Meduza de Duas Cabeças?

MarceloCavic

Active Member
Prezados amigos,

Adquirimos alguns equipamentos de som para reforçar o sistema no novo salão, entre eles eu comprei um cabo multivia de 12 canais e duas cabeças de meduza, ambas de 12 canais. A principio a idéia era a seguinte: Utilizar a mesa nova que adquirimos, Beringher Xenix 2242 FX, para o PA instalada no fundo do salão e a "triste" MXS para o retorno instalada na frente junto aos músicos, afim de evitar a velha e conhecida guerra de volumes. Liguei as meduzas da seguinte forma:

- A primeira cabeça possui todos os canais duplicados, ou seja saem dois multicabos de 12 vias ligados nos números indicados.

- A segunda cabeça recebe o mesmo sinal que a primeira recebe, dela tiramos os microfones e alimentamos a MXS próximo aos músicos e acrescentamos nela os instrumentos ligados em Direct Box.

- O cabo chega na Beringher com todos os sinais, desta forma tanto o operador consegue mixar e ajustar cada canal ligado e mandar as caixas de PA, e nós que estamos lá na frente também com a MXS, mixamos e ajustamos os mesmos só que vão somente para as caixas de retorno que possuem uma potência independente. Ou seja quem está na frente controla o som da frente e quem está no salão controla o som que atende o salão.

Para minha surpresa na inauguração ontem a potência do retorno queimou, era uma LL Audio 1600, 200Wrms por canal. Será que essa queima se deve a essa ligação que expliquei a cima? Posso fazer esse tipo de ligação? Não perguntei antes de fazer pois não tive tempo estou correndo com o Evento.


Um abraço e fiquem todos na Paz de Cristo!

Marcelo
 
Marcelo,

pelo que eu entendi do texto, você usou tudo corretamente. O uso de medusas duplicadas (uma banheira, dois ou mais multicabos) é extremamente comum no meio profissional, e exatamente da forma que você descreveu.

MICROFONE => BANHEIRA => MULTICABO 1 => PA
=> MULTICABO 2 => RETORNO

INSTRUMENTO => DI => BANHEIRA => MULTICABO 1 => PA
=> MULTICABO 2 => RETORNO

Banheira é a caixa da medusa, onde ficam os conectores.

Acredito que não tenha nada a ver com a queima do amplificador.

Um abraço,

Fernando
 
Marcelo.

Concordo com o Fernando... o multicabo com certeza não teve nada a ver com o fato de o amp ter queimado.

Duas coisas costumam queimar amplificadores: sobretensão na rede e curto-circuito na saída de potência. Como mais nada queimou, acredito que tenha havido algum curto na saída do amp. Verifique os cabos que ligam o amp às caixas... talvez o problema esteja lá.

[]'s
 
Fernando e Davi.

Obrigado pela orientação, fico mais tranquilo agora, vou verificar os cabos e conectores das caixas.


Abraço,

Marcelo
 
Back
Topo