Melhor caixa subgrave

Rodrigobeg

New Member
Boa Tarde

Pessoal tenho um PA composto de:

2 - Caixas L30 Gradus + Falante Eros 18" 1000w (subgrave)
2 - Caixas Bass Reflex + Falante Oversound 18" 800w (grave)
2 - Caixas tops com 1 falante de 15 + falante 12 + ti (médio graves/médios/agudos)

Todas estão bem alimentadas. Mas vejo que o sistema está bem mal projetado (caixas de má qualidade, não sintonizadas), enfim postei mais para o pessoal ver que tenho disponivel de alto falantes e drivers.

Penso em montar duas caixas top's com dois falantes de 15 ou 12 mais o ti, essa não tenho muitas duvidas e vejo que rende bem numa bass reflex comum, penso em colocar essa caixa pra tocar a partir dos 150~250hz.

E preciso de uma via de subgraves que no meu sistema atual está bem defasada, vi na audiolist o pessoal comentando da w-horn, mas está fora de cogitação para mim visto que são extremamente grandes, então queria uma sugestão de alguem de algum gabinete pronto ou algum projeto a ser seguido, pensei nas t18 talvez? Ou uma caixa de radiação direta tipo as SB850 dividida ao meio para facilitar o transporte?


Este P.A. é usado em som mecanico (DJ) e em shows com bandas para até 1000~1300 pessoas. O sistema atual me atende bem na via de medio graves para cima, mas os subgraves são pessimos, deixando pontos cegos no ambiente, enfim...

Obrigado e desculpe algum erro!
 
Ola Rodrigo,

Te indico o uso se possivel de 4t18 por lado, acompanhado de 2 top dupla de 12 por lado,

Com toda certeza te afirmo, terá um som brutalmente forte, se não conhece as T18, favor pesquise e se deslumbre com ela,

AS horn são maravilhosas também, mas o tamanho e principalmente o peso, dificulta pouco a vida do pessoal,

Se optar por T18, as top tem de atuar + - de 100 a 120hz para cima.

Tente vender seus falantes, e comprar todos de uma unica marca, (recomendo oversound de 800rms, ou de 600rms)

Eu vi ambas tocando, e o desempenho é animal, em todos os sentido da palavra,

Sobre as tops, recomendo o falante 15pw5 da slenium que vai te puxa um belo de um médio grave,

Abraço
 
lucasoliveira disse:
Ola Rodrigo,

Te indico o uso se possivel de 4t18 por lado, acompanhado de 2 top dupla de 12 por lado,

Com toda certeza te afirmo, terá um som brutalmente forte, se não conhece as T18, favor pesquise e se deslumbre com ela,

AS horn são maravilhosas também, mas o tamanho e principalmente o peso, dificulta pouco a vida do pessoal,

Se optar por T18, as top tem de atuar + - de 100 a 120hz para cima.

Tente vender seus falantes, e comprar todos de uma unica marca, (recomendo oversound de 800rms, ou de 600rms)

Eu vi ambas tocando, e o desempenho é animal, em todos os sentido da palavra,

Sobre as tops, recomendo o falante 15pw5 da slenium que vai te puxa um belo de um médio grave,

Abraço

Muito obrigado!

Eu já ouvi uma vez as t18, mas não tive muitas condições de avaliar, mas pesquisando vejo que ela é uma caixa bastante famosa!

2 ou 3 cada lado são muito pouco? Eu queria ficar com 4 ou 6 sub woofer no maximo, elas não rendem bem em menos de 4 ou essa seria a quantidade para atingir o publico citado?

Quanto ao corte, um tanto baixo hein? :roll:

Ela não responde bem acima desta faixa?

Quanto aos subwoofer, pretendo realmente vender os eros e ficar somente com oversound caso o projeto se realize!

Quanto ao medio grave vou analisar ainda, a principio o maior problema é a via de subgraves que está muuito ruim do jeito que está!

Recomenda a construção da caixa? Que projeto?
Ou recomenda comprar um gabinete?

Obrigado!
 
Ola Rodrigo,

É que as T18 reagem melhor em quantidade, assim como as sb1000, mas nada impede de usar 2 ou 3 por lado, mas procure usar números pares para assim aproveitar o acoplamento par, aqui na rua, amigo que possui 8 T18 com oversound de 18 800rms, foi ligado na rua epilhadas apena 4 delas, 2 em baixo 2 em cima, e o chão tremia bem legal hehe,

Sobre o corte, realmente as mesmas não respodem muito bem acima disso, mas não é muito baixo não, dupla de 12 ou de 15, ou até mesmo simples de 12 a depender do falante, responde muito bem, por isso indiquei o uso de duplo de 15 usando falantes pw5 que possui boa sensibilidade, 1 caixinhas dessas capaz de dar mais som do que 2 ou 3 t18 hehe,

Recomendo a construção de caixa devido agente saber o que se passa, não gosto muito de comprar coisas feitas, mas isso é o meu ponto de vista, não quer dizer que as prontas não sejam boas, pois se dissesse estaria louco, mas é que em geral o custo é alto, e como a via de graves, precisa de uma boa alimentação e uma boa caixa projetos prontos saem mais caros, e como a T18 gera um forte nivel de SPL, prefiro a construção da mesma, desde que seja bem reforçada.

Não recomendo comprar gabinetes de pessoas que dizem que fabrica, vai saber se o gabinete é bem reforçado, e é de madeira confiavel.

Abraço
 
Lucas

Quanto a fabricar as próprias caixas (principalmente de graves) concordo com você. A dois dias atrás, eu estive em umas lojas onde pedi pra o vendedor ligar algumas caixas ativas pra ouvi-las. Sinceramente, não achei essas coisas todas. Seria louco se não reconhecesse as vantagens delas. Mas digo sem demagogia: as que eu tenho em casa tocam mais do que as que ouvi!
Além disso, tem a questão "R$". Se gasta muito menos fazendo suas próprias caixas, mas sabendo que nunca iremos ter o mesmo acabamento de que uma de fábrica. Pela questão de estética, talvez compre algumas um dia.
Quanto a T-18, é uma ótima caixa. Uso e aprovo!
 
D som disse:
Se gasta muito menos fazendo suas próprias caixas, mas sabendo que nunca iremos ter o mesmo acabamento de que uma de fábrica. Pela questão de estética

Discordo, nem sempre fazer realmente sais mais barato, mas se souber fazer bem pode atingir um grande número SPL, o problema é que a galera do forum fala, a mas aquela caixa gera tanto em SPL, o que é completamente mentira, pois foi o maximo pico medido, mesma coisa um falante 97db spl, o que é mentira e ao mesmo tempo não é, pois o mesmo não terá 97db em 40hz :shock: e sim la na casa dos 80hz ou mais para cima ainda.

Eu não me guio por essa de Maximum SPL, é apenas um pico, não quer dizer que a mesma vai gerar esse nivel de pressão sonora continua, quem participa de eventos automotivos, sabem a quantidade de potência e falantes acoplados para gerar 130, 140db spl, ai uma caixinha por mais que seja boa vai conseguir gerar o nivel? só Pico mesmo, isso me lembra PMPO mas mascarado.

Agora questão de não ter mesmo acabamento, ainda bem né, não confio em gabinetes de plastico injetados mas se quizer, há alguns fabricantes por ai que vendem avulso.

Abraço
 
Novamente muito obrigado pelas respostas!

Também não confio nessas caixas prontas, normalmente tem amplificação fraca ou falante de baixa potencia, estrutura ruim... Enfim por ai vai...

Vou optar por 4 t18 ou então 8 t18
Acompanhado por 2 tops ou então 4 tops

Quanto as tops já tenho duas caixas que uso em pedestal, construidas em MDF 18mm muito bem travadas com um woofer Eros 415 + drive TI, elas já rendem muito bem na atual configuração, já fiz festas menores sem acompanhamento de nenhum sub e o woofer conseguiu descer super bem nos graves, pretendo montar mais duas destas ou quatro destas, sei que o numero de TI's ficara dobrado, mas eu usarei uma amplificador separado para os alimentar, trabalhando com um ganho um pouco mais baixo!

Alguém sugere projeto pra T18?
Tenho aqui também um subwoofer Street Bass da selenium de 15 polegadas sobrando, queria primeiro montar uma caixa com ele pra dar uma avaliada nesse tipo de caixa, alguem sabe se existe projeto das t18 para 15 polegadas, ou melhor, uma T15?

Obrigado!
 
Certo D Som!

Caso eu opte por um oversound 800, ou um Selenium 18sw1p, enfim... Posso seguir esse projeto para qualquer sub de 18 deste nivel ou existem projetos mais especificos pra cada modelo?

MDF 18mm dá conta tranquilo fazendo dupla a parede em que o altofalante vai preso?

Outra duvida, a t18 é considerada uma caixa cornetada, possuindo aquela caracteristica de só ter sua performance maxima notada a alguns metros de distancia :?:

Outra questão, tenho visto que grandes marcas como JBL tem largado projeto muito complexo de caixas e estão optando por Bass Reflex aparentemente comuns, o que aconteceu? As caixas bass reflex ficaram muito melhores ou os alto falantes que já não precisam mais de caixas complexas?

Pergunto isso pois analisei a possibilidade de montar caixas como as SB850 repartidas ao meio para facilitar o transporte...

Obrigado e desculpe tantas perguntas :oops:
 
b4394a9e97feab1f1627577ee2ca5a4b.jpg
 
Rodrigo

Existe ao meu ver uma boa explicação para essa mudança de projetos de cornetas para bass reflex: É interessante para os fabricantes de falantes e amplificadores que as caixas de graves sejam em bass reflex: Porque é necessário mais potencia e mais falantes para alcançar o rendimento de caixas cornetadas. basta estudar um pouco sobre caixas cornetadas que verá que o rendimento destas é bem maior que as bass reflex isso com o mesmo falante e potencia aplicadas. Veja essa tabela que extrai da Audio list:

Modelo Falantes Área (cm2) Vol.(L) SPL(dB) Peso(Kg)
SB 850 2 x 18” 7.149 534 [b ]98,6[/b] 78
SB 1000 2 x 18” 4.072 442 95,9 85
L 60 2 x 15” 7.600 578 106 100
W Horn 1 x 18” 7.442 566 104 90

Veja que uma SB 850 (bass reflex) precisa de dois falantes para ainda ficar com o rendimento de uma W horn (corneta)

Entendeu agora a coisa?

E olhando o peso das duas, não é tão diferente assim...

Quanto ao projeto, ele é igual pra falante de qualquer marca. Claro que alguns vão tocar melhor melhor que outros, mas ambos darão bom resultado.
 
D som, não poderia ter dado uma reposta melhor!!!

Realmente, tem muito sentido...

Fico imaginando o que seria o som de uma W-Horn com um falante importado, tipo 18 Sound, JBL, Electro Voice e por ai vai...

Eu tenho duas L30 que na verdade são as L60 com apenas um unico falante de 18 polegadas, e comparando o som delas com as bass reflex, as bass reflex ficam bem pra trás, principalmente em SPL, mas a corneta na minha opinião tem um som beem mais agradavel e macio!

Eu nunca tinha visto essa tabela, ela é baseada em falantes iguais?

Porque simplesmente :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Uma SB que usa o dobro de potencia e dobro de falantes fica quase 6db abaixo de uma Horn que usa metade da potencia!

Uma T18 deve chegar onde? 100dB?

Estou enganado ou a cada 3dB seria o dobro do som ou isso não se aplica em SPL? Porque uma horn produziria o dobro do som de uma bass reflex... :shock: :shock: :shock: :shock:
 
A PAZ

Irmãos, não seria melhor em vez de ser caixas por lado os subs sejam central, pois até 120hz se não me engano voce não consegue identificar de onde vem, e elas juntas le darão maior pressão.
 
Sim Rodrigo, a cada 3db é o dobro de nível de pressão sonora,

Não sei onde li, mas foi num forum, se não me engano, foi no audiolist, onde uns caras botaram num salão 8t18 se não me engano e as caixas atingiram masi de 130,140db spl o que é um aburdo, sendo continuo.

EU gosto em particular da T18 devido tamanho, peso e o rendimento que dá, isso agente chama de custo/benefício :mrgreen:

A horn também é o capeta :twisted: de som, mas o peso também :roll:

Eu creio que 4tb18 por lado é imbativel para eventos de médio porte, mas se quizer ficar tipo assim um super homem é W-horn na cabeça :lol:

Rapaz, de usar bons falantes é capaz de 1 ou 2 top darem perfeitamente conta das 4 ou até mesmo as 8t18

Abraço
 
Quanto ao posicionamento das caixas, vai depender do ambiente, como trabalho com locação vai variar, mas já estou a par de que colocando todas caixas no meio o resultado pode ser melhor!

Caramba então uma horn sozinha com apenas um falante faz 4 vezes mais pressão sonora que uma SB com dois falantes... Nuunca imaginei que a caixa fosse fazer taanta diferença :mrgreen:

Agora fiquei curioso com as T's, será que chegam a uns 100dB SPL?

O que você considera um evento de Médio porte Lucas?

Meu publico padrão são 200~500 pessoas, mas venho a sonorizar eventos com até 1000~1200 pessoas... Acredito que em eventos menores uma ou duas t18 já sejam suficientes... certo?

Obrigado!
 
Também não confio nessas caixas prontas, normalmente tem amplificação fraca ou falante de baixa potencia, estrutura ruim... Enfim por ai vai...

Cara, so posso te dizer que sua referencia de caixas prontas é no minimo pessima, experimente um dia ouvir uma caixa de uma boa marca (JBL, TurboSound, RCF, Attack, FZ Audio e cia) que você vai notar a diferença. O que te faz confiar mais nos fabricantes de alto falante? Afinal eles podem muito bem ter produtos defeituosos, de mà qualidade etc.

Claro que existem caixa fabricadas em casa otima tambem como caixas prontas ruins, por isso tem que pesquisar antes de comprar qualquer coisa.

Discordo quando você diz que caixa ativas tem amplificação fraca, posso citar varios exemplos de caixas ativas com MUITA potencia mesmo, isso é falta de referência.

De modo geral caixas prontas (DE BONS FABRICANTES) são melhores que caixa feitas em casa, que por mais que você siga o projeto, você (sem ofenças) não ira conseguir fazer melhor que um engenheiro da FZ Audio, Attack, RCF, JBL por exemplo, claro nada impede você de tentar.

Outra coisa, se você for trabalhar com locação, praticamente você é a marca que você usa.

Off.: Meu aniversario hoje :D :D :D :D :D

Abraço !
 
mbenedito disse:
Também não confio nessas caixas prontas, normalmente tem amplificação fraca ou falante de baixa potencia, estrutura ruim... Enfim por ai vai...

Cara, so posso te dizer que sua referencia de caixas prontas é no minimo pessima, experimente um dia ouvir uma caixa de uma boa marca (JBL, TurboSound, RCF, Attack, FZ Audio e cia) que você vai notar a diferença. O que te faz confiar mais nos fabricantes de alto falante? Afinal eles podem muito bem ter produtos defeituosos, de mà qualidade etc.

Claro que existem caixa fabricadas em casa otima tambem como caixas prontas ruins, por isso tem que pesquisar antes de comprar qualquer coisa.

Discordo quando você diz que caixa ativas tem amplificação fraca, posso citar varios exemplos de caixas ativas com MUITA potencia mesmo, isso é falta de referência.

De modo geral caixas prontas (DE BONS FABRICANTES) são melhores que caixa feitas em casa, que por mais que você siga o projeto, você (sem ofenças) não ira conseguir fazer melhor que um engenheiro da FZ Audio, Attack, RCF, JBL por exemplo, claro nada impede você de tentar.

Outra coisa, se você for trabalhar com locação, praticamente você é a marca que você usa.

Off.: Meu aniversario hoje :D :D :D :D :D

Abraço !

Primeiramente, Parabéns! Feliz Aniversário!

Não quero ofender ninguem, e também não me senti ofendido, acho que isso é um forum e é muito natural não compartilharmos de mesmas opiniões e mesmas experiencias...

Perante seu post acho que realmente tenho más referencias de caixas prontas... Minha experiencia se reduz a várias caixas genericas e alguma coisa da Attack, sinceramente nunca ouvi jbl, rcl, fz, enfim...

Gostaria então que me recomendasse um bom subwoofer pronto, de preferencia passivo pois já tenho toda uma linha de amplificadores que são um tanto caros certo?

Por curiosidade, o que você acha por exemplo das caixas SPM 1502 ou 1202 da selenium? Já me passou a ideia de usar 4 dessas como tops do meu PA por serem bem flexiveis e poderem ser usadas sozinhas com bom rendimento... Mas como já testei uma copia delas e não achei o resultado lá grandes coisas descartei essa possibilidade...

Andei vendo em um fornecedor meu caixas JBL, não lembro exatamente o modelo, vou procurar exatamente, mas enfim, era uma EON de 15+ti, sei que o preço de UMA caixa já era suficiente para comprar o par da selenium, ou 3 caixas genericas nesse mesmo distribuidor, logo eu fico em duvida, se apenas UMA Jbl é capaz de fazer o mesmo som que 3 caixas genericas? Pode até ter uma qualidade indiscutivel, mas as vezes o custo beneficio fica meio complicado não?

Novamente, sem querer ofender ninguem ok? É somente um questionamento que eu me faço...

Obrigado por responder e compartilhar sua opinião
 
mbenedito disse:
De modo geral caixas prontas (DE BONS FABRICANTES) são melhores que caixa feitas em casa, que por mais que você siga o projeto, você (sem ofenças) não ira conseguir fazer melhor que um engenheiro da FZ Audio, Attack, RCF, JBL por exemplo, claro nada impede você de tentar.!

Discordo em gênero e grau de suas palavras, claro que as caixas prontas tem o seu valor o investimento financeiro por traz. Mas agora tem muitos bons projetos por ai que após a construção com um correto equalização fica perfeito, batendo de frente, um exemplo vivo é uma caixa que não me recordo o nome agora da seleinum, com componentes 15pw5 e TI da mesma, onde foi desenvolvido o disivor passivo da EAM, onde a mesma possui uma qualidade de som incrivel.

Generalizar é cruel, agora, para se fazer uma caixa que se tenha um bom rendimento do falante especifico, não há tanto mistério hoje em dia, com focos de informações. Claro que temos as famosas caixas cornetas, bass reflex, extend, 4a. ordem, 6a. ordem etc.

Sabendo calcular bem a litragem, e os dutos, não tem por que sair um projeto ou uma caixa ruim. É uma via alternativa para bom rendimento a baixo custo, embora nem sempre seja assim.

Acho que caixas que realmente ainda não se tem como fazer perfeitamente são os lines, o que vejo por ai, são as únicas caixas que não são trocas em grandes shows os line array.

PS: Feliz Aniversário, tudo de bom em sua vida, e que consiga sempre conquistar seus sonhos, e lembre-se sempre seja humilde
 
Falando em w horn...

Heriberto, se não me engano foi em Goianinha que na política passada tinha dois mini-trios na rua. Um usava caixas cornetadas W horn e médio grave cornetado selenium. O outro usava SB850 e médio graves tudo em bass reflex. Pense numa surra que as bass reflex levaram! E olha que tinha 4 sb850 (8 falantes) por lado e o outro mini-trio tinha apenas três w horns por lado (3 falantes).
 
Back
Topo