Montagem de estúdio

Vitor ,
não sei se você falou isso, "Amigo tamos falando de gravação individual, no estudio eles gravam tudo individual pois maioria dos instrumentos como Violão, voz, violinos,chimbal, caixa,bumbo, precisam de tratamento pos gravação, uma mesa de som que não manda os canais individuais seria puro disperdicio de qualidade e grana, com esse 5mil da mesa eu posso comprar bastante placas e fazer mais de 16 canais tranquilo, gravando individual e com os prés octane da M-audio.", respondendo o que eu disse, caso seja, a Studio Live é uma mesa para gravações multipista, você endereça até 26 canais, acho que é isso, não tenho certeza, mas é multipistas, comprar três interface para fazer o mesmo número de canais, mas sem a flexibilidade do routing de uma mesa. Acho que minha solução seria melhor...

Abraços,

Gustavo.
 
Rafael,

aconselho vc comprar um MAC!
Estou usando um MacBook Pro (Core 2 Duo 2.4Ghz - 4Gb DDR3 1067 - HD 500Gb - NVIDIA GeForce 320M 256Mb)
M-Audio ProFire 2626
Microfone Behringer B2-Pro
Controlador Michael KCM-600 (O primeiro fabricado pela marca, mas não deixa a desejar,
aviso q as teclas são melhores que dos teclados da YAMAHA, falo isso pq meu pai tem um S-900 e parecem teclas de brinquedo de tão leves)
Pro Tools 8

Dá pra fazer algumas coisas sem reclamar e fica muito bom. O MAC nem pia!!!
A intenção é comprar mais 2 pré-amplificadores para ficar com 24 canais.
Mas estou decidindo pq dinheiro para apenas se divertir não é fácil juntar.
Estou pensando em comprar dois Octopre da Focusrite, para ficar com mais opções ou
dois M-audio Octane msm. Alguém pode falar a respeito para que eu possa escolher melhor.

Abraços.
 
judenilson disse:
Rafael,

aconselho vc comprar um MAC!

Nem que for usado, o mac os é um bom sistema, ele mesmos otimiza o hardware para aproveitar o maximo dele.

Gustavo Benevides disse:
a Studio Live é uma mesa para gravações multipista, você endereça até 26 canais, acho que é isso, não tenho certeza, mas é multipistas, comprar três interface para fazer o mesmo número de canais, mas sem a flexibilidade do routing de uma mesa. Acho que minha solução seria melhor...

Amigo que eu saiba ela não envia todos os canais individuais pro computador, fica mais barato comprar placa de som, e sabe porque não fica legal mesa pois os EQs dela dão uma especie de semi-coloração no som, só testar uma mesa, faça o seguinte ligue a mesa com o EQ grafico desligado, use e depois liga o EQ grafico (fletado) para ver como muda um pouco o som, foi meu amigo que me mostrou isso.

A diferença é que estudios profissionais mesmo não usa placa de som simples, como aquelas M-audio de 2mil R$ (como não se fosse simples :mrgreen: ), eles partem pra Digi, mackie, outras placas mais avançadas, combinando o som com microfones neumann.

Acho que o amigo deve fazer o seguinte.

Presonus Firestudio Project (da pra gravar uma bateria inteira ai).
2x MXL v67i (fazer stereo na bateria, use a capsula quente na voz e a brilhante na bateria)
KIT DE MICROFONE PARA BATERIA KIT 7 SAMSON
Shure sm 57 (caixa de bateria, não tem plug in que substitua um bom cubo)
Macbook White 13
2x tube pré
Monitor kfk rp6

Os links para comprar?

Notebook , <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163213502-macbook-white-novo-tela-led-133-24-ghz-r-265000-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 265000-_JM</a><!-- m -->
Placa de som , <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162488035-interface-firewire-microfone-presonus-firestudio-project-48v-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ct-48v-_JM</a><!-- m -->
Microfone para bateria , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?codigo_produto=45157">http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_ ... duto=45157</a><!-- m -->
Microfone para voz , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.maxmusic10.com/index.asp?secao=27&categoria=127&subcategoria=0&id=424">http://www.maxmusic10.com/index.asp?sec ... a=0&id=424</a><!-- m -->
Microfone da shure , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?codigo_produto=24277">http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_ ... duto=24277</a><!-- m -->
Pré amp , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?codigo_produto=40167">http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_ ... duto=40167</a><!-- m -->
Monitor , <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161995744-monitor-studio-krk-rp6-g2-1-par-r-139999-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 139999-_JM</a><!-- m -->

Tem o pedestral,o filtro anti puf e o anti shock (acho que se fala assim),para os dois , mais os cabos da santo angelo ,o mac se você colocar 4gb de memoria e um hd de 7200rpm vai virar um carro de F1.
 
O controlador de estudio é util sim, mas eu escolheria os dosi modleos (um de 61 e outro de 88 teclas),sabe porque? já vi tecladistas indignados tendo que tocar orgão hammond em um teclado de teclas pesadas, eu que toco acho sinceramente Horrivel, você não flexibilidade nenhuma, 88 teclas é bom mas para strings e pianos.

Compre usado mesmo, quantos tecladistas usam teclados usados, triton extreme,motif es, tanta coisa.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164918538-teclado-cme-uf8-teclas-d-piano-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -piano-_JM</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161954033-controlador-behringer-umx61-umx-61-teclas-midi-usb-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... di-usb-_JM</a><!-- m -->

Totalmente mortal o preço de um estudio.

Não é atoa que eles cobram bem caro para gravar.
 
A não vacile nos cabos pois, se um dia você for gravar e tiver aquele chiadinho chato sem graça e provavelmente o cabo vai ser a ultima descoberta sua.
 
Deluna disse:
Sobre cabos, estou certo que a santo ângelo não perde em nada para empresas estrangeiras...

Nao apostaria nisso nao...
S.Angelo 'e um cabo bastante modesto para usar em estudio.Se tiver acesso - compre cabos BONS mesmo.

Abrcs,
andry110
 
cabos mogami, reference, mas como falei na meu post o amigo parece ter pouca ou nenhuma experiência com home studio, digo pelo nível das dúvidas dele gastar muito dinheiro sem saber o resultado a que se quer chegar não é a melhor das opções, nessa seara de áudio principalmente estúdio o céu é o limite.

Prés avalon, compressores nave, mics neuman etc...

agora será que vale o investimento sem saber tirar proveito do equipamento, aliás e a sala tem tratamento adequado? Nem todo melhor equipamento do mundo vai salvar uma gravação feita no quarto do cara!!!!

Então fica minha dica anterior invista em um bom desktop o melhor que seu orçamento permitir, uma placa de som decente as da M-audio dão conta do recado, a 1010lt como dei a dica é uma das piores da M-audio na questão de processamento mas te dá a vantagem da quantidade de entradas e saídas suficientes para começar a trabalhar, se quiser um pré melhorzinho pegue alguma coisa valvulada da pressonus pra dar uma variada no timbre, esqueça da mesa vai só atrapalhar não mixe nada antes do PC faça tudo em soft depois, e invista em bons mic tanto para voz como para instrumentos, se não tiver condições agora um modelador de ampli como os pod da line 6, podem quebrar o galho tanto no baixo como na guitarra gravando em linha mesmo, pra guitarra tem uns amplis hand made de 5w single end, que com um shure beta 57 dá pra fazer um estrago, mas comece aos poucos não enfie muita grana a não ser que esteja sobrando, só pule para outros equipamentos mais caros quando tiver acabado com os recursos desses e tiver experiência suficiênte pra saber oque você quer.

E ante de mais nada perca a dó de 60 conto e compre o livro de acustica do saudoso Solón do Vale, vai ser amis útil pra você doque qualquer equipamento do mundo.
 
arleypol disse:
...
agora será que vale o investimento sem saber tirar proveito do equipamento, aliás e a sala tem tratamento adequado? Nem todo melhor equipamento do mundo vai salvar uma gravação feita no quarto do cara!!!!
...
E ante de mais nada perca a dó de 60 conto e compre o livro de acustica do saudoso Solón do Vale, vai ser amis útil pra você doque qualquer equipamento do mundo.

Independentemente do meu tese sobre os cabos (que era somente para muita gente nao ficar iludido com a marca ) a sua receita do bolo 'e mais SAUDAVEL :) entre todas solucoes citadas acima.E a ultima frase coloca o prego na tampa pois de nada vai adiantar o melhor pre-amp ( interface , mic ou cabo) do mundo sem dominio do asunto.
Mas , como a pergunta inicial foi sobre a coisa MATERIAL e concreta (ate a listinha com componentes) - creio que justo seria esclarecer O PORQUE das sugestoes.Pois juntando os valores tem gente sugerindo gastar inves de R$ 4-5 mil (como foi sugerido pelo autor de topico) mais de R$ 15 mil (conforme as ideas nas respostas) so no equipamento de gravacao.

Abrcs,
andry110
 
O amigo não se manifestou até agora quantos aos equipos.

Vai ver ele quer montar um estudio só pra ensaiar com banda,ai já seria outro equipamento...

Em toquio eles estão ensaiando dentro de apartamento com monitoração via fone, o(a) cantor(a) fica dentro de uma cabine fechada (mas refrigerada) e cantando enquanto a banda é totalmente eletronica.
 
"amigos estou montando um estudio com a sequinte aparelhagem veja o que acha e ve se tem algo errado:

mesa yamaha mg 166 cx usab
microfone akg percepion 100
equalizador behinger 3102
pre valvulado behinger ultra tube 1953
programa para gravaçao son forg 8
notebook dell core i3
placa de audio m-audio fast trak 8 x 8

o que vçs acham ?"

Essa é a mensagem que originou a discussão, até agora o Rafael Gomes não escreveu nada sobre as "respostas" que demos, há um detalhe que não me apercebi quando li a mensagem inicial, "amigos estou montando um estudio com a sequinte aparelhagem", não foi montarei, a frase está no presente, ele está montando, ao que parece o equipamento já está comprado, acho então que devemos nos concentrar em ajuda-lo nos próximos passos! Rafael confirme isso que eu disse, para que possamos tentar te ajudar do jeito certo, pois se o equipamento já está comprado pouco adianta ficar discutindo o que é melhor ou pior.

Victor, a Studio Live endereça todos os canais sim, mais de 16 no caso da de 16 canais e mais de 24 na de 24 canais "Recording made easy.

If you have a computer with 6-pin FireWire, you have a 26-track digital recorder instantly ready to capture your gig, church service, or presentation. Just two mouse clicks engages Capture™ recording software. Studio One Artist™ digital audio workstation lets you edit and enhance to your heart’s content.

[color=#FF0000]StudioLive 24.4.2 features a tightly integrated FireWire interface that delivers up to 32 channels of recording and up to 26 channels of simultaneous playback. Each FireWire recording channel can be set to record either pre- or post-Fat Channel signal processing, delivering total flexibility and power.[/color]

Because StudioLive 24.4.2 can so easily return FireWire playback channels from your computer, you can pull off nifty tricks. You can soundcheck your band and fine-tune the P.A. in a new venue, even when the band’s not there yet. Or create backing tracks at your studio and seamlessly blend them with live performances.

Inside, it’s pure PreSonus.

Ease of use and powerful features only count if the sound quality is equally impressive. After all, it really comes down to how good those microphone preamps are, how clean the signal path is, and how well the algorithms perform.
That’s why you should choose a digital mixer made by PreSonus, a company already famous for its analog mic preamps, pristine digital interfaces, and well-regarded signal processors.

XMAX™ Class A preamplifiers deliver more headroom, deeper lows, smoother highs, and a richer overall sound than the preamps found in competing mixers. Ultra-high-headroom, 32-bit floating-point processing is used for all digital mixing. All analog inputs and outputs use the highest quality digital converters available. Synchronization to your computer is stable and robust, thanks to JetPLL™ synchronization technology, resulting in great stereo separation and clear, transparent audio.

StudioLive expands with your input needs.

Need more than 24 channels for mixing live shows and don’t need to record? Daisy-chain two StudioLive 24.4.2s via their FireWire ports to get up to 48 input channels and 8 submix buses. If you need more than 24 channels for recording, and you don’t need a full channel strip for the additional inputs, you can daisy-chain a StudioLive 24.4.2 with a PreSonus FireStudio Project, FireStudio Tube, or FireStudio Mobile interface. It could not be simpler.

No caso da de 16 canais

"16 mic/line inputs with high-headroom Class A XMAX™ mic preamplifiers
4 subgroups
Stereo/mono main out
6 auxiliary mixes
32-in/18-out FireWire digital recording interface (24-bit/44.1 kHz and 48 kHz)
Studio One Artist Digital Audio Workstation software for Mac™ and PC
Capture™ 1.1 recording software for Mac™ and PC
Direct recording interface compatible with Logic®, Nuendo, Cubase, Sonar™, Digital Performer™, Ableton™ Live, and more
16 channel strips
Trim control with –20 to +20 dBV line/-15 to +65 dBu mic gain range (80dB!)
+48V phantom power switch for condenser microphones
FireWire Input Select
100 mm precision faders
Lighted Solo and Mute buttons
Access to Fat Channel functions
15-LED ladder metering + clip LED
Analog ¼" insert (rear panel)
4 subgroup buses, each with:"

E acho que não faz sentido ter equalizadores ligados na saída dela(os internos devem estar em bypass) se o ambiente é "controlado"! Equalizadores são usados quando você tem que se adaptar ao ambiente. No caso do Rafael ele pode adaptar o ambiente, coisas mínimas como até umas caixinhas de ovo resolvem, cortinas, pendurar tapetes, colar espuma no teto,...

Abraços,

Gustavo.

 
Pode ser maluquisse minha, mas cochão melo menos para um estudio para voce tocar em casa resolve, mas uma analize do ambiente é a melhor escolha.

A amigo eu não escolheria a mesa não, partiria para as placas de audio que estão cada vez mais baratas.

Mesa para mim é pra usar ao vivo, onde não da pra ficar controlando por pc.
 
Deluna disse:
Sobre cabos, estou certo que a santo ângelo não perde em nada para empresas estrangeiras...
V. do FLY PA disse:
A não vacile nos cabos pois, se um dia você for gravar e tiver aquele chiadinho chato sem graça e provavelmente o cabo vai ser a ultima descoberta sua.

Pessoal, perde sim, e MUUUUIIIIITOOOO!!!! Cara, Santo Expedito(pois é das causas impossíveis) é um cabo ruim, ele não tem graves e agudos, se comparado a cabos como Mogami, Canare e pricipalmente Belden e Monster. Como são componentes passivos, ninguém pode dizer que eles "colorem" o som, um cabo pode "colorir" tirando, não acrescentando nada, o que é o caso do Santo Deus me livre, por problemas de capacitância do isolante do core e da qualidade do cobre usado ele tem perda e/ou atenuação de nível e frequência de sinal. Não gosto de trabalhar com ele, mas tive que fazer cabos para um estúdio de ensaio, pedi que cortassem seis cabos de 5 metros na loja, no dia seguinte que fui começar a trabalhar eles, a malha estava completamente oxidada, estava "farinhenta" não sei se vocês já viram isso, como não tinha tempo para devolver tive que fazer com os seis pedaços que tinha comprado,esses cabos não terão a vida tão longa como os que eu faço.

Gustavo.
 
Gente vamos com calma, vocês (e eu) estamos começando a pensar que o cara vai sair gravando pra todo mundo mas as vezes , na verdade ele quer somente ensaiar com a banda dele em casa, no canto dele,ai pra que investir em equipo tão bom assim?

Para ensaiar eu só colocaria medusa mesmo(feita por ele com conectores e multi espaguetado santo angelo), uns cabos santo angelo mesmo, mesinha yamaha conectada via USB a um PC, bateria digital, samson c05 para voz, monitor de estudio para monitorar tudo e fone nos musicos,cubos dos musicos tudo no line sem fazer barulho.

Cabou...
 
Sair espalhando caixa de ovo, espuma, pendurar tapetes...
Falar que Santo Ângelo não é um bom cabo, que perde graves e agudos...

Essas coisas não são legais. :cry:
 
ISSO mesmo meu amigos estou montando o estudio ainda para gravaçoes de vozes tipo coisa de vinhetas comercias para minha cidade propaganda de comercio e estou comprando ainda as coisas mais como confio em vçs resolvi tirar as duvidas antes meu amigo victor eu ja tenho a mesa yamaha , a placa da m - audio e um microfone akg e isso mesmo ou nao estou a tempo de devolver e pegar algo ainda o que vç me falaram ta falado abraçosssss.,RAFAEL GOMES.
 
Só voz, é beleza, assim é facil de fazer, quanto ao pré compre aquele da M-audio, eu iria indicar a interface melhor se você gravasse banda, a mesa eu tiraria ela, os prés não são tão legais e o EQ pode dar uma mudada no som, o microfone se mais pra frente quizer adquirir pois é uma otima opção.

Amigo pode voltar aqui quando quizer, tenho certeza que seu negocio vai crescer bem com nossa ajuda e seu trabalho.
 
O negócio tá rendendo mais que o esperado!!!

Vai gravar voz???

Procure no google, absorvedor de painel modular (lá da audiolist), faça dois painéis é bem fácil um você instala na sua frente em cima dos monitores (meio que paralelo com o chão) o outro atras de você paralelo com o mic pode fazer um pra faixa ampla, outro pra médios reveze os dois grave e veja qual fica melhor, vai gastar uns 60 contos, e vai melhorar muito suas gravações, agora caixa de ovo espuma colada em parede, fuja desses trecos que é folclore, tipo simpatia eu acho, o máximo que pode é matar o brilho da sua sala, juntar ácaro, e propagar fogo...

Há e quanto a Andy10 concordo contigo quanto aos cabos, e vale também pro conectores e afins, se não tiver outro dá até pra usar, aliás os Santo Angelos provavelmente são os melhores do Brasil mas ainda tem coisa muito, muito melhor (independente da marca patrocinar por aqui)
 
A Santo Ângelo não patrocina NADA por aqui(o bersan que paga o domínio e o resto), a não ser aquelas camisas que foram doadas(aliás todos pagamos o frete). Mas nós que recebemos deveríamos mandar fotos nossas operando, ou tocando.

Vejo a Santo Ângelo(conectores e cabos) lado a lado com empresas estrangeiras.

Continuo com minha opinião, não deve se colar nada em lugar nenhum sem fazer cálculos. Se não souber só um profissional. Fazendo por si só você corre um enorme risco de ficar uma cagada.

Meu nick é deluna, e meu nome é André Luna. Acho que alguém(arleypol) me confundiu com o andrey. :p
 
Back
Topo