Mesas digitais

Lucas Ferreira

New Member
Boa tarde pessoal

Andei dando uma olhada nas mesas digitais que tem aí no mercado (as mais baratas).

E encontrei algumas, como por exemplo essa <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97807559-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97807559-_JM</a><!-- m -->
Tem uma Yamaha 01V mais antiga tbm por uns 4000 reais.

São boas?? São confiaveis dentro de suas limitações??
 
Lucas,

de digitais no mercado, temos:

Korg - são feitas para home-studios e, sinceramente, nunca vi ninguém com uma nem falando alguma coisa.

Roland - eles tem as VS 880, VS 1680, VS 2480 e também alguns produtos sob a marca Edirol. São semelhantes às Korg e feitas também para pequenos estúdios.

Mas tem a V-Mixer VS-400, uma senhora mesa para PA, equipada com multicabo digital.

A Yamaha é quem praticamente domina o mercado, por ser a mais antig a oferecer tal tipo de produto, além de ter diversos tipos de equipamentos. Há mesas para o segmento estúdio e PA.

Estúdio:

01V96 (atualmente na versão VCM).
DM1000 e DM2000
02R96 e algumas outras.

Segmento PA

LS-9-16 (até 32 canais com as expansões)
LS-9-32 (até 64 canais com as expansões)
M7CL (48 canais padrão, até 96 canais
PM-5D (até 144 canais).

-----------------------------------

Entendido isto, temos o seguinte:

Para um home-studio, uma Korg ou Edirol (Roland) vão muito bem. Apesar disto, é como ter um carro importado de uma marca que poucos conhecem (peças então...).

Para um bom home-studio, uma 01V96 é excelente.

Para um estúdio profissional, uma DM1000 ou DM2000 são excelentes escolhas.

Para PA, as LS-9 ou superiores ou a V-Mixer são excelentes.

-------------------------
Essa é a teoria. Na prática, vemos o seguinte:

- se você tiver mesa Korg, vai ser difícil encontrar alguém para te ajudar com dúvidas.

- se tiver uma mesa Roland/Edirol, sempre poderá contar com o suporte do fabricante (que sim, é muito bom) e o Miguel Ratton, um excelente profissional. Mas também só conheço ele.

- A V-Mixer é uma mesa com pouco tempo de mercado, mas que tem visto suas vendas crescerem a cada dia, já que é um produto bem inovador e de ótimo preço. Ainda um pouco desconhecida. Ainda.

- Yamaha é Yamaha. Testado e aprovado pelo mercado. Mas o Brasil tem suas coisas, e aqui o pessoal usa a 01V96 para PA, enquanto ela foi feita para estúdio.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, se esqueceu de Mackie (TT24) e das Panasonic...
Já vi uma na Torau, mas não sei ainda se são produzidas...
 
Boa....

A Mackie TT24 foi a mesa digital da Mackie lançada por aqui no Brasil, para PA. Infelizmente, o produto foi "queimado" logo no começo. Diversos problemas no software causavam travamentos diversos, enquanto as Yamaha funcionavam muito bem.

Resultado: se a primeira impressão é a que fica, a Mackie não ficou bem na fita. Hoje, todos os problemas foram resolvidos (via atualização de firmware), mas a impressão que a gente lê por aí nas revistas e fóruns é que a Mackie não é uma boa opção.

Eu pessoalmente tenho uma crítica na Mackie, que é a tela péssima, infima em tamanho, monocromática e muito mal localizada. Praticamente te obriga a levar um monitor externo.

Nas Yamaha, a tela é bem melhor, ainda que monocromática (alguns modelos, como a 01V96, outras são coloridas), bem localizadas (no meio).

Agora, show é o telão da V-Mixer. Fantástica.

----------------------------
Também temos mesas digitais da:

- Digidesign
- Midas
- Soundcraft
- Panasonic
- Tascam
- SSL
- Allen & Heath

Só que... é coisa rara de se ver.

Um abraço,

Fernando
 
Então pessoal..

O problema é que essas mixers digitais que são chamadas de Mesas Digitais para P.A. tem muitos canais que as vezes não precisamos usar em uma igreja ou com uma banda, isso deixa o produto caro e com recursos que não vamos usar.

Tem algum problema em usar uma mesa dita como home studio para fazer P.A.??
quais os problemas de se fazer isso??

Abraços e obrigado pelas respostas.!
 
Vamos lá...

é questão de projeto. Uma mesa para PA é projetada para dar acesso rápido a todos os recursos, enquanto em uma mesa de estúdio, não.

Vou fazer uma analogia com o Word.

Em um Word para PA, você clica no ícone da impressora e pronto, começa a imprimir.

Em um Word para estúdio, você clica em Arquivo, Imprimir, depois em OK.

Agora, deixa dar uma daquelas microfonias bem bravas e veja qual você prefere usar.

Um abraço,

Fernando
 
O problema é que essas mixers digitais que são chamadas de Mesas Digitais para P.A. tem muitos canais que as vezes não precisamos usar em uma igreja ou com uma banda, isso deixa o produto caro e com recursos que não vamos usar.

Discordo de você...
As vezes não usamos muita coisa por falta de oportunidade. Se tiver a mão, semrpe tem utilidade.
Já quanto a mesa para estúdio, não vejo problema. Mas geralmente tem menos canais físicos, não possuem equalizadores de 31 bandas para insertar (algumas, como a 01V) , e tem uma interface um pouco mais lenta de se operar. Pelo menos, é isso que ouço por aí.
Já usei a LS9 e é muito simples e intuitiva... Nota 10...
 
Mas Isinho, veja bem..

Se eu quero sonorizar uma banda de Rock como a que eu pretendo por exemplo:

Vou precisar de.

-2canais p/ vocal NO MÁXIMO
-2 canais p/ guitarra no máximo
-1 para o baixo
-10 para a bateria NO MÁXIMO!

15 vias..

Se eu tiver uma mesa de 24 , 32 ou até mais canais físicos, comos as de P.A. eu nem vou usar um monte de deles.

Mas com relação a equalizadores e eu concordo com vc!!
 
Tem a LS9 de 16 canais, a 01V (mas com aqueles detalhes), a 02R (não sei bem quais os recursos, mas...)

Mas uma 01V já te atenderia bem legal, pelo menos eu acho isso...
 
Lucas,

nesse seu setup, só de olhar te digo: está falanto o teclado. Põe aí mais dois canais (para ligar o teclado em estéreo).

"Ah, mas não tem teclado"

Não tem hoje. Ao comprar um equipamento que deve durar seus 5 anos ou mais, devemos pensar no hoje e no futuro. No futuro, você vai precisar de back-vocals, teclado, etc.

E a bateria está exagerada, 7 mics dão um ótimo resultado já.

Vamos refazer:

2 x vozes (mic)
2 x guitarra (linha)
1 x baixo (linha)
2 x teclado (linha)
7 x bateria (mic)

Assim, são 9 x mic e 5 x instrumentos.

Já que o assunto é mesa digital, vamos aplicar isto a elas:

As Korg já eram. A maioria tem poucos canais, principalmente de microfone. Pode ser expandidas? Sim. Existe expansão para vender no mercado? Não, ou pelo menos não de forma fácil.

Roland VS alguma coisa é o mesmo problema, assim como Edirol. Existem expansão no mercado? Você vai ter que ligar para a Roland, e eles vão falar: sim, mas temos que importar, 90 dias de espera e preço absurdo.

Elas são ruins? Não, mas não são pensadas em PA. São pensadas em estúdio, onde se grava uma coisa de cada vez. Nessa situação, poucos canais dão conta.

Sobra quem....? Ela, a própria, a mesa digital mais vendida do Brasil. Yamaha 01V96.

Melhor seria se fosse uma LS-9 ou uma V-Mixer, ambas feitas para PA. Mas sabem como é, a 01V96 é mais barata, pode ir até 40 canais... Já viram então porque é a mais vendida.

Um abraço,

Fernando
 
AAAh..
agora eu saquei..

Tbm tem a LS9 tem com menos canais. ótimo.

Com certeza ela tem mais recursos né! huum...

vou dar uma fuçada nelas!
HAHAHAHA
 
Fala Bersan!

Então cara..
com relação aos canais..

Talvez daqui uns anos possam entram alguns metais.. um teclado e talvez uma outra voz, pq como a banda é de Rock meio estilo Charlie Brown eles tocam uns Reggaes, hehe e essas coisas caem bem no Reggae. Mas isso só laaaaa pra frente.

Quanto aos canais da batera eu pensei la na frente já.

1 no bumbo
2 na caixa (1 pra pegar esteira)
1 no hi-hat
2 overs de prato
4 tons (ele ja toca com 4 tons hoje.) rsrsrs

Mas com certeza essas mesas que estão sendo citadas atendem muuuuuuuuito bem a necessidade.!

Abraços a todos.
 
olá turma

conheço as mesas acima mencionadas de ouvir falar, ainda não operei a maioria delas, exceto a 01v96 e a M7, acho uma revolução incrível no segmento de áudio, cada uma com seus "prós" e "contras", pedí para o Pr da igreja para trocarmos a nossa mesa (uma Vega II), sugerí a M7, todavia esta semana fiquei extremamente tentado a "refazer" minha sugestão para uma analógica, já que o valor de mercado de uma M7 gira em torno de 70 a 80 mil, fiquei sonhando com uma Midas, já que de périféricos eu estou bem servido.
Aliás fica uma pergunta, não irá acontecer com as analógicas o mesmo que aconteceu com os valvulados???

Abs a todos

Ojeda
 
Só tem um probleminha na LS9 16

ELA CUSTA 20 MIL!!!!!!!
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=621">http://www.megadisconildo.com.br/Produt ... dutoID=621</a><!-- m -->

Porcaria!

A 01V96 custa metade..

<!-- m --><a class="postlink" href="http://loja.tray.com.br/loja/produto-15477-1210-mesa_digital__o1v96_v2">http://loja.tray.com.br/loja/produto-15 ... __o1v96_v2</a><!-- m -->

O Bersan, esse lance do equalizador de 31 bandas, é por canal?? a 01 não tem isso??
 
Não, você pode insertar em auxiliar ou no master. Se não me engano na LS9 você pode insertar até 8 equalizadores...
A 01V só tem os paramétricos, semi-paramétricos e controle de Q (se não me engano)
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=165310">http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=165310</a><!-- m -->

Loja mais confiável, e com preço melhor!
 
E essa aqui??

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97894650-mesa-digital-yamaha-01v-16-canais-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... canais-_JM</a><!-- m -->

Pq ela é tão barata? ela tem os mesmos recursos?
 
Lucas Ferreira disse:
Mas em questão de recursos ela perde né.. talvez até sonoridade...

ou não??

Provavelmente, devido aos avanços tecnológicos eles devem ter melhorado os pres também.

Lendo seu tópico por completo vi que sua preocupação também é em relação a quantidade de canais na mesa que não serão usados. Na minha igreja tem uma Mackie 32Ch que uso apenas 12Ch, mas pense no futuro, hoje uma de 24 te atende por exemplo, amanha já vai precisar de uma de 32Ch.
A 01V96 é uma boa pedida, pega uma dela com uma expansão e ficará com 24Ch, se no futuro precisar de mais, pegue outra expansão.
 
Back
Topo