• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Novos termos - Letra M

TSA

Active Member
#1
•m - Abreviação para mili, que significa um milésimo (10^-3). Por exemplo, um milésimo de ampère pode ser escrito 1 miliampère (ou 1 mA). (Ou ms - milissegundo, como exemplificado mais abaixo). Atenção: é um m minúsculo.


Mains - Nome, em inglês, dado à conexão de energia elétrica, abreviando mains power system. Refere-se ao fornecimento de eletricidade (pode ser uma tomada simples, uma central grande de fornecimento, etc). É comum, nos manuais de instruções em inglês, encontrar instruções como make all signal connections before connecting the mains, que significa faça todas as conexões de sinal antes de conectar o aparelho à eletricidade.


•Manual - Sim, é esse troço de papel com várias páginas que você acabou de jogar fora ao abrir a caixa de seu "brinquedinho" novo de milhares de reais (R$) :D . É ele que ensina como usar seu equipamento - e, talvez a parte mais importante - o que não fazer com ele. Infelizmente, na maioria das vezes é deixado de lado, e o pessoal do suporte técnico é que acaba pagando a conta :D .

(OK, OK, essa aí de cima foi só p/ descontrair, hehe). :mrgreen:


•Mascaramento - Fenômeno da audição, em que um estímulo sonoro se sobrepõe a outro, ou seja, dois sons chegam, mas apenas um deles é percebido. Se torna mais evidente ainda quando um som é mais forte que o outro: percebemos apenas o som mais forte, mesmo que chegue num momento um pouco diferente (do outro som). A frequência também influencia: sons de uma determinada frequência podem mascarar sons nas frequências próximas às suas. No entanto, o fenômeno não é tão intenso em todas as frequências: médios mascaram bem mais que graves, por exemplo. Ao fazer mixagens, é preciso levar em conta o mascaramento; caso contrário, algum instrumento pode acabar "abafando" outro, com o mesmo podendo acontecer com vozes.


MIDI (Musical Instrument Digital Interface) - Acrônimo (em inglês) que significa Interface Digital para Instrumentos Musicais. É um protocolo padronizado para comunicação entre instrumentos musicais eletrônicos e acessórios. Permite que os dispositivos enviem e recebam informações sobre praticamente qualquer aspecto de uma música ou uma performance musical.
Via MIDI é possível intercâmbio de informações entre instrumentos musicais (teclados, por exemplo) e vários outros aparelhos (computadores, sequenciadores, controladores, placas de som, etc.). Teclados controladores são um exemplo muito comum do uso de MIDI - com eles é possível "disparar" os timbres de um outro instrumento, por exemplo.
É importante notar que o protocolo MIDI abrange apenas o tráfego de sinais de controle, não de ondas (sons) propriamente ditas.
É um padrão criado no início dos anos 80, mas até hoje é usado, e sua utilidade se espalhou por outros campos além da música/áudio - é usado em automação, controle de luzes e mais.



•ms - Milissegundo (ou seja, o intervalo de tempo igual a um milésimo de segundo). É a medida de tempo comumente usada em efeitos de delay, por exemplo. Atenção: deve ser escrito exatamente assim: ms. Outras formas (MS, mS, Ms, etc) não servem para representar o milissegundo.


MTBF (Mean Time Between Failures) - "Tempo médio entre falhas". Valor estatístico quanto à confiabilidade de um determinado equipamento, expresso em termos do tempo médio necessário para ocorrência de falha nas condições de testes consideradas pelo fabricante. Comumente tem valores na casa das centenas de milhares de horas.
É essencial notar que o valor MTBF não é, de jeito nenhum, um indicativo de quanto um exemplar do equipamento em questão vai durar. Se fosse assim, os aparelhos durariam décadas funcionando ininterruptamente! A vida útil esperada de um aparelho nada tem a ver com seu MTBF.
A forma de cálculo varia conforme a metodologia do fabricante.
De novo, é apenas um valor estatístico de quantas unidades, numa certa população de produtos iguais (por exemplo, mil mesas de som iguais sendo testadas ao mesmo tempo) apresentam falha num dado intervalo de tempo.
Como indicador de confiabilidade, serve muito, muito vagamente.