Montar um som pra Igreja.

Wanderson

New Member
Boa tarde... sempre acompanho o fórum, até para tirar algumas dúvidas, mas... agora nossa Igreja irá investir 'um pouco' em um som mais novo e um pouco mais potente, o som que hoje existe hoje aproveita 3 microfones apenas.

A Igreja possui 13 metros de largura por 18 de comprimento.

Tenho uma quantia de 8 mil reais para investir, lembrando que só o multi cabo fios e conectores deve ficar em torno de 1,5 mil reais, então estou com 6,5 mil para investir nos equipamentos.

Pedi 3 orçamentos com algo que queria, e os 3 vieram muito parecidos o que mais gostei deles estou postando aqui.

- A a mesa, pelas opções, esta com um preço bom, já procurei muita informação sobre a mesma, mas gostaria da opinião de vc's.
Gostaria mesmo de colocar uma Mackie, mas a mesa desta marca que atenderia a nossa igreja fica em torno de 3 mil reais, sendo assim inviável pelo nosso orçamento.

- De início é trabalhar com uma potência e 2 caixas passivas, mesmo falando que o amplificador vai ficar há 15 metros das caixas, estão me indicando um aplificador com a potência exata das caixas, são 2 caixas de 300 e o amplificador dá 300 por canal, neste caso não seria melhor um amplificador com alguma sobra?!? No caso do que me foi feito o orçamento se for trabalhar a 8 ohms (que é o valor das caixas) o amplificador daria 225 por canal. Qual seria um amplificador ideal para trabalhar então?!?

- O som é mais usado pra voz mesmo, não vai ser usado guitarra, baixo... o que utilizamos aqui é voz e um teclado com um violão, e play back.

...


1) Mesa  (MESA DE SOM WALDMAN SLIM 2004 FX)
waldman-mixer-slim2004-fx.jpg

Especificações
• 20 canais, 2+2-Bus
• Low-Noise Mic Preamps
• FX Processor
• Entradas de microfone: XLR, eletronicamente balanceadas
• Saída MAIN: XLR, eletronicamente balanceadas
• Distorção (THD+N): 0,004% / 0,003% - Ponderação A
• Equalizador Shelving:
- Low (80 Hz / ± 15 dB) - Mid (2.5 kHz / ± 15 dB)
- High (12 kHz / ± 15 dB)
• Alimentação: Fonte Bivolt (115 ~ 230 V) - 60/50 H


..


2) Caixas ( 2 caixas acústicas Passiva 300W CSR-5515)
7936942_1GG.jpg

Especificações
- Caixa acústica passiva;
- Sistema Bass-Reflex de 2 vias;
- Woofer de 15pol;
- Corneta com drive de titânio de 1pol;
- Potência: 300W RMS;
- Resposta de frequência: 40Hz a 20kHz (±3dB);
- Sensibilidade: 103dB;
- Impedância: 8 ohms;
- 1x entrada speakon 4 vias (Sistema +1 e -1);
- 1x saída speakon 4 vias (Sistema +1 e -1);


...


3) Amplificador (Amplificador Potência Mark Audio Mk3600 600w)
mk3600_tm.JPG

Especificações
· Conectores de entrada: 2x jack ¼" TS (por canal);
· Impedância de entrada: > 30kΩ desbalanceada;
· Sensibilidade: +4dBu (fixa, dois canais operando, carga de 4Ω, rede elétrica de 127Vac);
· 8 ohms- 2 x 225 wts por canal
· 4 ohms- 2 x 300 wts por canal
· Controle de volume: -90 a 0dB (analógico).


...


4) Equalizador (Phonic 3102)
equalizador_phonic_31bandas.jpg

Especificações
• EQ gráfico de 31 bandas
• Feedback detection
• High e low filter selecionáveis
• Hard-bypass controlado por relê com um auto-bypass para durante a falta de energia
• XLR e 1/4" TRS balanceado para inputs e outputs
• Saída Mono subwoofer com crossover
• Transformador toroidal blindado

xxxx

Desde ja agradeço a todos que puderem ajudar.
Abraços...
 
Boa tarde Wanderson, tudo bem?

Seja bem vindo! Aqui no SAV você vai conseguir compartilhar de muito conhecimento com a turma. Daqui a pouco as respostas vão aparecendo.
Se me permite, gostaria de, com toda humildade dizer que este equipamento que o vendedor te apresentaste não é o melhor a se comprar com 8 mil Dilma$: Marcas ruins, de difícil assistência técnica, e baixa durabilidade, como as CSR. Além do mais, existe uma linha muitíssimo forte que nos conduz à praticidade que as caixas ativas nos proporciona, pois dispensam a compra das "potências". Você vai ouvir muitas e boas opiniões acerca de marcas. Então, eu te sugiro a mais "sugerida" por qualidade, preço e durabilidade: as RCF. Pode-se pensar no modelo Art310, inclusive, foi após muito ler por aqui, foram estas que eu comprei.
 
Como Pr.Jullão falou, esses equipamentos são bem ruins, voce pode conseguir muita coisa melhor com o valor que tem.
VC vai comprar microfones? Ou apenas mesa e caixas? Como vai usar teclado, violão e mics, não acredito que queira uma mesa muito grande, 16 canais já sobraria bastante.

Bem, eu indicaria neste valor a Yamaha mg166cx, KaduSom tá 1600,00. Muito melhor que Waldman, custando 1000-1200,00
Sobre as caixas, também uso RCF 310a, comprei na CBorges, tá cerca de 2000 cada. Só aí daria 5600. Ficou apertadinho né... Mas isso depende de como são estes 18m de templo: qual o espaço real usado, sem contar o altar?
Se precisar reduzir nas caixas, poderia ser Staner SR315, tem alguns usuários que usam e gostam dela, dá pra encontrar a menos de 1500 cada.
 
Gente, com 8.000 comprei ano passado 2 Staner SR 212A, um multi cabo todo Santo Angelo 28 vias, uma mesa Yamaha MG24\14fx, 2 divisores de frequencia 3 vias, que deram sobrevida às caixas antigas, e ainda um encordoamento novo pra guitarra e as peles do bongô. Só a mesa custou 4.150, e lógico que teve um desconto. Entendendo que o amigo não precisa de uma mesa desse tamanho, pode pegar uma MG166cx e ainda sobra uns trocados pra um processador DBX PX, em vez do equalizador.
As Staner SR 212a são usadas como retorno, mas já tive de usa-las como PA e atendeu bem. Minha igreja tem 21 x 9 mts, mas o pulpito tem 3 mt e o palco mais 3, então o PA atende 15 Mts. Na minha igreja também não precisamos de 24 canais, mas pelos recursos a mais, optamos por uma mesa maior.
 
Pr. Jullão disse:
Se me permite, gostaria de, com toda humildade dizer que este equipamento que o vendedor te apresentaste não é o melhor a se comprar com 8 mil Dilma$
Valeu pelas boas vindas :D
E não esquente não se a marca não presta, eu agradeço que falem mesmo rs, não adianta gastar 8 mil reais e depois não ter o resultado que se esperava com isto, ai o povo aqui vai comer meu fígado rs.


alessandrofabio disse:
Bem, eu indicaria neste valor a Yamaha mg166cx, KaduSom tá 1600,00. Muito melhor que Waldman, custando 1000-1200,00
Opa... valeu aí tambem, não achei esta KaduSom e não conheço esta marca tambem não.
Mas obrigado pela dica da Yamaha.

.

Eu preciso de uma mesa que tenha lugar para 10 microfones e que consiga ligar mais 4 instrumentos, uma mesa com 16 canais resolve meu problema tranquilo.

Como disse esta sobrando 6.500 para montar o equipamento e se der comprar mais microfones, tem 2 novinhos que compraram mas nem sei a marca pedi para esperarem mas... rs

A Igreja tem cerca de 120/160 membros, e o espaço retirando o altar são 15x13 metros.

Vi um som de uma igreja que frequento na cidade vizinha quando estou lá pois vivi 30 anos, e me deparei com uma mesa da Mackie enorme... cheia de efeitos rs, e com caixas ativas de 400 w da mesma marca, mas ele não usava nem efeitos nem equalizador da mesa, estavam separados, e gostei muito do som o problema é que cada caixa custa 2.000 e a mesa menorzinha que nos atende cerca de 3 mil, só nestes 2 já era o orçamento rs. Cada um com sua realidade eles gastaram cerca de 30 mil para renovar o som e eu tenho que fazer a mesma coisa com 8 rs.


Mas uma mesa yamaha desta aqui nos atende, é uma boa pedida?!?

Mesa Som Yamaha Mg16xu Efeitos Compressor Usb 16 Canais
mesa-de-som-16-canais-conector-xlr-ipad-mg16xu-yamaha-nfe-18303-MLB6881107075_082014-F.jpg

Cerca de 2 mil reais, e estes efeitos podem ser usados sem problemas?!? Se sim... agora é estão faltando resolver equalizador e caixas.

Agora me restam 4 mil reais para comprar, equalizador + caixas. O modelo que indicaram são de 400w e como disse acima na Igreja que vi as 2 ativas elas estavam com o som na metade delas e é uma igreja do tamanho da que frequento aqui, por isto que pedi um orçamento de caixas menores, ou acham que tenho que ir na de 400w?!? Uma dúvida qual é melhor a RCF ou a Makie?!?

A caixa Staner ativa está na faixa de 1.500 cada uma, ela e melhor do que a CSR?!?

Tenho em mente o que o isinho que inclusive é até da minha Igreja, postou em outro tópico:
'Pra mim, em instalação fixa onde não podemos garantir o nível dos operadores o esquema é caixa passiva.'

Então nada do que postei na primeira mensagem presta?!? Nem o equalizador?!?

Desculpem as varias perguntas e que tenho que resolver isto até semana que vem.
 
Ronaldo1 disse:
Entendendo que o amigo não precisa de uma mesa desse tamanho, pode pegar uma MG166cx e ainda sobra uns trocados pra um processador DBX PX, em vez do equalizador.
Valeu pela ajuda :)
Sobre mesa viu a que postei da yamaha a Mg16xu?!?
Em relação as caixas gostaria de uma mais potente, e que fosse de 15'', estive olhando a Staner de 300w mas é de 12'' , encontrei uma de 15'' mas é de 300w, mas mesmo comprando as 2 sai mais em conta do que comprar 2 passivas e 1 potência... que tinha orçado.
Mas eu preciso de ajuda em relação a isto passiva e potência x Ativa, não sei qual seria a melhor opção.
Sobre o processador x equalizador a diferença e muito mesmo?!? Nunca trabalhei com processadores.
 
Nessa mesa você irá ligar 10 mics mas só sobram 2 canais pra instrumento. Aí não teria lugar pra DVD. Foi por esse motivo que peguei a MG24. Mas no seu caso a MG20xu atende melhor, mas essa não tem inserts mas tem efeitos, ou a MG20, que tem inserts mas não tem efeitos. O som ativo é muito melhor, você tem um gabinete feito para o falante, o falante feito para o gabinete, e o amplificador feito para o conjunto. O passivo complica tudo e sai mais caro. 2 Staner SR 315a lhe atenderia bem, são caixas muito leves e o som é bem legal, só não pode deixar as pessoas mexerem porque tem muita função. O processador DBX PX é especifico pra sistemas ativos, possui equalizador gráfico, parametrico, RTA, limiter, vários filtros e custa menos que um bom equalizador. Ele vem com o MIC RTA, é fácil operar, e ele faz a equalização sozinho, pela medição RTA que ele faz. Com caixas ativas você não precisará muito da intervenção do equalizador, então pense em equipamentos melhores, numa mesa que te dê uma sobra, cabos e conectores de boa qualidade, qualquer coisa, deixe o processador pra depois, mas não compre de forma alguma um equalizador.

E só pra reforçar, todos os equipamentos que você postou, são, desculpe a palavra, lixo.
 
Ronaldo agradeço pela sinceridade... foi por isto que fiz o tópico aqui.
Me desculpe a falta de conhecimento, mas o que é inserts?!?

Sobre o que já foi dito aqui peguei como base o ML tanto pra ver o produto pra ter uma idéia de preço.

Mesa: 2.500.00
Mesa De Som Yamaha Mg20xu
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611392586-mesa-de-som-yamaha-mg20xu-produto-original-frete-gratis-_JM

Processador: 900,00
Gerenciador De Sistemas Crossover Dbx Driverack Px
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611391743-gerenciador-de-sistemas-crossover-dbx-driverack-px-_JM

Caixas 2.900,00
Caixa Staner Ativa Sr-315a
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613524390-caixa-staner-ativa-sr-315a-_JM

Sendo assim estou em 6.300,00 :D
Estes preços fiz uma pesquisa da net, e como base dos orçamentos que tenho aqui, em mãos dos outros produtos coloquei o preço da net e o mesmo desconto que aplicaram a mim.

Com esta configuração consigo um resultado legal?!? Esta mesa yamaha tem efeitos bons?!? Preciso comprar outro equipamento?!?

E por fim... vou precisar comprar ainda 2 microfones, tenho orçamento dos leson a 150,00 e shure a 240,00.
 
Inserts são entradas\saídas diretas por canal. É uma entrada P10 TRS, de onde o sinal sai e volta, usa-se para ligar perifericos, tipo um equalizador, comprensor, um processador de efeitos diretamente em um canal da mesa. Costuma se usar equalizador insertado no canal do MIC do bumbo, se for o caso, as vezes no microfone de uma pessoa que tem a voz dificil de regular, coisas assim.

E sim, com esses equipamentos obterá um som legal. Quanto a microfones, também tô precisando, e pelas pesquisas acredito que o Audi technica MB1K é um dos melhores na faixa de 230 reais. Leson é porcaria também, tem uns lá na igreja que irei jogar é fora.
 
Ronaldo, o Audi technica MB1K é melhor que o shure?!? Não conheço esta marca tambem não, acho que dá pra perceber que de som entendo nada né rsrsrs.

Estou fazendo um pedido de orçamento as lojas que me passaram com as dicas de vc's... desde já agradeço pela ajuda, se mais alguem tiver algo a acrescentar sera bem vindo :), devemos fazer o pedido do som até dia 15 de janeiro.
 
Wanderson, a Kadusom é uma loja de Goiania, comprei com eles em dezembro, inclusive o multicabo de 12 vias achei lá o melhor preço.
As mesas vão depender da sua necessidade, 12 canais são suficientes? Na MG 16, pode usar para CD/DVD os 4 canais estéreis, ou dois pares de canais, que são os 13/14 e 15/16, tanto com entrada P10 quanto RCA.
Os canais XLR é que são apenas 12, ai tem que ver se não vai precisar de mais: teclado, violão e 10 mics? é suficiente sim, mas realmente limita. Quando comprei a da minha igreja, comprei com 20 XLR, usei 8 por muito tempo (teclado, violão e vocal) agora tenho 4 mics sem fio + 6 com fio e estou passando tudo para PA, guitarra (2) e baixo. São 15, sem bateria que é acústica, mas vamos trocar 2015 ou 2016, e estamos já decidindo se vai ser acústica ou eletrônica. Se a mesa fosse menor, ficaria limitado, por isso tem que pensar hoje olhando amanhã...rrsrsrsrs
 
Sobre o /1k, são bons. Eu tenho o MB3k, uma amiga trouxe dos EUA por uns 130 reais cada!!! Tem uns 2 ou 3 anos. Comparando com shure, depende! SM58 é melhor, mas compativel com mb3k e E835. Agora shure lyrics, Pg48, sai fora, não são bons. Pesquisa no fórum, tem ótimas indicações de microfones com preços até 300,00. Mas se quiser alguns baratos e bons: sanson Q7 e MB1k, encontra por menos de 180 reais. Outro que tem sido muito bem falado aqui é o Lewitt, que é vendido pela CBorges, tem inclusive testes dele postado no fórum.
 
alessandrofabio disse:
Wanderson, a Kadusom é uma loja de Goiania, comprei com eles em dezembro, inclusive o multicabo de 12 vias achei lá o melhor preço.
Gostaria de comprar os produtos de uma loja que viesse aqui e fizesse toda a instalação, isto sem falar que quanto mais produtos mais descontos. Sobre a mesa vou ficar com a Yamaha Mg20xu, ela vai me atender agora e daqui há um bom tempo também :D.
Voltando a falar sobre preços, a uma cidade vizinha daqui encontrei produtos mais baratos do que vi na net hoje, uma indicação de meu irmão, já enviei um orçamento pra eles :)
 
alessandrofabio disse:
Sobre o /1k, são bons. Eu tenho o MB3k, uma amiga trouxe dos EUA por uns 130 reais cada!!!...
Valeu pela orientação dos microfones, mas o shure SM58 que custava 240,00 sozinho no orçamento completo saiu por 190 :), e olha que nem chorei ainda rs.
 
Wanderson disse:
alessandrofabio disse:
Sobre o /1k, são bons. Eu tenho o MB3k, uma amiga trouxe dos EUA por uns 130 reais cada!!!...
Valeu pela orientação dos microfones, mas o shure SM58 que custava 240,00 sozinho no orçamento completo saiu por 190 :), e olha que nem chorei ainda rs.

Não, não é o SM58, este custa 700 reais.
 
Uai Ronaldo... e este aqui?!?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-618349082-microfone-profissional-shure-beta58a-sm58-original-_JM

Existem quantos modelos de SM58?!?

Se este aí não presta então é melhor pegar o que MB3k
 
Sem dúvida nenhuma. Veja o preço dele nos EUA, $99 sem cabo!!! Isto o SM58. O Beta é ainda mais caro. São 260 reais sem impostos e frete! Qualquer shure SM ou beta por menos de 300,00 é falsificado, com certeza. Por isso acho melhor comprar outras marcas com lojas oficiais, do que comprar falsificado e depois não saber porque o som está "rachando".
 
Agora complicou como vou saber se o microfone é original ou não?! Pelo preço somente?!? E quem vai me garantir que o que for 300 é original?!?
Bom vou ver com eles o preço do mb1k na net está na faixa dos 200 reais, o problema é se é original ou não também rs.

Erraram, o Shure de 190 é o SV100 eles tem também o SV200 por 220,00. O 1k está 240,00 entre estes qual seria melhor o Shure SV200 ou o 1k?!?

Fui conferir os preços que me passaram estão muito parecidos com uma loja de Minas que é bastante conhecida aqui.
http://www.serenatanet.com.br/cat/82/0/Preco/Crescente/40/1////.aspx
 
Back
Topo