LINE ARRAY

VictorDalmaso

Active Member
Olá gente,

Deve haver algum tópico sobre o assunto, mas não achei xD.

Alguém podia me explicar o que significa esse tipo de sistema de caixas.
Eu ouço muitas pessoas debaterem sobre, ou falar e eu na maioria das vezes fico boitando. hehe

A única coisa que see, ou que eu penso que sei, é que são caixas que são feitoas para deixar o som o mais linear possivel no ambinente.

Queria saber como que cada caixa daquela sabe quanto de som ela deve "falar" para deixar o som mais linear possivel.

Aguardooo...

abraço
 
Victor,

Confesso que estou curioso também pelo assunto, mas o Mestre Fernando fala um pouco sobre isso aqui, talvez você tenha até lido. Mas dê uma olhada.

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148

O mais famoso artigo "Lei dos Inversos dos Quadrados" o ponto de partida é quando ele fala do sistema V DOSC. Onde a lei é contornada pois as ondas sonoras deixam de se propagar de forma esférica e se propagam na horizontal

Com isto a perda de 6dB pelo dobro da distância que temos da fonte sonora cai pela metade 3dB. Acha pouco? Para ganhar 3dB em um sistema eu tenho que dobrar a potência, já pensou que caixinha milagrosa?

Dái depois vem toda a parte de alinhamento, processamento eletrônico e tudo mais que eu não faço a mínima idéia.

O Giorgio aqui do site contruiu as dele, veja só:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/v...stdays=0&postorder=asc&highlight=guia+++ondas

Logo os feras falam mais sobre o assunto, eu também tenho inúmeras dúvidas.

Abç,

Marcelo
 
Bom .. não sei se eu ja posso comentar .. mas ja vou adiantando ..

Está pra sair no Som ao Vivo uma entrevista com Carlos Correia, Consultor de Audio da Selenium. Ele esteve ontem em Cachoeiro e está hoje em Vitória em um show de um cantor Gospel famoso.
Nesse show está sendo usado esse sistema line-array da Selenium.

Serão postadas fotos do evento, uma equipe do Som ao Vivo esteve em um período da montagem do equipamento.

Não tem termos tecnicos na entrevista mas como o Cavic comentou já tem um artigo aqui no site falando sobre.
 
rafaelrb disse:
Bom .. não sei se eu ja posso comentar .. mas ja vou adiantando ..

Está pra sair no Som ao Vivo uma entrevista com Carlos Correia, Consultor de Audio da Selenium. Ele esteve ontem em Cachoeiro e está hoje em Vitória em um show de um cantor Gospel famoso.
Nesse show está sendo usado esse sistema line-array da Selenium.

Serãos postadas fotos do evento, uma equipe do Som ao Vivo esteve em um período da montagem do equipamento.

Não tem termos tecnicos na entrevista mas como o Cavic comentou já tem um artigo aqui no site falando sobre.

To curioso pra ler essa materia...
 
Para ganhar 3dB em um sistema eu tenho que dobrar a potência

Só uma correção:

Para ganhar 3dB em um sistema eu tenho que dobrar o VOLUME!

E para dobrar o volume, em termos de potência você precisa (não tenho certeza) quadruplicar a potência. Ex.:
Uma caixa de 200 watts não fornece o dobro da potência de uma de 100 watts...

Mas posso estar errado.

Abraço

isinho
 
Olá gente,

realmente, tive a oportunidade de conhecer o Carlos Correia, um dos grandes nomes do áudio brasileiro, e batemos um papo bem interessante, que se tornou na primeira "entrevista" do SomAoVivo. Falamos muito sobre Lines-Arrays e tendências de mercado. Aprendi muito.

Mas vai demorar um pouco. Conforme combinado com ele, vou mandar para ele conferir ANTES de publicar. Ele pediu, temos que cumprir. Ética é isso.

Vitor,

lá no artigo indicado pelo MarceloCavic tem a base do problema e como os lines-arrays tem ajudado a melhorar. Há inúmeras vantagens nesse sistema realmente, mas só ler a teoria que você já percebe quais são.

Isinho,

Para ganhar 3dB em um sistema eu tenho que dobrar a potência

Correto. Se você dobra a potência de um amp, tem um ganho de 3dB.

x dB = 10 log P2/P1

mas P2 = 2*P1

Substituindo na fórmula:

x dB = 10 log ((2*P1)/P1) = 10 log 2 = 10 * 0,3 = 3 dB

Logo, a cada dobra de potência, temos um incremento de 3dB. Ou, a cada redução de potência pela metade, temos uma diminuição de 3dB.

Para ganhar 3dB em um sistema eu tenho que dobrar o VOLUME!

Errado. A sensação de volume nos nossos ouvidos é outra história. Não tem muito a ver com o dB de potência. Por exemplo:

acréscimo de 1dB - muito raramente alguém consegue perceber
acréscimo de 2dB - a maioria dos operadores e músicos percebem, público não percebe nenhuma alteração no volume.
acréscimo de 3dB - já percebido pela maioria das pessoas.

O dobro de volume percebido só é conseguido com o aumento de 10dB, ou seja, 10 vezes mais potência que antes.

Uma caixa de 200 watts não fornece o dobro da potência de uma de 100 watts...

Como visto, ela fornece o dobro da potência sim, mas só um pouco mais de volume que o anterior.

Um abraço,

Fernado
 
bersan disse:
Olá gente,

realmente, tive a oportunidade de conhecer o Carlos Correia, um dos grandes nomes do áudio brasileiro, e batemos um papo bem interessante, que se tornou na primeira "entrevista" do SomAoVivo. Falamos muito sobre Lines-Arrays e tendências de mercado. Aprendi muito.

Mas vai demorar um pouco. Conforme combinado com ele, vou mandar para ele conferir ANTES de publicar. Ele pediu, temos que cumprir. Ética é isso.

Humm . isso ta parecendo apresentador de televisão quando chama os comerciais .. so pra dar mais IBOPE .. rrsrs

Brincadeiras a parte, estivemos lá sime vamos aguardar ele nos responder autorizando o que transcrevemos da entrevista.

Mas ficou muito show a entrevista mesmo.

Ele é uma exelente pessoa, nos atendeu muito bem, tirando todas as duvidas, muito humilde e logico bastante profissional.

Pena que pelo tempo não ouvimos a Line-array funcionado, se alguem da regiao de Vitória foi, pode nos falar como foi o comportamento das caixas.
 
Fernando!
:shock:

Acho que esse foi meu post com mais abobrinha por centímetro quadrado!
Desculpe a ignorância, tinha um conceito totalmente rrado. Por favor, me perdoem...

Vi que tenho que estudar muito sobre isso ainda... Perdões....
 
isinho disse:
Fernando!
:shock:

Acho que esse foi meu post com mais abobrinha por centímetro quadrado!
Desculpe a ignorância, tinha um conceito totalmente rrado. Por favor, me perdoem...

Vi que tenho que estudar muito sobre isso ainda... Perdões....

Rapaz, todo mundo ta aqui pra aprender...
 
raphael leal disse:
isinho disse:
Fernando!
:shock:

Acho que esse foi meu post com mais abobrinha por centímetro quadrado!
Desculpe a ignorância, tinha um conceito totalmente rrado. Por favor, me perdoem...

Vi que tenho que estudar muito sobre isso ainda... Perdões....

Rapaz, todo mundo ta aqui pra aprender...
leio 98% dos post aki do som e posso dizer q toda hora aprendo muito com todos vcs que fazem deste site uma benção pra todos nós.
 
Não se preocupe Isinho ... vc inventou uma nova tecnologia a "Line-ERREI".

Mas acontece, tiro por mim .. kkkkkk
 
huahahauahau

Não inventei não, só implementei... hehe
No mercadolivre te ensinam a fazer um line-errei de qualidade (totalmente discutível, mas de qualidade)...
 
Back
Topo