Montando um Main Power

G

Guest

Guest
Olá pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela colaboração que já obtive com todos os artigos que li e tambem para os que ainda vou ler.

Tenho um empresa de locação de som e iluminação de pequeno/médio porte, estou enfrentando dificuldades na maioria dos lugares que vou montar meus equipamentos, ja li alguns artigos mas ainda fiquei em dúvida antes de iniciar meu projeto.

Gostaria de saber os equipamentos e cabos que preciso para montar uma Main Power que divida 110w de 220w de uma rede trifásica.

Desde já agradeço muito a sua atenção.
 
Faço coro, com energia não se brinca. Por mais que os outros possam dar dicas, procure chegar em um nível de entendimento em que tu mesmo possa responder a essas perguntas.

Para sua sorte, a Audiolist está no ar. Tem muita discussão boa sobre o assunto lá.
 
Eu já li e já fiz alguns reparos em ligações em certos locais com eletricidade.

Eu preciso fazer um Main Power para que eu possa tirar energia de uma rede trifásica e separá-la em 110v e 220v.

No 220v vou ligar moovings e 8 caixas ativas (4 subs e 4 medio agudos) e 1 estrobo 1500w.

No 110v vou ligar 7 efeitos LED, periféricos, mesa e projetores.

já cheguei a fazer um pequeno projeto, mas não tenho noção sobre a espessura dos fios e amperagem de disjuntores.

Desde já agradeço a sua atenção.
 
A corrente dos disjuntores depende principalmente da bitola dos fios - serve para não deixar o sistema passar da sua capacidade. A bitola depende da carga que vai ser ligada - com certa folga é claro. Tabelas para definir a bitola de acordo com o consumo necessário se encontram aos montes pela internet, não sei se aqui na parte de downloads tem. Quanto a questões mais práticas da montagem, como já disse, vale muito a pena olhar na Audiolist.
 
Boa tarde Pessoal do SAV

Novamente agradeço a todos por todo conhecimento que tenho adquirido neste forum.

Depois de estudar, estudar e estudar mais um pouco, creio ter chegado em uma conclusão para montar meu Main Power.

Somei o consumo elétrico de todos meus equipamentos, deu cerca de 9.000W. Seguindo a regra dos 50% cai para 4.500W. Então devo utilizar um disjuntor principal de 25A se usando em 220V.

Como devo utilizar 5A para cada 1mm de bitola, Posso usar um cabo PP 3 x 6mm com a distancia de 30m entre caixa de energia e disjuntor.

Após o disjuntor principal, distribuirei para conectores que vão 220v com dois cabos fase de 4mm passando por disjuntores de acordo com cada equipamento e sua amperagem. Ex. Estrobo 1500w/220v=7A.

Para ligar 110v, quero colocar um transformador de 5KVA, que vão sobrar, pois são poucos equipamentos ligados nesta voltagem. Também colocando disjuntores de acordo com cada equipamento.

O fio Neutro, eu estive pensando em parafusa-lo no rack em alguma parte metálica como terra.

As extensões para levar energia aos equipamentos de iluminação, som e outros também seriam de acordo com tais equipamentos, mas estive pensando em padroniza-los em 3mm para cabos com até 15m

Creio que desde minha primeira postagem sobre este item eu tenha aprendido bastante, preciso da ajuda de vocês para que eu possa fazer tudo certinho.

Desde já agradeço a atenção de todos vocês. Grande abraço.
 
Bom Dia João Ricardo.

Cara, eu acho inviável colocar um disjuntor de 25A para um cabo de 6mm², este cabo suporta uma corrente de até 45 Amperes, então, é melhor pra voce usar um Disjuntor Trifásico Termomagnético, curva C de 40 Amperes. Pois assim o sistema trabalha folgado e voce ainda tem opção de ligar mais alguma coisa! Preste atenção no balanceamento do sistema trifásico, pra não sobrecarregar uma fase, isso pode causar a queda de disjuntores.

Outra coisa, acho melhor, você trazer também pro Main power um neutro de 6 a 10 mm² para usar em cargas de tensão 127V, não acho legal o uso do transformador neste caso, com o transformador, voce iria sobrecarregar duas fases, deixando a 3ª livre, se usar o neutro, você pode usar também qualquer uma das 3 fases para tensões de 127v.

Quanto aos circuitos do Main Power, é desse modo mesmo que voce está fazendo, pegue a potencia do aparelho e divida pela tensão de alimentação, o resultado é o valor da corrente dele, use um disjuntor com o valor um pouco acima do resultado. Evite usar cabos de bitola inferior a 2,5 mm² para essas conexões.

As extensões, também dependem do que elas vão alimentar, crie um padrão, mais com cabos de 4 mm².

Espero ter ajudado, Abraços..
 
João Ricardo disse:
O fio Neutro, eu estive pensando em parafusa-lo no rack em alguma parte metálica como terra.

Não faça isso! ou você correrá o risco de torrar todo o seu setup em caso de uma descarga elétrica ou curto, sem falar no risco de choque para as pessoas. Tenha em mente que terra e neutro são coisas completamente diferentes. Se não quer recorrer a um eletricista, ao menos peça auxílio a técnicos experientes para lhe ajuda in loco, caso contrário você poderá aprender a teoria da pior maneira possível, com perdas materiais e/ou de vidas. Pense nisso.
 
Enfim Deus uma resposta srsrsrsrs

Muito Obrigado Jefferson Telles, estava querendo tirar essas duvidas com alguém que entenda antes de começar o projeto. Por favor não some do SAV não kkkk.

Vou comprar os componentes e começar o projeto, depois vou postando as fotos e configurações para ajudar o próximos.

Grande Abraço.
 
João Ricardo disse:
Olá pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela colaboração que já obtive com todos os artigos que li e tambem para os que ainda vou ler.

Tenho um empresa de locação de som e iluminação de pequeno/médio porte, estou enfrentando dificuldades na maioria dos lugares que vou montar meus equipamentos, ja li alguns artigos mas ainda fiquei em dúvida antes de iniciar meu projeto.

Gostaria de saber os equipamentos e cabos que preciso para montar uma Main Power que divida 110w de 220w de uma rede trifásica.

Desde já agradeço muito a sua atenção.

Se for fazer em definitivo o ideal é usar fio de 10 mm ou ate mesmo de 16 mm e ficará um bom tempo sem precisar se preocupar com fio pois estes que te indiquei suportam uma corrente muito alta, podendo ligar em geradores de até 150 kva de potencia. Quanto ao disjuntores aconselho de 40 amperes ou mais para cada fase. Use conectores padrão industrial, pois tem uma resistencia maior na estrada.
 
João, boa tarde!

Coincidentemente estou realizando um projeto muito similar, para o mesmo tipo de utilização. Entrei no forum por conta desta discussão. Realizamos festas pequenas (300 pessoas) e utilizamos um grupo de Caixas ativas (4 Subs + 4 Médio/Agudos) e seus periféricos (Mixer, CDJs, Notes e pequenas iluminações). Bom, o total dimensionado para meu Main Power, ficou em 13.200 W, sendo 5.000W para 100v e o restante para 220v, no qual utilizarei para as caixas, que puxam mais, economizando na bitola dos fios.
Para o Main Power, estou colocando um disjuntor de 60A e um DPS (dispositivo contra surto) como proteção inicial e depois desmembro para 110 e 220v com seus disjuntores de 10A e 16A respectivamente (curva C).
Minha preocupação é se devo utilizar DPS, pois as caixas puxam tanto que tenho medo que o DPS fique derrubando o tempo todo.

Não sei colocar imagens... Tento logo mais, para colocar meu esquemático do circuito.
 
João, acredito que é importante aprender algumas normas NBR. Não tenho conhecimento também, mas sei que para trabalhar com a parte elétrica em festas, precisa ter uma certificação. Acho que na NR-10. Estou justamente tentando saber mais sobre isso, e foi por conta do estudo do Main Power.

Pretendo fechar meu projeto ainda este ano, mas preciso de uma consultoria de algum especialista no assunto. Alguém me ajuda a postar imagens? Qual site vcs utilizam para upload (URL)?

Abs!
 
Pessoal, gostaria do comentário de vcs quanto ao Projeto de Main Power. Para melhores questionamentos, vou explicar sua finalidade e como trabalharemos com ele, lembrando que ainda estou desenvolvendo-o.

O Main Power será para proteger três tipos básicos de equipamentos:
1- Caixas de Som Ativas (4 Subs + 4 Médio Agudos)
2- Periféricos (CDJs, Mixer, Notes, etc)
3- Iluminação (Pequenos equipamentos de iluminação)

No dimensionamento, utilizei um coeficiente de 58% de uso, ou seja, prevendo utilizar uma carga de 58% do dimensionamento do sistema.

Utilizaremos um gerador de 15.000W, em 220v, mas necessito de 110v para alguns equipamentos de pouco consumo. Para isso, a instalação de um transformador de 5.000W de potência. As caixas serão sempre utilizadas em 220v, para minimizar o diâmetro das bitolas.
Para o aterramento, pretendo montar uma haste de aterramento, sem repetidor.

Abaixo, se realizei corretamente o upload, meu filhinho - ESQUEMÁTICO DO MAIN POWER:
10qkoxs.jpg


Bom, algumas dúvidas minhas:
1- Em vez de DPS, não seria melhor um DR? DPS não ficaria caindo o tempo todo quando as caixas forem exigidas?
2- Já li sobre regulador de AC. Mas comentam que para som não é necessário, mas e meus periféricos? Será que não seria interessante colocar antes do transformador (220v-110v)?
3- Quais tipos de medidores são legais colocar e onde? Comentaram que se o medidor de corrente queimar (Amperímetro), o circuito fica aberto, sem corrente...
4- Será que algum desses componentes dão interferência no som? Já gastei mta grana em cabos de boa qualidade.

Bom, espero que gostem do esquemático, e estou aberto a sugestões, críticas, dúvidas...

Abs! Marchooola
 
Aaaa, mais uma questão: Qual a melhor curva nos disjuntores para minha necessidade? Será que para as caixas de som, uma curva C é melhor, para não correr risco de cair pela força de pico que as caixas geram? Observei que para equipamentos com CD, TV, CPUs, o certo é a curva B, certo?

Abs! Marchooola
 
Marcholla, tudo bem?

Cara nem li todo o tópico, não sei a potência em Watts que pretende usar, eu aconselho utilizar curva C, até porque os disjuntores são destinados a proteger o circuito elétrico (cabos de alimentação) e não componentes eletricos e eletrônicos, estes por sua vez devem contar com proteções específicas (Limiter, DSP, etc...).

Há caixas que ao serem ligadas são acionadas em rampa e outras não, mas já tive caso de desarmar tudo com uma "pedalada" que o baterista deu no bumbo...ainda bem que era a passagem do som.

Abç,
 
Completando esse topico e seguindo ele, fiz uma caixa de força para mim, ao qual vai alimentar studioR X5 e um XD mais AB2600 wattson e perifericos 220v e 110v :D  só não sei enviar imagem!
 
fios com bitola de acordo com o consumo dos equipamentos, disjuntores, conectores apropriados tudo isso ajuda, mas o principal pra mim são bons gerenciadores de energia e um bom aterramento.
 
Back
Topo