Ordem dos Equipamentos

maf disse:
...por exemplo: a sequencia seria essa? mesa - equalizador - compressor - amplificador e caixas?...
Eae Maf ... Respondendo sua pergunta!

Sua sequencia esta certinha, mas você por que desta sequencia?

Todo sinal precisa ser filtrado e tratado... Primeiro filtra, limpa o sinal, pra depois você trabalhar a dinamica do sinal com o compressor e/ou gate...

Ciclo do Áudio:

MIC (audio) -> DB -> Mesa de Som -> EQ -> Compressor -> GATE (se necessario) -> Crossover/gerenciador de sistemas -> Amplificador -> Caixa de Som

MIC (Áudio) -> Este sinal de áudio pode ser captado por um microfone (dinâmico, condenser, fita, eletreto), ser de um instrumento (guitara, baixo, violão... ) ou de um equipamento eletrônico (MD, MP3, CD...)

DB (Direct Box) -> Também conhecido como casador de impedância. Aqui começa o tratamento do sinal! Onde esse sinal, dependendo da fonte sonora (usado em instrumentos), será equilibrado com nível de sinal de entrada da mesa de som. Melhorando o nível de sinal/ruído.

Mesa de som -> Também conhecida como mixer. Este equipamento pode ser chamado de "cérebro" do áudio, onde vai gerenciar filtrar (simples) e controlar a intensidade do sinal. Uma ma escolha desse equipamento, acarretara em muita dor de cabeça.

EQ (Equalizador) -> Como o nome já diz, feito pra igualar (equilibrar) alguma coisa no nosso caso, sinal de áudio. Aqui teremos a filtragem do sinal, bem mais precisa que na mesa de som (usando um EQ 1/3 de 8ª - 31 Bandas). Sempre tenha em mente que no áudio MENOS É MAIS.

Compressor -> Apos o sinal filtrado, no compressor você irar trabalhar sua dinâmica. Feito para resolver os excessos de amplitudes alguns o vêem, como correção da dinâmica do som. Muito usando para ganho de volume, consequentemente, diminuindo sua dinâmica.

Obs. Inverter essa ordem, EQ -> COMP, terá serio problemas na filtragem do sinal. Dependendo do sinal, o compressor estará aumentando, mais comumente, o ruído. Por isso primeiro se filtra o sinal, para se corrigir a perda de intensidade.

Exp/GATE -> Equipamento feito para também tratar da dinâmica. Existem 2 tipos: Noise Gate e o Expander Noise Gate. Sendo o Expander Noise Gate mais usado, pelo seu ajuste preciso. Muito usado para evitar o "vazamento" enquanto o instrumento não é tocado (caixa, metais, vozes...).

Crossover/Gerenciador de Sistemas -> Existem vários tipos de crossovers (ativos/passivos) e o mais comumente usado, gerenciador de sistema (digital). Onde o mais moderno consegue fazer todo trabalho apartir da mesa de som. Um único equipamento consegue fazer toda filtragem, tratamento e divisão do sinal.
Os mais simples (crossovers) fazem apenas a divisão do sinal por banda (Subgrave, medio-grave, medio-agudo e agudo).

Amplificador -> Depois de todo esse processo de limpeza e tratamento no sinal, como nome já diz, ira aumentar o nível de corrente e tensão de forma que excite um transdutor.

Caixas de Som -> Aqui o sinal elétrico se torna áudio, filtrado e tratado! Tecnicamente chamado de transdutor, pois transforma uma energia em outra (Elétrica em Acústica). Sua função é reproduzir com o Maximo de fidelidade o sinal enviado pelo amplificador.

Espero ter ajudado!
 
caro amigo

gostei de sua definicao para cada equipamento, mais por que so presta produto importado, espero resposta.

abs
 
Amigo, essa não é a forma mais correta de se utilizar um compressor!
Não se comprime todo o sinal do PA. Isso é feito por um límiter. Compressor tem outra serventia...
 
Gente, compressor é pra ser usado no Insert de cada canal, se for usado no Insert do PA ele não pode trabalhar como compressor mas sim como Limiter, o que acontece é que a maioria dos compressores vem com a opção de Limiter, daí o pessoal costuma dizer que "insertou" um compressor no PA.
 
Amigo, agora o trabalho apertou um pouco e fica um pouco mais difícil de responder, vou ter de passar a bola pro pessoal, depois dou meus comentários...

Abraços

isinho
 
isinho disse:
Amigo, essa não é a forma mais correta de se utilizar um compressor!
Não se comprime todo o sinal do PA. Isso é feito por um límiter. Compressor tem outra serventia...


ola isinho

quais sao seus reais conceito para o compressor tbm tenho algumas duvidas se pudermos trocar algumas ideias,
tenho clientes da igreja adventista de moema conhece la

fique com deus
 
Pelo oq eu sei o compressor é usado como um processador de dinamica, atenuando volumes muito altos (limiter), acrescentando oq falta tbm, e tbm é usado para secar ressonancias (como por exemplo um bumbo). Se for insertado no P.A. funfa como um limiter.

Mas aí não é o caso de comprar um LIMITER mesmo??? Ou esse produto não existe separado???
 
isinho disse:
Amigo, essa não é a forma mais correta de se utilizar um compressor!
Não se comprime todo o sinal do PA. Isso é feito por um límiter. Compressor tem outra serventia...
Por favor seja mais claro ... O que pra você não é uma forma correta de uso do compressor?

Lucas Ferreira disse:
e ainda digo mais.... outras!
Com certeza. De suas exeperiencias com o equipamento!

raphael leal disse:
Gente, compressor é pra ser usado no Insert de cada canal, se for usado no Insert do PA ele não pode trabalhar como compressor mas sim como Limiter, o que acontece é que a maioria dos compressores vem com a opção de Limiter, daí o pessoal costuma dizer que "insertou" um compressor no PA.
Todo compressor pode ser um limiter. Basta aumentar seu RATIO ao maximo, marcando com o thershold a area de atuação. Você usar um compressor insertado ou não no canal, ele tera a mesma funcionalidade! Quem vai "dizer" como o compressor vai trabalhar é o operador.
 
Nask disse:
Lucas Ferreira disse:
e ainda digo mais.... outras!
Com certeza. De suas exeperiencias com o equipamento!

E aí Nask..

Então, geralmente instrumentos ou mais abrangentemente falando sinais que tem dinamica muito variável. Ou que precisam ter uma dinamica muito regular.

Como por exemplo:

-Bumbo
-Caixa
-Baixo (em alguns casos)
-Vozes (em alguns casos)

Eu tenho um amigo que insertou um dos canais que estavam sobrando no compressor dele para usar como limiter, ficou bom, o P.A. dele tem uma certa linearidade. Além disso usou um noise gate pra eliminar ruidos.

Abraços
 
Lucas Ferreira disse:
...geralmente instrumentos ou mais abrangentemente falando sinais que tem dinamica muito variável...
Eae Lucas!

Foi exatamente o que eu disse, com outras palavras...
Nask disse:
Compressor -> Apos o sinal filtrado, no compressor você irar trabalhar sua dinâmica. Feito para resolver os excessos de amplitudes alguns o vêem, como correção da dinâmica do som. Muito usando para ganho de volume, consequentemente, diminuindo sua dinâmica.

Lucas Ferreira disse:
Eu tenho um amigo que insertou um dos canais que estavam sobrando no compressor dele para usar como limiter, ficou bom, o P.A. dele tem uma certa linearidade. Além disso usou um noise gate pra eliminar ruidos.
Pelo o que você esta falando, ele insertou um compressor na saida master da mesa (Main Mix)?! Que mesa é essa? Limitar e/ou comprimir antes do EQ, eu acho arriscado! Em sonorização não gosto de ARRISCAR!
 
Nask disse:
raphael leal disse:
Gente, compressor é pra ser usado no Insert de cada canal, se for usado no Insert do PA ele não pode trabalhar como compressor mas sim como Limiter, o que acontece é que a maioria dos compressores vem com a opção de Limiter, daí o pessoal costuma dizer que "insertou" um compressor no PA.
Todo compressor pode ser um limiter. Basta aumentar seu RATIO ao maximo, marcando com o thershold a area de atuação. Você usar um compressor insertado ou não no canal, ele tera a mesma funcionalidade! Quem vai "dizer" como o compressor vai trabalhar é o operador.

Ok, então use o compressor após o EQ e coloque-o para atuar como compressor e não como limiter para ver o que acontece. Voce estará mexendo na dinâmica da sua mixagem por completo e isso não é bom, por isso que disse que o certo é usar o compressor insertado.
 
raphael leal disse:
Nask disse:
raphael leal disse:
Gente, compressor é pra ser usado no Insert de cada canal, se for usado no Insert do PA ele não pode trabalhar como compressor mas sim como Limiter, o que acontece é que a maioria dos compressores vem com a opção de Limiter, daí o pessoal costuma dizer que "insertou" um compressor no PA.
Todo compressor pode ser um limiter. Basta aumentar seu RATIO ao maximo, marcando com o thershold a area de atuação. Você usar um compressor insertado ou não no canal, ele tera a mesma funcionalidade! Quem vai "dizer" como o compressor vai trabalhar é o operador.

Ok, então use o compressor após o EQ e coloque-o para atuar como compressor e não como limiter para ver o que acontece. Voce estará mexendo na dinâmica da sua mixagem por completo e isso não é bom, por isso que disse que o certo é usar o compressor insertado.
Entendo sua preocupação com a dinamica da musica. Compressor mal utilizado causa serios problemas. Podemos fazer a mesma coisa de diversar formas. Sempre usei compressor na master e nunca tive problema. Com um compressor na master consigo limitar o sinal e dar um ganho na mix. Bem configurado, funciona que é uma beleza!
 
Lucas Ferreira disse:
KKKKKKKKKKKKK

Nask, não sei como ele ligou, mas a mesa dele é uma Behringer.
Imaginei... Sei qual é dessa behringer, mas não lembro o modelo. Eu não faço isso, mas cada cabeça é uma sentença.
 
Nask disse:
Com um compressor na master consigo limitar o sinal e dar um ganho na mix. Bem configurado, funciona que é uma beleza!
Foi isso que eu estava falando, voce disse que limitou e não comprimiu.
 
Thyago Leite disse:
caro amigo

gostei de sua definicao para cada equipamento, mais por que so presta produto importado, espero resposta.

abs

Ola thyago!

Você deve estar falando dos dizeres da minha assinatura. Pois bem, se você ler novamente, vera que não disse "que so presta produto importado".

Por muito tempo aculturados, influenciados
dito popular so presta produto importado!
 
raphael leal disse:
Nask disse:
Com um compressor na master consigo limitar o sinal e dar um ganho na mix. Bem configurado, funciona que é uma beleza!
Foi isso que eu estava falando, voce disse que limitou e não comprimiu.

Raphael, eu consigo os 2. Limitar e dar ganho na mix (comprimir).
 
Back
Topo