em caso de mais duvidas, sugiro uma lida basica em : http://www.backstage.com.br/walterullmann/?p=34#comment-253


]
 
Ulmann

Gostei da informação. Excelente.
O que estou tentando agora é como já foi comprado é pelo menos reduzir os efeitos nocivos que está acontecendo.
Portanto, como são apenas duas células não estou considerando mais como line e sim como caixas normais, e como uma célula é com guia de onda e estou deduzindo que seja 15º, então pensei que eles chegariam a 15º de inclinação no bumper e juntando o máximo que cada célula poderá inclinar, então ela ficaria mais ou menos com 30º de abertura, sei que é muito achismo, por isso que falei de ir testando.
E outro fator que também está prejudicando, aqui mais uma vez pressupondo, são as janelas envidraçadas a frente do "line", causando o efeito espelho..rs.rs.r.rs.
Como o estrago já foi feito, será que dá para resolver assim?
 
Heriberto,

Se cada celula prove 15º de cobertura individualmente, existem formas de se conseguir 30º de abertura no conjunto sim.
Considera cada celula com uma caixa co dispersão vertical de 15º e horizontal de uns 100º que vc não vai estar errando por muito.
Existe aquele papaer do Homero e meu em algum lugar por aqui para baixar. Com os dois vc tera condições de avaliar a cobertura no local.
Na pior das hipoteses, vc tera que inventar uns engates novos para o line, mas imaginando que não vai haver um aumento substancial de carga na estrutura pode ser feito.

Abs
 
Havia pensado nisso, uma peça dessa que prende a caixa pela frente, mais longa, que prende a primeira célula no sub pra se ter um ângulo maior, mas no site da Staner não achei nenhum dado sobre o bumper ou qualquer outro acessório, pra saber dse ele pode ser inclinado. Mal falam sobre as caixas em si. Mas no mesmo site, tem uma imagem de um arranjo com um bumper so, segurando 2 ALIVE 915-A e 4 ALIVE 306-A ( 45kg x2 + 25kg x4 = 140kg), ou a metade do peso que esta sendo usado na minha igreja.

alive306a_3.jpg


No projeto da nossa igreja sede feito pela FZ o bumper é preso por dois cabos, e tem uma inclinação pra atras, pra chegar na galeria eu acho. Só um exemplo.

igreja_ministerio_da_fama16-1.jpg
 
Back
Topo