Line array FZ

R. Leal

New Member
Vejam a excelente materia que saiu na M&T sobre o line array da FZ Audio instalado no teatro Mackenzie em SP.
Fiquei impressionado com a beleza da instalacao. Pagaria caro pra ouvir um sistema desses...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fzaudio.com.br/materia_mackenzie.pdf">http://www.fzaudio.com.br/materia_mackenzie.pdf</a><!-- m -->
 
Realmente, impressiona muito...

Mas pelas fotos, não me parece que esse teatro tem mais de uns 30 metros de profundidade...

O fato de terem colocado TANTA caixa no Line é um indicativo que as caixas não falam legal... Não devem ter uma boa sensibilidade.

Se fosse EV, com certeza 4 ou 5 caixinhas de cada lado seria mais que o suficiente.
 
Que eu saiba, lines FZ falam muito sim; lembrando que são caixas bem compactas.

Acredito que o número de caixas seja por causa da dispersão, não algum porém sobre as mesmas...
 
Normalmente, essas caixas compactas de Line tem uma abertura de +-10º verticalmente... Usando 5 caixas, já se obtem 50º, mais que suficiente para um ambiente desses.

Honestamente eu nunca trabalhei com a FZ... Apenas estou emitindo minha primeira impressão. Espero mesmo estar errado =)
 
As caixas do Fábio Zacarias (daí o nome, FZ) são o que temos de melhor no Brasil.

Ele tem inúmeros "cases" de sucesso, sendo o teatro Mackenzie mais um. Tem o Hard-Rock Café de BH, o sistema de som do Engenhão, etc. Mas voltando ao assunto...

Line-Array não é apenas um monte de caixas empilhadas, há todo um projeto por trás.

A grande vantagem do line-array é a dispersão sonora apenas em um sentido, na horizontal, não na vertical. Mas para conseguirmos essa dispersão, isso é em função da altura da torre de caixas.

Por exemplo, uma torre com 1 metro tem alcance de 10 metros (tô chutando, não estou com a fórmula na mão). Ou seja, até 10 metros a dispersão é somente na horizontal, não vertical. A partir disso (chamada de distância de Fresnel, se não me falha a memória), o som se dispersa tanto horizontal quanto verticalmente.

Assim, a altura tem a ver com a quantidade de caixas empilhadas, que tem a ver com o alcance. E isso tudo tem a ver com o preço.

Mas existem caixas e caixas para line-array. Já vi caixas de line da FZ com 25cm de altura, e caixas de line da ElectroVoice com quase 1 metro de altura. Evidente que os preços e potências serão bem diferentes, e que cada uma tem sua aplicação.

Não deixem de ler este artigo: explica tudo sobre lines.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=114&navID=1218">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... navID=1218</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando.
 
Back
Topo