Montando um PA completo - me ajudem

thiago_together

New Member
Ola pessoal, ja trabalha amadoramente com montagem e regulagem de som para eventos e agora juntamento com um amigo estou querendo montar uma pequena empressa de sonorização e iluminação, bom estou pensando em comprar uma "mesa de som+um rack de periféricos+ caixas ativas 3 vias+ sub ativos"

abaxo segue eu equipamentos que to pensando em comprar:

Mesa: Mesa Eurodesk Sx3242 Fx Behringer - Sx 3242 Fx - 32 Canais

Rack: compressor Behringer mdx2600 +
compressor mdx4600 +
Equalizador Behringer Ultragraph Fbq6200 +
Deq2496 - Equalizador Ultracurve Digitlal Behringer/deq2496 (para efeitos e redutor de microfonias)

Caixas: ativas 300w RMS cada, seque o link das que to pensando em comprar, pretendo comprar 2 pares desses pra começar:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114469569-caixa-acustica-ativa-passiva-600w-rms-15-garantia-nota-f-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nota-f-_JM</a><!-- m -->


Pesso a ajuda do pesso aki do forum, o que vc's axam, tem tiver esperiencia com grandes empressas de sonorização me de ideias..
 
Olá Thiago,

o comentário do Unissono é pertinente sim. Periféricos Behringer, tudo bem. Mesas, para ficar movimentando para lá e para cá... complicado. Behringer não é famosa pela sua resistência, e não se dá bem nas estradas brasileiras. Procure Yamaha ou Soundcraft.

Quanto as caixas, não somente essas NCA, mas qualquer caixa de 3 vias é considerada hoje obsoleta. Dos anos 2000 para cá, as caixas de 2 vias, com um woofer e um bom driver titânio tem se firmado como a melhor opção do mercado.

E ao escolher marca, compre logo uma que tenha um conjunto, caixas top + subwoofers, tudo da mesma marca, para um melhor "casamento" entre as caixas. Staner e Attack estão entre as melhores nacionais, olhe também Antera e Leacs.

Um abraço,

Fernando
 
thiago_together disse:
bom estou pensando em comprar uma "mesa de som+um rack de periféricos+ caixas ativas 3 vias+ sub ativos"
Caixa 3 vias é algo ultrapassado, e não faz sentido começar adquirindo equipamentos atrasados. Vá de woofer + Ti

thiago_together disse:
Mesa: Mesa Eurodesk Sx3242 Fx Behringer - Sx 3242 Fx - 32 Canais
Vou poupar o trabalho dos meus amigos e lhe dizer logo que escolha uma Yamaha, porque vai chover de gente falando a respeito da durabilidade dela. Eu tenho uma SL e estou tranquilo, mas por desencargo consciência vá de Yamaha, sem reclamações e de assistência técnica acessível.[/quote]

thiago_together disse:
Rack: compressor Behringer mdx2600 +
compressor mdx4600 +
Equalizador Behringer Ultragraph Fbq6200 +
Deq2496 - Equalizador Ultracurve Digitlal Behringer/deq2496 (para efeitos e redutor de microfonias
Interessante, mas atente que o DEQ não serve para efeitos, mas serve pra muuuuitas outras coisas.

Quanto às caixas fuja dessas muito genéricas. Dê preferência à Attack, Selenium ou Staner, essas são garantidas pois são construídas após exaustivos cáuculo e stestes . Pagará um pouco mais caro mas ganhará bastante em qualidade e confiabilidade.
 
Detalhe, mais uma vez eu estava escrevendo a msg quase ao mesmot empo q bersan, e postei pouquissimo tempo depois. Só agora quando entrei novamente que ví as mensagens anteriores à minha.
 
ok.... Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Estou procurando Mesas da yamaha se alguem tiver algum modelo pra me indicar, to procurando uma mesa com pelomenos 24 canais balanceados.
 
Só tem um modelo...

Yamaha MG3214FX, 24 mono + 4 estéreo + 2 efeitos.

Tem as IM8, mas caríssimas.

Fernando
 
bersan disse:
Quanto as caixas, não somente essas NCA, mas qualquer caixa de 3 vias é considerada hoje obsoleta. Dos anos 2000 para cá, as caixas de 2 vias, com um woofer e um bom driver titânio tem se firmado como a melhor opção do mercado.

ok Fernendo. desculpe a insistencia mas realmente estou meio ultrapasado quanto a equipamentos de som, estou pretendendo voltar ao ramo agora.
Para mim as caixas de 3 vias eram melhores para PA em uso com vozes e instrumentos, mas há pouco tempo trabalhei num evento com caixas ativas de 2 vias ANTERA e realmente mudei minha opinião.

Mas.... essas caixas com "woofer e um driver titânio" realmente tem um bom som para cobrir as três freguencias (grave, medio, agudo), ela da um bom resultado tanto para um som ao vivo com bateria e instrumentos ligados no AP e mais vozes ???????

O que vc acha das caixas ativas ANTERA com 2 woofer e um titânio grande, de 600w RMS cada caixa, recomenda???
 
O que vc acha das caixas ativas ANTERA com 2 woofer e um titânio grande, de 600w RMS cada caixa, recomenda???

Essas aqui?

http://www.antera.com.br/caixas/f_hf152gd.jpg

rapaz, ainda não as ouvi. O que posso dizer é que as especificações são excelentes e as que vi na loja tinham selo dizendo que falantes = Snake, ou seja, os melhores nacionais.

Um abraço,

Fernando
 
Sugestão minha... em vez de comprar uma mesa grande pra trasportar, rack de periférico etc etc
eu sugiro pra vc comprar um mesa digital yamaha 01V96 que já tem periféricos e pode ser expandida futuramente e é de fácil manuseio e transporte. A mesa com 02 prés de 08 canais cabem num rack.
 
Não é o foco da pergunta dele, mas, está embutido na discussão:
(antes deixem-me frisar que sou músico, saxofonista/ewi/trumpet, com vasta experiência em STÚDIOS e HOME-STÚDIO, mas, um aprendiz em sonorização de ambientes e PA, atividade da qual estou incumbido em minha igreja local atualmente);

- Não seria interessante ele manter uma certa "fidelidade" a uma das marcas?;
- Mesa Behringer, mic behringer e etc... enfim, estes componentes isoladamente, talvez não fossem recomendados, mas, juntos, tocando com equipamentos do mesmo fabricante, não trariam uma sinergia interessante?;

A pergunta é: - Não chegariamos uma qualidade ligeiramente melhor, do que se simplesmente saissemos misturando tudo?;

Nota: - Não tenho experiencia de rodar stradas ou montar/remontar behringer´s, mas, em stúdio, são muito recomendáveis e de baixíssimo manutenção (pois, não dão pau);
 
boa pergunta!!!!!!!

nunca conheci ninguém que tivesse todos os produtos do mesmo fabricante

apesar que além da behringer eu não conheço nenhumoutro fabricante que possua uma linha de produtos tão vasta!!!

Ficará a gosto do freguês, eu acho que pode se tirar um som melhor se master a base do fabricante, sim!



Abraços
 
Olá Natan, confesso que já vi muita gente pensar como você (não é uma crítica ein amigo!) - equipamentos de mesma marca não funcionam melhor juntos que separados!

Então, um conjunto Behringer composto por mesa, mics, caixas nunca vai soar superior a um mix de componentes de primeira linha.

Ah, outra coisa, nada em estúdio dá manutenção, já em PA, a história é outra... Bem mais pauleira..
 
É isso, nenhum fabricante consegue ser excelênte em tudo. Por isso o ideal é pegar o melhor que puder de cada marca. Nada que uma boa pesquisa não resolva...
 
Uma vantagem de se ter tudo do mesmo fabricante é o perfeito casamento entre impedâncias e níveis de sinal entre os aparelhos.

Ainda hoje, não existe padronização em diversos itens de áudio, e realmente misturar marcas pode trazer algum incômodo. Mas também não é nada sério.

Fernando
 
Back
Topo