No-break para Console Digital e Periféricos

O melhor tipo de no break e o que gera a proteção mais efetiva é o de dupla conversão. Esse tipo de no break alimenta o equipamento com a tensão gerada pelo seu inversor interno que normalmente é controlado por um microcontrolador ou processador e não pela energia direta da rede, além de gerar uma tensão muito mais estável ainda isola o equipamento da rede elétrica.
É o que eu indicaria para uso com equipamentos sensíveis como uma mesa digital por exemplo, não recomendaria o de simples conversão!
 
Sinceramente eles só reforçaram minhas desconfianças.
Pra mim isto significa que ele é um nobreak interativo com a vantagem de ter um estabilizador de voltagem (e proteções) com ondas senoidais...
Se ele funciona como conversor CC>CA>CC somente em modo bateria, significa que ele tem tempo de reação entre modo rede/bateria e este tempo por menor que seja pode afetar aparelhos mais sensíveis como mesas de som que trabalham com uma freqüência (Hz) bem maior que aparelhos convencionais como um PC por exemplo.

Resumindo, eu não compraria para este fim um nobreak que não fosse online de dupla conversão.
Hoje eu uso um destes porque não tenho outro, mas já fiz cotações e já entreguei a igreja a alguns meses estou esperando somente o “OK” para bater o martelo.
 
Ah esqueci de relatar, recentemente tivemos alguns picos de luz no bairro... Foi durante um casamento e tornou a acontecer no último sábado logo no inicio das programações!
A mesa, ADA e PC estão ligados a um nobreak de 1kVa destes iterativos, resumo, não percebi a mesa ter alguma reação, porque não estava olhando para ela no momento, mas o monitor desligou e depois se religou, ou seja o tempo de reação não foi baixo o bastante para segurar o monitor ligado, então acredito que isto de alguma forma também afete a mesa.
 
Algumas considerações minhas, nem todas muito bem fundamentadas:

1- Fonte chaveada de mesas de som (via de regra todas as digitais usam) não funcionam em frequência de conversão maior do que a fonte de um PC. Muito pelo contrário, não há muita diferença entre as fontes. Existe inclusive o exemplo um pouco mais distante da Avolites Pearl (mesa de luz, mas é perto o suficiente), que usa fonte ATX comum.

2- O monitor era LCD ou tubo? Pergunto porque isso vai influenciar na fonte, e no tempo que os capacitores vão conseguir segurar. No caso do PC e mesa, os capacitores da fonte vão conseguir segurar bem mais. Embora provavelmente o chaveamento do nobreak vai causar algum efeito sobre a fonte, fontes chaveadas em geral não sentem tanto esse tipo de variação.
 
Não sei a sua, mas minha fonte ATX (750W) trabalha entre 45 e 65hz.
Quanto a mesa, eu jurava ter visto um "k" antes da frequencia da 01V, não sei de onde tirei isso :roll: pois ela trabalha em 50/60 Hz, praticamente igual a um PC. (Pelo menos do meu)
O monitor era de LED, não sei o modelo mas depois olho e vejo a frequencia dele.

Independente disso é fato que o online de dupla conversão é muito mais seguro.
O interativo serve? Tem suas vantagens né, melhor que ligá-lo diretamente na tomada é!
Mas se você tem recursos para comprar algo totalmente seguro, pra que arriscar um tiro no escuro?
 
Na verdade, uma fonte chaveada funciona a uma frequência bem maior do que isso (na casa dos kHz). Por isso que elas não são muito afetadas pela frequência da rede. Já vi equipamentos com fonte que aceitava de 40 a 400 Hz na entrada. Também por isso elas suportam algumas variações bastante rápidas na rede. É justamente o contrário: trabalharem com frequências mais altas as tornam menos sensíveis.

As fontes chaveadas não verdade são conversores DC-DC com uma entrada variando continuamente.
 
Não sei a sua, mas minha fonte ATX (750W) trabalha entre 45 e 65hz.
Não confunda tensão de entrada com tensão de trabalho.
Se sua fonte realmente trabalhasse nessas freq., ela ia levar mais de 1 segundo para reagir a variações de freq. e com certeza iria pesar algo próximo ou superior aos 10kg, além dos capacitores que seriam MUITO maiores.
:D
 
Após algum tempo desse tópico, hoje penso diferente...
Pra que um no-break na mesa de som?
Uma vez que os amplificadores não estarão ligados nele, o uso do sistema fica inviável, correto?
Então a função é apenas a proteção elétrica da mesa?

Para proteção elétrica, foi desenvolvido um equipamento muito mais adequado.

PC-8000A-1.jpg


Além de fornecer trocentas proteções que no-break nenhum dispõe, é padrão de rack 19", e pode ser configurado de forma que o sequenciador desligue a mesa por último, ou seja, você tem 8 segundos entre o corte do fornecimento elétrico e o desligar da mesa.

E o preço? Não é tããão diferente assim.
 
gabriel_equalize disse:
Após algum tempo desse tópico, hoje penso diferente...
Pra que um no-break na mesa de som?
Uma vez que os amplificadores não estarão ligados nele, o uso do sistema fica inviável, correto?
Então a função é apenas a proteção elétrica da mesa?
É preferível apagar os amplificadores do que apagar a mesa.
O principal sintoma é que os amplificadores SEMPRE vão demorar mais pra "apagar", devido ao banco de reserva que eles possuem. Se a queda elétrica for suficientemente rápida, você com certeza vai ganhar um tweeter queimado no meio do caminho, vítima dos ruídos/estouros de liga-desliga. Claro que nas mesas novas isso nem acontece e tal, mas...
No caso de mesas digitais, já viu o tempo que elas levam para ligar e começar a soltar o som? O amplificador, quando energizado, começa a reagir imediatamente (as vezes com algum atraso, mas pequeno), enquanto tem mesas que levam mais de minuto para ligar(Yamaha CL 9). Imagine só numa situação de uma piscada elétrica simples, 1 minuto o pessoal esperando acontecer alguma coisa. É bastante tempo! Dependendo da situação, essa piscada nem é suficiente para os amplificadores pararem de soltar som!
Mesas de som também gastam menos energia elétrica, o Nobreak é menos custoso de manter.

O negócio é que se a energia elétrica falhar, todo o sistema deve estar sendo alimentado por no-breaks. Sem um, sem o outro! Dá pra gambiarrar, mas...

Para proteção elétrica, foi desenvolvido um equipamento muito mais adequado.

PC-8000A-1.jpg


Além de fornecer trocentas proteções que no-break nenhum dispõe, é padrão de rack 19", e pode ser configurado de forma que o sequenciador desligue a mesa por último, ou seja, você tem 8 segundos entre o corte do fornecimento elétrico e o desligar da mesa.

E o preço? Não é tããão diferente assim.
Para proteção elétrica temos vários exemplos por aqui no fórum mesmo, é comum e quase obrigatório, funcionando juntamente ao nobreak.
E os 8 segundos entre o corte e o desligar da mesa é uma informação incorreta. São 8 segundos de delay entre o desligar da primeira tomada com o desligar da última tomada. Se puxar esse pentacústica fora da tomada (cortar a eletricidade), vai apagar tudo imediatamente.
 
A O1V96 não faz PUFF na hora de ligar/desligar, mesmo com os PAs em funcionamento.
Teria que testar com outras...
Por isso, não acho necessário o no-break.

Sonikado disse:
Se puxar esse pentacústica fora da tomada (cortar a eletricidade), vai apagar tudo imediatamente.
Obrigado pela correção. Você está correto.
 
A 01V96 não faz um Puff, mas enquanto está fazendo boot faz ruído sim...

O negócio é que se a energia elétrica falhar, todo o sistema deve estar sendo alimentado por no-breaks. Sem um, sem o outro! Dá pra gambiarrar, mas...

Aí já não concordo... manter todo o backline mais 20kW de amplificadores em nobreaks é impossível. Aí já tem que manter o sistema todo com geradores e pronto.
 
rafaellerm disse:
A 01V96 não faz um Puff, mas enquanto está fazendo boot faz ruído sim...
Na boa, que eu me lembre, minha mesa não faz ruído nenhum.
Essa semana mesmo eu tirei ela da tomada sem querer no meio da passagem de som, e não aconteceu nada.
 
Aí já não concordo... manter todo o backline mais 20kW de amplificadores em nobreaks é impossível. Aí já tem que manter o sistema todo com geradores e pronto.
Mas manter 1 ou 2 amplificadores, para um mínimo de som, soa razoável, não? O sistema não para, a apresentação não para.
Claro, o som vai ficar com um SPL muito prejudicado. Mas melhor que o silência absoluto, não?
Em shows de médios a gigantes geralmente tem geradores que suportam todo o sistema de som, então é uma situação que podemos descartar nessa análise.

A O1V96 não faz PUFF na hora de ligar/desligar, mesmo com os PAs em funcionamento.
Teria que testar com outras...
Por isso, não acho necessário o no-break.
A 01V96 não faz um Puff, mas enquanto está fazendo boot faz ruído sim...
Na boa, que eu me lembre, minha mesa não faz ruído nenhum.
Essa semana mesmo eu tirei ela da tomada sem querer no meio da passagem de som, e não aconteceu nada.
Esse problema eu já resolvi dentro do meu próprio post:
O principal sintoma é que os amplificadores SEMPRE vão demorar mais pra "apagar", devido ao banco de reserva que eles possuem. Se a queda elétrica for suficientemente rápida, você com certeza vai ganhar um tweeter queimado no meio do caminho, vítima dos ruídos/estouros de liga-desliga. Claro que nas mesas novas isso nem acontece e tal, mas...
Só que, em seguida, eu expliquei o problema dessas mesas, que eu acho que é tão ruim (se não pior) do que um baita dum POF. Exceto a parte do dano auditivo e perda financeira, mas desconsideremos isso por um momento:
Essa semana mesmo eu tirei ela da tomada sem querer no meio da passagem de som, e não aconteceu nada.
Beleza, não deu ruídos. Ok. Imagine isso durante uma apresentação. Sem barulhos? Ok.
E o tempo que o PA ficou mudo? A 01v96 até que liga rapidamente, mas são penosos 20 segundos.
 
Sonikado disse:
Não sei a sua, mas minha fonte ATX (750W) trabalha entre 45 e 65hz.
Não confunda tensão de entrada com tensão de trabalho.
Se sua fonte realmente trabalhasse nessas freq., ela ia levar mais de 1 segundo para reagir a variações de freq. e com certeza iria pesar algo próximo ou superior aos 10kg, além dos capacitores que seriam MUITO maiores.
:D
A minha é outro modelo, mais se assemelha a esta.
cmpsu-750txv2_1.jpg
 
gabriel_equalize disse:
Após algum tempo desse tópico, hoje penso diferente...
Pra que um no-break na mesa de som?
Uma vez que os amplificadores não estarão ligados nele, o uso do sistema fica inviável, correto?
Então a função é apenas a proteção elétrica da mesa?
Meu sistema é todo ativo...
Eu seguro a mesa, periféricos, 2 caixas no PA e 2 retornos por um bom tempo.
Já orcei um nobreak online de dupla conversão de 3kVa, agora estou esperando o aval "ok" para comprar.

Uma boa opção para os amplis seria estes geradores medianos de 3-6kVa, eles custam em média 2,5k dilmas a gasolina, se quiser ainda da para pegar um QTA para ele armar automaticamente com interrupção do sistema elétrico.
O problema disto em igrejas é a manutenção né... Mas pra quem trabalha com locação acho uma boa!
 
Back
Topo