line array ou caixas acusticas passivas???

pessoal, estou com uma dúvida no quesito qualidade de sistemas!


qual vocês preferem e porque?

de um lado, line array, custo altíssimo (custo final) em relação a caixas acusticas;

de outro lado caixas acusticas (utilizadas como se fossem line array montadas, com a mesma estrutura, e mesma potencia,..)



todas as pessoas com quem conversei que migraram de caixas acusticas passivas para line array, não sabem me explicar qual a vantagem, além de falar que o sistema ja vem pronto, ou não tem necessidade de regulagem nenhuma (depois de regulado)

acredito que a visão delas é assim, pois desistiram de quebrar a cabeça (hiperbolicamente falando, pq nao tem segredo) montando sistemas passivos, e decidiram montar som gastando 50 60 70 mil reais em som pra 500 pessoas ....


voltei a trabalhar com som e estou com esta dúvida... como vcs trabalham ????

mto obrigado
 
Acho que estás fazendo confusão...

1) Line arrays são caixas acústicas
2) Existem sistemas comuns ativos e passivos
3) Existem line arrays ativos e passivos
4) Line arrays possuem características de atenuação com distância bastante diferentes (se forem realmente line arrays)

Mas que realmente os lines viraram moda, e muita gente usa só pra dizer que tem, isso, é verdade.
 
ok, o item 1, 2 e 3 tah totalmente em casa, q são caixas acusticas, não tenho duvida, e a possibilidade de ser ativa e passiva é simplesmente onde está o amplificador (duh - rssss)

agora que funcionalidade de atenuação com distancia é essa ??? isso é gerado a partir de algum tipo de modulo ??? como funciona exatamente ??

outra, tem algumas outras funcionalidades do line array em relação ao sistema comum ???


vlw pela resposta !
 
Sugiro que leia o principio dos lines arrays.
Trata-se de ondas cilíndricas, ela consegue reduzir as perdas com a distância a ordem de 3dB, em vez dos 6dB das caixas convencionais.
 
mas ainda estou acompanhando aqui..., por enquanto na balança ainda estou pendendo pro sistema normal ... pq reduzir perda com distancia é muito relativo, uma vez q o custo de 500w em linearray é pelo menos 3 vezes mais do que 500w no sistema comum... e o fato de vc dividir o som em caixas, colocar o angulo certinho pro fundo e pra frente (gradativamente de acordo com a qtd de caixas)


uma duvida que tenho, a maioria dos vendedores, sugeriram que eu usasse 1 torre a cada 30 metros imaginando um salão com 60, 90, 120... metros de comprimento e resolvendo o atraso de som nestas distancias ... q q vcs acham? (isso tambem consigo fazer com caixas convencionais)

grato !!! (sou praticamente novo aqui, e novo tbm em foruns, +- 20 posts.... mas estou gostando muuuuuuuuuuito, vlw galera !)
 
Cara o pensamento vai muito além do custo de watts por caixa.
Conseguir a cobertura em caixas convencionais que se consegue com o line é bem difícil, a menos que sejam caixas no formato vertical/horizontal array.
Tem ainda a questão de peso, estética, tamanho, etc...
Cada caso é um caso, e cada caixa tem sua aplicabilidade, para SUA realidade pode ser que o line seja dispensável, mas em outras não.
Imagina fazer o rock in rio com KF’s?

Quanto a distancia de uma torre para outra, não tem fórmula, depende dos parâmetros dos AF's, suas sensibilidades, e talz.
O que acontece que EM MÉDIA existe uma distancia, mas o ideal é dimensionar.
 
fui hj na santa efigenia e pesquisei mto sobre isso... a estetica da line array é boa, porem nada que não possa ser feito com caixas convencionais.

considerem que não utilizo divisor de frequencia passivo, somente de hack. equalizador grafico, ...


minha igreja está passando por uma reforma de som, mas temos 700 m² (20x35) uso 2 torres com 2 caixas apenas em cada torre (vou precisar expandir isto quando expandirmos ainda mais a qtd de membros na igreja, hj usamos soh metade da igreja... acho q cabem umas 600 pessoas sentadas, mas soh temos 300, então mando som pra frente e pro meio)

regulei o som primeiro para o meio, depois regulei o som que vai pros primeiros lugares, pq a sobra do som do meio, tenho q subtrair do som da frente...

o resultado é um som uniforme em todos os lugares, e quando preciso aumentar o som aumento só na mesa, o que resulta em aumentar e abaixar o volume sempre exponencialmente...

como ainda não tinhamos mta grana pra gastar com o som (pq temos uma prioridade de um sitio q compramos pra fazer retiro espiritual e batismos), não montei sub separado, vou comprar depois um alto falante de 18'' q responde a partir de 30 hertz, hj uso um falante de 15'' nas caixas (15 steel 300 oversound) respondem a partir de 40 hertz ...



claro q não é a mesma coisa q subwoofer montado e posicionado corretamente pra o fim devido, mas as respostas dos graves e agudos são ótimas....






agora q vcs sabem +- do meu sistema de som, vamos as considerações...

concordo q um show do tamanho do rock in rio, marcha pra Jesus e afins, o pessoal mete logo um line array, pq vc já compra com mais facilidade, os cálculos feitos pelos vendedores são muito mais profissionais do que os sistemas analógicos, e outra, quem compra um line array, geralmente não quer perder tempo !, ex:

[comprador] quero um som pra fazer show pra 500.000 pessoas no ar livre
[vendedor] a sim, tome um cafezinho, onde vai ser o show, qual o espaço,
[comprador] rua tal (imaginem tipo campo de marte...)
[vendedor] dai vai usar uns 800 metros, vai precisar de repetição, 4 torres por linha ... hmm .. calculando ... x vezes y ... hmm .. certo .... o total é x milhões de reais ...


o cara vai em 5 lojas ... o mais barato ou o mais caro ou o q melhor convenceu o cara leva a brincadeira...



gente ? verdade ou mentira??? de uma coisa estou sacando, line array deixa tudo mais caro e pouco mais tecnologico, mas a grande sacada é a forma de vender ...



ainda não estou convencido q line array vale tanto a pena assim, pq a tecnologia de equalização e divisão de frequencia todos nos ja conhecemos ha mto tempo. o fato de perder menos db's com distancias grandes, depende da qualidade dos seus falantes ...não dá pra comparar um line array RCF com um sistema convencional com CSR - comparem tudo da mesma marca...
 
o fato de perder menos db's com distancias grandes, depende da qualidade dos seus falantes
Não. Isso depende das leis da Física. Se o falante for ruim, vai ser um som ruim se propagando, se o falante for melhor vai ser um som melhor - mas as leis da Física são as mesmas. Os line arrays são uma tentativa de se criar uma frente de onda cilíndrica e não esférica. Existe bastante material sobre isso, procurando rapidamente achei este e este.

Agora, realmente line array não é a solução pra tudo, especialmente em ambientes menores como muitas igrejas são. É preciso ver cada caso. No entanto, comparando com marcas e modelos de mesmo nível, acho que a diferença de preço não vai ser tão grande como dizes.

Confesso que não entendi nada da parte de "aumentar e abaixar o volume sempre exponencialmente".
 
rafaellerm disse:
o fato de perder menos db's com distancias grandes, depende da qualidade dos seus falantes
Não. Isso depende das leis da Física. Se o falante for ruim, vai ser um som ruim se propagando, se o falante for melhor vai ser um som melhor - mas as leis da Física são as mesmas. Os line arrays são uma tentativa de se criar uma frente de onda cilíndrica e não esférica. Existe bastante material sobre isso, procurando rapidamente achei este e este.

cara vlw mesmo, vou ler este material e voltar pra discutir ou colocar o q entendi, principalmente sobre o formato da onda, dai física é física ...


rafaellerm disse:
Agora, realmente line array não é a solução pra tudo, especialmente em ambientes menores como muitas igrejas são. É preciso ver cada caso. No entanto, comparando com marcas e modelos de mesmo nível, acho que a diferença de preço não vai ser tão grande como dizes.

sai sim, pq as caixas q coloco na igreja eu mesmo monto, dai o custo sai baixissimo...

rafaellerm disse:
Confesso que não entendi nada da parte de "aumentar e abaixar o volume sempre exponencialmente".

rsss malz, qdo digo aumentar e abaixar exponencialmente, digo que o som do amplificador fica predefinido e qdo aumento o som na mesa aumenta em todos as caixas de igual modo ..., não preciso ficar regulando toda hora o som nos amplificadores ... ou seja... se o som está bom na frente, fica tbm no meio, se está alto na frente, fica tbm no meio... endente ???
 
Bem já deu para ver que você tem uma certa aversão aos lines.
E que gosta das convencionais porque você mesmo as constrói, e todos nós amamos nossos filhotes hahahaha.
Mas tenha cuidado e não caia no engano de achar que isso resolve em qualquer situação, como disse anteriormente PARA O SEU CASO por ser dispensável e suas caixas podem lhe servir, mas isso não é regra.

Sabe o que significa perda de 3dbs ao invés de 6dbs na prática?
Significa ter que gastar A METADE da potência que um sistema convencional gastaria para atender uma determinada área... Volte a imaginar o Rock in Rio, mentalize isso com caixas convencionais e mentalize ainda precisar ter o dobro de potencias que eles usaram.
trabalhadores-fazem-os-ultimos-retoques-nas-instalacoes-para-o-rock-in-rio-2011-no-rio-de-janeiro-20092011-1316637304345_615x300.jpg

Sabe quando de economia isto gera? “Ahh, mas esta economia é exponencial ao gasto com o LINE”... Nem sempre, falando de som grande geralmente os lines saem a mesmo valor ou até mesmo mais barato comparando qualidade e cobertura final.

E falando de caixas convencionais, sem desmerecer seu trabalho por melhor que você seja, geralmente qualquer caixa de escala é melhor que caixas feitas.
Falando das ativas então... E se de marca (RCF, DAS, EV, etc...) as feitas nem chegam aos pés.
E só para constar, as citadas acima tem um custo igual ou maior que um bom LINE como o da StudioR por exemplo ou uma LSAudio.
 
essa discussão vai longe...

Segundo um tecnico muito conceituado no Brasil inteiro, Essa propriedade de line array só é possível em gingantescas colunas de sistemas muito bem projetados as quais dificilmente aparecem por aqui. Segundo ele, não tem nenhuma indústria brasileira que fabrica...
 
Pode até ser, quem sou eu para discutir com ele.
Mas indiscutível que os formatos atuais, em 100% de rendimento ou não são funcionais e mais eficazes que as caixas convencionais para sistemas de médio-grande porte.
Você mesmo como dono de empresa, não almeja NENHUM line mesmo que brasileiro para substituir suas caixas?
 
cara, eu não tinha mensurado a diferença de 3db de atenuação das caixas convencionais, vou estudar mais sobre o assunto, na realidade se vc coloca na calculadora fica exponencial sim a diferença financeira...

1000 watts com line array corresponderiam a 2000 watts no convencional
2000 watts com line array corresponderiam a 4000 watts no convencional ...

imagino o q precisa num show grande ... com certeza a diferença fica extremamente maior pq o mais caro dos nossos sistemas não são os falantes são os amplificadores e levando em consideração q mta gente prefere usar o dobro de potencia no amplificador pra utilizar bem os alto falantes entãoi ... o quadrado do quadrado (exponencialmente falando ... )


vlw pelas informações e ainda estou pesquisando e aprendendo sobre os lines .....



não sou averso a tecnologias novas, sou averso a gastar a mais sem entender o q estou comprando, ;) mto obrigado, não tem problema me criticar, levo tudo no construtivo, inclusive qdo sou criticado, sou exposto a possibilidade de mudança de opinião ..... meu foco aqui eh justamente esse.... forçar a barra pra ver se mudo ou não de opinião...


vlw ! ainda estou acompanhando, caso tenham novos pontos de diferencial.... inclusive ao comentado pelo d Som

[quote D Som] Segundo um tecnico muito conceituado no Brasil inteiro, Essa propriedade de line array só é possível em gingantescas colunas de sistemas muito bem projetados as quais dificilmente aparecem por aqui. Segundo ele, não tem nenhuma indústria brasileira que fabrica... [/quote]
 
jose.rubens.gomes disse:
gente ? verdade ou mentira??? de uma coisa estou sacando, line array deixa tudo mais caro e pouco mais tecnologico, mas a grande sacada é a forma de vender ...
Sao duas frases que indicam um "furo" no meio campo.
Vamos la :
1. line array deixa tudo mais caro? Sera?
Se Voce analisar as caixas do mesmo fabricante , da mesma porte e proposito vai achar logo que os "lines" sao MUITO MAIS TECNOLOGICAMENTE COMPLICADOS .Mas nem por isso o preco varia muito.Exemplo (RCF , 'e claro :))
TTP5-A
TTL.jpg

'e mais cara que duas caixas line da serie NX (com potencia somatoria similar) ou uma TTL33A

Considerando algumas "diferenças" (TTL33A possui , 3 amplificadores e 6 alto-falantes) podemos definir essa primeira tese como FALSA (ou equivocada , no minimo).

2.Line Array (na forma de atual) 'e PURA TECNOLOGIA.Sem avanços nas tecnologias dos materiais e softwares nao seria possível essa presença maciça das dezenas (se nao centenas) de marcas com projetos , tamanhos e formatos diferentes.Exemplos ?
Proel_Day09_050_turbosound3.jpg

Dendritic e Polyhorn da Turbosound
rem.jpg

REM da Meyer
e etc..
Conclusao? Ja sabe...
Sobre a forma de vender: tem gente que consegue vender gelo para esquimós.A questão 'e se Você gostaria de ser esse "esquimós de som" :wink: ?
Basta verificar aqui mesmo (no forum) vários temas que abordam os princípios dos Lines Arrays e da especifica de uso deles para evitar este equivoco em relacao dos sistemas , tecnologias e aplicações.
Abrcs,
andry110
 
oi vc do Studio R ;) concordo com seu pensamento.

fiquei analisando a situação. se o formato cilindrico da onda que é o diferencial, independente de ter 1 alto falante apenas, ele utilizará este conceito... se precisasse ter 10 caixas para poder começar a fazer efeito como o vendedor deve ter sugerido, o conceito central cairia por terra...

já estou mudando meu conceito sobre lines ...

mas, aproveitando a deixa... mais uma pergunta:
o fato de deixar o som + preciso focando principalmente o apontamento das caixas, e concentrando + a potencia no ponto central faz com q o espalhamento diminua, (isso é correto?)

se sim, por favor, dêem exemplos de uso dos seus line arrays (no quesito distancias laterais e frontais (se tem repetição) e potencia (incluindo qtd de caixas p/ torre) e se possivel marca e modelo) pra q eu possa analisar.


+ uma vez, me desculpem ser chato, mas acho q isso dará uma boa fonte de pesquisa pra posteridade rssss ;)
[ ]'s
 
boa tarde

É fato que os lines são o que tem mais de moderno. Também pode ser fonte econômica por redução. Mas, depende de onde e como.
Falar que fazer caixas é infinitamente inferior as que são fabricadas em série também é um pouco de exagero, lógico que estou falando as que são fabricadas com estudos, o problema é que determinado fabricante de falantes especificam as medidas para tais falantes e muitos pegam um falante montado na esquina e acha que vai dar certo.
Sabemos que não é assim, como também não é tão fácil como propagam com os lines, tem lines que para determinado lugares são excelentes já para outros não.
Voces já imaginaram quais eram as caixas que foram usadas em woodstock? e o primeiro rock in rio? também era para milhares de pessoas.
Sinceramente, veja muitas igrejas gastando dinheiro em vão, em projetos que com bem menos poderiam ser atendidos e o suficiente para a igreja, mas o que está acontecendo é que estamos esquecendo que as nossas igrejas não são apenas som, tem muito mais. Estamos nos igualando aos mesmos que compram baixelas de R$ 3.000,00, cortinas que vão até mais de 20.000,00.
Se estou falando asneiras, então leiam os artigos do Professor Homero Sette com Cluster central para uma igreja e cálculos feitos pelo Ullmann.
O que estamos vendo são igrejas com pé direito inferior a 4 metros com lines, será que está certo? Igrejas grandes, com altura acima dos 5 metros já dá para pensar nisso, mas abaixo, eu não acredito.
 
pTjz disse:
Pode até ser, quem sou eu para discutir com ele.
Mas indiscutível que os formatos atuais, em 100% de rendimento ou não são funcionais e mais eficazes que as caixas convencionais para sistemas de médio-grande porte.
Você mesmo como dono de empresa, não almeja NENHUM line mesmo que brasileiro para substituir suas caixas?

E como almejo!

Bom eu só passei o que eu ouvi...isso não significa que acredito em tudo que escuto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cada um vende seu peixe e talvez esse conceituado técnico queria vender o seu também!

Já ouvi alguns lines em ação e como todo bom curioso do áudio, andei pra ver se havia cancelamentos, me distanciei pra ouvir bem longe e etc.

Uns do que mais gostei foi o AERO12 da DAS. O timbre tava uma maravilha e sem cancelamentos. Não tive o prazer de ouvir o da Studio R em ação, só deu pra ouvir uma célula pois estávamos dentro de um hotel, já vi e ouvi os da attack e etc.

Mas não puxando o saco... se um dia puder mudar minhas caixas, trocarei por Studio R por muitos motivos e um deles é pela atenção dada a seus cliente, usuários de produtos da marca. Já precisei e tire atenção muito rápida na hora da necessidade.

Quanto a o que Heriberto disse, eu concordo de que "a moda do line array" tá fazendo as igrejas gastarem uma fortuna enquanto as vezes só precisam de caixas convencionais de boa qualidade mesmo.
 
legal, eu já cheguei numa conclusão! Quem não chegou coloque suas dúvidas e quem não concorda plz comente.

1. num sistema pequeno, melhor custo x benefício é sistema convencional, afinal com "míseros" 6 a 8 mil, você consegue montar um sistema legal para umas 300 pessoas ... vmos dizer assim ... (contando 2 caixas principais + 1 sub, crossover, equalizador, 3 amplificadores) ... fora cabeamento, mesa, mics, instrumentos claro (estou considerando só o fim do negócio) ...

2. num sistema de médio porte (som pra 1.000 a 1.500 pessoas), devemos calcular tudo o q vamos gastar antes de sair gastando: considerando q o local é grande (vamos pensar em 20 x 30), teremos q fazer 2 torres (pelo menos) + subs (de sistema convencional), talvez seja necessário repetição no fundo, pra não ter mta "sobrecarga" do sistema na frente, qdo pensamos na potencia q teremos q entregar (considerando os 6db's de perda e não somente 3) e o "tratamento do cancelamento", vai um custo extra tbm...

3. porte grande umas 2.000 pessoas pra cima, compensa mais o line array.


lembrando q estou levando em conta q todos os salões q me referi, são quadrados e planos...

q q vcs acham, isso tá certo, alterem as qtds de pessoas para chegarmos numa ideia só!
 
Back
Topo