Mesas digitais

... tem alguma "receita de bolo" para a regulagem dos "semi-parametricos" ??? por exemplo, qual o corte mais usado para guitarra ??? qual o corte mais usado para voz ???
 
Apenas para complementar,


além do paramétrico, os outros tipos de equalizadores que são mais encontrados são os do tipo shelving e peaking.


O shelving aumenta ou dimimui gradativamente uma gama de frequências acima ou abaixo da frequência escolhida. Geralmente os controles de Low e High das mesas são deste tipo.

Range_lg.jpg

CpiadeRange_lg.jpg



O peaking é aquele citado acima pelo David, encontrado nos equalizadores gráficos. Nesse caso serão afetados a frequência central e as que que estiverem próximas, de acordo com a largura de banda (Q alto/estreito, afetando menos frequências vizinhas, ou baixo/largo, atingindo mais frequências).

O médio semi-paramétrico encontrado em muitas mesas também é deste tipo, só mudando a frequência central e o ganho, mas mantendo a mesma largura de banda (BW = bandwidth), com o Q fixo.


EYE_SweepableMids.gif


Abraços.
 
amarildo santana disse:
... tem alguma "receita de bolo" para a regulagem dos "semi-parametricos" ??? por exemplo, qual o corte mais usado para guitarra ??? qual o corte mais usado para voz ???

Isso depende muito da mixagem. Geralmente, a equalização que deixa a voz ou instrumento melhor sozinha é a que a deixa pior com todos os instrumentos e vozes juntos. A minha filosofia é: comece com tudo em flat, veja que frequências estão sobrando ou faltando e ajuste-as. Não tenha pressa em colocar EQ em tudo; deixar o canal em flat não é um sinal de incompetência do operador. Quanto menos EQ for usado, melhor. Por isso que equipamentos com equalizadores paramétricos e semi-paramétricos são melhores, pois permitem que nós façamos ajustes mais precisos, atuando somente sobre a frequência que queremos regular.

Existem na internet algumas listas do que os ajustes em determinadas frequências fazem com o som de diversos instrumentos, que eu me lembre alguém postou uma dessas listas recentemente aqui no fórum, é só procurar. No entanto, são sugestões para quando achamos que existe um problema com a equalização e não sabemos em qual frequência mexer. Não mude o EQ de um canal se achar que o som está bom.
 
rafaellerm disse:
amarildo santana disse:
A minha filosofia é: comece com tudo em flat, veja que frequências estão sobrando ou faltando e ajuste-as. Não tenha pressa em colocar EQ em tudo; deixar o canal em flat não é um sinal de incompetência do operador. Quanto menos EQ for usado, melhor. Por isso que equipamentos com equalizadores paramétricos e semi-paramétricos são melhores, pois permitem que nós façamos ajustes mais precisos, atuando somente sobre a frequência que queremos regular.

CONCORDO PLENAMENTE!

Além de que a equalização depende N fatores...

Acústica
Qualidade do som que vem pra mesa
Equalização do som que vem pra mesa
Microfone
Instrumento
Voz
Caixa utilizada
.....

Mas eu faço o mesmo, faço tudo tudo começando pelo flat.
 
rafaellerm disse:
A minha filosofia é: comece com tudo em flat, veja que frequências estão sobrando ou faltando e ajuste-as.

... uso o mesmo processo rafael ... estrutura de ganho, eq geral, por fim eq nos canais (sempre preciso fazer ajustes no eq do canal, tenho predominantemente 14 vozes, 4 naipes, timbres diferentes...)

rafaellerm disse:
Existem na internet algumas listas do que os ajustes em determinadas frequências fazem com o som de diversos instrumentos, que eu me lembre alguém postou uma dessas listas recentemente aqui no fórum, é só procurar.

... a receita de bolo que me referi foi tipo essa ai, algo como referencia para instrumentos e voz! vou da uma procurada! valeu! ... se alguem souber onde tah, por favor, informe.

Lucas Ferreira disse:
CONCORDO PLENAMENTE!

Além de que a equalização depende N fatores...

Acústica
Qualidade do som que vem pra mesa
Equalização do som que vem pra mesa
Microfone
Instrumento
Voz
Caixa utilizada
Mas eu faço o mesmo, faço tudo tudo começando pelo flat.

... o que mais pesa para mim eh o fator acustica, cantamos em igrejas que cabem somente 50 membros (as vezes nao tem nem janela lateral, nem ventiladores) como em igrejas que cabem 500, ar condicionado e boa acustica ... a palavra deve ser levada a todo canto da terra!!! AMÉM !!! DEUS SEJA LOUVADO !!!

gabriel_renascer disse:
A receita de bolo é:
Treine seus ouvidos. Ouça música boa.

... tenho me preocupado, ultimamente, muito neste aspecto ... eh realmente a melhor receita :lol:

[]'s a todos.
 
amarildo santana disse:
... a receita de bolo que me referi foi tipo essa ai, algo como referencia para instrumentos e voz! vou da uma procurada! valeu! ... se alguem souber onde tah, por favor, informe.

Taí...

Tabeladetimbres.jpg


Esta tabela foi elaborada pelo engenheiro de gravação Fábio Henriques. Ela foi produzida tendo em vista a mixagem em estúdio, mas é uma boa referência para nós. Tenho aplicado alguns destes conceitos com bastante sucesso.

[]'s
 
Pessoal.

Só quero lembrar a vcs que a tabela é apenas de referência. Vejam o título: "Freqüências interessantes e pontos de partida".

[]'s
 
Boa tarde pessoal!

A conversação neste tópico está muito interessante !!!
Parabéns ! Tenho aprendido com vocês !

Arrebenta o tópico de perguntas aí Lucas !!!
Forte abraço a todos !
 
Back
Topo