line array na igreja

Oi Giorgio,

por favor, mande mais informações. Pé direito da igreja, tamanho do templo, capacidade de pessoas, etc. Se tiver também algumas fotos, ajuda bastante (tem um tutorial de como postar fotos lá na parte de Sugestões e Críticas do fórum).

Uma dúvida. Quando você diz 2x8 mais 1 ti quer dizer duas colunas com 4 caixas cada. Mas não entendi o "mais 1 ti". Um driver titânio?

Fernando
 
Giorgio, algumas fotos para você ver:

cluster_homerosette.jpg

Projeto de cluster (um tipo de Line Array) do prof. Homero Sette. De um lado o falante de grave, do outro os de médio-grave e no meio (e em grande quantidade, para atingir a toda a área) os drivers de médio-agudo.

funcionamento_cluster.jpg

A teoria em cima do uso de Line Arrays.

Observe: na posição ST1, a diferença entre X1 e X2 é muito grande. Para o som no Ouvinte 2 estar bom, o Ouvinte 1 vai reclamar que está muito alto. Ou quando o som para o Ouvinte 01 estiver bom, o som lá atrás estará muito baixo. Já com o uso de caixas em sistema fly (pode ser cluster, line array ou mesmo caixas "normais"), A diferença entre X3 e X4 é bem menor, e o som estará com pouca diferença de volume entre o Ouvinte 2 e o Ouvinte 1.

Em sistemas Line Array não se usa caixas "normais", mas sim caixas cornetadas para todos os falantes, altamente diretivas, de forma que cada conjunto de caixas distribua o som para uma determinada região do templo. Assim, só um conjunto de caixas de som lá na frente atende a todo um espaço (e este pode ser grande, bem grande).

cluster_juliomartins02.jpg

Projeto de cluster para a Igreja de Cristo em Vitória/ES. Note a existência de cornetas em cada falante. Projeto de Júlio Martins (um cara que sabe MUITO de som. Professor do curso de Comunições da UFES).

cluster_iebl01.jpg


cluster_iebl02.jpg


subs_iebl01.jpg

As 3 fotos acima referem-se ao cluster da Igreja Evangélica Batista de Linhares/ES. Todas as caixas são Clever, projeto de Rosalfonso Bortoni.

Os subs ficam no chão porque as frequências graves são ominidirecionais (não adianta cornetar, vão se espalhar por todo o ambiente mesmo assim) e são frequências pouco absorvidas, logo a diferença de volume não será muito grande em qualquer posição do ouvinte.

Se for isso mesmo que você está procurando, consulte os seguintes fabricantes:

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.splaltofalantes.com.br">www.splaltofalantes.com.br</a><!-- w -->
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br">www.selenium.com.br</a><!-- w -->
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.fzaudio.com.br">www.fzaudio.com.br</a><!-- w -->

Line Array não é só montar caixas, precisa fazer cálculos. Eu não tenho condições de fazer para você (talvez o David). Sei que alguns fabricantes fazem o projeto para você.
 
Back
Topo