@ Bruno Freitas;
Para mics de baixo custo os Superlux, pra mim são unânimidade ( mesmo que seja só pra mim, rsssss). Vários de meus amigos aqui do fórum que usam recomendam. Eu usei muito tempo os PRA D1 e o Top 248 ( que é o mesmo Top 258 só que com o globo esférico ) junto com Shure SM 58 e, na minha aplicação de então, preferia eles aos Shure. O Top 248 tem ganho muito maior que o PRA e o SM 58 e se sai bem melhor que estes para vozes femininas ou agudas. Tanto o PRA quanto o TOP permitem uma margem maior de trabalho antes de microfonar que o SM 58, que em relação aos anteriores parece ter um padrão polar mais aberto. Isso me causava problemas pois o vocal trabalhava sempre com muito ganho e nos SM 58 a voz do vocal do lado acabava sendo captada pelo mic adjascente e vice-versa dificultando a equalização do canal e tendendo á microfonia. Falha na educação do vocal mas isso era minimizado nos Superlux. Durabilidade ainda não sei dizer pois ainda não temos relatos de Superlux quebrados e não posso usar os meus como parâmetro pois sou muito chato com qualquer equipo que esteja sob minha responsabilidade, então tudo acaba durando sensivelmente mais do que costuma durar no uso comum de igreja, mas tb com o preçoi de 1 Shure original dava pra comprar uns 4 Superlux e isso faz com que o custo benefício deles seja maior que o dos Shure.
Os JTS, sou doido pra ter os NX 7 e NX8 desde que li um artigo do Bersan elogiando esses meninos, mas são difíceis de encontrar. Já usei o NX9 pra voz feminina. Este mic é um condensador de eletreto. A voz em questão era de uma o irmãzinha que mesmo usando o TOP 248 pedia pra equalizar os agudos da voz dela no talo, mas no talo mesmo, no fim do curso do knob da mesa, que no caso era uma Mackie Onix 32.4. Vc consegue imaginar o que é isso?! E a pessoa ainda pedir mais!!! Logicamente a voz tava horrível, mas pra ela ainda tava faltando agudo e eu fui acompanhando pra ver até onde ela ia chegar. Logicamente no final do culto a gente chama pra conversar no banquinho da consciência. Paralelamente comecei a buscar soluções que pudessem dar mais conforto e destaque na região que ela queria. assim cheguei ao NX9 que geralmente é usado para instrumentos e no kit de bateria da JTS é destinado pros Over´s. Foi uma medida desesperada mas... deu certo. O mic se saiu maravilhosamente na voz dela e apesar de condensador não só se comportou muito bem em relação á microfonia como, ouvindo a voz dela pelo fone pra equalizar o grosso, parecia que ela estava em um estúdio, voz limpinha, sem interferência das vozes ao lado, coisa linda de ouvir.
Cuidado que precisava ter é que era com o efeito P/B, que controlei usando espuma no globo do mic. então devido a essa experiência com o NX9 fiquei ainda mais estimulado a adquirir o NX7 e o NX8. Esses ainda vão fazer parte do meu setup de mics assim que o
@tonreb, o professor, parar de ficar me apresentando essas belezinhas da Lewitt. Tô ficando viciado neles.
Alias é uma marca que eu indico, embora tenham um preço um pouco maior, pouco mesmo, são mics melhores que os Superlux e, acredito, os JTS.