PA de Roça

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

aproveitei o feriado e fui visitar uns parentes da minha esposa em uma cidadezinha do interior, depois de uns 6 anos sem ir lá. Não é nem cidade, é um distrito com uns 4.000 moradores, se muito.

Onde havia um viveiro de mudas de café, o primo dela transformou em "um clube". Uma piscina, um gramado, uma área coberta, um campo de futebol. Ele disse que alugava o espaço para festas, para forró, para igrejas, festas de aniversários, etc. Os eventos da comunidade eram todos feitos lá.

Em determinado momento, vi umas caixas de som e equipamentos e - como não podia deixar de ser, fui olhar. Ele me disse com todo o orgulho "é o melhor equipamento de som da região". Vejam as fotos:

pa_roca.jpg


Foto do PA principal. Por baixo, duas caixas de grave, com 2 x 15". Depois, duas caixas de médio-grave, com falantes de 12". A "super-corneta", como ele chama, tem dois drivers Selenium D250. E a bateria de tweeters (são 2, uma está atrás da outra), com 2 supertweeters ST300 da Selenium cada uma. Os amplificadores merecem um destaque à parte.

pa_roca01.jpg


Os amplificadores são: Gradiente HA-II e um Ciclotron CP-2000. Ambos devem ter sido fabricados antes de 1985, e são mais velhos que a maioria dos operadores de som das igrejas.

pa_roca02.jpg


Pelas fotos da parte de trás, já dá para ver que os amps. estão muito, muito rodados. Reparem nas gambiarras: os conectores foram trocados para tomadas do tipo de energia elétrica (ou mesmo fio solto). Em interior ninguém sabe o que é P10, banana, Speakon, etc.

pa_roca03.jpg


Uma das baterias de tweeters vista por trás. Segundo o rapaz, o capacitor estava logo depois da entrada do conector, "mas assim não dava agudo nenhum. Aí eu mesmo mudei para isso aí e melhorou muito". Não há nem solda nos fios, é tudo amarrado mesmo.

O PA deles é de 04 vias (graves, médio-graves, médio-agudos e agudos). Só que ele não tem crossover. Ele liga cada via em um canal do amplificador (2 amplificadores = 4 canais) e o "técnico" regula tudo de ouvido.

pa_roca04.jpg


A foto é do "veículo" do técnico de som, que também é o tecladista oficial da comunidade. A foto inclusive mostra a "maleta" de ferramentas dele.

Só não estava presente a mesa de som, uma Ciclotron que ele não soube precisar o nome. Tinha dado problema em um canal, o rapaz levou para consertar. O microfone principal é um TSI MS-115 sem fio (muito bom, segundo ele) e uns LeSon MK alguma coisa (estava apagado), de plástico!!!

Segundo o primo da minha esposa, toda sexta e sábado tem forró (se não houver outro evento diferente). Uma vez por mês, a Igreja da denominação X reúne o pessoal de todos os templos da região lá.

O mais incrível é que, segundo ele, o pessoal gosta muito. Eu pessoalmente acho quase um milagre tudo funcionar.

Saí de lá com a impressão que tenho que parar de reclamar de algumas coisas...

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, a PAZ

É numa hora desta que paramos para pensar......Como è que funciona, temos todos os cuidados para não dar problemas em nossos equipamentos, e o que vemos é algo estarrecedor...e dar certo, como?
rs.rs.rs.
 
Pessoal,

Lendo esta post do Fernando algo me veio a mente. Ainda hj existem igrejas, mesmo nas grandes capitais, que na hora de fazer eventos de rua locam qualquer coisa e depois quer que a coisa funcione.

To cansado de ter que ir socorrer igrejas que pensam desta forma e na hora do evento percebem que o sistema não funciona, já vi cada coisa que se for falar aqui vcs irão falar que é mentira. Jà vi caminhão todo decorado, lindo de se ver, mas que o som não funcionava como deveria. Pensaram na decoração e deixaram o principal em quarto plano.

O último que fui socorrer era uma cruzada evangelística, quem iria pregar era um dos pregadores mais "chatos" com som que eu conheço.

Eles me disseram que na sexta-feira nada tinha funcionado e queriam que funcionasse no sábado e domingo. Só que era impossível funcionar!Não tinha nada que prestasse lá, caixas feitas no facão, amplificação toda errada, mesa ruim, microfones ruins, e cabeamento todo desfacelado.

E o susto maior: Eles queriam prover som para sete mil pessoas ou mais, e queriam reproduzir uma orquestra lá. Quando eu disse que era impossível, quase me bateram, tinha gente falando que eu era enviado do "diabo" para parar a cruzada.

Eles não quiseram alugar outro sistema e o evento foi um fracasso, no domingo teve que ser dentro da igreja pois o som não funcionou. O pregador mais brigava do que pregava, me disseram que ele chamou o som de som do inferno, é mole? Que coisa!!

Abraços,
 
Olá a todos,

Thiago, eu errei sobre o amp da Gradiente, ele não é tão velho. Ele é de 1987, "só" tem 20 anos. Mais informações sobre ele em

http://www.audiorama.com.br/gradiente/amplificador5.htm

Heriberto,

É numa hora desta que paramos para pensar......Como é que funciona?

Não funciona, essa é a realidade. Quem já ouviu coisa melhor, quando ouve uma "coisa" dessas, sai correndo. Mas quem nunca ouviu coisa melhor, acha que está bom.

A realidade é que o ser humano tem a enorme capacidade de se acostumar com o que é ruim e até achar que isso é bom. Por falta de opções, a comunidade deles lá deve realmente achar que aquilo é o que há de melhor. É pura falta de opção mesmo, o lugar é muito roça mesmo.

E é até capaz de alguém um dia levar coisa melhor para lá e o pessoal achar que tá ruim, que o som anterior é melhor. As pessoas tem aversão a mudanças - mesmo que sejam para melhor. Demoram para se acostumar com o melhor, mas quando se acostumam não voltam para o jeito antigo de jeito nenhum.

Spurgeon,

Pensaram na decoração e deixaram o principal em quarto plano.

É, já vi isso acontecer várias vezes, inclusive comigo. Mandaram eu tirar as boas caixas que eu havia levado porque estava atrapalhando as flores, que era melhor usar as caixas feitas a facão mesmo. Na Bíblia deles a fé vem pelo olhar, e não pelo ouvir.

quase me bateram, tinha gente falando que eu era enviado do "diabo" para parar a cruzada.

Nesta hora, resta juntar as coisas, ir para casa e pedir o mesmo que Jesus: "Pai, perdoa porque não sabem o que fazem".

Eles não quiseram alugar outro sistema e o evento foi um fracasso

Às vezes, só isso acontecendo mesmo para as pessoas caírem na realidade da situação e finalmente investirem em sonorização de forma apropriada. É uma pena que as coisas aconteçam desse jeito.

Um abraço a todos,

Fernando
 
hum... gostei da bicicleta rsrsrs
num serio, Fernando q isso Funciona msm sem problemas ?

tem 1 KG de Pueira ali.

ta eu sei eu to Sumido.... hehehe

Falando nisso to passando um aperto na minha Igreja
to quase colocando uma placa no Portao PRECISA-SE DE MESARIO
 
Back
Topo