Microfone de Coral

TEO

Member
Pessoal, eu vi aqui varios artigos sobre microfones de Coral, mas eu tenho uma duvida que é a seguinte, existem microfones pequenos aqueles que voce pode vir do teto e os maiores compridos que se usa em pedestais. Bom a minha pergunta é, qual a principal diferente estre eles e o que é melhor para coral?

Hoje eu tenho 2 microfones de coral da Sennheiser (nao lembro o modelo) ele é bem comprido, Supercardioide, no geral eu considero um bom microfone, porem ele nao está dando conta do meu coral, pois temos hoje aproximadamente 40 vozes e como eles apresentam varios musicais entao eles se mexem muito em uma apresentacao, como há teatro, na tem como eu colocar um para cada naipe porque eles ficam muito misturados no palco e muitas vezes distante uns dos outros. Quando temos apenas uma apresentacao onde eles somente cantam e todos proximos um dos outros até consigo uma sonorizacao razoavel, mas ainda muito deficiente, muita gente reclamando que nao conseguem ouvir as vozes ou nao conseguem compreender as falar. Tendo isso eu queria uma opiniao de voces se o ideal seria comprar mais 2 microfones de coral como por ex. o Samson C-02 ou seria melhor comprar 2 ou mais dos pequenos vindo de cima para ficar no meio do coral?

Sobre os mic de coral pequenos, eu nao conheco nenhum e nem tenho ideia de preco. ele é muito mais caro que esses outros?
 
Teo.

Teo disse:
Pessoal, eu vi aqui varios artigos sobre microfones de Coral, mas eu tenho uma duvida que é a seguinte, existem microfones pequenos aqueles que voce pode vir do teto e os maiores compridos que se usa em pedestais. Bom a minha pergunta é, qual a principal diferente estre eles e o que é melhor para coral?

As diferenças existentes não são por causa do formato. Ambos são condensadores e o que muda de fabricante para fabricante e de modelo para modelo são as características do mic tais como sensibilidade e padrão de captação (cardióide, super ou hipercardióide). Vc precisa verificar os manuais para obter estas informações.

Teo disse:
Hoje eu tenho 2 microfones de coral da Sennheiser (nao lembro o modelo) ele é bem comprido, Supercardioide, no geral eu considero um bom microfone, porem ele nao está dando conta do meu coral, pois temos hoje aproximadamente 40 vozes...

A dificuldade está no fato do mic ser supercardióide. Um mic supercardióide tem a captação bem mais estreita que um cardióide e, portanto, não é recomedado para captação de muitas fontes sonoras que tenham distribuição espacial muito larga.

Teo disse:
Quando temos apenas uma apresentacao onde eles somente cantam e todos proximos um dos outros até consigo uma sonorizacao razoavel, mas ainda muito deficiente, muita gente reclamando que nao conseguem ouvir as vozes ou nao conseguem compreender as falar.

Na verdade, a captação de coral é muito complicada, pq o sistema de som deve funcionar apenas como reforço sonoro. É imperativo que o coro cante.

Não coloque as vozes dos coristas no retorno e aumente o volume dos canais dos mics até o máximo possível antes da realimentação.

Não esqueça: se vc fizer uma captação mais distante, vc precisará de menos microfones e captará um número maior de vozes, mas sem peso. Este é o caso de mics que são fixados no teto. Se vc fizer uma captação mais próxima, precisará de mais microfones, mas o som será mais encorpado.

Tudo, no entanto, irá depender da sua necessidade e dos recursos disponíveis.

Teo disse:
Sobre os mic de coral pequenos, eu nao conheco nenhum e nem tenho ideia de preco. ele é muito mais caro que esses outros?

Os mais conhecidos são os Shure EZO, da série Easyflex (http://www.shure.com/ProAudio/Products/WiredMicrophones/us_pro_EZO-G_content). Compramos recentemente dois destes mics em São Paulo por R$ 600,00 cada.

Aqui em Vitória há os da Audio-Technica PRO 45, da série ProPoint (http://www.audio-technica.com/cms/wired_mics/31b8fdd05edefe0c/index.html), que custam cerca de R$ 470,00 cada e que são tão bons quanto os Shure.

Ufa... acabei... rssss...

[]'s
 
O David, muito obrigado cara, ja me ajudou bastante. Minha duvida mesmo era saber se uso os pequenos ou os compridos, porem vendo que o coral aqui da Igreja canta muito baixo eu preciso microfonar mais de perto e para fazer isso sem atrapalhar eles, pois eles fazem coreografias e teatro, o jeito é usar os pequenos e ai preciso dar um jeito deles virem de cima, eu ja vi um grupo fazer isso, eles usam um palco e atraz tem umas cortinas e eles colocam um suporte que vem dos suportes das cortinas até o meio do palco e ai passa esses microfones por ai, acho que pode funcionar bem, colocar uns 4 ou 3 acho que ja resolve. O Problema mesmo é os recursos, o pessoal nao esta liberando dinheiro nenhum, por isso tenho que tentar achar uma solucao bem barato, e os compridos custam 300 reais o par.
 
Pessoal, tem um outro microfone da Samson que é o CM 12C, este tb é bom ou nao é tao bom quanto o Samson C02? ele está custando 235 reais, deve ser a unidade, pois o Samson C02 vem 2 na caixa.

estou perguntando porque esse CM 12C é os pequenos.
 
Teo,

o CM12C tem as seguintes características:

Type ............................................... condenser
Polar Pattern ................................... Cardioid (Uni-directional)
Frequency Response ......................... 50Hz - 18kHz
Sensitivity ....................................... -42 dBV/Pa
Raded Impedance ............................. 200Ω
Max. SPL ......................................... 136 dB
Dynamic Range ................................ 112 dB
S/N ratio ......................................... 70 dB
Power Supply ................................... 9~52V phantom supply
Power consumption .......................... 2.5mA
Dimensions ...................................... 1.06” (L) / 27mm (L)
Weight ............................................ 0.26lbs / 0.12kg

Já o C02:
Type Condenser
Polar Pattern Cardioid
Frequency Response 40~20000 Hz
Sensitivity -40 dBV/pa (10mv/pa)
Raded Impedance 200Ω
Equivalent Noise level 22 dB (A weighted IEC/DIN 651)
Max. SPL 134 dB (THD≤ 0.5% 1000 Hz)
Dynamic Range 112 dB
Power Supply 48V Phantom Power (IEC 268-15/DIN
45596)
Current Consumption 3.5 mA
Dimensions ø 20 x 150 mm

Eu diria que o C02 tem uma resposta de frequência um pouco melhor e mais sensibilidade (capta mais som) que o CM12C.

Os mics "pequenos" são bons para instalações fixas. Já os tipo "over" tem a vantagem de serem mais robustos.

Para coral, há mais modelos "pequenos" que modelos tipo "over". Muitos "overs" são para captação de pratos de bateria, só respondem bem os médios e agudos. O Samson C02, do qual sou fã, tem boa captação também de graves.

Já leu isto?

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=72

e

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=73

Por fim, consiga alguns modelos emprestados com algum lojista, leve na igreja e faça seus próprios testes.

Um abraço.

Fernando
 
olá bersa.

é, neste caso realmente é melhor mesmo o C02 e ainda por cima acho que é mais barato pois vem 2.

para ser sincero o meu problema hoje é $$ (preço) o pessoal da minha igreja é muito chato pra liberar alguma verba pra som, geralmente me liberam apenas uma grana pra manutencao, porem estou precisando adquirir alguns equipamentos, e no caso do microfone de coral este da Samson está sendo o mais interessante por ser bom e barato, os menores seria bom pois acho mais discreto e poderia vir do teto mas eles tambem sao mais caros.

Bom ja deu para tirar as minhas duvidas, provavelmente mesmo vou ficar com o Samson.

Agora uma coisa, aqui em SP voces conhecem alguma loja que empresta microfone para teste? eu ja fui em algumas e é dificil eles fazerem isso.

Obrigado.
 
Olá Teo,

para ser sincero o meu problema hoje é $$ (preço) o pessoal da minha igreja é muito chato pra liberar alguma verba pra som

Quando você conhecer alguma que libera dinheiro fácil fácil, avise-me. Acho que vai ser o primeiro caso no Brasil!

Converse com os gerentes e ou os próprios donos. Não apenas peça microfones emprestados, mas convide-os a assistir a um culto, a visitar a igreja. Se eles não puderem, um funcionário. Pegue o pessoal durante um dia de semana, após a loja fechar, e leve-os (de carro, impressione) à igreja. O bom é que os mics vão acompanhados por alguém da loja e, ao final, essa pessoa mesmo se responsabiliza de devolvê-los.

E ofereça um "cheque-caução" ou outra forma de garantia ($$$) de que o equipamento vai voltar são e salvo.

Um abraço,

Fernando.
 
Ola Pessoal

Parabens por esse site. Aprendi muito e espero contribuir tambem.
Gostaria de dar a dica do mic Samson C15CL. Usei ele pra coral e orquestra e funcionou muito bem. Em Campinas encontrei o melhor preço na Cromat. R$ 160,00.

[]´s
Andre
 
Oi bustillos

Cara, esse microfones que voce falou ele nao é para coral né? eu estive olhando no site da Samson e ele é mais pra intrumento mesmo?

Aproveitar tb para parabenizar o site e agradescer a todos que colaboram com ele, realmente está me ajudando muito, a um bom tempo eu estive atraz de um forum desse e nao estava encontrando e por acaso eu descobri o site. Talvez seria até legal divulgar mais o site, nao sei se é interessante isso pra voces!
 
E ae Teo

Os mics foram comprados pra microfonar as cordas na orquestra. Tambem sao usados para flautas e clarinetes, mas funcionaram muito bem pra coral, 4 deles sao suficientes pra um coral de 50 pessoas.

[]´s
Andre
 
Olá Bustillos, seja bem vindo.

Qualquer mic condensador de alta sensibilidade pode ser utilizado para coral (claro que alguns serão melhores que outros). Mas vamos ver o C15CL:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.samsontech.com/images/productimages/C15-Black-front-web.jpg">http://www.samsontech.com/images/produc ... nt-web.jpg</a><!-- m -->

- Ideal for vocal or acoustic instrument micing
- Fixed charge condenser element
- Enhanced super-cardioid pickup pattern
- Flat frequency response
- 48-Volt Phantom Power Operation
- Gold plated XLR and mic stand adapter included

Ele serve tanto para vozes quanto para instrumentos por causa da sua resposta de frequência, que é flat. Assim, podemos construir a timbragem na mesa de som (ou prés externos).

Sobre "construção de timbragem", dê uma olhada aqui:

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20

Olhe o texto sobre o Fox MXL.

Mas o C15CL é supercardióide, e indica-se para coral o uso de microfones cardióide. Se você gosta do resultado, tudo bem, mas se um dia puder testar com mics cardióides, seria muito interessante, provavelmente você conseguirá um resultado ainda melhor.

Para saber mais sobre supercardióides e cardióides, dê uma olhada aqui:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=104

Estranhamente, o site da Samson não coloca mais especificações sobre o C15CL. Alguém mais notou isso?

http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1806&brandID=2

E no site do distribuidor brasileiro também não há informações sobre o C15CL:

http://www.florencemusic.com.br/samson

Será que ele já saiu de linha? (isso não desmerece em nada o Mic, mas dificulta a compra de novos).

Um abraço,

Fernando.
 
oi pessoal, eu acabei comprando o microfone Samson C02 e fiz um teste pequeno neste domingo, liguei ele num violino e percebi o seguinte, com o Sennheiser que tenho condensador (nao lembro o modelo) eu deixo o ganho bem mais baixo que esse da Samson, isso nao deixou o som ruim, até achei muito bom o som, mas o pessoal estava acostumado em deixar o ganho baixo, os agudos mais baixos tb para nao dar microfonia, ai com esse microfone é bem diferente, a equalizacao é mais parecida com um microfone normal. é isso mesmo pessoal? até achei que poderia ser alguma coisa errada com ele, nao é o phanton pois estava ativado e com o outro microfone estava tudo certo.. é isso mesmo acredito... é que desse jeito da uma impressao que ele é bem menos sensivel que o Sennheiser.
 
Olá Teo.

TEO disse:
...com o Sennheiser que tenho condensador (nao lembro o modelo) eu deixo o ganho bem mais baixo que esse da Samson, isso nao deixou o som ruim, até achei muito bom o som, mas o pessoal estava acostumado em deixar o ganho baixo...

Cuidado com o ganho de entrada muito baixo pq desta forma o ruído de fundo pode aparecer junto com o sinal. Faça sempre o ajuste de ganho de entrada corretamente.

TEO disse:
...é que desse jeito da uma impressao que ele é bem menos sensivel que o Sennheiser.

E deve ser mesmo. Cada mic tem seu próprio timbre, sensibilidade, resposta de freqüência etc. Para fontes sonoras que gerem maior pressão sonora, use os Samson, para os de menor intensidade, use o Sennheiser.

[]'s
 
Mas eu comprei este Samson para ser usado mesmo em Coral porque com o Sennheiser estava tendo muitos problemas com volume muito baixo e se tenta-se aumentar dava microfonia. Por ele ser Supercardioide achei que seria esse o fator dele dar microfonia com facilidade... Bom eu ainda nao testei ele com Coral, somente depois deste teste para saber se realmente é melhor que o Sennheiser...

A questão do ganho é o seguinte, eu sempre deixei com o Sennheiser o ganho baixo porque ele é muito sensivel e mesmo baixo a entrada era forte, ja o Samson para ficar no mesmo nivel eu aumento o ganho muito mais, mas isso nao é o problema, é questao de custume eu acho...
 
Teo.

Os mics da Samson vão funcionar muito bem com o coral sim... eu uso dois para microfonar o coro da igreja.

O que quiz dizer é que o Sennheiser, por ser mais sensível, talvez fique melhor em fontes sonoras que gerem baixa pressão sonora, como por exemplo, em violões e flautas.

[]'s
 
Teo,

esses microfones Sennheiser por acaso são em forma de tubo e bem compridos, como estes aqui?

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=134

Se forem, são microfones Shotguns, e isso explica muita coisa. Shotguns servem para captar o som a grandes distâncias (muitos e muitos metros), tem altíssima sensiblidade (tenho um com sensibilidade de -23dB, o Samson C02 tem -40dB - isso explica a diferença de ganho) e padrão de captação supercardióide ou hipercardióide.

Shotguns são muito utilizados em TV e vídeo, onde são chamados de "microfone boom". Já notou aqueles caras com umas varas que aparecem nos bastidores de programas TV? As varas tem Shotguns nas pontas, e o pessoal fica "apontando" para os atores, de forma que só capte o som deles e nada mais (um estúdio está longe de ser um local silencioso). As varas servem para que os microfones não sejam vistos, não sejam captados pelas câmeras. Por isso que atores de novela (entre outros) não usam microfones.

E não são indicados para coral. E é raro utilizarmos em sonorização ao vivo, conheço alguns casos apenas para gravação.

Aqueles que você viu nas fotos do post que indiquei são da Yoga, e tem 2 padrões de captação. Podem funcionar como shotguns, hipercardióide, -23dB de sensibilidade ou para coral, cardióides, -44dB de sensibilidade. Quanto ao som, se estiver curioso, é razoável, mas inferior ao Samson C02.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Fernando
 
poh cara, eu preciso pegar o modelo exato pra voces verem, ele é mais comprido que o SAMSON, ele é mais ou menos parecido com esses das fotos ai, mas nao tem a espuma, ele é muito parecido mesmo com o samson mas ele é escuro e pelomenos uns 50% maior em tamanho e é supercardioide. pode mesmo ser para captacao a distancia porque quando eu uso ele pra gravar apenas eu consigo ouvir alguem falando normal do fundo da igreja que ta uns 20 metros de distancia...

vou pegar o modelo e passo pra voces verem...
 
opa achei aqui no site da sennheiser um modelo que é identico, so nao sei se é exatamente ele, mas acho que é, ele é totalmente igual na aparencia, eu sei que da para colocar uma pilha AA nele, deve ser ele mesmo... deem uma olhada aqui <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sennheiser.com/sennheiser/icm_eng.nsf/root/03281?Open&print=#">http://www.sennheiser.com/sennheiser/ic ... en&print=#</a><!-- m -->
 
Téo,

esse que você passou (ME 62) é um ominidirecional. Mas este aqui:

http://www.sennheiser.com/sennheiser/icm_eng.nsf/root/03284?Open&print=

ME 66 é supercardióide e é um shotgun. Dê um zoom na imagem e repare como há diversas ranhuras de entrada de som no corpo. É uma característica dos shotguns (é isso que faz ele ser supercardióide ou hipercardióide, quanto mais ranhuras, mais direcional). Repare que no Samson C02 só há duas ranhuras (cardióide)

A espuma vista na foto do outro post é só um windscreem, proteção contra vento, por causa do ventilador em cima do microfone.

Um abraço,

Fernando.
 
é mas o que eu tenho nao tem esses monte de ranhuras, ele é exatamente igual ao endereco que passei, exatamente igual, mas é Supercardioide... agora voce me falando neste detalhe da ranhura, eu nao lembro se tem 1 a mais que o modelo que passei pra voces, se tiver tem somente mais um conjunto daquele!!
 
Back
Topo