denesgomes
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Home studios avançados
A gravação de bateria e de grupos instrumentais e vocais é um diferencial dos maiores estúdios. A presença da mesa grande, das medusas e dos multicabos é uma conseqüência natural desta opção.
É claro que vamos gravar a bateria num outro cômodo da casa. De preferência, que não tenha uma parede em comum com a técnica, para não confundirmos o som dos monitores com os vazamentos, já que a bateria produz muita pressão sonora, especialmente o bumbo. Uma casa com paredes grossas tem muito mais chance de sucesso que um apartamento novo com o pé direito baixo.
Divisórias acústicas, geralmente duplas, à base de madeira, lã de vidro e gesso acartonado, podem dar ótimos resultados. Painéis, absorvedores e armadilhas de graves também devem ser distribuídos pelas salas. Mas só faça essas obras com projetistas e marceneiros experientes que conheçam os problemas e as soluções da acústica, tanto para o tratamento quanto para o isolamento. Eles podem fazer também todos os móveis do estúdio, como estantes e outros. Esta vai ser a maior despesa e vai valorizar muito o seu empreendimento
.
Os computadores mais indicados neste nível de configuração são Intel Core 2 Extreme quad-core e Apple Mac Pro (com Quad-Core Intel Xeon), este 2,6 vezes mais rápido que o velho Macintosh G5 em aplicações de áudio. É um investimento também várias vezes maior do que em um PC “topo de linha”.
Os programas usados nos PCs (com Windows XP Pro) são o Cubase, o Nuendo, o Sonar e o Pro Tools LE, que é adquirido com a interface Digidesign 003, ou mesmo o Pro Tools HD com os seus periféricos, usados também nos grandes estúdios. Nos Macs, usamos Logic, Performer, Cubase ou Pro Tools sobre o sistema operacional Mac OS-X.
Os microfones devem ser capazes de abranger toda a gama de instrumentos e vozes que serão captados. Usamos modelos diversos de marcas como Neumann, AKG, Sennheiser, Shure e Electro-Voice, entre outras, para gravar tambores, pratos, percussões, vozes, cordas, sopros, piano e tudo o mais.
O som destes microfones pode ser valorizado por pré-amplificadores de diversas grandes marcas, como Avalon, Apogee, Focusrite ou Universal Audio, especialmente os valvulados. Do preamp, o som vai direto para o computador por cabos balanceados. Alguns desses estúdios avançados usam efeitos analógicos como compressores valvulados e outros. O direct box serve para balancear o sinal de, por exemplo, instrumentos elétricos.
Controladores MIDI para os instrumentos virtuais podem ter a forma de qualquer instrumento musical. É útil ter dois teclados, um de ação pesada (tipo piano) com 88 teclas e outro com 61 ou 76 teclas leves. Podem ser vistos vários outros formatos de controladores MIDI, como guitarras, violões, violinos, tambores e controladores para música eletrônica em forma de bateria MPC.
Uma superfície de controle é compatível com o porte desse estúdio. Escolha uma que opere com seus programas favoritos e configure-as à vontade para dar uma folga para o mouse.
Conclusões
Na verdade, nenhum estúdio é exatamente como as sugestões acima. Como já vimos, as opções citadas servem de referência, mas a sua escolha deve sempre se pautar pelas suas necessidades específicas, tanto musicais quanto de orçamento. Planeje bem e boas compras!
A gravação de bateria e de grupos instrumentais e vocais é um diferencial dos maiores estúdios. A presença da mesa grande, das medusas e dos multicabos é uma conseqüência natural desta opção.
É claro que vamos gravar a bateria num outro cômodo da casa. De preferência, que não tenha uma parede em comum com a técnica, para não confundirmos o som dos monitores com os vazamentos, já que a bateria produz muita pressão sonora, especialmente o bumbo. Uma casa com paredes grossas tem muito mais chance de sucesso que um apartamento novo com o pé direito baixo.
Divisórias acústicas, geralmente duplas, à base de madeira, lã de vidro e gesso acartonado, podem dar ótimos resultados. Painéis, absorvedores e armadilhas de graves também devem ser distribuídos pelas salas. Mas só faça essas obras com projetistas e marceneiros experientes que conheçam os problemas e as soluções da acústica, tanto para o tratamento quanto para o isolamento. Eles podem fazer também todos os móveis do estúdio, como estantes e outros. Esta vai ser a maior despesa e vai valorizar muito o seu empreendimento
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Os computadores mais indicados neste nível de configuração são Intel Core 2 Extreme quad-core e Apple Mac Pro (com Quad-Core Intel Xeon), este 2,6 vezes mais rápido que o velho Macintosh G5 em aplicações de áudio. É um investimento também várias vezes maior do que em um PC “topo de linha”.
Os programas usados nos PCs (com Windows XP Pro) são o Cubase, o Nuendo, o Sonar e o Pro Tools LE, que é adquirido com a interface Digidesign 003, ou mesmo o Pro Tools HD com os seus periféricos, usados também nos grandes estúdios. Nos Macs, usamos Logic, Performer, Cubase ou Pro Tools sobre o sistema operacional Mac OS-X.
Os microfones devem ser capazes de abranger toda a gama de instrumentos e vozes que serão captados. Usamos modelos diversos de marcas como Neumann, AKG, Sennheiser, Shure e Electro-Voice, entre outras, para gravar tambores, pratos, percussões, vozes, cordas, sopros, piano e tudo o mais.
O som destes microfones pode ser valorizado por pré-amplificadores de diversas grandes marcas, como Avalon, Apogee, Focusrite ou Universal Audio, especialmente os valvulados. Do preamp, o som vai direto para o computador por cabos balanceados. Alguns desses estúdios avançados usam efeitos analógicos como compressores valvulados e outros. O direct box serve para balancear o sinal de, por exemplo, instrumentos elétricos.
Controladores MIDI para os instrumentos virtuais podem ter a forma de qualquer instrumento musical. É útil ter dois teclados, um de ação pesada (tipo piano) com 88 teclas e outro com 61 ou 76 teclas leves. Podem ser vistos vários outros formatos de controladores MIDI, como guitarras, violões, violinos, tambores e controladores para música eletrônica em forma de bateria MPC.
Uma superfície de controle é compatível com o porte desse estúdio. Escolha uma que opere com seus programas favoritos e configure-as à vontade para dar uma folga para o mouse.
Conclusões
Na verdade, nenhum estúdio é exatamente como as sugestões acima. Como já vimos, as opções citadas servem de referência, mas a sua escolha deve sempre se pautar pelas suas necessidades específicas, tanto musicais quanto de orçamento. Planeje bem e boas compras!