MESA DE SOM BEHERINGER SL2442 FR-PRO COMO FUNCIONA ?

G

Guest

Guest
Ola Pessoal ,

Eu abri esse tópico com a finalidade de tirar as minhas dúvidas por completo sobre a funcionalidade da Mesa da Beheringer SL 2442 FX-PRO , eu creio que li todos os artigos sobre ela e confesso que alguns me deixaram com algumas dúvidas e como adquiri uma recentemente há um mês posso dizer que até aqui não tenho o que reclama ...apesar de um pequeno problema que aconteceu com os efeitos e que já foi resolvido....bom eu quero pedir desculpas ao Bersan por abrir esse tópico e ao mesmo tempo pedir ajuda a todos vocês que já tem anos de experiência nesse ramo do audio e com certeza poderam me dar muitas dicas , confesso que as dicas deste site tem me ajudado muito a entender realmente o que trabalhar com som , principamente se é para a Obra de Deus ai é que a responsabilidade aumenta 100 vezes mais voces ja devem saber o que é isso...desculpa o jormal...vamos ao que interessa e por partes....

1º)FILTRO PARA CORTES DE GRAVES em 80 Hz.
Como e quando utilizar esse botão ?
Esse botão seria o "LOW CUT" ?
 
Olá Mário,

em quase tudo o que você vir de som, onde aparecer LOW indica graves, MID indica médios e HI indica agudos.

Cut vem do inglês "To Cut", cortar.

E sim, Low Cut é o nome do botão que indica um corte de graves a partir de uma determinada frequência, no caso desta mesa, 80Hz.

Use este botão apertado (filtro acionado) quando:

- vozes masculinas ou femininas - dificilmente a voz humana chega a menos de 100Hz
- instrumentos que tenham preponderância de sons médio-graves e graves. Violinos, saxofones, pratos de bateria, etc.

isso evita microfonias de graves e ajuda a minimizar aqueles incômodos Puff que dão nos microfones.

Por outro lado, mantenha o botão liberado em :

- instrumentos com ampla resposta de graves: bumbo de bateria, contrabaixo, violoncelo, teclado, percussão, etc.

Mas isso não é regra fixa. A regra é sempre: experimente com o botão ligado e o botão desligado. Use do jeito que mais lhe agradar.

Um abraço,

Fernando
 
No caso de CD/DVD players, Samplers e Playbacks, não esqueça de deixar esses 80Hz liberados... Cortá-los vai fazer falta =)
 
isso evita microfonias de graves e ajuda a minimizar aqueles incômodos Puff que dão nos microfones.

valeu bersan pela dica ...

eu tenho acionado esse botão quando a minha pastor vai pregar e mesmo assim o puff continuar...detalhe com as outras vozes femeninas não acontecer o puff é só com ela ....como posso resolver isso ? já testei todos os microfones que eu tenho (shure pg 58, lesson sm 58)e continua o puff... o que eu faço meu amigo...
 
continuando.....

Nessa mesa há um botão que indica os médios (HI) e outro FREQ ...como posso utilizar essa equalização dos médios ? a frequencia central sou eu que escolho ou existe alguma regra básica para isso ?
 
Mário,

o Puff não acontece somente em frequências menores que 80Hz, por isso que mesmo cortando o botão ainda continua o problema. Mas o problema será pior ainda se você não acionar o botão.

Para minimizar o problema, ou use uma espuma anti-puff (o nome certo é widescreen), ou tire um pouco dos graves.

--------------------

Nessa mesa há um botão que indica os médios (HI) e outro FREQ ...como posso utilizar essa equalização dos médios ? a frequencia central sou eu que escolho ou existe alguma regra básica para isso ?

Na maioria das mesas, temos controle de agudos (HI) centrado em 12KHz, e graves centrados em 80Hz ou 100Hz. Não é possível alterar estes valores.

Já os controles de médios são diferentes. Muitas mesas tem controle fixo em 2,5KHz, outras tem esse ajuste de frequência central.

Com esse controle, chamado "botão de varredura de médios", você poderá escolher a frequência de trabalho. As opções vão de médios-graves (não lembro o caso, mas em geral 200Hz) até os médios-agudos (8KHz ou 6KHz, nessa mesa, se não me engano).

Isso permite um controle maior e melhor da equalização dos médios, já que você terá a chance de atuar diretamente sobre a frequência problemática.

Um abraço,

Fernando
 
Para minimizar o problema, ou use uma espuma anti-puff (o nome certo é widescreen), ou tire um pouco dos graves.

--------------------

Eu ja tiro quase todo o grave , aumento um pouco o agudo e dou um pouco de médio, mesmo assim ainda fica um pouquinho...
 
Bersan,

Me explica melhor como ajustar o GANHO desta mesa. :?: :!:

eu tenho ajustado o fader em 0db inicialmente e depois vou incrementado o ganho ...estar certo assim ?

explicando melhor : esta acontecendo o seguinte quando os cantores começam a cantar o led de luz amarela começar a piscar fortemente e o led de pico também começar a piscar ... e a luz vermelha do amplificador também ...isso pode ser considerado clipagem (detalhe o som não embola no PA , as vezes embola no retorno) ...estou usando 03 caixas amplificadas para retorno e 01 cubo para o baixo... :!: estamos nos preparando para comprar os fones de retorno para ouvidos ...
 
Tenho algumas perguntas a mais :

1º) Como ajustar e monitorar o FBQ ?

2º) Como falo no talk back ? :roll:
 
Mario... eu utilizo uma mesa destas e te digo q todas as suas perguntas são respondidas no manual de instruções, que é bem elucidativo. Sempre é bom dar uma lidinha no manual de qualquer eletrônico antes de usá-lo. :)

Falando sobre a clipagem, você deve ajustar o ganho para que a luz de 0db acenda nos períodos de maior intensidade de sinal (pregador falando mais alto, ou cantor nas partes mais 'pegadas' da música). Se o 0db acender com pouco sinal de entrada, logicamente quando falarem mais alto no mic, o canal vai clipar (vale pra instrumentos também).

Depois de ajustado o ganho de cada canal, monitore o seu amp, se ele estiver clipando constantemente e não houverem proteções (térmica e limitador), pode ocorrer de queimar altofalantes e/ou o próprio amplificador.
 
Mário,

você está precisando ler nossas apostilas disponíveis na seção de Download. Leia esta:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/curso_completo_de_sonorizacao_ao_vivo.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... o_vivo.pdf</a><!-- m -->

Vá direto para a parte de mesas. Comece da MXS e vá crescendo em recursos.

Lá, você verá que a luz vermelha indicativa de pico é um ALERTA DE QUE ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA! Ela não deve acender NUNCA!

O procedimento para ajuste é o que o Deiny te passou. Aumente o ganho até que a luz de 0dB pisque nas passagens mais altas, e não que fique acesa direto.

2) Como ajustar e monitorar o FQB.

Pelas suas perguntas, como você está começando, não use isto ainda, vai te confundir.

3) Como falo no talk back?

Se você tiver interesse em ouvir a sua voz sair no PA, vai fundo. Só apertar o botão "TalkBack" e falar. Fazer isso na hora do culto costuma dar ensejo a brigueiros.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
... o Puff não acontece somente em frequências menores que 80Hz, por isso que mesmo cortando o botão ainda continua o problema. Mas o problema será pior ainda se você não acionar o botão.

O popping (e não puff) é um problema causado pelas sílabas explosivas, aquelas que contém b, d e p. O jato de ar exalado pela boca na hora de articular sílabas com estas letras é o grande vilão.

Normalmente, com um corte abaixo de 100 Hz, o problema é atenuado de forma aceitável, mas há pessoas que possuem a característica de exalar mais ar na articulação destas sílabas... tratar este problema é mais díficil para pessoas assim.

De qq forma, a melhor solução para acabar com o popping sem ter que cortar demasiadamente os graves é modificando um pouco o posicionamento do mic. Veja a figura abaixo:

CaptacaoPulpito.jpg


Observe que, se vc tirar o mic da posição frontal e colocá-lo mais lateralmente, o jato de ar não incidirá sobre o mic, o que eliminará, na maioria dos casos, o popping.

[]'s
 
Valeu a dica david,

mas o mirofone é usado na mão , e a pessoa fala colocando o mirofone na posição vertical encostado no queixo (pode isso ) virou mania...
 
Segura igual sorvete...

Vai de widescrem, vende nas eletrônicas e/ou lojas de som.

Fernando
 
Oh, foi mal aí.

Isso que dá postar no final do dia, depois do trabalho.

Valeu a correção, Deiny.

Fernando
 
Back
Topo