melhoria na acustica

bom sempre quem esta envouvido com som passa por isso , som embolado tudo muito alto brigas com os musicos (no bom sentido) para q possao abraixar o volume ,pois volume em exesso e ruim para a igreja mais pude melhor um pouco essa questao ,tirei todos os monitores de palco e coloquei fones ,ufa melhorou 60% mais ainda falta ou outros 40% entao decidi colocar um aquario na bateria bom entao ai esta minha duvida pois nao sei se faço de acrilico ou de vidro temperado .os dois tenho vantagens e desvantagens uma delas é preço outra é arranhar,que duvida! pois nao sei aonde encontro acrilico.
 
Giorgio.

... entao decidi colocar um aquario na bateria bom entao ai esta minha duvida pois nao sei se faço de acrilico ou de vidro temperado .os dois tenho vantagens e desvantagens uma delas é preço outra é arranhar,que duvida!

Dá uma olhada no link a seguir: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.clearsonic.com">http://www.clearsonic.com</a><!-- m --> ... acho que ele pode te dar uma boa idéia do que fazer.

... pois nao sei aonde encontro acrilico

Existe uma empresa, se não me engano em São Paulo, que trabalha com isso... estou no trabalho agora e não tenho acesso aqui aos contatos deles... quando chegar em casa, eu posto prá vc.
 
david

clearsonic eu ja conhecia pois foi a pioneira e tambem li um artigo a respeito na revista Audio musica e tecnologia,mais gostaria de saber qual o mais viavel para igreja ,sobre limpeza, manutençao ,e acustica . por ex; qual barra mais o som ? estou em goias ,obrigado.
 
Oi Giorgio,

já vi em uma igreja uma solução "feita em casa". Toda de vidro, até 60% altura era coberta internamente com Sonex, e a partir disso era vidro transparente mesmo. O vidro usado foi 5mm, com os espaços entre as placas selados com silicone e com perfis de alumínio. Fizeram até a parte de cima bem tampado e, para evitar que ficasse um forno lá dentro, fizeram encostado em uma janela, que estava logo atrás do baterista. Porta de vidro de 7mm, para dar mais resistência

O isolamento era muito bom, acho que pouco vai diferenciar do acrílico, desde que ambos bem isolados. O problema era que a estrutura ficou muito, muito pesada, ou seja, não dava para ser desmontada e removida, sem contar a fragilidade do vidro. A vantagem é que foi mais barato que uma pronta, menos de 1.000,00.

No quesito mobilidade, as estruturas de acrílico dão de 10 a zero, e sem contar que também tem muito mais durabilidade.

Lá no Anfiteatro fizemos uma solução bastante barata. Biombos de Madeira mesmo (usamos MDF) revestidas com "colchão casca de ovo" pelo lado interno (virado para a bateria). A placa tem altura suficiente para cobrir quase a bateria toda ficando de fora só a cabeça do baterista e um único prato. Atenuou bastante, tanto que na frente da bateria está estão os violinos. Claro que não é nenhuma Clearsonic, mas custou apenas 300,00.

Só um detalhe: não usamos os instrumentos no palco, para todo mundo ver. Ficam em um canto afastado. Até dá para pintar os biombos, colocar mensagens, etc, mas eles tiram toda a beleza da bateria.

Fernando
 
fernando,

Lembro que uma vez vc comentou comigo sobre uma caixa acrílica p/ batera que tava um preço legal, eu só encontro por + - 2500.
Mas Giorgio outra acessório legal pra usar na batera é o tablado, esse
isola as vibrações que são produzidas pela batera, diminuindo sensivelmente a trasmissão de ruídos para os intrumentos vizinhos.

wallace
 
obrigado

gostaria de agradecer pois foi de muito aproveito mais a minha intencao é fazer metade de granito ou marmore e vidro ou acrilico ,mais o problema é q nao sei o preço das placas. ha minha intençao é isolar o maximo de som ,mais tem alguns detalhes q tem q ser abordado pois se eu nao colocar nada na parede vai ter um reflexo danado e os graves do poden ser muito afetados pelas ondas invertidas anulando os graves do bumbo.
 
Por isso que embaixo é revestido de Sonex ou outro material fonoabsorvente.

Se você quer uma solução 100%, vai ser difícil de sair da Clearsonic e semelhantes... mas sucesso na empreitada!

Fernando
 
Ve ae o q achei, talvez possa te incentivar em alguma coisa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://clearsonic.com/assets/megainstruct.pdf">http://clearsonic.com/assets/megainstruct.pdf</a><!-- m -->
 
Achei mais uma materia interessante, sobre absorvedores sonoros.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isover.com.br/isover/pdf/produtos_catalogos/Decorsound.pdf">http://www.isover.com.br/isover/pdf/pro ... rsound.pdf</a><!-- m -->
 
Raphael,

começei vendo as fotos do Clearsonic e estava até me animando (pensei: até que não é difícil). À medida que via mais fotos, fui me desanimando.

Não é à toa ser tão caro!

Quanto ao Isover, é mais um produto tipo Sonex, só achei que o acabamento é melhor, mais voltado para decoração de residências.

Um abraço,

Fernando
 
Raphael,

desanimei na idéia de montar eu mesmo um negócio desses. O acrílico em chapa eu sei quem vende, mas é caro. Mas pela fotos entendi que é muito mais que "só" ter o acrílico e um pouco de Sonex nas mãos.

Ou de outra forma, descobri que o produto realmente vale os R$ 2.500,00 que custa (o Clearsonic original).

Um abraço,

Fernando
 
Raphael,

como você sabe, aqui no Brasil as coisas são, digamos, "um pouco caras". Além disso, o poder aquisitivo menor nos leva a tentar soluções próprias.

Veja um exemplo prático. Aqui no Brasil, caixa de som é muito caro, então muita gente vai no marceneiro da esquina e monta as próprias caixas.

Se a pessoa tiver o cuidado de copiar fielmente um bom projeto (os sites dos fabricantes - Selenium, Bravox, etc - são cheios deles), a caixa ficará razoável. Mas o mais comum é cada um fazer da sua própria cabeça e pronto.

Acredito que essa situação seja impensável aí nos EUA. Quer uma boa caixa de som? Vá na loja e escolha uma. É muito mais barato e dá muito menos trabalho. Vocês tem alto poder aquisitivo, preço baixo e muita oferta de produtos.

Agora, vamos ver o ClearSonic. Já vimos que o preço é na faixa dos R$ 2.500,00, conforme mensagem aqui mesmo neste tópico.

Nas duas primeiras páginas, quando a aparência do que eles montam é a de um "simples biombo", acredito que ainda dá para encarar a montagem. Seria chegar em uma loja de acrílicos (que são bem mais caros que vidro) e encomendar as peças. Eu faria de peça inteiriça, e não com duas peças sobrepostas.

Dificuldade iniciais: a forma de prender uma peça na outra. Acredito que na loja de acrílico eles terão uma solução, algum tipo de dobradiça. Outro problema: como conseguir montar uma porta? E o preço vai subindo.

Agora, na terceira e quarta páginas, é que vem o problema. Precisamos revestir meia parede na frente (e parede completa atrás) com Sonex. Ainda é possível fazer sem muito trabalho. Mas quando vi o teto, feito de mais placa revestida com Sonex, desisti.

A explicação para minha desistência é simples. Nestes dias de calorão (cada vez mais comuns), como ficará o nosso baterista dentro de um biombo fechado (até o teto é fechado) sem refrigeração? A figura não mostra, e baterista nenhum vai aceitar ficar lá dentro, por melhor que seja para o som.

E agora? Tenho certeza que a empresa tem alguma solução, mas eu não a tenho. Nessa situação, comprar de uma empresa que já "pensou em tudo" acaba não saindo caro. Não estou pagando apenas pelo produto, mas sim pela solução (produto + engenharia).

Um abraço,

Fernando
 
Concordo com vc, mas existem casos em q nao eh necessario isolar totalmente a bateria, mas sim reduzir os vazamentos, ou seja, nao precisaria do teto fechado, qndo for fazer vou experimentar so as placas com Sonex, sem o teto pra ver como fica.
 
Raphael Leal disse:
... existem casos em q nao eh necessario isolar totalmente a bateria, mas sim reduzir os vazamentos...

É isso aí mesmo, Raphael... com um aquário aberto consegue-se atenuações entre 20 e 25 dB, que normalmente é suficiente para controlar o som.

Se vc quiser fazer algo legal, faça assim:

1) Construa um praticável sobre o qual se possa colocar a bateria. Ele deve ter, pelo menos, 20 cm de altura. Coloque entre as placas de madeira uma placa de lã mineral (vidro ou rocha). Faça fendas na madeira de cima do praticável para encaixar a placa de acrílico. As placas de acrílico devem ser unidas com silicone, não com dobradiças... as dobradiças costumam fazer barulho com a vibração das placas.

2) Sobre a parede de trás do aquário, instale placas de lã mineral até a altura de 1 metro e na largura do aquário. Depois fixe sobre as placas de lã mineral, ripas de madeira de 10 cm de largura com espaçamento de 1 mm entre elas.

3) Acima deste tratamento, instale espumas acústicas do tipo Sonex, com 1 metro de altura a contar do tratamento de madeira.

OBS: Este tratamento sobre a parede do fundo pode ser feito sobre placas maciças de madeira, com 2 metros de altura, que funcionarão como um biombo, permitindo a mudança do aquário de lugar.

O tratamento com madeira e lã mineral, na parte de baixo, serve para atenuar os graves que são muitos, enquanto a espuma acústica atenua os médios e agudos.

Este projeto é meu, mas ainda não consegui uma cobaia para testá-lo... rsssss... em teoria deve funcionar bem... se vc quiser tentar montar desta forma, depois me diga como ficou.

[]'s
 
Mais um link interessante de coisas q achei nos sites gringos, vejam nas fotos q da ate pra fazer igual, basta comprar a ´´chapa´´ de fibra mineral ou de vidro e revestir com o tecido e a cor desejada. Parece simples, mas tb eficiente.
Vejam: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/images/20_FPSwallpanelsandbaffle.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... baffle.pdf</a><!-- m -->

O site da empresa: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/">http://www.acousticalsurfaces.com/</a><!-- m -->
 
Outros links:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/pdf/testimonials/Gaming.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... Gaming.pdf</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/pdf/testimonials/Podcast.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... odcast.pdf</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/pdf/testimonials/Home_Theater.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... heater.pdf</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/pdf/testimonials/paul-speer.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... -speer.pdf</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acousticalsurfaces.com/fabric_panel/pdf/testimonials/Fabric_Panel.pdf">http://www.acousticalsurfaces.com/fabri ... _Panel.pdf</a><!-- m -->
 
Mais um, essse achei 10!!!


<!-- m --><a class="postlink" href="http://cent.ntrack.com/cgi-bin/ikonforum/index.cgi?act=ST;f=1;t=5879">http://cent.ntrack.com/cgi-bin/ikonforu ... f=1;t=5879</a><!-- m -->
 
Back
Topo