Novo templo ICEJA Goiânia - GO

Olá Caio Fabio,

Quem me conhece sabe que não tenho problemas em compartilhar informações, em orientar e oferecer dicas.

Mas, pegando o seu caso (e por favor, não me entenda mal), gostaria de fazer alguns comentários que acredito serem muito importantes para a maioria.

Tenho uma empresa de engenharia desde 1998, nossos trabalhos hoje estão relacionados a todas as áreas de uma construção, desde as nossas especialidades, acústica, áudio, vídeo, iluminação e automação. E nos últimos quatro anos agregamos outros engenheiros e hoje cuidamos desde a concepção de um prédio, arquitetura, a todos os projetos complementares. Nesse mesmo período temos trabalhado com obras pequenas, médias e, graças a Deus, algumas grandes.

O conceito geral da maioria das pessoas, e não somente o pessoal das igrejas, é que de certa forma o projeto é algo atrelado a aumento de custos. É incrível, mas, é verdade!

Quando vi as fotos da sua igreja, construída com tijolos comuns deitados, já tinha imaginado que não tinha projeto acústico.

No conceito o aumento de massa é muito bom, mas, quando não se tem restrições orçamentárias.

A relação custo beneficio dessa dobra de massa não se justifica, principalmente e, particularmente, quando o tijolo empregado é esse.
Com dinheiro que vocês gastaram para construir essas paredes e ainda vão gastar para deixá-la acabada, era possível ter feito paredes duplas (com o rendimento superior) e já acabada.
Sério mesmo!

A falta de um projeto, e não de qualquer empresa, mas, de uma empresa da área e com experiência, fez toda a diferença para um caso como o de vocês.
É o barato que sai caro! Uma máxima que aprendemos com o tempo.

Mas, de qualquer forma, está feito, bola pra frente.

Fiz o comentário por que as pessoas precisam entender que para determinadas situações, dicas não substituem um projeto, mas, envolvem custos e, que, algumas vezes, pode ser prejuízo.
A principal dica num caso como o seu, e no início, seria; procure uma empresa séria e faça um projeto.

Posso sim, ajudá-los, e me coloco a disposição.

Abraços,
 
Em tempo!
Para não ser interpretado mal e, que pensem que estou vendendo o meu peixe.
Te ofereço, e a sua igreja, todos os estudos sobre o isolamento e o tratamento acústico para esse templo.
E não te cobro um centavo por eles!
Abraços,
 
Em tempo!
Para não ser interpretado mal e, que pensem que estou vendendo o meu peixe.
Te ofereço, e a sua igreja, todos os estudos sobre o isolamento e o tratamento acústico para esse templo.
E não te cobro um centavo por eles!
Abraços,

Que Benção!!!!!!!!!! Essa ajuda, ehin Caio?
 
Aldo e porque você não viu as fundações!
Um engenheiro disse que esta superdimencionado, não precisava de tudo que foi feito.

Um problemão aqui e um Presbitero que e arquiteto, ele desenhou isso ai tudo fez as janelas do tamanho que ele quis e tudo...

Eu ja tinha cansado de falar para o pastor procurar alguem especializado antes de comecar a construir, mas ja sabem como foi.

E para facilitar ainda fomos furtados.
Estou tentando fazer o melhor que posso, mas não tenho formação nesta area!

Em tempo!
Para não ser interpretado mal e, que pensem que estou vendendo o meu peixe.
Te ofereço, e a sua igreja, todos os estudos sobre o isolamento e o tratamento acústico para esse templo.
E não te cobro um centavo por eles!
Abraços,

Aldo, nem sei como agradescer!
Muito Obrigado e que Deus te abençoe!!!!

Me passe seu telefone, e o que você precisara que irei providenciar!!

Muito obrigado!
 
Para não ser interpretado mal e, que pensem que estou vendendo o meu peixe.

Aldo, pelo contrário, nós estamos mesmo precisando de alguém que venda o peixe. Melhor ainda, que ensine aos nossos líderes (quem assina o cheque) como pescar melhor, as melhores técnicas...

Canso de ver besteira por aí, e besteira quer dizer: refazer tudo 2x, 3x, 4x... no final, vai sair tudo muito mais caro que a contratação de um empresa na fase mais barata da obra, que é a fase do PAPEL (o projeto).

Aí, fica a sugestão:

- Acredito que não vamos conseguir mudar a cabeça dos líderes nossos. Não nos próximos 100 anos. Eles sempre vão dar o projeto para aquele engenheiro/arquiteto amigo que se compromete a fazer tudo o mais barato possível.

- GRAÇAS AO BOM DEUS, para se fazer obra nesse país exige-se CREA.

- então, o mais fácil a meu ver é conscientizar os engs e arquitetos que, quando forem construir igrejas/templos religiosos/auditórios, que haja a necessidade de revisão do projeto por um eng. acústico ANTES DO início da obra. Seria muito legal se houvesse uma NBR obrigando a isso. Pelo menos na construção de templos teríamos menos problemas.

O problema é que vão alegar que esse tipo de engenharia não é regulamentada no país, não há profissionais, e por aí vai.

Certas coisas, só Jesus mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
Caio Fábio disse:
, quero ver como convencer a velharada!

velharada não!!! rsrsrs :mrgreen: :mrgreen:

Gostei do que o Aldo e que o Bersan falaram. Estamos passando por algumas necessidades de infraestrutura. Mas graças a Deus, esse domingo recebi uma informação que serão chamados profissionais para a execução dos serviços.
Mudar a mentalidade das pessoas que é o mais difícil. Mas mostrar responsabilidade e comprometimento em momentos como esse, acho essencial para que consigamos mais respeito ao ponto que o trato conosco seja mais profissional, e que nossas palavras tenham um peso mais técnico mesmo que talvez nossa experiência de vida não seja a mesma dos demais.

Como dizem alguns aqui, o nosso melhor pra DEUS!
 
Meio off esse comentário mas vamos lá...

Estamos pra instalar uma antena no telhado da nossa igreja para termos acesso ao nosso canal de TV, fui na prefeitura ontem para me informar.

A legislação aqui permite somente instalação de antenas de até 1m de diâmetro, acima disso precisa de uma "Permissão Especial" (não é propina).

1º passo: preencher um formulário contendo os dados do imóvel, o custo previsto para a instalação do equipamento, os dados do engenheiro responsável e algumas outras coisas.

2º passo: Após preenchido esse formulário devemos preencher um outro para se marcar uma audiência com 3 chefes do departamento de urbanismo da cidade. Antes dessa audiência acontecer eles mandarão uma carta para os vizinhos num raio de 100m da igreja, nessa carta fala da nossa intenção de instalar a antena, se algum vizinho se opor, ele deverá comparecer a essa audiência.

3º passo: No dia da audiência você deverá explicar com detalhes o motivo da instalação da antena e se tiver algum vizinho presente tentar negociar com ele sobre a instalação.

4º passo: Se eles concederem a Permissão Especial, você vai executar o serviço projetado pelo engenheiro, depois de executado, o fiscal da prefeitura vai no local pra ver se foi feito de acordo com o projeto, se tiver OK, aí sim poderá erguer a antena.

Pode parecer excesso, mas entendo a seriedade com eles fazem as coisas por aqui. Tudo pensando na segurança e no bem estar da população.

E um pouquinho também no nosso suado dinheirinho.
 
Aldo e Caio Fábio,

Te ofereço, e a sua igreja, todos os estudos sobre o isolamento e o tratamento acústico para esse templo.

Seria possível para vocês postarem aqui o PASSO-A-PASSO dos estudos? Cada etapa, o que foi feito, como é feito, etc! Obviamente, não precisa dar a receita toda (segredo industrial, hehehe), mas para o pessoal saber como são feitas tais análises, e quem sabe com isto conseguir convencer outros líderes a também fazer o mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
Nossaa, se fosse uma antetna de tranmissão de rádio/tv/celular, mas uma mera antena parabólia!?!? Sériedade e tal tudo bem, mas isso é exagero, nem sei contar quantas parabólicas tem ao reedor da minha casa. Qualquer um chega, instala rapidinho e ninguém morreu ainda por isso...
 
bersan disse:
Aldo e Caio Fábio,

Te ofereço, e a sua igreja, todos os estudos sobre o isolamento e o tratamento acústico para esse templo.

Seria possível para vocês postarem aqui o PASSO-A-PASSO dos estudos? Cada etapa, o que foi feito, como é feito, etc! Obviamente, não precisa dar a receita toda (segredo industrial, hehehe), mas para o pessoal saber como são feitas tais análises, e quem sabe com isto conseguir convencer outros líderes a também fazer o mesmo.

Um abraço,

Fernando


Quanto a mim sem problemas, posto com maior prazer.
Espero aprender muito!! :lol:
So estou esperando os telefones para fazer contato com o Aldo!
 
Aldo e porque você não viu as fundações!
Um engenheiro disse que esta superdimencionado, não precisava de tudo que foi feito.

Era isso o que me referia, uma coisa puxa a outra.
A parede é pesada, as vigas são nitidamente super dimensionadas.


bersan disse:
GRAÇAS AO BOM DEUS, para se fazer obra nesse país exige-se CREA..

Pois é, imagina se fosse diferente.
Mas, acredito que para toda edificação comercial ou religiosa devia-se exigir uma ART de acústica, inclusive, tenho escutado que essa exigência consta da revisão da NBR 10.151. Em breve saberemos.


Raphael Leal disse:
Pode parecer excesso, mas entendo a seriedade com eles fazem as coisas por aqui

Excesso na verdade é tudo aquilo que desperdiçamos sem planejar e prever!



bersan disse:
Seria possível para vocês postarem aqui o PASSO-A-PASSO dos estudos? Cada etapa, o que foi feito, como é feito, etc!

Bersan,
Seria complicado pra mim, primeiro por que me exigiria um tempo que não tenho. Uma coisa é o tempo para fazer um projeto, outra seria apresentar o passo a passo didaticamente.

Segundo, minha experiência em tentar escrever algo simples, o passo a passo para aplicar painéis acústico em pequenas igrejas, que escrevi para Backstage, até hoje respondo a e-mails das pessoas querendo os mínimos detalhes. Que à princípio não era o objetivo e também, exigem conhecimento de outras tantas variáveis. A cada pergunta respondida outras duas questões são levantadas.
Além dos abusados que me escrevem exigindo os detalhes dos estudos. Tem uns que, inclusive, me escrevem com o texto "assim que você puder, estou aguardando", sem nenhum por favor, por gentileza, seria possível. Fazem como se eu tivesse a obrigação.

Mas, a despeito disso, tenho tido o maior prazer em responder os e-mails da maioria.


Preparar isso, de forma clara e fundamentada, precisaria de tempo. E na verdade, a grande questão sobre o projeto acústico é que são tantas as variáveis que devemos levar em consideração, que penso em preparar um material mais completo. Não na fase atual da minha vida, mas, no futuro.

De qualquer forma, continuarei aqui, como agora, ajudando da melhor maneira possível.

E também, o Caio Fábio, caso a igreja dele autorize e também realize o projeto, pode fazer um memorial de obra. Que também seria muito interessante. Poderíamos dessa forma comentar as etapas realizadas e os seus objetivos.

Caio Fabio, estarei viajando de amanhã até o dia 25. Mas, os meus contatos podem ser feitos atráves do meu e-mail - <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> e do celular (61) 9248-9577


Abs,
 
Adm's, espero não estar indo de encontro com as regras de privacidade.
Poderia nos deixar o nome da empresa ou sei la se tiverem um site? Mas achei legal a ideia de se reunir em uma empresa, que antes visava apenas a parte acustica, agora toda a concepção de um projeto...
 
Só pra vcs terem idéia de quanta besteira se faz por aí.

Há 10 anos atrás, nosso vizinho era de uma seita que ODEIA evangélicos.
Ele ameaçou-nos com um processo judicial.
Nossa igreja é em uma antiga indústria e as paredes tem mais de 40 cm de largura, isto mesmo, mais de 40cm, além do fato que, após esta parede, temos um beco de aproximadamente 1,20m e um outro muro, mais alto que a casa do vizinho. Nao há janelas para o lado da casa dele, só parede escura e MESMO ASSIM, ele disse que, se nao era o barulho, era a vibração.

Na época, nao tinhamos FORROS e concluimos duas coisas;
Nota: - Chamamos técnicos que nos orientaram com várias medições;
1 - Precisariamos colocar o forro urgentemente e gastamos R$ 9.Mil nisto;
2 - A parede era muito próxima do púlpito (nossa igreja usa o pulpito de lado nao no fundo como normalmente são os templos), por isto, estava havendo muita reverberação.

Soluções:
- Colocamos o forro e compramos o que de melhor havia (seguindo o projeto do engenheiro);
- Na parede, foram colocadas placas de madeiras, bem como a espuma "casca de ovo", com o objetivo de tratar o som;

Conclusao:
- Trouxemos o vizinho, mostramos o forro, mostramos a parede revestida, mostramos as notas fiscais com os gastos e também, uma normatização assinada pelo líder de louvor que o som deveria ser mais baixo a partir dali;
- Ele foi e retirou o processo, bem como, a prefeitura cancelou a multa, em razao do que fizemos;

10 anos depois....
- chega um pastor novo... e manda arrancar tudo porque tava muito feio!!!!
- lutei para ele não mexer, pedi para fazermos NOVO revestimento E ETC... MAS ELE... só mandou colocar uma textura... e pronto.

RESULTADO?!?!?...
- O som está uma porcaria, há muita reverberação (mesmo com o teto);
- Todos os cultos, veem reclamar;
- O técnico de som, que lá estava, aloprou e resolveu apertar o botãozinho do "dane-se" pois ninguém me ouve;
- E o vizinho... bom... já tá ameaçando de novo.

QUANDO VAI MUDAR?
Quando tecladista, vai comprar o teclado?;
Quando o técnico de som, vai comprar o microfone? (e olha q to falando do mic...rss);

me desculpem o desabafo, pois, sei que o foco é discutir o layout e soluções para a igreja de nosso irmão.
mas, a igreja dele, nem foi construída ainda... e já há enormes erros de decisões acústicas....
erros estes... que o IRMÃO... vai ter que pagar por eles, enquanto for o técnico de som
 
Sinceramente, acho que um pastor que não ouve a sua comunidade não faz o seu trabalho direito. Eu também acho que o pastor não pode der esse tipo de poder de decisão sobre a igreja, mas isso já outra história... viva o sacerdócio geral dos crentes!
 
Back
Topo