O maior sufoco que já enfrentei.

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

O maior sufoco que já enfrentei.
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=135

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Todo mundo tem uma história sobre um "sufoco" que passou, uma dificuldade grande (às vezes enorme) que já teve que enfrentar para fazer a sonorização em algum lugar. Eu vou contar a história de maior sufoco que já enfrentei. </p>
<p>Lá no Anfiteatro em que trabalho, houve certo dia à tarde, uma reunião com todas as..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Nooooossaaaaaaa :shock:

No máximo comigo o que aconteceu foi após de levar uma parte do som da igreja para um evangelismo quando voltei à igreja e liguei novamente o equipamento e testei tudo, um dos componentes do pessoal do som que não tinha me visto testando achou que eu tinha trocado os cabos quando na verdade na pressa eu troquei os amplificadores de lugar, mas os cabos estavam certos. Então ele fez a modificação com a intensão de corrigir, quando chegou a noite... Que som estranho é esse?! :x

Passou meia hora até eu descobrir que ele tinha mexido e trocou os cabos e ligou os amplificadores errados, os maiores nas vias de médio e agudo e os menores nas vias de grave, entre outras coisas. Não sei nem como não queimou. :shock:
 
Pode ressuscitar à vontade...

rapaz, eu não desejo isto para ninguém. Coração foi a mil...

Fernando
 
bersan disse:
Pode ressuscitar à vontade...

Já que o chefe falou... Vou contar duas que aconteceram comigo:
1ª Ocorrência:
Pesonagens: Eu, uma Beringer Eurodesk 3282A :evil: , uma rede eletrica mal feita, a equipe de iluminação e uma M-400 da Roland:
20 minutos antes de começar o culto da quarta, com o som passado, tudo pronto. Estávamos eu e o Edu (ou a dupla do som lá da igreja), conversando antes de começar o culto ao lado da famigerada Eurodesk quando sobe um clarão da fonte da mesa, uns estalos e um cheiro horrível de queimado. A fonte da mesa tinha ido pro espaço!!! Sem mesa analógica de reserva! Até uma Ciclotron eu queria naquela hora.
Nós já havíamos compra uma M-400 da Roland para substituir a Behringer, mas como a nossa energia era (e ainda é) uma coisa horrível, quando ligávamos a M-400 com as snake, e acendíamos as lâmpadas florecentes, aparecia uma interferência gigante no som que fazia um barulho horrível (tipo motor de kart) e a comunicação entre as snakes e a mesa caia.
Como os cabos de rede já estavam esticados por causa de diversos testes que tinham sido feitos para tentar ligar a M-400, nós ligamos a mesa, e eu disse pro Edu: "Vai e transfere tudo da medusa para a digital snake na ordem que estava lá" (20 canais + 4aux + master LR). Isso aconteceu em 3 ou 4 minutos. E o pastor e o pessoal da banda sem entender porque estávamos com cara de velório! Eu fiquei na M-400 chamando os preset´s da mesa para cada coisa. Quando o Edu disse pelo rádio que estava tudo plugado, eu olhei pro pessoal da luz e disse: "Nem que o pastor saia do púlpito e peça para vcs ligarem as luzes da igreja, não liguem, porque vcs podem queimar a mesa nova! Usem os movie´s e as luzes da galeria!!!"
E fizemos assim. O culto ficou meio na penumbra, mas o som ficou razoável para ser a primeira vez que operávamos a M-400 valendo!

2ª Ocorrência:
Personagens: Eu, a M-400 e um novato!
Temos hoje 3 cultos aos domingos, 9:00, 16:30 e 19:00. Eu geralmente opero nos cultos da tarde e da noite e chego com o som quase no ponto, só fico com alguns pequenos ajustes que não foram feitos pelo Edu no culto da manhã, ou adapto se os levitas não são os mesmos. Utilizamos o software de controle da M-400 e mixamos um aux para mandar sinal de audio para a webTv e a Webradio (hoje também utilizamos esse sinal para transmitir o audio para um canal fechado de Tv que temos na igreja). Quando o novato chegou e foi fazer a sincronização do software de controle com a mesa (com a minha brilhante ajuda :shock: ) nós clicamos no botão errada o o computador sobrepos seu banco de dados de cenas salva (nenhuma!!!! :cry: ) sobre o banco de cenas da M-400! Faltando 7 minutos para o início do culto!!! Me disseram depois que eu fiquei tão branco que parecia um doente!
Eu virei pro novato e disse: "Perdemos tudo! Vou fazer o som daqui de fora. Não posso ajudar vc! Se não conseguir fazer o som para a internet, não transmita o culto!"
Simplesmente coloquei meu braço ao longo de todos os faders dos instrumentos e voz e os levantei de uma só vez fiz para o PA e para todos os auxiliares (utilizamos 8) e fui chamando novamente o preset para vozes e instrumentos da mesa. Acho que consegui ligar o phanton dos over da bateria no início da terceira música. :? porque fui dar atenção a equalização das vozes. Lembrando que o PA também ficou sem equalização. Estava todo flat!
Isso poderia ser evitado se tivéssemos feito backup das cenas num pen drive.
Resultado: cultos estressantes, mesmo o som do 2 culto ficou bonzinho, uma semana indo a noite para a igreja para afinar o PA e a compra de um pen dirve de 2 gb que agora anda no meu chaveiro de casa.
 
kkkkkkkkkkkkk

coitado, doente de tão branco, kkkkkkkkkk

mas a gente ri agora. Na hora, é de chorar...
 
Vou contar a minha

Sempre usamos nas igrejas que faço parte (2 duas porem o mesmo pastor) Mesa, Ampli e Caixas, nunca quiseram investir em Rack, hoje eu to mudando isso.

Bom, dai teve um evento que montei o som um dia antes tava tudo bem, porem senti falta de um Equalizador, pois era o que estava estudando no curso, pois o pastor tinha alugado, um mini PA com 2 Subs e 4 tops, porem sem cross over e equalizador, dai usei duas caixas seleniun ativas que temos como se fosse um Delay, dai toquei no ponto fraco do pastor, se não equalizar o som e usar cross over as caixas ativas podem queimar, no outro dia ele arrumou o que eu pedi.


Situação 1: (12horas de louvor - Manha) Ai começa a confusão, tinha estudado tudo isso na teoria , mas nada de pratica, fui ligar tudo, faltando 30 mim para o evento quando chegou o rack, sai ligando baseado no que eu sabia, e fui equalizando o PA e depois os monitores, foi ai que vi a bagaceira que me meti, o som tava rolando massa, abri tudo e tava tudo bom, na hora que fui passar o som com a primeira banda, percebi que ao abri os Aux, abria o som do PA, quando abria o LR abria os Retornos, meus Deus, e agora para eu achar aonde tinha errado, liguei tudo umas 2 vezes e continuou errado, , depois de um tempo vi que tinha trocado os Equalizadores, dai La vai eu equalizar de novo, fiquei doido nesse dia, Foi ruim e uma coisa simples, mas um cara sem experiência como eu, entra em pânico.

Situação 2: (12horas de louvor - Noite) Depois do Almoço tive que sair do evento para a aula, quando voltei a noite, adivinha, que som era aquele, que coisa horrível, som todo embolado na nave, os pastores reclamando, pastores convidados reclamando, a igreja reclamando, os vizinhos batendo na porta da igreja, e quando cheguei, todos olharam logo para mim, fiquei sabendo que um grupo de jovens foi tocar La a tarde e levou um amigo, que dizia ser técnico, o cara, mudou os retornos de lugar, abriu muito retorno pra galera, misturou os cabos , uma verdadeira bagunça , dai quando foram embora tinha até umas pessoas da igreja que me ajudam as vezes tentaram ajeitar o som mas não conseguiram devido a falta de experiência, a noite um outro ministério foi tocar e o técnico deles também não resolveu, parece que o som até tinha ficado pior pelo que me falaram, tipo todo mundo meche ai sim vira bagunça, fui ver o que poderia fazer, como uso todo o equipamento analógico la vai eu fazer o som todo de novo, os músicos olhando para mim, a igreja, os pastores, e eu não sabia mas quem era quem, pois os Aux travam trocados. Nossa eu sei que ao final deu certo achei todos os controles e fui ajustando.

Para alivio e tranqüilidade ao final todos elogiaram o som e parabenizaram o som daquele dia.
Agradeço dês desse dia:
A Deus
Ao Curso que Faço
E ao Som ao Vivo
 
Túlio Nóbrega disse:
bersan disse:
2ª Ocorrência:
Personagens: Eu, a M-400 e um novato!
Temos hoje 3 cultos aos domingos, 9:00, 16:30 e 19:00. Eu geralmente opero nos cultos da tarde e da noite e chego com o som quase no ponto, só fico com alguns pequenos ajustes que não foram feitos pelo Edu no culto da manhã, ou adapto se os levitas não são os mesmos. Utilizamos o software de controle da M-400 e mixamos um aux para mandar sinal de audio para a webTv e a Webradio (hoje também utilizamos esse sinal para transmitir o audio para um canal fechado de Tv que temos na igreja). Quando o novato chegou e foi fazer a sincronização do software de controle com a mesa (com a minha brilhante ajuda :shock: ) nós clicamos no botão errada o o computador sobrepos seu banco de dados de cenas salva (nenhuma!!!! :cry: ) sobre o banco de cenas da M-400! Faltando 7 minutos para o início do culto!!! Me disseram depois que eu fiquei tão branco que parecia um doente!
Eu virei pro novato e disse: "Perdemos tudo! Vou fazer o som daqui de fora. Não posso ajudar vc! Se não conseguir fazer o som para a internet, não transmita o culto!"
Simplesmente coloquei meu braço ao longo de todos os faders dos instrumentos e voz e os levantei de uma só vez fiz para o PA e para todos os auxiliares (utilizamos 8) e fui chamando novamente o preset para vozes e instrumentos da mesa. Acho que consegui ligar o phanton dos over da bateria no início da terceira música. :? porque fui dar atenção a equalização das vozes. Lembrando que o PA também ficou sem equalização. Estava todo flat!
Isso poderia ser evitado se tivéssemos feito backup das cenas num pen drive.

Isso tb já aconteceu conosco, no meio do culto e num dia em que eu não estava na igreja. Foi um pega-prá-capá... rssss... a partir deste dia, passei a fazer o backup na própria máquina onde está instalado o software de controle da M-400, com uma cópia no meu pen drive... faço isso todo domingo.

[]'s
 
Ah... eu acho que o "dês" do James foi um regionalismo...

-------------------------
James,

na sua história (de chorar), vi dois problemas:

1) Quem foi alugar foi o pastor da igreja, e não você. NÃO PODE, NÃO PODE, NÃO PODE. Pastores tem a incrível capacidade de achar que "ah, isso aqui está bom", e pagar pouco, o mínimo possível. Operar um sistema multivias SEM CROSSOVER? Impossível. Sem equalizador? Impraticável. Mas era ele que estava lá para fechar contrato, logo... Alguém com conhecimento de som tem que estar presente nessas horas, porque vai ter que dizer o que realmente precisa, e não o que o pastor go$taria que preci$a$$e.

Ok, você pediu, ele mandou vir. Agora... mandou vir faltando 30 minutos para o início do evento... muitíssimo pouco tempo para se montar tudo, ainda mais para uma pessoa que sabe a teoria mas não tem muita prática (mesmo com prática, você passaria dificuldades).

TEMPO... que palavra complicada. Na montagem, tempo nos falta, cada segundo é precioso. Mas na hora da microfonia... cada segundo é uma eternidade...

2) Você relatou que teve que sair (aula, sei como é isso) e que alguém foi lá e fez uma bagunça. Tenho visto muito relatos assim, e é pura falta de educação de um técnico mudar tudo e largar tudo de qualquer jeito.

Eu já fui assim, muitos anos atrás, mas aprendi e hoje não faço mais. Hoje, minhas regras são:

- após um evento que eu faço, volto tudo ao original, do jeito que estava antes.

- testo na frente de alguém da igreja (diacono, pastor) (e pego o nome dele)

- falo com todas as letras: "companheiro, está testado, você está de prova. Se alguém reclamar de algo amanhã, por favor, você informe que eu saí daqui com tudo funcionando, do jeito que estava, e testado"

Perco uns 10, 20, 30 minutos com isto (por exemplo, depois de casamento, sai todo mundo para festa e fico eu para trás, arrumando tudo). Mas por outro lado ganho grande tranquilidade, pois mais de uma vez já me ligaram dizendo que nada funcionava e eu falava "testei tudo na frente de Fulano, ele está de prova que saí daí com tudo funcionando" e pronto, meu pescoço continua no lugar. Mas já fui bagunceiro, e apanhei para aprender isto...

Um abraço,

Fernando
 
Vou contar o meu sufoco... kkkkkk

Gravação de dvd, é sempre um caso aparte. Muito estresse, correria, pressão de todos os lados ... Bom agora imagine a seguinte configuração:
  1. Audio pro PA;
  2. Audio pra Gravação Multitrack;
  3. Audio (L;R) pra Tv Brasil;
  4. Audio (Mono) pra Transmissão ao vivo pela Radiobras AM & Fm.

NADA PODE DAR ERRADO ...

Produtores, Diretores, musicos pra cima em pra baixo... Acerta video, passa som, chegou som no caminhão (tv)... Chegou som pra transmissão (radio)... Nâo chegou som pra mim, coloca mais GTR pro batera ... O de sempre ...

Por incrivel que pareça a passagem de som foi bem tranquila. O show correu como planejado, tudo nos conformes. Agora você pergunta, e qual foi o sufoco? kkkkkkkkkkkkkk

Final do show... o cara da gravação multitrack, avisa que tinha perdido 9 musicas de 12! O programa não salvou ... Isso já era 2 da manhã, a previsão de termino do show era as 00:00 do domingo. E eu já estava lá desde as 14h, com agravante de ser sabado pra domingo, eu fui embora ... 03:30 da manhã de domingo ... Metade dos musicos foram embora, e como faz pra gravar?! Imagine a cara do Mestre de Cerimonia pra anunciar para ao publico que ficasse, para refazer o show kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A "sorte" que a culpa não foi do cara do PA kkkkkkkkkkkkk

É a vida ... Vida de Tecnico/Operador ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Incrível....

esse aí perdeu o emprego! Não gravou 9 de 12? Refazer tudo?

Fernando
 
Back
Topo