O Som dos AdoradorES

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

O Som dos AdoradorES
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=166

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<div style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";">AdoradorES. Este foi o nome dado pela Primeira Igreja Batista de Cobilândia (PIBC), em Vila Velha/ES, ao seu 1º congresso de música, louvor e adoração, realizado de 9 a 11 de novembro último. Cerca de 1.500 pessoas passaram pelo templo da PIBC durant..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
realmente um excelente artigo...
agora david...
vc ta copm um punhado a mais de cabelos brancos que na ultima foto hein...o que seria este fenomeno???
abçs!!!
 
eh...eu vi sim......
deve dar um trabalho...ainda mais se for pro mesmo lado que o pai...ai foi-se pro brejo...hahahaha
e parabens pelo evento e pelo artigo...
vc eh show...sou seu fa...rss
ingo
 
Ingo.

Assim vc me deixa encabulado... :D

Obrigado a vc e a todos que me felicitaram. Quando se trabalha com uma equipe disposta e eficiente, e com músicos daquele quilate, que acima de tudo são servos do Deus Altíssimo, tudo fica muito mais fácil.

[]'s
 
Graça e paz.

>>Irmão David(parabéns pelo trabalho e artigo. Profissional é outra coisa...), vi que o irmão trabalhou com 3 tipos de EQ. Alto, Cliclotron Tech e Behringer FBQ6200. Qual deles tem melhor controle?? Assim, precisão nos filtros etc.
>>Li um a vez no Orkut num tópico sobre EQs que a qualidade dos filtros do Behringer são muito defazados tipo; se você enviar o sinal pelo EQ com todos os controles Flat(ados), o som é um. Se colocar o EQ em Bypass, o som é outro...

_______________________________
Não sei se fui claro..Um Abraço.B
 
idelevel disse:
... vi que o irmão trabalhou com 3 tipos de EQ. Alto, Cliclotron Tech e Behringer FBQ6200. Qual deles tem melhor controle?? Assim, precisão nos filtros etc.

O mais preciso é o TGE 2313XS. É como eu disse no artigo: Q constante e faders de 45 mm o tornam bastante preciso no ajuste.

Foi a segunda vez que usei o FBQ6200 e ele se comportou bem. Este modelo tb possui faders de 45 mm. Ele tem uma função muito útil, que é o limiter. Se vc usar em conjunto com um sistema de fones, é excelente para a proteção dos músicos. Com relação a defasagens, não percebi nada, mas este EQ estava insertado no monitor. De qualquer forma, os músicos não reclamaram de nada. É claro que se fizermos equalizações muito radicais, com certeza aparecerão distorções por atraso de grupo. Mas não foi o caso.

O que menos gostei foi o Alto (já os tinha usado algumas vezes). Estes sim são imprecisos... os faders são muito curtos. Mesmo elevando o range para +12 dB, os ajustes são difíceis em função do tamanho dos faders. Certa vez peguei um que estava com os faders invertidos: qd vc movia os faders para baixo, havia reforço, qd vc movia os faders para cima, havia atenuação. Foi muito estranho.

Li um a vez no Orkut num tópico sobre EQs que a qualidade dos filtros do Behringer são muito defazados tipo; se você enviar o sinal pelo EQ com todos os controles Flat(ados), o som é um. Se colocar o EQ em Bypass, o som é outro...

Todo EQ insere certa coloração no som, mesmo qd bypassados, uns mais, outros menos. É claro que quanto menos, melhor é o EQ. Dos EQ's usados, o que menos interfere é o TGE. Ele ganha de longe dos outros. É muito superior. O único problema que vi, e não sei se era da unidade que eu estava usando ou se era problema do componente usado, foi no botão de bypass. Faz um tremendo ruído qd acionado/liberado.

[]'s
 
Muito bom

Cara,

muito bom o artigo, super detalhado, muito legal poder compartilhar essas informações.

Fiquei feliz de ver o Josimar também, me surpreendo por onde esse cara tem andado. Já toquei com ele e é um grande amigo.

Abraços
Filipe Bragança
 
Grande David

Parabéns pelo evento, pena que não deu para ir, tive que tocar em uma econtro de coros. Enfim, muito bom ter pessoas como você que levam som a sério em nosso Estado.

Grande abraço

Sandro Nascimento
 
Graça e paz.

O irmão David escreveu:
Todo EQ insere certa coloração no som, mesmo qd bypassados, uns mais, outros menos. É claro que quanto menos, melhor é o EQ.

>>Ah!!! intendi...

___________________________
Um abraço.B
 
Ola! Sou Joao, operador de audio na minha igreja. Estou investindo em quatro microfones para coral, um para cada naipe (sopranos, contraltos, baritonos e baixos, e tenor), sendo que a formacao eh sempre em duas filas de umas 15 vozes, somando no maximo 30 coristas, com um degrau de 30 cm para a fila de tras. Normalmente uso quatro microfones dinamicos (de mao, mas no suporte) sendo dois em cada fila, mas as vozes dos cantos nao são captadas. Tambem já usei apenas 2 microfones shot gun, mas houve pouca diferença. Neste seu artigo <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=166" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=166</a><!-- m --> , vc diz usar 4 mic condensadores Behringer C2, e eu estou em duvida entre eles, que são muito baratos, e os C3, que custam 3x mais, mas possuem captacao mais ampla, por terem duplo digragma, de uso opcional. Qual deles vc me recomennda? Lembro ainda que não temos problema com microfonia, pois não dou retorno de voz para os coristas. Apenas envio som do piano. Agradeco a atencao.
 
Mics dinâmicos para coral não funcionam. Tem que ser condenser mesmo. Estou usando um AKG Perception 120 no grupo de louvor da minha igreja e estou tendo bons resultados. Nem cheguei a usar ele muito, mas no ensaio que fizemos ja deu pra perceber que ele capta muito bem as vozes. Fica ae uma dica.

Depois posto fotos do mic e faço um mini-review dele.
 
Olá Jocanaweb, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Mics dinâmicos tem sensibilidade baixa (captam bem de perto apenas) e sofrem muito com o "efeito de proximidade", ou seja, próximo da fonte sonora ele capta bem os graves, longe ele perde muito os graves.

Isto é resolvido com mics condensadores de alta sensibilidade, que captam melhor mesmo a grandes distâncias e sofrem muito menos com efeito de proximidade. Não tem muito como fugir.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Mics dinâmicos tem sensibilidade baixa (captam bem de perto apenas) e sofrem muito com o "efeito de proximidade", ou seja, próximo da fonte sonora ele capta bem os graves, longe ele perde muito os graves.

Bersan, que eu me lembre o efeito proximidade é causado pela direcionalidade do microfone, e não pelo tipo de cápsula. É só olhar as especificações do AKG Perception 120, postado no outro tópico: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.akg.com/mediendatenbank2/pspic/hires/35/perception46dc260f2c48d.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.akg.com/mediendatenbank2/psp ... f2c48d.jpg</a><!-- m --> (é melhor abrir a aimagem separado, ele é muito grande).
 
Boa Rafaellerm,

você está certo. O efeito de proximidade é dado pelo tipo de cápsula. Quanto mais direcional, mais o efeito será sentido. Em um ominidirecional, praticamente não há problema.

Mas o que eu escrevi era por causa de outra coisa, que também afeta o efeito de proximidade. Não está errado, só incompleto. Vamos voltar ao texto, desta bem no contexto todo:

Quando comparados com os condensadores, mics dinâmicos tem sensibilidade bem mais baixa, o que traz duas consequências: captam bem o som apenas de muito perto (os condensadores conseguem captar de uma distância muito maior) e sofrem muito mais com o "efeito de proximidade", ou seja, próximo da fonte sonora ele capta bem os graves, longe ele perde muito os graves, enquanto com um condensador é possível captar bem os graves mesmo a uma distância grande. Que diferença essa tal de sensibilidade faz!

OK? Mas obrigado, valeu a correção.

Um abraço,

Fernando
 
Rafael Ortiz Sanchez disse:
Ai mano, é tão estranho ver fotos de vocês.. Pelo menos eu imaginava um David beeeem diferente...
E o Bersan que apareceu em uma foto em outro tópico então??
nosssssssss :D

Isso foi um elogio?! :shock: :D

[]'s
 
Back
Topo