Mesas digitais

Acho que talvez nem altere tanto os prés, mas o processamento, é quase certeza.
Quanto ao número de canais, no conjunto cantam 13 pessoas, mais dois canais para CD, e dois para efeito.
Compramos uma mesa de 32 canais. Sábado, usamos 29...
Sobrou só um estéreo (knob) e um mono em fader...

Superdimensionar nunca é demais...
 
Hehe..

Com certeza a 01 tem se mostrado melhor do que as outras em relação custo x benefício.!! Com relação as expensões, é o de menos tenho um amigo que tem um pequeno estúdio, então essas coisas de atualizações, simuladores etc ficam faceis.

Na verdade essa pesquiza toda é para meu aprendizado, realmente eu quero comprar uma mesa, pois estou pensando sériamente em caminhar com essa banda, mas eu ainda não tenho grana pra pegar uma 01 por mais que eu queira.

P.S.: Aceito doações.! 8D
 
Lucas Ferreira disse:
Com relação as expensões, é o de menos tenho um amigo que tem um pequeno estúdio, então essas coisas de atualizações, simuladores etc ficam faceis.

Mas essas expansões que me refiro são expansões de canais fisicos. O ADA8000 da Behringer por exemplo é muito usado pra fazer essa função.
 
HUUUUUUUM.. saquei

Mas Raphael..

Pra eu expandir os canais de uma mesa digital eu vou sempre precisar desses conversores né.

Por exemplo, se eu tenho uma mesa com 16 entradas físicas e quero expandir para 32 usando assim outra "página virtuais" de faders. Eu preciso então de conversores AD/DA para ter mais entradas físicas.

Entendi?
 
É exatamente isso, quando se colocar um conversor AD/DA na 01V96 por exemplo voce pode acessar os canais do conversor "virando" a pagina como voce mesmo disse.
 
Compre uma O1V96 VCM e um ADA8000 e seja feliz.
Ela tem excelentes efeitos, 8 auxiliares (questão que não foi discutida nesse tópico ainda, mas creio que é o suficiente para você) e equalizadores paramétricos que funcionam de verdade.

Mas não esqueça que precisará de equalizadores gráficos externos.
De resto, é só alegria.
 
HEHEHE

Então ela tem equalizadores gráficos por canal, 8 auxiliares..

Uma pergunta besta, aonde eu descubro quais os efeitos dela???

Pq na verdade os que são mais usados são: Reverb, compressor, limiter, expander, Delay..

ela tem esses todos?
 
Isso mesmo, mas ainda sim, com paramétricos e controle de Q dá pra fazer miséria...

hehe
 
hehehe..

sabia que alguém iria comentar.. escrevi justamente pq não tinha certeza..

Mas ela tem equalizador gráfico??

Aonde posso alpicá-lo?
 
Lucas Ferreira disse:
hehehe..

sabia que alguém iria comentar.. escrevi justamente pq não tinha certeza..

Mas ela tem equalizador gráfico??

Aonde posso alpicá-lo?

Como o David disse, ela NÃO tem EQ gráfico, apenas paramétricos.
 
Santa ignorância..

oq é controle de Q ??????????

(Um dia eu paro de fazer perguntas! PROMETO)

É a largura do filtro. Q maiores vão afetar menos as freqüências vizinhas da escolhida e vise versa.
n101fig3.gif


<!-- m --><a class="postlink" href="http://alvaroneiva.site.br.com/filteq2.htm">http://alvaroneiva.site.br.com/filteq2.htm</a><!-- m -->
 
Vi na prática, achei show, mas talvez não saiba explicar corretamente.

Um controle paramétrico constitui no controle de ganho (médios por exemplo) medido em DB, semi-paramétrico de frequência (escalonado em HZ) e Q que tem uma demonstração gráfica de quais frequências serão alteradas.

Então você controla o ganho que essa frequência terá, a frequência a ser alterada, e como as frequências próximas a ela serão alteradas. Pode ver que no seu equalizador terá no manual que o mesmo possui Q fixo...

Bem, pelo que sei explicar é isso...

Se compliquei, me desculpe

Abraços

isinho
 
isinho disse:
Um controle paramétrico constitui no controle de ganho (médios por exemplo) medido em DB, semi-paramétrico de frequência (escalonado em HZ) e Q que tem uma demonstração gráfica de quais frequências serão alteradas.

Isinho, tenho que discordar.
EQ Paramétrico possui as 3 parâmetros: Gain, Frequência e Fator Q.
É o caso de qualquer mesa digital e das analógicas de grande porte.

EQ Semi-Paramétrico possui 2 parâmetros: Gain e Frequência.
É o caso de mesas de pequeno/médio porte.

EQ Não-Paramétrico possui só 1 parâmetro: Gain.
Mesas BEM pequenas, como a UB802 da Behringer, ou AMBW da Ciclotron.


Você chamou de Semi-Paramétrico o parâmetro Frequência, são coisas diferentes.

Pelo menos é o conceito que aprendi.
 
Lucas Ferreira disse:
Uma pergunta besta, aonde eu descubro quais os efeitos dela???

Baixa o Studio Manager, no site da Yamaha, e o drive da O1V96 VCM.
Lá você tem tudo pra ver.

No começo é complicadinho de mexer, mas é bom que você já vai se familiarizando com a mesa.

Qualquer dúvida, estamos aí =)
 
Vamos tentar aprofundar o conceito...

Todo equalizador é composto por filtros, que por sua vez têm 3 parâmetros básicos, já citados pelo gabriel_renascer: ganho, freqüência central e largura de banda.

No controle de ganho pode-se incrementar ou atenuar o sinal; no controle da freqüência central pode-se escolher a freqüência principal sobre a qual o filtro vai atuar; no controle de largura de banda (BW) podemos escolher se o filtro será largo ou estreito, ou seja, se vai afetar mais ou menos as freqüências vizinhas à central. O Q é o fator de qualidade do filtro e está relacionado à BW. Quanto menor a BW, maior será o Q e mais seletivo o filtro será.

Um filtro paramétrico é chamado desta forma pq nele podemos alterar seus três parâmetros básicos. Já o semi-paramétrico é assim denominado pq podemos alterar apenas o ganho e freqüência central. Nos semi-paramétricos o Q é fixo.

No caso dos EQ's gráficos, o único parâmetro dos filtros que podemos alterar é o ganho. A freqüência central e o Q são fixos.

[]'s
 
Show de bola!

Errei no varejo - não sabia essas dos nomes, e a explicação do David foi bem mais clara, mas é isso aí...
E tendo esses 3 controles, na minha utilização por exemplo, nem precisaria de equalizador gráfico a não ser para ter uma resposta plana de PA.
 
Ah, entendi..

Eu tenho um software que se chama guitar rig

Ele tem vários equalizadores paramétricos.
Vc seleciona a amplitude da frequencia e a intensidade!

Além de cópias de amps como ORANGE, FENDER, MESA BOOGIE, JAZZ CHORUS, etc etc etc.........
 
Back
Topo