Materiais

pTjz

Moderator
Moderador
Já vi em alguns estudos que as placas de fibra de coco é uma ótima solução para tratamento e mais barata também.
Porem há dois tipos... a placa prensada com látex (mais maleável e degradável em contato com água)
E a prensada com um tipo de formol (derivado do petróleo) ele é mais rígido e faz a placa perde a integridade natural.

Qual será melhor:?:
 
Caramba...

não faço a menor idéia, nunca vi estes materiais, mas tem uma dica prática que sempre uso:

Quanto mais absorvente de água for o material, provavelmente mais absorverá som!

Por exemplo, tecidos de algodão "chupam" mais água (logo, mais som) que tecidos baseados em fibras sintéticas. Madeira não envernizada puxa mais água que madeira envernizada (que não puxa água nenhuma. Mesmo ocorre com cerâmica de telhas coloniais.

E por aí vai. Se for possível fazer esse mesmo teste, você verá qual absorve mais som.

Mas já que você está falando em placas de fibra, já vi usarem placas de fibra de celulose (comuns aqui no meu estado, onde fica a fábrica da Aracruz Celulose) em tratamento acústico, com bons resultados. Foi em um forro. Em vez de cobrir o teto com placas de isopor para isolar termicamente o calor das telhas de metal, usaram as placas de celulose, que funcionam tanto como isolante térmico quanto acústico. Isopor só é isolante térmico.

Um abraço,

Fernando
 
Eu vi uma materia no Discovery Channel sobre fibra de celulose. Eles disseram que é muito mais eficiente, ecologica e barata que o isolamento de fibra de vidro ou lã de rocha usada nas casas americanas.
 
Eu acho que aqueles tapetes antigos de elevador são ou eram feitos de fibra de casca de coco, quem sabe não dão um bom auxílio no isolamento/tratamento acústico?

Abraços!
 
A fibra de coco verde ainda eh muito pouco utlizada, mas segundo os fabricantes eh um exelente material, segue no link um demonstrativo, vasculhem o site e vejam, so falta saber o preco das placas, pra ver se realmente compensa.
Aqui
 
Re:

Fui a um restaurante Self-service em Cajamar que tinha este "jateamento de celulose" no teto e em algumas partes das paredes pois à noite eles tem som ao vivo.
Impressionante como seca o som !!!! Fiquei abismado com a acustica, embora fique horroroso e repugnante como visual.

Tem ate´que tomar cuidado pra não matar muito o ambiente. Creio que para um home-studio, teria que colocar pouco disto pra não matar muito.
jateamento-03.jpg


Eu pensei que seria interessante fazer painéis com isto. A mistura seria papelão moido com aguá, fungicida e alguma cola pra agregar revestido com tecido em uma moldura de madeira como quadros grandes para certas partes da parede.

Abraço.


bustillos disse:
Eu vi uma materia no Discovery Channel sobre fibra de celulose. Eles disseram que é muito mais eficiente, ecologica e barata que o isolamento de fibra de vidro ou lã de rocha usada nas casas americanas.
 
Estou precisando muito de uma solução como estas sugeridas, tenho um ambiente do tamanho 30M/16M onde a parede do altar é a de 30M, o templo é de lado. o problema maior é que são só 3,5M de altura, onde é não tem forro, é direto no concreto liso, outro problema é que tenho que ter uma solução que não passe pela mesa, pois quero abaixar o SPL em um momento onde toda a igreja ora junto e com isso faz muito barulho.

Inicialmente pensei em comprar algumas placas acústicas nestes site.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cocoverderj.com.br/civil.htm">http://www.cocoverderj.com.br/civil.htm</a><!-- m -->

Ou

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vibrashop.com.br/">http://www.vibrashop.com.br/</a><!-- m -->

Mais n tenho como contratar um engenheiro acústico pra resolver o meu problema, com isso conto com dicas e ajudas da família SAV.

8) 8)
 
Back
Topo