Montagem de estúdio

Home studios avançados

A gravação de bateria e de grupos instrumentais e vocais é um diferencial dos maiores estúdios. A presença da mesa grande, das medusas e dos multicabos é uma conseqüência natural desta opção.

É claro que vamos gravar a bateria num outro cômodo da casa. De preferência, que não tenha uma parede em comum com a técnica, para não confundirmos o som dos monitores com os vazamentos, já que a bateria produz muita pressão sonora, especialmente o bumbo. Uma casa com paredes grossas tem muito mais chance de sucesso que um apartamento novo com o pé direito baixo.

Divisórias acústicas, geralmente duplas, à base de madeira, lã de vidro e gesso acartonado, podem dar ótimos resultados. Painéis, absorvedores e armadilhas de graves também devem ser distribuídos pelas salas. Mas só faça essas obras com projetistas e marceneiros experientes que conheçam os problemas e as soluções da acústica, tanto para o tratamento quanto para o isolamento. Eles podem fazer também todos os móveis do estúdio, como estantes e outros. Esta vai ser a maior despesa e vai valorizar muito o seu empreendimento
.
Os computadores mais indicados neste nível de configuração são Intel Core 2 Extreme quad-core e Apple Mac Pro (com Quad-Core Intel Xeon), este 2,6 vezes mais rápido que o velho Macintosh G5 em aplicações de áudio. É um investimento também várias vezes maior do que em um PC “topo de linha”.

Os programas usados nos PCs (com Windows XP Pro) são o Cubase, o Nuendo, o Sonar e o Pro Tools LE, que é adquirido com a interface Digidesign 003, ou mesmo o Pro Tools HD com os seus periféricos, usados também nos grandes estúdios. Nos Macs, usamos Logic, Performer, Cubase ou Pro Tools sobre o sistema operacional Mac OS-X.

Os microfones devem ser capazes de abranger toda a gama de instrumentos e vozes que serão captados. Usamos modelos diversos de marcas como Neumann, AKG, Sennheiser, Shure e Electro-Voice, entre outras, para gravar tambores, pratos, percussões, vozes, cordas, sopros, piano e tudo o mais.

O som destes microfones pode ser valorizado por pré-amplificadores de diversas grandes marcas, como Avalon, Apogee, Focusrite ou Universal Audio, especialmente os valvulados. Do preamp, o som vai direto para o computador por cabos balanceados. Alguns desses estúdios avançados usam efeitos analógicos como compressores valvulados e outros. O direct box serve para balancear o sinal de, por exemplo, instrumentos elétricos.

Controladores MIDI para os instrumentos virtuais podem ter a forma de qualquer instrumento musical. É útil ter dois teclados, um de ação pesada (tipo piano) com 88 teclas e outro com 61 ou 76 teclas leves. Podem ser vistos vários outros formatos de controladores MIDI, como guitarras, violões, violinos, tambores e controladores para música eletrônica em forma de bateria MPC.

Uma superfície de controle é compatível com o porte desse estúdio. Escolha uma que opere com seus programas favoritos e configure-as à vontade para dar uma folga para o mouse.


Conclusões

Na verdade, nenhum estúdio é exatamente como as sugestões acima. Como já vimos, as opções citadas servem de referência, mas a sua escolha deve sempre se pautar pelas suas necessidades específicas, tanto musicais quanto de orçamento. Planeje bem e boas compras!
 
guilhermeiav disse:
Falo pelo PT, pois a interface dele é muito facil de usar, muito rapida a aprendizagem, o recursos são incalculaveis. Sem contar que é leve.
Já usei Cu-base, Sonar...são programas muito pesados e complicados.
:shock: :shock:
Juro que sempre ouvi ao contrario.E espero que Voce nao colocou o traco propositalmente pois tendo IAV no seu nick isso nao me parece legal :cry: ..
Em parte tecnica somente posso dizer que Cubase/Nuendo é bem mais intuitivos que PT principalmente para quem esta comecando.Sem falar que PT nunca foi LEVE.Principalmente sem ajuda de placa aceleradora para TDM.Se voce USAR plugins RTA (nao tenho menor duvida que sabe disso) nao tera a mesma latencia (na ordem de 60-70 samples ) como da plataforma HD-TDM.Eficiencia de plataforma VSTi é esmagadora se comparar com RTA.Caso de duvida consulta aqui :
http://www.dawbench.com/benchmarks.htm

Abrcs,
andry110
 
Assim como Nuendo ou Cubase, os plugins são rodados no "proprio desktop" caso não tenha a placa TDM uasr os DSP da placa...
Meu amor...meu tezão...to falando que eu não troco PT por nenhum nuendo e nem cubase, se esses programas fosem bom estudio gringos usariam. E recomendo pra quem esta começando já usar programa certo que ofereça recurso.
Qualquer plugin executado em qualquer programa via RTAS a latencia sera entre 60-70 pois esta usando processamento do pc.
EU já usei cubase...achei uma porcaria. Agora é gosto...eu uso pt hd 3 com pt 9 hd...e não troco...
 
guilhermeiav disse:
Assim como Nuendo ou Cubase, os plugins são rodados no "proprio desktop" caso não tenha a placa TDM uasr os DSP da placa...
Exatamente como RTA da PT...Nao tem vantagem nenhuma.A desvantagem que PT com osequenciador 'e um fracasso completo...Precisa Logic ou DigitalPerformer para acompanhar.

guilhermeiav disse:
Meu amor...meu tezão...
Nao sou do teu tipo .Acredite...

guilhermeiav disse:
se esses programas fosem bom estudio gringos usariam
Usam e muito.Basta ver discussoes no Gearslutz.com.Recomendo.'E bastante util para diminuir hormonios ProToolsicos :mrgreen: :mrgreen: .
guilhermeiav"[b]]Qualquer plugin[/b] executado em qualquer programa via RTAS a latencia sera entre[b] 60-70[/b] pois esta usando [b]processamento do p[/b]c.[/quote] NUNCA.JAMAIS! Voce tera 60-70 samples somente com hardware processing como TDM da Digi ou PowerCore das TC Electronics ou STDM da Sonic-Core . E isso 'e grana!.Como ja falei : PT nao tolera gente com poucos recursos... [quote="guilhermeiav disse:
Agora é gosto...eu uso pt hd 3 com pt 9 hd...e não troco...
E com certeza Voce nao pagou $300,00.Por tanto nao 'e somente gosto.'E questao de bom senso: usar sistema de 30mil e chamar de porcaria uma solucao de valor "acessivel" nao esta de acordo com um criterio IMPORTANTE - juizo..
Abrcs,
andry110
 
rafael gomes
indico que voce invista primeiro em aprendizado,
faça cursos, pesquize muito, com certeza depois
disso irá repensar sobre esses equipamentos que
pretendo adiquirir.
adorei ter lido que o sound forge é pra masterização kkkkkkk
olha eu sei que é dificil, que no brasil, não temos insentivos
mas o melhor que voce pode fazer é isso ,estudar muito cara,
mais muito mesmo, ai vai perceber que o melhor programa pra gravar
é aquele que voce se adapta melhor, quem fará a diferença é voce,
claro que tem Softwares que tem história opte por eles,ja são referencia
de extrema qualidade, mas seus ouvidos é o principal.
 
A Presonus tem uma interface bem fácil de se trabalhar, o mais interessante, não é tanto a dinamica de trabalho, mas saber se essa mesa tem um som quente capaz de competir em som de PA com as gigantes da Yamaha Ls9 e M7cl. Ainda não vi uma funcionando em PA, mas sei que ela trabalha em interface direta via Software (Nuendo, Cubase, Sonar etc...) tudo via Firewire com Clock dedicado. estou pensando em adquirir uma apenas pelo baixo custo da mesa, mas se ela não tiver um som quente, vou ter que rever. porque poderia ser até mais fácil adquirir ela e junto a ela incorporar uma interface ADA só para tirar o audio final. (poderia ser até uma motu, ou digidesign ou qualquer outra que receba sinal digital.)já que hoje existem excitadores muito bons para finalizar sinais. se alguém tem duvidas quanto à transferência de audio em tempo real, pode ficar tranquilo! ela transfere sinal analogico para digital em até 48Khz, com 32bits floating, o suficiente para se obter um sinal relativamente saudável, pelo menos o fabricante diz isso. se alguém já adquiriu uma fico no aguardo de maiores informações.
 
Back
Topo